A Sociedade Bíblica homenageia sergipanas

Psicóloga Florie Wanderley Lawley

Na última segunda-feira, 07, no Plenário da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro, a Sociedade Bíblica do Brasil, através do Museu da Bíblia em Sergipe, realizou sessão solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, foi entregue o Prêmio Keziah Brevard Gaston 2016.

O prêmio é uma forma de homenagear mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero em Sergipe. O conselho do Prêmio Keziah Brevard Gaston é composto por três membros: Sociedade Bíblica do Brasil Seção SE, União dos Ministros Evangélicos de Sergipe (UMESE) e Museu da Bíblia em Sergipe, que escolheu, de forma inédita, seis mulheres para serem agraciadas.

O nome do prêmio é uma homenagem a missionária Keziah Brevard Gaston (1857-1940) ou simplesmente missionária Isabel como era carinhosamente conhecida. Ao lado do esposo, foram os primeiros a pastorearem a primeira igreja evangélica sergipana (Igreja Presbiteriana em Laranjeiras) como também, juntamente com o reverendo John Benjamin Kolb, fundaram, na cidade de Laranjeiras, a Escola Americana (1886), primeira escola evangélica do Nordeste.

As mulheres homenageadas com esta edição foram Nelita Barreto Socorro (In Memoriam), a presidente da Câmara de Socorro, Maria da Conceição dos Anjos “Maria da Taiçoca”, a jornalista Gleice Queiroz, a defensora pública Emília Corrêa Costa, a vice-prefeita de Propriá, Josilene dos Santos Lima “Ninha da Feira”; Virginia Goês (In Memoriam) e a psicóloga Florie Wanderley Lawley.

Divulgação

Segundo o historiador Wellington Santos e presidente do Museu da Bíblia em Sergipe, o prêmio só vem a agradecer a essas mulheres pela luta dedicada a lutar pelo gênero seja em qualquer esfera da sociedade. “A Sociedade Bíblica, o Museu da Bíblia e a Umese, realizam esse prêmio há alguns anos e em todas as edições  tomamos o maior cuidado ao selecionarmos os nomes, até porque tínhamos centenas de nomes para homenagear apenas seis.  Aquelas que foram eleitas são bem aventuradas”, pontuou Wellington ao informar que, neste ano, escolheu Socorro para sediar o evento porque foi o município que teve a maior comemoração pelo Dia da Bíblia no Brasil.

O Prêmio Keziah Brevard Gaston foi criado em 2006 e já premiou 20 mulheres. Entre elas, a desembargadora Josefa Paixão de Santana; a ex-primeira-dama Maria do Carmo Alves; a professora Joselita dos Santos, a promotora Euza Missano, dentre outras.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais