A Tempestade Perfeita

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma reflexão de Jorge Santana de Oliveira, empresário, ex-secretário da Sedetec e se define como ativista da democracia:

A expressão "tempestade perfeita" é um calque morfológico (do inglês perfect storm) que se refere à situação na qual um evento, em geral não favorável, é drasticamente agravado pela ocorrência de uma rara combinação de circunstâncias, transformando-se em um desastre.[Wikipedia].

Fruto da combinação de uma crise econômica severa, com a operação Lava Jato e com um desarranjo político incomum, foram criadas as condições para a nossa tempestade perfeita, que se agrava a cada dia, produzindo um desastre de consequências ainda incertas e muito preocupantes.

Cada uma com seus riscos, uns maiores do que outros, as opções de saídas vão se afunilando, talvez restando apenas duas a essa altura: o impeachment (cada vez mais provável e com maiores riscos de ativar uma indesejável convulsão social); ou um amplo acordo político em torno de uma agenda de conciliação nacional (cada vez menos provável diante do clima de vale-tudo e da ausência de uma liderança política com credibilidade e habilidade para essa difícil costura).

Resta-nos, aos que ainda têm bom senso e amor à democracia, contribuir para que o desastre da tempestade perfeita não seja ainda mais trágico, impedindo que sirva de caldo de cultura para aventuras autoritárias.

Como em um grande incêndio, precisamos agir como bombeiros e não como incendiários.

Atualização do blog
Por conta do feriadão da Semana Santa o blog só volta a ser atualizado na próxima segunda-feira, 28.  Um excelente feriadão para todos.

BRT tem ônibus “novo” velho?
E na terça-feira, 22, as redes sociais foram inundadas com uma foto de um ônibus “novo” do BRT de Aracaju quebrado.  Numa foto mostraram que o ônibus é de 2014 com o número do chassi e tudo mais. Com a palavra a SMTT.

TCE: denúncia que comissionados demitidos estão sendo aproveitados em empresa terceirizada
O blog foi informado por servidores de carreira do TCE de Sergipe, que o alarido criado pelo presidente do órgão, com a demissão de comissionados ruiu. É que encontraram na empresa terceirizada uma maneira de contemplar os demitidos. Além disso demitiram também 50 funcionários da empresa e agora estão sendo admitidos os apadrinhados da nova gestão no lugar de gente que tinha 20 anos e recebiam apenas um salário.E com isso Clóvis mantém o discurso de reduzir os comissionados e fugir da LRF, mas o custo é maior, só que paga a empresa terceirizada.

Emsurb processa TCE no caso do lixo, mas não cumpre licitação das feiras. Quem está sendo beneficiado?
Uma sugestão ao conselheiro Clóvis Barbosa que está sendo processado pela Emsurb no caso do lixo. Questione a Emsurb qual o motivo de não cumprir a licitação e não padronizar a feira das frutas, dos ambulantes na rodoviária velha. Não tem higienização e nem padronização como as outras feiras e lá a maioria  das barracas vende frutas.

Se TCE for fundo vai descobrir que a banca com a branca não é um simples trocadilho
Além  das barracas não serem padronizadas e os feirantes pagam um preço alto R$ 10,00 por dia. Só que não são desmontadas. São fixas e o custo deveria ser mais baixo. Além disso os banheiros e os toldos, pasmem, são pagos pela PMA. Se o TCE investigar vai descobrir que as bancas na verdade são “Brancas do Preto”. Todo mundo sabe no bastidores. Vá fundo Clóvis que a banca com a branca não é apenas um simples trocadilho.

Saúde Aracaju: vereador Agnaldo saiu ontem se despedindo dos servidores
Sei não! Parece que o vereador Agnaldo Feitosa, com poucos dias à frente da saúde de Aracaju, vai retornar a Câmara. Nesta terça-feira, 22, dois servidores informaram ao blog que ele deixou a secretaria se despedindo deles. Será? Agnaldo iria abrir mão da reeleição.

TV Cidade: alguns funcionários ainda não receberam salários de fevereiro
Por mais que a direção e os sócios proprietários da TV Cidade tentem negar o teor das notas publicadas neste espaço, este jornalista continua recebendo informações de funcionários de problemas na emissora. Até ontem, 22, parte dos funcionários não tinha recebido os salários de fevereiro. E os funcionários questionam: qual o critério adotado para pagar apenas uma parte dos funcionários e outra não? E vai completar um mês? Alguns já pediram a intervenção da Justiça do Trabalho, através dos sindicatos da área.

São Cristovão: pré-candidato prepara plano de governo
Na última terça-feira, 22, o pré-candidato a prefeito de São Cristovão, Marcos Santana foi recebido pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho. Na oportunidade Marcos Santana foi informado dos projetos na área para o município e que em abril serão reinaguradas três escolas estaduais, Normélia Alves, Armindo Guaraná e Manoel dos Passos. Marcos está preparando um plano de governo e ouvindo gestores de diversas áreas.

Royalties e implantação de termoelétrica
A projeção de royalties para Sergipe no exercício 2016 e as tratativas de implementação da termoelétrica no município da Barra dos Coqueiros foram temas de audiências na terça-feira, 22, entre o governador Jackson Barreto e a presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard e os representantes das empresas GenPower e Golar.

Projeção
Na Agência Nacional de Petróleo, Jackson solicitou a projeção de royalties para Sergipe. Essa iniciativa foi necessária tendo em vista a Resolução nº 2/2015 do Senado Federal, que alterou a Resolução 43/2001, e o disposto na Resolução nº 4.466/2016 do Banco Central do Brasil, que alterou a Resolução nº 2.827/2001, autorizando a contratação de novas operações de crédito com os entes subnacionais com a finalidade de compensar perdas de arrecadação de royalties e participações especiais nos anos de 2015 e 2016.

Termoelétrica
No encontro com empresário da GenPower, o governador tratou do calendário de implantação da termoelétrica em Sergipe. Foram discutidos também incentivos fiscais e locacionais para a empresa e para os parceiros que irão instalar-se em Sergipe para dar suporte ao empreendimento. O investimento é de R$ 6 bilhões (apenas nas plantas das termoelétricas) e irá produzir energia no volume próximo de 3000 MW.

Há semelhanças entre o momento atual e os atos que antecederam o golpe de 64
O deputado estadual Francisco Gualberto, PT, fez uma reflexão histórica da política do país, comparando o golpe de 64, que está completando agora 52 anos e o momento atual. “Com essa desculpa de combate à corrupção, vimos inúmeras rupturas da Constituição sendo colocadas em prática”, alerta o deputado.

Repúdio dos advogados
Ele mostrou-se preocupado com a informação de que o Conselho Federal da OAB, após reunião realizada na João Pessoa (PB) aprovou o apoio da entidade de classe ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. “Mas soubemos que houve reação imediata de vários grupos de advogados. Centenas deles estão usando as redes sociais com notas de repúdio à posição do Conselho”, disse Gualberto.

Golpe armado
Sobre as semelhanças com 64, Francisco Gualberto aponta a realização da Marcha da Vitória, em abril daquele ano, reunindo a comunidades católicas e a burguesia que era manipulada por meios de comunicação de massa para dar apoio aos militares. “Foi um golpe armado, mas com apoio de setores da sociedade civil, da política e da imprensa. Entre eles estava Roberto Marinho, que era dono de jornal”, lembrou o deputado. A TV Globo, que apoiava o golpe, foi inaugurada em 26 de abril de 1965 de forma ilegal, pois foi financiada com capital estrangeiro do grupo norte-americano Time-Life.

OAB Nacional também apoio golpe de 64
Naquela ocasião, segundo Gualberto, a OAB nacional também apoiou o golpe militar. “Hoje a entidade se apresenta como defensora da democracia. Mas só deixou de apoiar os militares após o AI-5, em 1968, porque cerceava prerrogativas dos advogados. Não podemos esquecer da história”, disse o deputado.

PMA desmente anúncio de concurso público
A Prefeitura Municipal de Aracaju vem a público desmentir um anúncio de concurso público compartilhado nas redes sociais. Qualquer iniciativa da prefeitura, principalmente voltada para concursos públicos, é anunciada com o edital na página oficial http://www.aracaju.se.gov.br

AJU: Projeto para Previdência e dos Aposentados municipais
Com o objetivo de dar transparência, debater e construir boas alternativas para o Regime Próprio de Previdência do Município de Aracaju e, ainda, visando reconhecer a importância e valorizar os Servidores Públicos Municipais Aposentados e Pensionistas, o vereador Iran Barbosa (PT) apresentou o Projeto de Lei Nº 37/2016, que já está tramitando no Poder Legislativo da capital sergipana.

Iniciativas
O parlamentar explicou que o Projeto de Lei, além de instituir a data comemorativa que deverá ser inserida no calendário de eventos municipais da nossa cidade, busca introduzir um conjunto de iniciativas a serem observadas pelo Poder Público Municipal.De acordo com Iran, o Dia do Servidor Público Municipal Aposentado e Pensionista deve ser comemorado, anualmente, no dia 28 de dezembro.

Debates
“A data proposta para homenagearmos o Servidor Municipal Aposentado é o dia 28 de dezembro e está relacionada com o dia da criação do Instituto de Previdência do Município de Aracaju, em 2001. A ideia é transformar esta data em uma referência para análises, debates e iniciativas voltadas para o bom funcionamento da Previdência municipal e para o respeito e a valorização dos servidores municipais aposentados e pensionistas aracajuanos”, explicou o vereador.

Orla: governo reformará complexo de quadras de tênis
O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior, participou na terça-feira de uma série de reuniões em Brasília, no Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Ministério do Turismo (MTur) e no Congresso Nacional, onde esteve reunido com o deputado federal por Sergipe, Fábio Mitidieri.

Empenho
No encontro, o secretário Adilson Júnior agradeceu ao deputado Fábio Mitidieri o empenho na liberação de emenda parlamentar destinada a obras de revitalização e recuperação do complexo de tênis localizado na Orla da Atalaia e, também, na obtenção de recursos para a construção de ginásio de esportes de Gararu, uma antiga reivindicação da comunidade do município, localizado no alto sertão sergipano, às margens do Rio São Francisco.

Etapa nacional
O presidente da Federação de Tênis de Sergipe, Augusto Maynard agradece ao deputado Fábio Mitidieri e ao secretário Adilson Júnior e anuncia que a reinauguração do complexo será durante a realização da etapa nacional do Circuito Correios, evento que reúne os melhores tenistas brasileiros da atualidade e está marcada para o próximo mês de setembro.

Desenvolvimento de Lideranças
O Banese)está realizando o Programa de Desenvolvimento de Lideranças, destinado à formação de gestores e líderes em potencial da instituição. O objetivo geral do programa é desenvolver competências comportamentais e de gestão dos líderes do banco, com ênfase na gestão de pessoas e de negócios, de modo a torná-los aptos a exercerem efetivamente atividades de líderes capazes de estimular a motivação dos seus colaboradores.

12 módulos
Planejado pela Área de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Banese, ligada à Superintendência de Gestão Estratégica do banco, o programa inicialmente será voltado para a formação de 50 profissionais. As capacitações estão divididas em 12 módulos, e o primeiro módulo, a ser realizado em abril, abordará o tema “Cenário Econômico/Financeiro, Inovação e Empreendedorismo”.

Gestores
“O Programa de Desenvolvimento de Lideranças foi idealizado no sentido de se preparar gestores em competências que sejam essenciais para o banco nos dias de hoje, considerando os cenários que se tem de mudanças, de ameaças e de inovações que se fazem presentes a cada momento”, afirma a assessora da Presidência do Banese, Léa Monteiro Rocha.

Mentes renovadas
“O que a gente espera é formar um grupo de colaboradores com as mentes renovadas e aptos a absorverem esse novo modelo de gestão que o banco está implantando, chamado Banese 2.0”, acrescentou a assessora. “De forma que se tenha um grupo de colaboradores preparados para os desafios que essa era digital está apresentando, preparados para se construir um Banese que possa enfrentar as adversidades e desafios que se apresentarem”, enfatizou.

PELO TWITTER

www.twitter.com/lucianopazx  "Quem nunca errou que atire a primeira pedra." Lembremos sempre desse ensinamento de Jesus.

www.twitter.com/xicosa  Pra quem ñ aguenta esperar pelo voto em 2018, sugiro um Rivotril institucional: o respeito à Constituição. Esperei tanto tempo P/ votar!

www.twitter.com/SauloCoelhoAju  Dúvida existencial contemporânea: Se alguém passar pela #OscarFreire de #Ferrari #vermelha vai ser agredido e ter seu carro destruído?

www.twitter.com/igormangueira  Acho que agora entendi o perigo dessas mensagens falando da "honestidade" dos militares. São estranhas  mesmo.

www.twitter.com/JoseRaimundos Depois da tempestade,vem as bonanças, podem ter certeza. Essas turbulências tende a passar e dai,  tudo mudará.

www.twitter.com/joaocorrrea  O terrorismo na Europa é o mesmo que ocorre no Brasil . A diferença é que aqui n há explosão e fumaça … e as mortes são diárias.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Viver é assumir conflitos e pelejar contra a morte.” Hélio Pellegrino, psicanalista, escritor e poeta brasileiro,morreu em 23 de Março de 1988 (nasceu 05 de Janeiro de 1924).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais