A tragédia da saúde em Sergipe

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Do médico sanitarista Antônio Samarone:

Acabo de ouvi em Gilmar Carvalho uma longa entrevista do Secretário da Saúde Zé Almeida. Fiquei assustado com a desinformação de sua

 excelência. Assumiu o cargo outro dia afirmando que tinha encontrado um caos, mesmo no final do governo, prometendo resolver dentro de um curto prazo. Contudo, quando ele começa a dizer as providências que está tomando para resolver, que comprou isso, comprou aquilo, botou catraca, reorganizou o estacionamento, alugou um prédio, entregou outro, proibiu a livre circulação entre as alas, vai botar controle eletrônico do pessoal, demitiu não sei quem; tudo dito com a voz pausada e empostada, passando a impressão de que sabe o que está fazendo, e que tudo será dentro do protocolo, perde-se a esperança. Nada substantivo, só varejo.

Nenhuma palavra sobre a natureza da crise da saúde em Sergipe, nenhum diagnóstico do problema, nenhum entendimento sobre os equívocos da política adotada; nada sobre regulação, retaguarda da urgência, funcionamento da rede básica, financiamento, controle social, municipalização, perfil epidemiológico, transição demográfica, etc. Só um exemplo, os acidentes de trânsito sobrecarregam a urgência, o que pode ser feito para a sua redução? Nada! Contudo, o Secretário Zé Almeida mostra disposição, disse que está trabalhando os três turnos, sábados, domingos e feriados. Todos já sabiam que ele não entendia nada do funcionamento dos serviços de saúde, até quem o indicou; achar que o ex-senador teria humildade para ouvir os técnicos (a Secretaria tem bons quadros), seria desconhecer a personalidade de Zé Almeida. Portanto, trata-se de um político dirigindo um transatlântico sem a devida habilitação.

Portanto, infelizmente não faço um bom prognóstico para o futuro da saúde em Sergipe, acho até, vejam o absurdo, que ainda tem espaço para piorar.   

Da humildade ao egocentrismo –  Um detalhe sobre a saúde estadual. Saiu uma enfermeira humilde que errava também, mas vestia o jaleco e ia para à luta, para uma figura egocêntrica ao extremo…

Almeida não cumpre termo de cooperação com HPM – E o Hospital da Polícia Militar tem sérios problemas. O secretário Almeida Lima resolveu não repassar recursos de um termo de cooperação assinado no fim do ano de 2016.

Retirou equipamentos – Além de não pagar por vários meses cerca de R$ 150 mil mensais, Almeida Lima na semana passada retirou os equipamentos da saúde do local que estavam usando no HPM.

Terceirizados prejudicados – Os recursos do termo são para pagar alimentação, serviço de limpeza, água e energia. O HPM pode fechar de uma vez pela inoperância do secretário.

Clóvis não faria isso – E o blog consultou uma pessoa da saúde e foi informado que Almeida Lima tem o respaldo de Clóvis Barbosa para fechar o HPM. Disse que Clóvis deu um parecer para que feche o HPM e mande os médicos para os postos de saúde. Detalhe: são militares que fizeram concurso especifico para a área. Ou seja, se for verdade, o que o blog não acredita, Clóvis estaria passando por cima de todas as leis…

Eunice receberá provas da Babel – E a Justiça autorizou o compartilhamento de provas da Operação Babel, para a procuradora regional eleitoral, Eunice Dantas que  investigará os indícios de Caixa 2, às vésperas da realização do segundo turno da eleição para prefeito de Aracaju, em 2016. As gravações telefônicas e os documentos enviados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), são provas fortes…que ouviu e leu…

Missa de sétimo dia – A missa de sétimo dia do falecimento do conselheiro aposentado do TCE, José Amado Nascimento, ocorrerá nesta quarta-feira, 28, às 17h, na Paróquia São José, em Aracaju, situada em frente à Praça Tobias Barreto.

PMA escapa de pagar multa e cumpre prazo do TCE para edital definitivo do lixo – Um conselheiro do TCE, em bate papo ontem,27, com o titular deste espaço lembrou que o prefeito Edvaldo Nogueira lançou o edital definitivo do lixo agora para ele e o diretor-presidente da Emsurb não pagar a multa de R$ 62.033,61.

Prazo – O prazo estabelecido pelo TCE acaba dia 30 de junho e além da multa paga do bolso dos dois gestores, implicaria ainda na rejeição das contas do exercício corrente e demais sanções previstas.

Sobre o edital – O blog começará a analisar com calma o edital, principalmente se não tem nenhum item dirigido, através de alguma exigência que só uma empresa possa atender.

Salários PMA – E ontem, 28, ao conceder entrevista a Ricardo Marques da TV Sergipe, no SETV 1ª edição, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que pagará hoje os salários de todos os servidores municipais.

Parte  do 13ª salário – Além do pagamento da folha salarial referente ao mês de junho, os funcionários que aniversariam nos meses de maio e junho também receberão a primeira parcela do 13º salário.

Consórcios lixo – Parece que a demora é grande para sair do papel os consórcios do lixo nos municípios. Quem esta sendo o interessado por essa demora?  Parece que tem gente se dando bem nesse tempo.

Laranjeiras: São João de verdade na comunidade – E em Laranjeiras a Prefeitura estimulou as lideranças comunitárias a promoverem o São João de raiz, através da confraternização  entre os moradores em suas ruas e bairros. Além de autêntico foi um São João de muita paz.

Majoritária – Heleno Silva diz que PRB não abre mão – Ao conceder entrevista ontem,27, na rádio Educadora de Frei Paulo, ao radialista Anselmo Tavares, o ex-deputado Heleno Silva disse que o PRB nacional fechou questão no nome dele para disputar o Senado Federal.

Decisão também pessoal – Ele, também, deixou claro que a decisão é pessoal e o PRB vai buscar esse espaço, por conta da força política em Sergipe.

Contra reformas – E o deputado federal Adelson Barreto informou que já comunicou ao PR que votará contra as reformas da previdência e trabalhista.

Mandato de Segurança contra Rodrigo Maia – O presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade propôs ontem (27), durante sessão do Pleno do Conselho Federal da OAB, em Brasília , que a entidade impetre imediatamente com Mandado de Segurança contra omissão abusiva do Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia.

Dormitando – Há mais de 30 dias o Presidente da OAB, Cláudio Lamachia, protocolou na Câmara dos Deputados pedido de impeachment contra o Presidente Michel Temer. Até agora o pedido da OAB e outros demais pedidos estão na Câmara dos Deputados dormitando no gabinete da presidência à espera do mero despacho de recebimento.

Omissão – "A conduta do Presidente Rodrigo Maia tem sido indigna e desrespeitosa. É acintosa a sua postura omissiva quanto aos pedidos de impeachment. Trata-se de abuso do poder de lesa pátria, porque ofende os valores e os princípios republicanos e democráticos, contribuindo para agravar a crise política e assolar a credibilidade do Congresso Nacional," enfatiza Henri Clay Andrade.                      

Proinvest – A deputada estadual Maria Mendonça (PP) rechaçou com veemência a decisão do governo do Estado que pede a Assembleia Legislativa, através de Projeto de Lei, autorização para remanejar, por Decreto, os recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinvest).

Cheque em branco – “Aprovar esse Projeto é abrir mão das prerrogativas do Parlamento”, enfatizou Maria, ao lembrar que foi a própria Assembleia que, em 2013 ao aprovar o projeto inicial do Proinvest, estabeleceu que qualquer alteração na execução do Projeto teria que passar pelo crivo dos parlamentares.

Comissões aprovam – Com o voto contra de Maria (e de outros membros da oposição), a matéria foi aprovada, no início da tarde de hoje (27), nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa e, nesta quarta-feira, será apreciada em plenário.

Comissão Especial de Oncologia – O assessor de comunicação da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), Jeimy Remir dos Santos Oliveira esteve no gabinete da deputada estadual, Goretti Reis para solicitar a criação de uma Comissão Especial de Oncologia.

Ações da comissão – A Comissão terá como  objetivo sistematizar e aperfeiçoar o sistema de normas e políticas de diagnósticos, assistência, tratamento e acolhimento oncológico e atualizar a política regional em consonância com a intensa inovação e desenvolvimento de pesquisas e tecnologias nesse campo da medicina e das práticas assistenciais mais modernas.

Cratera completará aniversário em praça em frente ao TCE – A foto ao lado é de uma cratera que já vai completar aniversário na praça que fica 

Cratera vai fazer aniversário em praça em frente ao TCE.

em frente ao Tribunal de Contas, do Hemose e do Case. Ou seja, um local que transita muitas pessoas. A responsabilidade da área é da prefeitura de Aracaju. O espaço foi construído e inaugurado pelo então governador Marcelo Déda e repassado a PMA.

Trio sergipano no jogo Atlético Goianiense (GO) x Santos (SP) – Sábado é dia dos sergipanos ficarem ligados no canal Premiere para mais um jogo que será comandado por nosso árbitro Claudio Francisco. A partida da Série A será entre Atlético Goianiense (GO) x Santos (SP), dia 1º de julho, às 19h, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. O trio ainda conta com a participação dos assistentes Clériston Clay e Ailton Farias. Sorte para nosso trio sergipano em mais um jogo da série A do campeonato Brasileiro 2017:

Cronistas desportivo – Um encontro entre o Secretário de Estado do Esporte e Lazer (SEEL),Antônio Hora Filho, e a nova diretoria da Associação dos Cronistas Desportivo de Sergipe (ACDS), foi realizado na manhã da última segunda-feira, 26.

Pauta – A entrega da sala da entidade localizada no Complexo Lourival Baptista, anseio da categoria que será cumprida pela SEEL; Solicitação do transporte para jogos interestaduais, pendente pela existência de uma licitação que se encontra em tramitação, e a manutenção do bom relacionamento existente entre as partes, também estiveram sendo exercitadas.

Jubileu de Ouro da Batista Betel – A igreja Batista Betel comemora em julho deste ano 50 anos de atividade eclesiástica- Jubileu de Ouro. Com mais de 3 mil fiéis e 41 congregações, a igreja foi homenageada pelo deputado federal Laércio Oliveira (SD), deputado estadual Pastor Antônio (PSC) e vereadores por Aracaju, Carlito Alves (PRB) e Emília Corrêa (PEN).

Sintasa na Justiça contra Prefeitura da Barra – O departamento jurídico do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) acionou o Poder Judiciário contra a Prefeitura Municipal da Barra dos Coqueiros por conta do não pagamento do valor retroativo do Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de julho de 2014 a fevereiro de 2015.

Denúncias – “Nós recebemos diversas denúncias de servidores do município reclamando que não receberam ainda o retroativo de que tinham direito, mesmo depois de termos tentado junto aos gestores do município um acordo, como da reunião realizada no dia 16 de abril de 2015. Então, não nos restou alternativas a não ser recorrer na Justiça para resolver essas questões resguardando então os direitos dos nossos associados”, explicou Augusto Couto, presidente do Sintasa.

Ivan Valença no “Memória do Rádio”.
O “Memória do rádio dessa semana é com o jornalista e radialista Ivan Valença, que conta sua história e polêmicas no rádio sergipano. “Vozes Nossas de todo o dia”, será exibido no sábado, 01, às 1h, na Aperipê TV. Uma produção da F5 News em parceria com o Sindicato dos Radialistas de Sergipe.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1   Palavra em evidência no brasil:CINISMO- caráter de pessoa que revela descaso pela moral vigente; impudência, desfaçatez, descaramento.

www.twitter.com/frednavarro   Temos um Legislativo alugado. Um Judiciário embananado. E um Executivo executado.

www.twitter.com/jrobertotgomes   Coisa nossa: democratizando o acesso de todos e todas ao Judiciário até o presidente é réu em ação penal. Sobra bananas na republica…

www.twitter.com/BonifacioCartun   Minha decepção com algumas coisas e pessoas só não é maior por quê sei que tem gente se decepcionando mais do que eu.

www.twitter.com/andretrig   O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem.(Lacordaire)  

Uma nova opção no Bairro Salgado Filho

#bomdia

www.twitter.com/aribelucas   Secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos diz ao Correio que não terá reajuste salarial para servidores municipais. Um desrespeito!

DO LEITOR                                                                                                                                                                                                                        

Dolci Bar Café. Ótima opção hoje para assistir Flamengo x Santos
Dos amigos Rogério e Amancio: “E quem gosta de frequentar um ambiente alegre, com uma cerveja supergelada tem a opção agora do Dolci Bar Café, na Rua Perícles Muniz Barreto,136 NO Bairro Salgado Filho (Rua da Mister Pizza). O espaço é climatizado, cerveja gelada, petiscos saborosos e com telão.” 

Nota da bancada do PMDB da Câmara

A marca do PMDB sempre foi a democracia e o respeito às suas lideranças nos Estados e nos municípios, por isso somos há muitos anos o maior partido do Brasil. Nunca houve e nunca haverá imposições da nossa Executiva Nacional para formação de chapas em eleições estaduais.

Portanto, queremos deixar claro que, no Estado de Sergipe, o atual governador Jackson Barreto e o deputado Fábio Reis terão plena autonomia para decidir os rumos do PMDB com vistas à disputa das eleições em 2018.

A administração do PMDB em Sergipe é exitosa e bem avaliada pela população. Isso se deve a sintonia que sempre existiu entre o governador do Estado e nossa bancada federal representada pelo deputado Fábio Reis.

Deputado Baleia Rossi
Líder do PMDB na Câmara

NOTA PÚBLICA/ESCLARECIMENTO AOS SERGIPANOS – DEPUTADO FEDERAL ANDRÉ MOURA

Em razão de ter seu nome citado na denúncia feita no Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot nesta segunda-feira (27), o líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura, esclarece:

1 – Trata-se de matéria com base ainda na atuação do parlamentar durante a CPI da Petrobras [no governo passado], por ter inquirido “de forma dura” empresários ligados aos desmandos praticados na estatal, envolvendo figurões da República à época. De fato, no âmbito desse processo, o próprio deputado antecipou-se à convocação da Polícia Federal e, como nada tem a esconder, prestou depoimento na sede da instituição em Brasília, onde as questões ponderadas pelo Ministério Público Federal foram devidamente esclarecidas;

2 – Ao citar o deputado sergipano “como potencial componente” do grupo ora denunciado, o PGR apela ao artifício inusual do que lhe seja “suposto”, em razão da falta de um fato concreto a desabonar a conduta ética e moral de André Moura. Ou seja, não estando o nome do parlamentar incluso em qualquer lista de delação premiada ou de recebimento de propina ou caixa 2, nem mesmo doação oficial, mesmo assim, a PGR resolveu fazê-lo citar na presente denúncia;

3 – A atuação parlamentar, com liberdade de voz e voto nas comissões e no plenário, sobretudo quando se lidera a bancada do governo do Congresso, com prerrogativas regimentais na defesa da estabilidade política da gestão e do País, não deveria merecer qualquer tipo de represália, pois tal conduta afronta o Estado Democrático de Direito e fere duramente garantias constitucionais;

Nestes termos, o deputado reitera seu respeito às instituições, especialmente o Ministério Público Federal, contudo, lamenta que, mais uma vez, sejam cometidos excessos, sobremodo quando tem-se colocado à disposição das autoridades judiciais sempre que convocado.

Brasília, 27 de junho de 2017
Assessoria Jurídica
Assessoria de Comunicação Social
Deputado André Moura

Matéria do blog Espaço Militar

CORONEL COMENTA EM GRUPO SOBRE MATÉRIA PUBLICADA NO BLOG ESPAÇO MILITAR ACERCA DE TRATAMENTO DIFERENCIADO PARA COM A CLASSE MILITAR.

No final da tarde desta terça-feira, após matéria publicada pelo blog Espaço Militar (http://ameseluta.blogspot.com.br/2017/06/desprestigio-da-classe-militar-governo.html ) e que foi reproduzida nas redes sociais, o Coronel PM Henrique Alves da Rocha, publicou comentário acerca do assunto em um grupo fechado de oficiais, porém, este blog conseguiu ter acesso e reproduz o comentário:

"Não se faz necessária nenhuma pesquisa muito detalhada para se ter a certeza que os militares têm tratamento diferenciado (pra pior). O ano passado só foi possível algumas conquistas como, a aprovação da PTS e da transformação do soldo em subsídio, porque os coronéis da PM, pela primeira vez na história, se manifestaram publicamente contra o  descaso envolvendo as reivindicações dos militares estaduais. E mesmo assim com entrada em vigor dois anos depois de aprovadas.

Todavia, não se vê o mesmo tratamento dispensado aos profissionais não militares que desempenham atividade de segurança pública.

Diga-se de passagem, que a luta dos demais servidores é justa e legítima.

Mais uma vez promessas não são cumpridas. Não aos militares.

Henrique Alves da Rocha – Cel PM"

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“O propósito de aprender é crescimento, e nossa mente, diferente do corpo, cresce enquanto vivemos.” Mortimer Adler, filósofo e escritor estadunidense, morreu em 28 de Junho de 2001 (n. 1902).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais