A vida é um sopro. Proteja sua família.

A cada dia vemos de forma clara e materializada a finitude do ser humano.

Por isso é preciso pensarmos preventivamente: Quando você faltar quem vai cuidar da sua família? Quem vai proteger o legado que você construí?

Envoltos cada vez mais na materialidade, muitas vezes esquecemos disso. Esquecemos que nossa vida é um sopro.

Esquecemos que a qualquer momento pode acontecer um fato imprevisível e sermos retirados de forma abrupta deste plano.

E mais uma vez afirmo: quem morre não deve ser titular de patrimônio. Deve poder administrar, usar e gozar do patrimônio, mas não ser o titular do patrimônio.

Por questões obvias, quem deve ser o “dono” do patrimônio é uma pessoa jurídica.

Pessoa jurídica não morre.

A ausência de um Planejamento Patrimonial eficiente pode trazer muita dor de cabeça para a família.

Pode trazer muita dor de cabeça para quem fica.

Não canso de falar também que o inventário é um dilapidador do patrimônio das famílias, pois, além dos passivos ordinários (custas processuais, certidões, despesas cartorárias, impostos, honorários advocatícios etc.), que já impactam entre 10% a 15% o patrimônio sucedido, na maioria das vezes há uma grande perda patrimonial em razão da necessidade de os herdeiros venderem parte do patrimônio inventariado para fazer frente às elevadas despesas do inventário.

É nesse contexto que é possível afirmar, com certa folga, que a média de redução do patrimônio sucedido através de inventário é cerca de 40% na realidade de mercado atual em que temos o ITCMD progressivo limitado a 8% sobre o valor dos bens.

A criação de um planejamento patrimonial e sucessório eficiente se mostra como forma de proteção dos bens dos herdeiros, redução de impostos e dos conflitos entre os familiares.

De igual modo, a criação de uma holding familiar desponta como uma estratégia acessível, viável e recomendada para qualquer pessoa que deseja proteger sua família.

Fique atento!

Pense sempre de forma prospectiva, preventiva.

Quem irá cuidar da sua família quando você não estiver mais aqui?

A vida é um sopro.

Alessandro Guimarães é sócio-fundador do escritório Alessandro Guimarães Advogados.
E-mail: alessandro@alessandroguimaraes.adv.br

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais