A VISITA DE LULA

O presidente Lula da Silva (PT) desembarca amanhã em Aracaju sem uma programação rígida a cumprir. Atende muito mais a um convite do compadre, prefeito Marcelo Déda (PT), que manifestou o desejo de tê-lo na capital que administra antes de deixar a Prefeitura. O presidente aproveita sua viagem pelo Nordeste – segue de Sergipe para Salvador – e vem prestigiar o aliado e amigo. Isso não deixa de ser importante para o prefeito que disputará o governo do estado nas eleições de outubro. Na realidade a presença de Lula aqui era informal, realmente para abraçar o compadre, amigo e aliado de todas as horas, mas aconteceu a inauguração do PAR, visitas a obras do Projeto Coroa do Meio, da BR-101 e do campus universitário de Itabaiana. O presidente almoça com membros do bloco da oposição em Sergipe e no final da tarde se manda para a capital baiana.

Ao desembarcar em Aracaju o presidente Lula será recebido, no aeroporto, pela governadora em exercício, Marília Mandarino (PSC), que lhe entregará a mesma carta aberta que o governador João Alves Filho deve publicar nos jornais. Evidente que haverá uma arregimentação para aplaudir o presidente por todos os cantos que ele percorrer, mas também encontrará algumas faixas de segmentos que não concordam com o Governo Lula, que tem sido padrasto com Sergipe, desde a transposição do rio São Francisco, seguindo pela desaprovação da refinaria de petróleo, que foi para Pernambuco, e da duplicação da BR-101 que vem de Natal a Maceió. Ontem mesmo, através da televisão, o deputado federal Jorge Alberto (PMDB) fez questão de anunciar que o projeto de extensão da Universidade Federal para Itabaiana teve a mão de todos os políticos sergipanos. Já deixando claro que o presidente Lula cedeu em razão de um trabalho da bancada.

Não teria sido boa vontade desse presidente, mas uma força conjunta de políticos de Sergipe, que praticamente forçaram que o Ministério da Educação colocasse Sergipe no processo de expansão universitária.

Evidente que o presidente Lula vai ouvir as lideranças políticas e falar sobre sucessão estadual. Já deve ter conhecimento de que há uma intenção do PT em fazer uma coligação com o PSDB, em Sergipe, o que contraria todo o projeto do Partido dos Trabalhos de continuidade de poder, mas o presidente não é de fazer obstáculo desde que seja possível uma vitória do compadre Marcelo Déda. Lula, entretanto, deve saber que em Brasília não conta com o apoio do deputado federal tucano Bosco Costa e que jamais, em caso do ex-governador Albano Franco (PSDB) ser eleito para o Senado, ele abandonará o ninho tucano para ficar com Lula da Silva, caso ele permaneça no Planalto. O grupo de Albano não sobe no mesmo palanque do presidente, quando ele retornar a Sergipe em campanha e, com certeza, fará campanha contra ele, na tentativa de eleger um nome que saia do ninho tucano. Mesmo assim, o grupo continua buscando um entendimento com o PSDB, porque sabe da força do partido, principalmente no interior.

Lula está visitando Aracaju tão rápido que não dará nem para sentir o apoio ou a repulsa do povo a ele, a seu governo e a tudo que acontece de corrupto ao redor do Palácio do Planalto. Lógico que ele vai estar junto ao grupo que acredita na sua “cegueira” quanto ao mensalão e tem absoluta certeza que Lula chegou ao Planalto valendo-se de uma artimanha financeira normal, como ele mesmo confessou, em que se recebe dinheiro “não contabilizado”, como disse o nosso Delúbio. Além disso, tem um “banco 24 horas” para pagar as dívidas suas e da família, como o bondoso Paulo Okamotto, que vem sendo blindado pelo Supremo no que diz respeito às aberturas de contas bancárias e telefônicas.

Lula por certo não verá um dos seus primeiros amigos de Aracaju: Marcélio Bomfim. O ex-vereador hoje está surfando em outras ondas. Da primeira vez que veio a Aracaju, Lula e Marcélio amanheceram o dia tomando pinga pura numa casa de tolerância chamada Bambu.

 

 

CARTA

O governador João Alves (PFL), em viagem pela Europa, não vai receber o presidente Lula, que chega amanhã. Mas fará uma carta aberta e dará boas vindas ao ilustre visitante.

Na carta o governador vai mostrar a participação do estado na condução de programas em execução no estado pelo governo federal.

 

DOAÇÃO

Na carta o governador vai mostrar, como exemplo, que Sergipe participou diretamente da construção do Campus Universitário de Itabaiana, ao doar o terreno para construção.

João Alves diz ainda que está sempre aberto a obras que sejam de interesse do povo sergipano. Nisso o governador se diz apartidário.

 

LULA

O presidente Lula chega amanhã a Aracaju e deve sofrer algumas manifestações, principalmente contra a transposição do rio São Francisco.

Passará pouco tempo em Sergipe, porque também tem compromissos em Salvador. Atende a um pedido de Marcelo Déda, que deixa a Prefeitura dia 31 de março.

 

VISITA

Lula da Silva estará às 11 horas visitando obras da BR-101 e vai a Itabaiana para ver como está o campus universitários.

Retorna a Aracaju e visita as obras de reurbanização da Coroa do Meio e casas construídas através do Programa de Arrendamento Residencial-PAR.

 

GLÓRIA

Será realizada uma manifestação, inclusive com estudantes, em Nossa Senhora da Glória, que contará com a presença do ex-prefeito André Moura.

O objetivo é elaborar um documento para ser entregue ao presidente Lula, reivindicando um campus universitário para o alto sertão.

 

BANCADA

O Cerimonial do presidente Lula não comunicou a nenhum membro da bancada sergipana que viria a Sergipe. Nem aos aliados…

O prefeito Marcelo Déda foi que teve a atenção de convidar a todos. O senador Valadares, por exemplo, vem de Brasília atendendo à atenção de Déda.

 

FONTES

O deputado federal João Fontes (PDT) disse ontem que não sabe o que o presidente Lula vem fazer em Sergipe.

O estado não tem muita coisa a comemorar com o Governo Lula, que prejudicou Sergipe em uma série de reivindicações de sua gente.

 

JERÔNIMO

O ex-deputado Jerônimo Reis foi preso ontem, inclusive algemado, ao pular o alambrado do estádio, em Lagarto, onde jogavam Pirambu e Lagartense.

Jerônimo disse que ia apenas retirar o time de campo, porque sentiu que estava sendo prejudicado por uma “arbitragem desastrosa”.

 

RELATO

Jerônimo Reis conversou ontem com o secretário de Segurança, Flamarion D`Ávila, a quem vai entregar as fitas e mostrar como foi algemado de forma arbitrária.

O ex-prefeito disse que não vai denunciar ninguém, mas ontem passou o dia fazendo exame de corpo delito e tomando outras providências.

 

INVASÕES

O MST tem feito várias invasões silenciosas no alto sertão e na região norte de Sergipe, principalmente nas proximidades rodovias.

Estão surgindo muitas críticas ao movimento, pela forma violenta como o pessoal está orientado a agir na destruição e invasão de terras.

 

ANIMAÇÃO

O deputado federal João Fontes (PDT) está muito animado com a candidatura do ex-vereador Antônio Samarone a governador do estado.

Os dois participaram da procissão do Senhor dos Passos e Fontes exagerou: “o encontro do povo com Samarone teve o simbolismo do encontro de Nossa Senhora com Jesus”.

 

LAMARÃO

As 100 famílias que estavam ameaçadas de expulsão, no Lamarão, estão certas que permanecerão no lugar, graças à ação da deputada Susana Azevedo (PSC).

Susana conseguiu do governador João Alves Filho a garantia da permanência e a certeza de que o estado fará a desapropriação da área para o pessoal se manter no local.

 

TRANSPOSIÇÃO

Ao falar da transposição do rio São Francisco, quando esteve em João Pessoa, Geraldo Alckmin (PSDB) defendeu a revitalização antes da transposição.

Pensou um pouco e retroagiu, comprometendo-se em executar o projeto de transposição do rio São Francisco que, segundo ele, “não será concluído no governo Lula”.

 

 

Notas

 

DÍVIDAS

A renegociação das dívidas rurais do Nordeste proposta pelo governo por meio de Medida Provisória tem recebido críticas da bancada ruralista. A MP foi editada na semana passada após o Executivo vetar integralmente um projeto de lei da Câmara, que tratava o assunto de maneira bem mais abrangente.

Pela proposta dos parlamentares, os agricultores teriam 25 anos para pagar as dívidas, com quatro anos de carência e juros variando entre 1,5% e 5%. A renegociação abrangeria as operações de crédito no âmbito da Adene.

 

SUDENE

A comissão especial que analisa a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) se reúne amanhã para discutir e votar o parecer do relator, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA). A Sudene é recriada pelo Projeto de Lei Complementar 76/03, de autoria do Poder Executivo.
O relator rejeitou 20 itens do projeto pelo Senado. A maioria doa itens faz referência à criação do BNB-Par aos recursos destinados do FDNE e à composição do Conselho Deliberativo da Sudene

 

VERTICALIZAÇÃO

As ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) impetradas pela OAB e Conamp contra a Emenda Constitucional n.º 52, que derruba a verticalização, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 8, devem ser julgadas pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) entre os dias 22 e 23 deste mês.

As Adins já foram distribuídas à ministra Ellen Gracie, que deve apresentar voto logo após o recebimento dos pareceres da Procuradoria Geral da República, da Advocacia Geral da União e das informações do Senado.

 

 

É fogo

 

Os preços dos remédios terão um reajuste médio de 3,97% e máximo de 5,51% a partir do dia 31. Esses percentuais foram autorizados pela Anvisa.

 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária anuncia que serão atingidos cerca de 20 mil medicamentos. Os fitoterápicos e homeopáticos não estão incluídos nesta lista de produtos

 

O número de internautas brasileiros que acessou ao menos uma vez sites de informações jornalísticas, meteorologia ou mapas cresceu 26,77% em janeiro deste ano.

 

Com a indefinição em relação à continuidade ou não da verticalização, os contatos sobre alianças políticas estacionaram até que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida.

 

A queda ou não da verticalização é que vai definir algumas composições, principalmente envolvendo o PSDB.

 

O deputado federal João Fontes (PDT) já deixou no forno a Pizza Lulão, que terá recheio de mensalão e com fatias de acordo com o valor que cada um dos deputados já julgados.

 

João Fontes acha que a Câmara Federal está perdendo muito com esse comportamento, em que protege acusados de corrupção.

 

José Ribeiro da Silva (Rola) já tem sua definitivamente candidatura confirmada para deputado federal pelo PSL.

 

A prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça (PSDB), está preocupada com o a violência em sua cidade. Vai conversar com o secretário de Segurança sobre o assunto.

 

O deputado estadual José Milton de Zé de Dona (PSL) assegura que não existe qualquer acordo com o PTB do deputado federal Jackson Barreto.

 

Depois de cinco anos de negociação e após desistir de ter uma linha própria para a China, a Varig fechou com a Air China acordo para oferecer vôos diários para o país via Frankfurt.

 

Em 2005, os sete maiores bancos do país arrecadaram com a cobrança de tarifas a clientes o equivalente a R$ 31 bilhões.

 

brayner@infonet.com.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais