Academia Dorense de Letras comemora seu 8º aniversário

No dia 07 de maio de 2022, em Nossa Senhora das Dores, foi celebrado o aniversário de oito anos de fundação da ADL – Academia Dorense de Letras.

A solenidade foi bem ao estilo da atual presidente, professora Maria de Lourdes Santos Cerqueira, que diligente e carinhosamente levou as comemorações para um paraíso incrustrado dentro da cidade de Dores, uma chácara, bucólica e aconchegante, com uma linda igrejinha, bem ao estilo de antigamente, um pátio integrado a um jardim espaçoso, arborizado, com flores, espaço para diversão saudável ao ar livre e contemplação. Compareceram os acadêmicos e suas famílias, com jovens, crianças e convidados, muita alegria, fé e religiosidade.

A festa teve início com uma missa oficiada pelo padre Nilton Cesar, pároco local, auxiliado pelo nosso confrade e um dos mais ilustres acadêmicos da ADL, filho da terra dos enforcados, Padre Dr. José Lima de Santana, e o Diácono Oliveira, foi ele quem fez a homilia que, como sempre, mexeu com a história a memória e, sobretudo, com o amor à Terra dos Enforcados, o que denominamos de “DORENSINIDADE”.

Após a missa, iniciou-se uma sessão Acadêmica, quando usaram da palavra os dois ex-presidentes, professores: João Paulo Araújo de Carvalho e Luís Carlos de Jesus seguidos por algumas Acadêmicas e Acadêmicos e, por fim a presidente, professora Maria de Lourdes Santos Cerqueira, a nossa professora Lulu, como é carinhosamente conhecida. Todos, com muita alegria e entusiasmo, foram unânimes em dizer do prazer e da felicidade que é fazer parte de tão seleta congregação de pensadores, contaram um pouco das suas histórias e da convivência, desde a ideia originária, passando, obrigatoriamente, pelo Projeto Memória, a boa-vontade dos que iniciaram o processo, dos que chegaram depois e, sobretudo, dos que permanecem irmanados e comprometidos em fazer a cada dia a nossa Arcádia Literária maior, mais forte e mais representativa.

Para a minha felicidade, fui gentilmente agraciado, pela nossa presidente, professora Maria de Lourdes Santos Cerqueira, com uma obra de arte, representada por um quadro com a minha fotografia ao centro dos ramos símbolos da ADL, encimado com a frase: “Semeador de Letras”, peça carinhosamente confeccionada, por ela mesma. Gratidão eterna, querida presidente, são lembranças como essa que validam as nossas ideias e ações.

Após esta histórica sessão, realizada ali mesmo nos bancos da igrejinha, diante do Altar da Capela Nossa Senhora de Fátima, houve uma espécie de passeio e reconhecimento aos bucólicos espaços da Chácara, e, em seguida foi servido um lauto almoço que coroou com cores, odores e sabores aquela festa literária.

A Academia Dorense de Letras, também conhecida como a casa de FLORO DA SILVEIRA ANDRADE, é uma associação, sem fins lucrativos, de caráter cultural,  literário e educacional, criada no dia 07 de maio e instalada 35 dias depois, em 11 de junho de 2014, fruto da boa vontade e da coragem dos Professores e Escritores de nossa Senhora das Dores, que se utilizando da experiência de outro genuíno movimento, nascido em 2003, denominado Projeto Memórias, também criado para fomentar a pesquisa, a história, a memória, e a cultura local, e o Acadêmico Domingos Pascoal de Melo, da Academia Sergipana de Letras, que, na época, trabalhava a expansão das Academias Literárias para as cidades do interior de Sergipe, colocaram ação na ideia e construíram com uma instituição exemplar, morigeradora do pensamento e da cultura, que vem, desde então, fortalecendo o sentimento de pertencimento, amor e admiração à terra dorense

As gestões anteriores e, a atual, levaram e levam muito a sério o papel de criadores e inovadores da cultura que, mesmo com um pé no passado, exercem, no presente, ações proativas, semeando para o futuro projetos auspiciosos, que continuem gerando registros, movimentos e modificações criadoras rumo ao fortalecimento da DORENSINIDADE.

A construção de uma Agenda positiva é uma das primeiras atitudes tomada pelos gestores da ADL – Academia Dorense de Letras, nas aberturas anuais dos trabalhos acadêmicos. Esta é uma pauta constante desde a sua fundação no dia 07 de maio de 2014.

Todos os presidentes da ADL, a partir do historiador João Paulo Araújo de Carvalho, passando pelo segundo executivo, professor Luís Carlos de Jesus, que tem sido assim: organizada, proativa e, muito produtiva.

A ADL, ou Casa de FLORO DA SILVEIRA ANDRADE, é uma Academia que consegue produzir todo ano aquilo a que se propõe e muito mais, exatamente por seguir à risca e com muita boa vontade o cronograma estabelecido.

Essa organização da programação anual é sempre elaborada pelo presidente que apresenta à assembleia para o referendo. Cada presidente, com mandato de dois anos, elabora duas edições daquele documento.

Por esta razão, é que foi o até então, presidente professor Luiz Carlos de Jesus juntamente com a presidente Eleita, professora Maria de Lourdes Santos Cerqueira, confreira que comandará os destinos da ADL neste biênio 2022/2024 que efetuaram juntos esta programação.

A ideia de preparar este roteiro norteador mostra o caminho por onde deve seguir.

Quer dizer, quem sabe aonde quer chegar, raramente se perde.

Por sua importância, registro aqui, a agenda para o primeiro semestre de 2022:

18 de março – Abertura do Ano Acadêmico e transmissão dos cargos à nova diretoria;

26 de março – Café Literário e dia da poesia, para comemorar, tivemos o Sarau Literário com as poetisas: Emilly Kauane, Gisselma Almeida e Viviane Cardoso;

02 de abril, sessão virtual da Academia Dorense de Letras: Roda de conversa sobre a Procissões penitenciais de Nossa Senhora das Dores. Debatedor: Acadêmico Marcos Garcez;

23 de abril, seminário sobre “A Morte Fora de Hora”, romance do Acadêmico Padre José Lima Santana, mesa redonda com a participação dos Acadêmicos: Gilberto Luiz e Jânio Vieira e do professor João Victor Rodrigues do GEEL;

28 de abril a “Quinta Literária”, entrega do cordel “Calazans – 70 Anos Fazendo história”, pelas Acadêmicas Gisselma Almeida, Maria São Pedro e Salete Nascimento. Local: Colégio Estadual General Calazans;

07 de maio Celebração dos oito anos de fundação da ADL – Academia Dorense de Letras;

13 de maio de 2022, Café Literário – debates com o tema “Literatura Dorense” com alunos e professores da Escola Municipal José Figueiredo; Barreto;

28 de maio de 2022 – Sessão Virtual – Debate sobre obras de autores dorenses;

02 de junho de 2022 – Quinta literária em parceria com a Sec. Municipal de Educação. Debate do tema: Literatura dorense” com professores da Rede de Ensino. Local: CDL – Clube do Diretor Lojista de Dores.

07 de junho de 2022 – Sessão Especial em conjunto com a Câmara Municipal. Debate sobre os 163 anos de emancipação do município. Local Câmara Municipal.

18 de junho de 2022 Sessão Especial – Roda de Conversa sobre “Literatura e pertencimento”. Local: Museu Caipira, (povoado Cachoeirinha).

Breve publicaremos a Agenda para o segundo Semestre.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais