Acese: 140 anos de muitas lutas

Neste sábado, 26, a Associação Comercial de Sergipe – Acese  comemora seu aniversário de 140 anos. A história da entidade se confunde com a história do Estado, principalmente do município de Aracaju. Mais do que uma entidade de classe representativa a Acese teve um papel significativo no desenvolvimento de Sergipe.

Durante todo este tempo passaram pela Acese diversas diretorias, cada uma com seu estilo de gerenciar, mas todas com a preocupação de não apenas defender os interesses de seus associados, mas também em fortalecer a economia sergipana, através da geração de empregos e renda.

Um Estado com a economia forte todos ganham, não só a classe empresarial, mas toda população fazendo com que o dinheiro circule e as famílias menos favorecidas sejam inseridas realmente na cadeia produtiva. E uma luta incessante da Acese é a redução da carga tributária, cujo benefício, não é bom apenas para o empresário, mas para o consumidor.

São 140 anos de muitas mudanças. Uma entidade que nasceu na jovem Aracaju (a capital tinha apenas 17 anos) e cerca de cinco mil habitantes. A mais antiga entidade de Sergipe é também, sem duvida nenhuma, a mais representativa. Teve papel importante em várias campanhas que marcaram sua história, como por exemplo, a 2ª Guerra Mundial e a gripe espanhola. Mais recentemente a Acese esteve na linha de frente em defesa da lei geral de micro e pequena empresa, o setor que mais emprega em todo o país. Além da defesa da classe a entidade também tem projetos de gestão e qualificação empresarial.

O blog presta reverência a todos que ajudaram a construir a Acese, nos nomes de alguns mais recentes presidentes, Manuel Prado Vasconcelos Filho, Jorge Santana, Lauro Vasconcelos e o atual (e mais novo que já passou pela entidade), Alexandre Porto, com o reconhecimento deste espaço a uma entidade empresarial cujas lutas suplantaram os muros da sua sede na defesa dos interesses da população sergipana.  Uma entidade que sempre atuou acima dos interesses partidários.

Que venham mais 140 anos, ajudando a Sergipe a se desenvolver e que sua população tenha, não apenas renda, mas qualidade de vida.

Greve dos Professores. Justiça não seria o melhor caminho para lei ser cumprida?
Para reflexão dos poucos leitores: em toda entrevista concedida a direção do Sindicato dos professores diz que a greve que dura mais de um mês é para que o governo estadual cumpra a lei do piso nacional do magistério. Correto? Qual o caminho das pessoas de bem que se acham lesadas? A Justiça.

Justiça para que lei seja cumprida e respaldo da sociedade
Ao invés do jejum parcial e rotativo não seria mais correto e sensato que o Sintese ingressasse na Justiça pedindo que o governo do Estado cumpra a Lei do Piso Salarial? Além de respaldar a greve a decisão da Justiça provaria que o ato não é apenas político. E o movimento teria o respaldo da sociedade.

Jackson Barreto fala sobre pesquisa
Ao ser questionado sobre pesquisa no programa apresentado por George Magalhães, na Mega FM, na última sexta-feira, 25, o vice-governador Jackson Barreto (PMDB), disse que há outra de consumo interno nos bastidores, feita por um instituto de renome nacional que mostra João Alves Filho na frente e Valadares Filho como segundo colocado para a prefeitura de Aracaju.

Ainda sobre pesquisa
Como diz Albano em Sergipe todo mundo se conhece. Um pré-candidato que chegou a apresentar projeto de lei no Congresso, há alguns anos, contra pesquisas, para satisfazer o seu ego criou o seu instituto. Assim ele aparece bem com gráficos subindo com a mesma força do “espelho, espelho meu” da rainha má da história de Branca de Neve.  Os índices de rejeição da rainha má é grande e não tem fada madrinha que reverta.

Em Lagarto, Jackson apoiará candidato de João Alves
Ainda na entrevista, Jackson Barreto confirmou que em Lagarto apoiará a candidatura de Lila Fraga a prefeito. Lá, Déda apoiará a reeleição de Valmir Monteiro, do PSC. Itabaiana, Estância e Lagarto, três grandes municípios onde Jackson e João Alves estarão juntos. Na entrevista Jackson, sem citar nomes, disse que estará com Déda em 2014 e que o governador não “participa de licitações e nem negocia com dinheiro público”.

UFS Lagarto: Sec. de Saúde de Lagarto tem falta de atenção com alunos
O Campus da UFS de Lagarto, que só tem cursos na área da saúde tem um modelo diferenciado. Os alunos convivem diariamente com as atividades do SUS. É um modelo que vem dando certo, mas em Lagarto a falta de atenção da secretaria municipal de saúde é grande. Segundo José Carvalho de Mendonça, o Juquinha do PT, que é aluno de terapia ocupacional, a reclamação é grande quando os alunos vão aos postos e falta papel toalha, sabonete liquido e luvas.

Carro deixou de atender alunos para levar secretária a Costa do Sauipe
Juquinha disse que nesta sexta-feira, 25, a falta de atenção foi maior e alunos e professores ficaram revoltados. Uma atividade marcada com os alunos não foi realizada porque o carro da secretaria municipal de saúde chegou atrasado porque levou a secretária municipal a um dos hotéis da Costa do Sauípe. Com a palavra o Ministério Público.

Festejos Juninos: Canindé dá exemplo com artistas locais e regionais
Enquanto algumas cidades da rota junina, tentam contratar cantores sertanejos com cachês milionários, a cidade de Canindé de São Francisco tem dado exemplo. A prioridade da administração tem sido amenizar o sofrimento do sertanejo com a pior seca dos últimos 30 anos resolver mesclar a programação do São João da Cidadania 2012, com banda local e regionais.

Programação mesclada
Artistas de Canindé com Mayara Santana, Sávio do Acordeon e Espora de Aço estarão abrindo as três noite de festa que acontecerá de 15 a 17.06. O povoado Capim Grosso terá a banda sergipana Cintura Fina dia 9.06 e dia 30.06, em Curituba é a vez da banda sergipana Rojão Diferente. O restante da programação será mesclada com bandas regionais e com repertório em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

Orientação do MP sobre gastos reduzidos
Seguindo orientação do Ministério Público Estadual os custos e programação foram reduzidos, para garantir a viabilização do evento que é uma tradição esperada pelo sertanejo e que movimenta a economia local. Canindé também é sede das duas semifinais (9 e 10.06) e final 17.06, do concurso de quadrilha "Levanta Poeira", da TV Sergipe, o que valoriza o maior espetáculo cultural de Sergipe – a dança junina.

Sem surpresas
Como boa parte da imprensa já tinha noticiado o governador Marcelo Déda confirmou ontem o nome do vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos como o novo secretário de Estado da Saúde. Até março Silvio estava à frente da Secretaria municipal em Aracaju. Silvio chegou a pensar em disputar um mandato de vereador, mas disse sim ao convite do governador Marcelo Déda.

Certificados taxistas: Jailton Santana esclarece polêmica
O vereador de Aracaju, Jailton Santana (PSC) esclareceu ao blog que sua intenção em defesa dos taxistas que apresentaram certificados falsificados a SMTT, não foi de defesa da impunidade, mas de resguardar o trabalho de 150 pais de famílias. “Eles erraram, devem receber uma punição, mas perder o alvará seria uma atitude radical”, disse Jailton, ao destacar que o prefeito Edvaldo Nogueira garantiu que eles não perderão os alvarás, mas receberão uma punição.

Foi o primeiro a alertar
Jailton lembrou ainda que há dois meses em discurso na Câmara de Aracaju alertou que recebeu a denúncia dos certificados falsificados. A SMTT descobriu que foi um funcionário do Sest/Senat. “Alguns taxistas desesperados por conta do prazo pequeno e a grande demanda para fazer os cursos aceitaram pagar os certificados”, disse afirmando que eles não sabiam que eram falsificados, apenas que não precisariam participar do curso.

Permissão de pontos de táxis
Sobre a denúncia de que estão negociando permissão de pontos de táxis dentro da SMTT, Jailton disse que vai solicitar a relação com todos os donos dos pontos, para verificar se tudo está correto. Ele foi informado que alguns taxistas quando morrem, seus familiares não procuram a SMTT e as permissões são suspensas. Para ele é preciso informação de todas as permissões com total transparência.

Conciliação
O Judiciário sergipano foi escolhido pela Corregedoria Nacional de Justiça para participar de um projeto-piloto inovador: solucionar conflitos do Banco do Brasil por intermédio da conciliação e/ou mediação. O mutirão começará na segunda-feira, dia 28, e deverá realizar cerca de 250 audiências. Durante reunião em Aracaju, no dia 20 de abril, o Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Jairo Gilberto Schäfer, disse que o TJSE foi escolhido por ser modelo nacional de eficiência e qualidade na prestação jurisdicional, além de ter um alto grau de informatização.

GVT em SE:detalhes serão apresentados na terça-feira,29
No início de junho, Aracaju vai receber uma nova operadora de telecomunicações. Nas próximas semanas a GVT passará a oferecer serviços avançados de banda larga, TV por Assinatura e telefonia fixa. Os detalhes da operação da empresa serão apresentados na próxima terça, dia 29.

Empresa inovadora
A GVT tem presença em mais de 120 cidades do Brasil e atua desde o ano 2000. A empresa é considerada uma das mais inovadoras do país pela Revista Época Negócios, tem a melhor banda larga do Brasil segundo a revista Info Exame e está na lista das Melhores Empresas para se trabalhar, das revistas Época e Exame/Você S/A nos últimos três anos.

Polícia Civil prende estuprador de vulnerável em Aquidabã
A Polícia Civil prendeu em Aquidabã Rodrigo Azevedo Campos, 23 anos, acusado de estupro de vulnerável, aliciamento de menores com álcool e drogas ilícitas, posse de cocaína e suposto envolvimento com tráfico de drogas. O acusado vinha sendo investigado por uma equipe de agentes, comandada pelo delegado Wanderson Bastos, designada pelo secretário João Eloy para dar reforço à polícia ivestigativa do município.

Inquérito
"Desde março, o Ministério Público requisitou que esse acusado fosse investigado. Ao chegarmos em Aquidabã, de pronto, tomamos conhecimento do caso e iniciamos sua apuração. Para tanto, contamos com a essencial ajuda do Conselho Tutelar local, extremamente solícito", destacou o delegado Wanderson Andrade, que presidiu o inquérito.

Conselho tutelar
Ainda segundo o delegado, vários moradores apontavam Rodrigo como autor do crime. "O Conselho Tutelar, ao saber de nossa vinda ao município, nos procurou, a fim de informar de que esse delinqüente tinha mantido relações com uma adolescente de 13 anos, conduta antijurídica, de acordo com o art. 217-A do Código Penal. Através da declaração da menor, levantamos a informação de que Rodrigo costumava promover festas com a presença de jovens, regadas a bebidas alcoólicas e drogas", destacou Wanderson.

Ameaças
Após ameaças feitas por Rodrigo a jovem vítima e sua mãe, foi representada a sua prisão que foi decretada pelo Poder Judiciário local. "Ele vinha afirmando que iria levar a garota embora, que já iria passar na casa da menor para pegar suas roupas, além de viver intimidando a genitora da menor, fazendo algazarra quase todos os dias na porta da casa da vítima, com gritos de intimidação e de ultraje", salientou o delegado.

Celeridade do MP e do TJ
Ainda segundo levantamentos efetuados pela polícia, o acusado chegou a manter a menor em sua casa por um período de dois dias, sem que a mãe soubesse do paradeiro da filha, tempo durante o qual teve relações com a jovem. O delegado Wanderson enfatiza, que não haveria sucesso na prisão desse elemento se não fosse a celeridade do Ministério Público e do Juízo de Direito de Aquidabã, os quais, sem pestanejar, atenderam nosso pedido, dando parecer favorável e decretando a prisão de Rodrigo.?

Prisão
Quando os agentes da COPCAL foram cumprir o mandado de prisão, encontraram Rodrigo com duas cápsulas de cocaína, pois, além de possivelmente estar envolvido com o comércio de drogas em Aquidabã, ele também faz uso de psicotrópicos."Ironicamente logo que Rodrigo chegou a delegacia se deparou com um indivíduo conhecido na região como 'Catengão', apontando-lhe a conduta de traficar drogas, ou seja, foi preso e ainda nos auxiliou a prender outro", afirmou Wanderson.

Perícia IML
A menor já foi submetida à perícia no Instituto Médico Legal (IML) e o laudo já foi expedido, indicando que ela, de fato, não é mais virgem. O inquérito policial já está no fórum, aguardando a denúncia do MP, assim como a requisição de alguma diligência que o promotor entenda indispensável.(Ascom/SSP/SE)

Seminário "Compartilhando Experiências"
A direção regional do Partido Socialista Brasileiro de Sergipe enviou uma delegação do estado para participar do Seminário Preparatório para as Mulheres Pré-Candidatas a Prefeitas do PSB – Compartilhando Experiências – , realizado nos dias 18 e 19 de maio, em Recife/PE. Atendendo ao convite da Secretaria Nacional das Mulheres Socialistas, a delegação de Sergipe foi liderada pela secretária Estadual das Mulheres, Telma Pimentel.

Ascensão das mulheres
"Considero que o evento foi extremamente proveitoso, especialmente, quanto à preparação das mulheres para o enfrentamento eleitoral, aspectos legais das eleições e à necessidade de inserção de políticas de atenção às mulheres no exercício das administrações públicas", comemorou Telma.Ela lembrou se tratar do primeiro evento do PSB, de caráter preparatório para a participação das mulheres nas eleições, já tendo registrado a participação de 120 representantes de todo o Brasil. "Vejo como um crescimento e amadurecimento do PSB coincidindo com a ascensão das mulheres na vida pública", ressaltou a secretária sergipana.

Manipulação de alimentos
Empreendedores sergipanos poderão participar gratuitamente da palestra “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Micro e Pequenas Empresas". Será no dia 30 de maio, às 19h30 da noite, no Auditório do Sebrae. Informações e inscrições na Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae, telefones (79) 2106-7725 email tecnologia@se.sebrae.com.br

Forma em Cancun
Para os meses de junho e julho, a Propagtur montou um pacote exclusivo para jovens, o "Forma em Cancun". Serão sete noites de aventuras incríveis, passeios irados e o mar mais azul do Caribe, todos pra você e sua galera. Organize sua agenda e escolha entre as saídas de junho ou de julho e não perca essa viagem inesquecível. Para mais detalhes, entre em contato com os consultores pelo número (79) 2107-4444 ou passe na loja que fica situada na Avenida Hermes Fonte, em frente a McDonald's.

Aniversário de Tia Lalia
A Igreja São José foi palco na última sexta-feira, 25, da Missa de Páscoa do Colégio Graccho. A celebração comemorou também o aniversário da Tia Lalia, que completopu 76 anos. Alunos, ex-alunos, pais e colaboradores fizeram questão de dar um abraço na aniversariante do dia, que se dedica a arte de educar e está a frente da escola há 60 anos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/VitorDeda  Quando te olham com ar de desprezo ou esnobe, tenha certeza q seu sucesso além de incomodar, está fazendo muita gente se morder de raiva kkkk!!

www.twitter.com/mendoncaprado  Como é bom saber que aliados e adversários não me esquecem. Um ótimo dia para todos!

www.twitter.com/@LeonardoBoff : Diz-se na imprensa que Bastos ganhará entre 15-30 mil na defesa de Cachoeira. Não cabe processo p receber $ sujo?

www.twitter.com/ClovisCBMelo Dentro de 5 bilhões de anos o Sol terá esgotado seu combustível e, em seu último suspiro, destruirá os planetas Mercúrio, Vênus e a Terra.

www.twitter.com/valter_jornal Se os ruralistas achavam que iam sair ganhando com um código extremamente danoso ao meio ambiente quebraram a cara. #DilmaVetou

www.twitter.com/thiagoribeirose Há pessoas semelhantes a um saco de pipoca de microondas.Possuem cheiro sedutor, mas quando provamos é uma decepção. São vazias e sem sabor!

www.twitter.com/ManuSanthiago É de se pensar… Sendo roubada todas as quintas. Daqui a pouco o ladrão não terá mais nada para roubar e vai me levar. Oh dó!

ARTIGO

O Aumento da Inadimplência do Consumidor – Robson Carvalho de Menezes*

Inadimplência do consumidor aumentou 4,8% em abril.
A inadimplência do consumidor aumentou 4,8% em abril, na comparação com março, puxada por dívidas não pagas de cartões de crédito, dívidas com financeiras, leasing, empréstimos e outros compromissos não bancários. É uma variação mensal considerada alta do Indicador de Inadimplência do Consumidor.

Como Especialista Financeiro trato o assunto como prioridade, pois as pessoas inadimplentes não somente são das classes mais baixas, do tipo (C), mas sim de todas as classes de um modo geral, em destaque alto para a classe considerada (A), pois não somente pelo alto padrão na escala social, como também pelos salários mais altos e mesmo assim ainda acarretarem índice de inadimplência.

Em relação a abril de 2011, a alta foi de 23,7%. A expansão no encerramento do primeiro quadrimestre chegou a 19,6% ante a mesma base de comparação de 2010. A inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, leasing, capitais de giro, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) subiu 8,8% antes março e foi a maior responsável pelo avanço do índice em abril. Esse item contribuiu com 35 pontos percentuais do aumento de 4,8% observado no mês.

Com esses dados à conclusão que descrevo é a seguinte: “não importa a quantidade de dinheiro que ganhamos, mas sim a quantidade de dinheiro que gastamos”. Nós temos características de seres humanos consumistas, ou seja, vemos coisas, desejamos e logo compramos. Não importar a forma de pagamento, a dinheiro, cartão de crédito, crediário, cheque pré-datado, financiamento dentre outros. Temos que realizar o desejo de compra. Isso e nada mais.

Também puxaram o indicador para cima as dívidas com bancos que apresentaram alta de 4,3%. Já títulos protestados e emissão de cheques sem fundos recuaram, respectivamente, 13,7% e 7,4% em abril antes março. Os bancos… Esses tem papel fundamental no déficit mensal da população, pois utiliza uma estratégia de marketing convencional, um álibi centrado e convincente de que a melhor coisa a ser feita é: “um negócio bancário”.

Como Especialista em Finanças trabalho com Educação Financeira, e no que bem sei e entendo sobre isso, um empréstimo bancário ou financiamento bancário não é um bom negócio. Ninguém nunca sairá ganhando em um empréstimo bancário, por menor que seja a taxa de juros… ”você sempre perderá dinheiro”. É claro que a sempre uma exceção no fato explicitado. Se realmente necessário e não há alternativa, a solução imediata pode ser realmente os bancos.

Educação financeira nada mais é que educar suas finanças de acordo com o recebível mensal, ou seja, equilibrar seus gastos mediante seu salário. No caso de já está endividado a diga é não comprar mais desnecessariamente e parcelar a divida no menor prazo possível e cabível no orçamento com a menor taxa de juros possível, evitando com isso perca de dinheiro em longo prazo a achar que estar sobrando dinheiro na conta e acabar caindo nas tentações de novas compras.

Será que para vivermos felizes e tranquilos precisamos realmente de tudo que vemos e está disponível nas prateleiras das lojas, nas concessionárias, nas imobiliárias e no comércio em geral. Mas a pergunta primordial é: “realmente posso no momento me dar o prazer de ter determinado objeto…?”. Nem sempre querer é poder e desejar é ter.

Com a globalização e o grande aumento constante da tecnologia são lançados diariamente objetos e coisas para atender o desejo da população, mas nem sempre nosso orçamento está acompanhando tal evolução, com isso gerando o aumento da inadimplência. Ter sonhos não significa realiza-los imediatamente muitas das vezes, mas sim ter paciência, ser persistente e correr atrás de realizar suas metas, desejos e sonhos de vida. Afinal sonhos te levam a ações, e ações geram resultados.

A dica final que deixo é: seja cauteloso nos desejos, cuidado com as tentações, mas objetivo na realização.
Sucesso a todos.

– Espec. em Finanças/ Espec. Gestão Empresarial.
Face book: Robson Gestor Empresarial
Sites: http://robsongestor.blogspot.com/
http://www.administradores.com.br/home/robsongestor

DO LEITOR

Chave de cadeia? Entre uma salada de frutas ou uma orquestra!…
Do leitor Dinho Santana: “os últimos episódios da CORRUPÇÃO,  desenfreada que assola o país forçosamente não nos permite calar; lendo o Artigo datado de 24/05/2012 aqui no seu Blog, com o título "Sobre a Defesa de Cachoeira Roseane Gonçalves dos Santos Miranda* " . Seria perfeita se não a exemplo do defendido não trilhasse a fama consorciada ao dinheiro, uma vez que uma vez que dispõe-se da Defensoria Pública, a qual garante  Assistência Jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos.  Pergunto sem dinheiro temos direito a ."defesa", com dinheiro mesmo que sobe suspeita pode-se cobrar R$ 15 milhões? Entendo que um boa parte dos advogados defendam tamanha ilegalidade diante o elevado número de anônimos querendo um palco nos palcos jurídicos em que se transformou o país, onde simplórias situações são levadas ao julgamento do Supremo Tribunal Federal, o qual recentemente expôs a discussão entre o Joaquim Barbos e Cezar Peluso, sobre a manipulação de julgamentos! Deve-se considerar ser um coral por ser unanime entres advogados dizer : "isso aí é outra coisa", fugindo do fato de que a Ordem dos Advogados do Brasil, é blindada e se sobrepondo a tudo e a todos! Se cita a senhora Roseane, Rui Barbosa – [1] O dever do advogado. Disponível em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=5454 acessado em 23/05/2012. BARBOSA, Rui; O dever do advogado. 3ª Ed., Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2002. Podemos também nos valer do mesmo Rui Barbosa que disse: "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." , valendo  também do José Saramago: "Eu, no fundo, não invento nada. Sou apenas alguém que se limita a levantar uma pedra e a pôr à vista o que está por baixo. Não é minha culpa se de vez em quando me saem monstros." Que então admitamos vivermos tempos de inversão de valores, onde o vil metal é chave abrindo portas de cadeia, numa orquestração do maestro ou na composição de uma salada de frutas?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

  
Frases do Dia

“Estou sempre pensando em criar. Meu futuro começa quando eu acordo todas as manhãs … Todos os dias eu encontro algo criativo para fazer com a minha vida”. Miles Davis compositor e trompetista estadunidense, nasceu em 26 de Maio de 1926 e morreu em 1991.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais