O PT e o PL de Sergipe fazem uma oposição fuleira

Tivesse como oposição apenas o PT, o mandato do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), seria um mar de rosas. O partido da estrelinha quase não incomoda a gestão do pessedista. O deputado estadual Chico do Correio, único representante petista na Assembleia, faz questão de alardear a boa relação com Mitidieri: “Ele é meu amigo. O nosso mandato é voltado para as reivindicações populares, mas respeitando o governo”, discursa. Tirando o senador Rogério Carvalho e alguns gatos pingados, o PT não incomoda o adversário. Já o PL sergipano é um estranho no ninho da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente do partido, Edvan Amorim, nunca abriu a boca para falar contra o governo do petista. Já Ícaro de Valmir, único deputado federal do PL sergipano, tem votado sistematicamente nos projetos do PT. Voltando à boa vida que os petistas dão ao governador: a relação deles é tão amistosa que, outro dia, o senador Rogério Carvalho, o deputado federal João Daniel e o ministro Márcio Macedo foram, alegremente, almoçar na casa dos Mitidieri. Aliás, depois do bem servido regabofe aos vermelhinhos, as línguas ferinas têm espalhado pelas esquinas de Sergipe que o PT come na mão do governo. Home vôte!

Liberdade negada
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, manteve a prisão de Kleber Nascimento Freitas, um dos três ex-agentes da Polícia Rodoviária Federal acusados pelo assassinado de Genivaldo de Jesus Santos. O crime, que chocou o Brasil, ocorreu no em 2022, no interior de Sergipe. A defesa de Kleber alegou que ele passa por “graves transtornos mentais” e não há condições adequadas para tratamento na prisão, porém Fachin disse que não cabe ao Supremo avaliar a situação de saúde do preso. Cruz, credo!

É golpe

O Aracaju Previdência está alertando os beneficiários para uma suposta tentativa de golpe utilizando o nome desse órgão municipal. Segundo o instituto, servidores aposentados têm recebido ligações telefônicas de golpistas, que se identificam como funcionários da instituição e pedem transferência de dinheiro. O Aracaju Previdência informa que não telefona para tratar sobre precatórios e nunca solicita aos beneficiários qualquer tipo de pagamento ou transferência de dinheiro. Crendeuspai!

Melhores dos onze

O senador Rogério Carvalho (PT) e a deputada federal Katarina Feitoza (PSD) foram os únicos da bancada federal de Sergipe contemplados com o Prêmio Congresso em Foco, considerado o mais importante da política brasileira. O resultado da premiação foi anunciado, ontem à noite, em Brasília. O petista está entre os 15 senadores premiados como os “Melhores do Senado pela Internet”, enquanto Katarina recebeu o prêmio dos “Melhores da Câmara pelo júri especializado” que contemplou 10 deputados. Segundo Rogério, ficar pela quarta vez entre os melhores do Prêmio Congresso Em Foco é uma honra”. Ah, bom!

Devo não nego…

Sergipe registrou, em maio passado, o segundo pior percentual de pagamentos de dívidas negativadas no Nordeste. Segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, 46,7% das empresas negativadas no estado não conseguiram negociar os “pregos” em até 60 dias após o mês de referência. Diferentemente, o Piauí registrou o maior percentual de pagamentos da região (65,9%). O movimento da recuperação de crédito das empresas, na comparação anual, marcou a segunda alta consecutiva no quinto mês deste ano. Então, tá!

Grana a caminho

E o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), se encontrou na China com Dilma Rousseff (PT), presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD). A principal pauta da reunião entre eles foi o programa ‘Aracaju Cidade do Futuro’, que será financiado pelo banco dos Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Nogueira e Dilma definiram que a assinatura do contrato para o empréstimo de US$ 105 milhões ocorrerá no dia 11 de outubro. A ex-presidente participará da solenidade por videoconferência. Aff Maria!

Sob nova direção

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) ganhará novo presidente na próxima quarta-feira. O administrador de empresas George Trindade vai substituir Lucimara Passos, que está interinamente no comando da autarquia desde junho passado, quando Débora Dias renunciou para assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Com a posse do novo presidente, Lucimara retorna à diretoria técnica da Adema. No governo passado, George Trindade presidiu a Junta Comercial do Estado de Sergipe e foi secretário estadual da Administração. Marminino!

Vaqueirama em festa

Plagiando os colunistas sociais, a classe política de A a Z participou da 15ª edição da Cavalgada Raid da Amizade, realizada ontem, em Nossa Senhora da Glória. Apaixonado por vaquejadas e festas afins, o governador Fábio Mitidieri (PSD) prestigiou o evento, ao lado da primeira dama Érika Mitidieri. A cavalgada partiu de Glória até a cidade de Porto da Folha, município que realizará, nesse final de semana, a 51ª Festa do Vaqueiro, evento que, desde 2020, é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. Arre égua!

Vaga disputada

Ao todo, 14 promotores e um procurador de justiça estão disputando as seis indicações a serem feitas pelo Ministério Público visando preencher a vaga aberta no Pleno do Tribunal de Justiça com a aposentadoria do desembargador Edson Ulisses. Após avaliação feita pelo TJ, a relação de nomes cai para três opções, que seguirão para a escolha final a cargo do governador Fábio Mitidieri (PSD). O único procurador entre os inscritos é Jorge Murilo Seixas de Santana. Também há duas mulheres no páreo: as promotoras Cecília Nogueira Guimarães Barreto e Lenilde Nascimento de Araújo. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Justa homenagem

A Academia Sergipana de Medicina prestou uma justa homenagem ao médico Ranulfo Prata, nascido em Lagarto e formado no Rio de Janeiro. Esse ilustre sergipano clinicou por longo tempo no estado São Paulo, particularmente em Santos. Também escritor reconhecido nacionalmente, o homenageado é pai do empresário Henrique Prata, fundador do Hospital de Amor, mais conhecido como Hospital do Câncer de Barretos (SP) e que está construindo uma filial em Lagarto. Supimpa!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 9 de março de 1915.
Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais