Por causa das eleições, este ano vai acabar antes do tempo

Apesar de ter um dia a mais, por ser bissexto, este será um ano curto por conta das eleições municipais. Passadas as convenções partidárias, no começo de agosto, não se falará mais em nada que não seja nas promessas mirabolantes para iludir o eleitor e nas denúncias vazias lançadas ao vento pelos candidatos a prefeito e vereador. Nessa toada, o ano vai se esvaindo até as eleições propriamente dita. A crise econômica, a ausência do Estado nas vidas dos contribuintes e as obras prometidas para este ano ficarão pelo caminho, em nome dos novos tempos anunciados nos palanques e no horário da propaganda eleitoral. Apurados os votos, os atuais prefeitos virarão roletes de cana chupados, pois o povo só terá olhos para os futuros gestores e vereadores. Portanto, contente com a ladainha dos candidatos, o povo não perceberá 2024 passando rapidamente, só acordando para a realidade em 2025, porém aí já será tarde demais, pois outro um ano terá passado no calendário de nossas vidas. Só Jesus na causa!

Tirou o time

O PSDB não terá candidatura própria à prefeitura de Lagarto. A postulante Luíza Ribeiro recolheu as armas. A distinta esperava contar com o ex-prefeito Valmir Monteiro (PV) como parceiro de chapa, mas o ilustre permanece inelegível. Sozinha, Luíza não chegaria a lugar algum, pois não dispõe de recursos financeiros e políticos para enfrentar os candidatos das famílias Reis e Ribeiro. A desistência da tucana permite afirmar que a eleição em Lagarto será mais uma vez polarizada entre os grupos Bole Bole e Saramandaia. Misericórdia!

Lero lero

O Psol e o União Brasil exibem propaganda partidária hoje, quinta-feira próxima e sábado. Durante os três dias, o União terá direito a inserções que contabilizam o tempo total de um minuto e meio. O Psol apresentará propaganda com tempo de um minuto e meio na quinta-feira. No sábado, a legenda tem direito a quatro minutos e meio. O objetivo da propaganda partidária é divulgar a ideologia, programas, projetos, propostas e as mensagens dos partidos políticos, bem como incentivar a filiação partidária. Haja paciência para ouvir tantos bolodórios. Ah, bom!

Balaios de gatos

A janela partidária, fechada na última sexta-feira e que permitiu a troca de partidos sem risco de punição, deixou claro que ideologia política é coisa do passado nesse Brasilzão de meu Deus. Muitos adversários nas eleições passadas estarão nos mesmos palanques agora 2024. Aliás, foi-se o tempo em que o suplicante filiado a um partido não passava nem pela porta do adversário. Hoje, a maioria dos políticos está mais preocupada em se eleger, não importando se, para tanto, tenha que mudar o discurso, elogiar quem criticava há dois anos e descer a madeira nos aliados que jurava “amor eterno”. Durma com um barulho desses!

Juntos e misturados

O ex-deputado federal cassado Valdevan Noventa (PRTB) terá o apoio do PT para disputar a prefeitura de Umbaúba agora em 2024. A filiação do distinto foi prestigiada, entre outros vermelhinhos, pelo senador Rogério Carvalho. “Vamos transformar Umbaúba em um modelo de excelência, progresso e inclusão, onde cada voz é valorizada e cada necessidade é atendida”, discursou o senador petista. Vale lembrar que Valdevan foi cassado pela Justiça Eleitoral sob a acusação de compra de votos nas eleições de 2018, tendo perdido o mandato justamente para o petista Márcio Macedo. Crendeuspai!

Lei do gás

O senador Laércio Oliveira (PP) propôs a realização de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para avaliar os avanços e entraves da abertura de mercado do gás natural no Brasil. Segundo o pepista, a aprovação da Lei do Gás vem promovendo uma transformação no setor, com a abertura do mercado, participação de maior número de agentes e destravando investimentos. Laércio garante que Sergipe deverá responder por 20% de toda a oferta de gás natural do Brasil. Aff Maria!

Projeto escanteado

A deputada federal Katarina Feitoza (PSD) terá que se virar nos trinta para viabilizar a sua pré-candidatura a prefeita de Aracaju. Apesar de ter o apoio do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, a fidalga enfrenta forte oposição interna, pois o próprio governador Fábio Mitidieri (PSD) aposta todas as fichas na pré-candidatura de Luiz Roberto (PDT). Para complicar o projeto de Katarina, o ex-governador Belivaldo Chagas trocou o PSD pelo Podemos contrariado porque a deputada não o consultou antes de se lançar pré-candidata. Marminino!

E o povo, ó!

Enquanto o povo vive refém da bandidagem, que pratica todo tipo de violência em Sergipe, policiais militares, em número considerável, estão a serviço de órgãos públicos e fazendo segurança de autoridades. Este fato mostra que os sucessivos governos estaduais nunca demonstram interesse em inibir a cessão de policiais para proteger órgãos públicos e seus integrantes. O resultado disso é que o contribuinte paga impostos em excesso para garantir a segurança de uns poucos privilegiados, enquanto reza a Deus que proteja a sua vida e o seu patrimônio. Só Jesus na causa!

Calçadas mal cuidadas

E quem sempre reclama da má conservação das calçadas de Aracaju é o vereador Breno Garibalde (União Brasil). Segundo ele, é quase impossível andar por elas, principalmente se você é idoso, está levando carrinho de bebê, tem mobilidade reduzida ou possui alguma deficiência. Por causa da falta de manutenção das calçadas, “as pessoas andam na rua, ao lado do meio fio. Isso é grave e precisa mudar”, alerta. E é grande o número de pedestres que se arriscam nas mal cuidadas calçadas da capital: conforme estudo do sindicato das empresas de ônibus, 70% da população de Aracaju anda a pé ou utiliza transporte público. Cruz, credo!

Ato de reparação

Líderes de comunidades de terreiros de Aracaju vão, nesta terça-feira, ao Ministério Público Federal apresentar a   proposta substitutiva do culto campal com a participação das religiões afro-brasileiras. Mesmo estando previsto, este evento deixou de ocorrer durante as comemorações pelo aniversário de Aracaju. O projeto a ser executado pela Prefeitura da capital sergipana deverá ser desenvolvido Dia Internacional de África, festejado em 25 de maio próximo. Estão previstas “alvorada dos Ojás – Aracaju abraçada com Axé” e instalação de duas esculturas em aço de Oxum e Iemanjá nos espelhos d’água do lago do Parque da Sementeira e do lago da Orla de Atalaia. Supimpa!

Livro em debate

O jornalista a escritor Marcos Cardoso participa, hoje, do Projeto Encontro com o Autor Sergipano promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia. Vai falar sobre o livro “Impressões da Ditadura”, a ser lançado neste semestre pela Editora da Universidade Federal de Sergipe. A obra é uma reunião de 39 textos jornalísticos (artigos e/ou crônicas políticas) publicados nos últimos anos em veículos da imprensa sergipana, especificamente nos portais Infonet, Destaquenotícias e Jornal da Cidade. Marcado para às 15 horas, o evento é aberto ao público e gratuito. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 7 de agosto de 1919.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais