Agora vai! Turismo SE será alavancado com a Rota da Farinha

 

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 “Agora vai! Para alavancar o acanhando turismo em Sergipe, o governo anunciou a Rota da Farinha. É isso mesmo?” A indagação do ex-vereador Antônio Samarone resume todo o artigo de hoje.

A Secretaria de Turismo do Estado de Sergipe anunciou com estardalhaço, através da mídia de estimação, a “Rota da Farinha” como solução para o turismo na Região do Agreste, mais diretamente em Macambira, Campo do Brito e São Domingos. Na reunião, nada foi apresentado tecnicamente pela equipe da Setur, até porque não tem nenhum técnico comandando. Apenas a Setur quer um grupo de trabalho, com técnicos das três prefeituras, para definir um roteiro passando pelas casas de farinha e aproveitando a parte ecológica e gastronômica dos três municípios.

O governo estadual anuncia a farinha como se só existisse em Sergipe. Aqui ao lado, em Salvador, Maceió, Praia do Forte, Maragogi, entre outros locais, todos têm casas de farinhas montadas igualzinha ao que se vê no interior, de taipa e palha. Aliás, Itabaiana também tem uma casa de farinha no centro.

Em cada capital nordestina sempre tem uma casa de farinha instalada em eventos ou até em centros turísticos. Enquanto municípios do Nordeste, e os próprios governos, realizam ações realmente de impacto, a Setur Sergipe que é eminentemente política participa apenas de feiras – com gordas diárias e passagens – e faz ações pontuais sem atrativos.

A Rota da Farinha é uma delas. A região tem serras e cachoeiras. Ou seja, se o nome fosse outro: Rota das Cachoeiras e Serras direcionada mais para os turistas que gostam do ecoturismo, de fazer trilhas, entre outros? E nela seria incorporada a passagem pelas casas de farinha e a gastronomia. Mais isso com técnicos à frente, com estudos e levantamentos, e não apenas “por vontade” de uma meia dúzia.

Anotem caro leitor! Daqui a alguns meses o blog retornará ao assunto e aposta um picolé de graviola (em homenagem ao grande Wellington Elias) que a Rota da Farinha continuará no papel, ou melhor: virou um engodo de farofa como é a área de turismo em Sergipe.

 

 Sem condições para o turista A cachoeira de Macambira é algo deplorável no fim de semana. Como fica numa área privada só tem um bar sem as mínimas condições de atender ao turista e uma sujeira imensa ao redor.

MPE analisará protocolos adotados pela rede privada no retorno das aulas Infonet: O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Aracaju, instaurou Procedimento Preparatório de Inquérito Civil para analisar os protocolos de segurança sanitária adotados pelas escolas da rede privada, em razão da pandemia da Covid-19, considerando a retomada das aulas presenciais, na última segunda-feira, 18. De acordo com o MPSE, a Fenen deverá informar, ainda, sobre a testagem para a detecção da Covid-19 dos professores e funcionários das escolas filiadas e qual o procedimento adotado para a testagem periódica. Do blog: parabéns ao MPE, através da Promotoria de Defesa do Consumidor. É preciso que todos tenham responsabilidade. Não adianta cobrar apenas dos gestores públicos: todos têm que fazer suas partes. Toda matéria da Infonet: https://infonet.com.br/noticias/educacao/volta-as-aulas-mp-analisara-protocolos-adotados-nas-escolas-privadas/

Emendas para a Região Agreste A senadora sergipana Maria do Carmo Alves (DEM) esteve ontem, 19, em Itabaiana. Dentre os compromissos, Maria se reuniu com prefeitos da região Agreste, que buscam emendas parlamentares para os seus municípios.O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Itabaiana e participaram os seguintes prefeitos do Agreste: Adailton Sousa (Itabaiana), Assisinho (Malhador), Jeane da Farmácia (Nossa Senhora Aparecida), Rogério Sobral (Ribeirópolis), Doutor Charles (Pinhão) e Carivaldo Souza (Macambira).

 Apoio Todos os gestores assumiram o comando das respectivas prefeituras no dia 1º de janeiro e estão em busca de apoio e emendas para o início de mandato. Também participaram do encontro com a senadora o ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho, os deputados estaduais Capitão Samuel e Talyson Costa, o ex-deputado federal José Carlos Machado e os vereadores aliados ao prefeito Adailton.

Mérito à ciência brasileira O vereador eleito por Aracaju, Sargento Byron Estrelas do Mar (Republicanos), não mediu elogios aos esforços feitos pela ciência brasileira para aprovar as vacinas contra a Covid-19 e distribuir para todo o território brasileiro. “Os pesquisadores brasileiros travaram uma corrida contra o tempo para vencer esta doença infame que já vitimou mais de 200 mil brasileiros e mais de 900 aracajuanos. Todo o esforço feito por homens e mulheres dedicadas às suas profissões mostra o quanto a ciência é necessária e precisa de apoio e investimento. Por isso, faço questão de dizer que o mérito da vacina contra a Covid-19 é todo da ciência e dos profissionais que passam dias sem dormir para salvar vidas e enviar saúde para todos nós”, disse o parlamentar.

Referência O vereador destacou os importantes números que fazem o Brasil ocupar a 11ª colocação entre os países que mais produzem vacinas no mundo. “Os dados comprovam o quanto a ciência brasileira é eficiente”, reforçou Byron.

Conscientização Segundo Byron, todo o trabalho realizado pelos cientistas comprovam a eficiência da vacina. “Temos que confiar nesta vacina, temos que ajudar a fortalecer a campanha de vacinação. As vacinas aprovadas pela Anvisa são confiáveis. Peço que os aracajuanos fiquem tranquilos e tomem a vacina”, disse.

CRF/SE comemora dia do Farmacêutico com lançamento de revista Nesta quarta-feira, 20, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) comemora do Dia do Farmacêutico com o lançamento da Segunda edição da Revista Perfil Farmacêutico. A data tem o intuito de enaltecer estes profissionais que se dedicam à Saúde e a cuidar do outro.

Homenagens A revista será disponibilizada de forma digital e impressa, e homenageará 20 farmacêuticos. Ela traz o resumo de suas trajetórias profissionais e suas vivências que tanto inspiram os colegas. Atendendo as recomendações de segurança, o lançamento da revista foi feito através de um vídeo institucional, que também estará disponível no site da instituição e das suas redes sociais.

 Audiências com SEMA e EMURB para tratar da situação do bairro Jabotiana A vereadora Professora Ângela Melo, do Partido dos Trabalhadores, protocolou ofícios na Secretaria do Meio Ambiente e na Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB solicitando Audiência com os gestores dessas duas áreas para tratar de ações que visem eliminar e/ou mitigar problemas decorrentes das enchentes que acometem os moradores do Bairro Jabotiana em períodos chuvosos.

Demandas Os pedidos de audiência resultam de articulação e demanda do Movimento Jabotiana Viva, organização social formada por moradores, que pauta temas relacionados à proteção do meio ambiente, em especial no que diz respeito ao ecossistema natural que abrange o território do bairro. Essas demandas foram apresentadas em reunião na última quinta-feira, 14/01, entre a vereadora Professora Ângela Melo, integrantes do Movimento Jabotiana Viva, do Núcleo da Defesa Civil do Bairro Jabotiana (NUDEC), do Giro Ambiental, além do deputado federal João Daniel e do mandato do deputado estadual Iran Barbosa, ambos do PT.

Demandas II De acordo com Antonio Wanderley, do Movimento Jabotiana Viva, há uma série de demandas necessárias à proteção ambiental na região, como “a revitalização e desassoreamento do rio Poxim, revisão da estrutura dos canais, como o do Largo da Aparecida e da avenida Coronel Sizinio da Rocha, uma passagem de água que tem entre o manguezal e o rio que cruza a antes denominada Estrada da Cabrita (atual avenida Graciliano Ramos), uma unidade de conservação do Poxim que envolva todo o trecho estuarino e a viabilidade da construção da barragem do rio Poxim-Mirim”.

Intermediação Também membro do Movimento Jabotiana Viva, Joseilton Nery, acredita que a participação da vereadora petista na reunião foi “muito importante, no sentido de intermediar providências que tratem de problemáticas do bairro, em especial as que envolvem a prevenção e combate às inundações no bairro, cuidados com o rio Poxim e proteção das matas ciliares”.

Situação Ao mesmo tempo em que denuncia a situação enfrentada pelos moradores do bairro, que se repete ano após ano, a vereadora Professora Ângela Melo reafirmou a sua disposição em dialogar junto aos órgãos da Prefeitura de Aracaju tanto para buscar informações a respeito dos projetos para aquela região quanto sobre o encaminhamento de ações como as propostas pelas entidades de defesa ambiental que atuam no bairro. “A Jabotiana é uma localidade que exemplifica como as últimas gestões municipais não têm cuidado efetivamente das questões ambientais e estruturais da cidade. Entra ano, sai ano, a população daquele bairro enfrenta uma situação dramática. Por isso, o meu mandato estará vigilante e propositivo na busca por alternativas que mudem esse cenário”.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Descaso com o patrimônio cultural sergipano De um cidadão pelas redes sociais: “Essa é uma grande obra de arte do artista plástico Eurico Luiz. Pelo que podemos ver, está bastante desprezada e necessita de uma restauração. A obra faz parte do calçadão do Parque dos Cajueiros que administrado pelo governo do estado. Vamos divulgar esse descaso com o patrimônio cultural sergipano, para que o poder público tome uma atitude devida na preservação e restauro.”

 

 

 

Nossa Senhora da glória. Algumas comunidades com a falta de água há 25 dias E parte da população do município de Nossa Senhora da Glória enfrenta o problema de falta de água há 25 dias. Ninguém resolve nada e nem mesmo a classe política local se mobiliza para acabar com o sofrimento de centenas de famílias. Cadê a promotoria do MP local?

Sobre o Ipesaúde De um servidor:  “A pergunta que faço é por que este plano de saúde é o único que desconta do 13° dos servidores? Já estamos nos mobilizando pedindo ao sindicato para ingressar com uma ação. Não é justo.”

Gente Sergipana Na estrada do povoado Terra Caída no município de Indiaroba, em Sergipe. Por Antônio Samarone.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO

 Homenagem à enfermeira Maria Silva. Lembranças de um filho Por Paulo Costa Neto

  

Olhando as imagens da distribuição das doses das vacinas contra a Covid-19, lembrei da “logística” primária que minha mãe empreendia pra levar as doses das vacinas na década de 70 para o interior do Estado. Fui algumas vezes com ela para alguns municípios, quando garoto. Sempre esperando a hora de almoçar em alguma pensão pra comer arroz com feijão. Na maioria das vezes disputando a comida com seu Coutinho, o motorista do Jeep ou Rural que enfrentava as estradas poeirentas pra entregar os vidrinhos milagrosos que seriam aplicados em crianças famintas, apesar da pança enorme fruto da barriga d’ água.

 Hoje entendo o trabalho que minha mãe realizava. As vacinas chegavam aos recantos remotos de Sergipe levadas por ela para erradicar doenças como a poliomielite (paralisia infantil) e a meningite.

 Hoje as estradas estão quase todas asfaltadas e as barrigas d’água quase não existem mais. A pólio e a meningite quase que ficaram no passado. Muito disso pela dedicação de pessoas como minha mãe e muitas outras enfermeiras anônimas que desbravaram os rincões deste enorme Nordeste.

 No dia que for ao posto de saúde pra tomar a dose da vacina contra a Covid-19 farei uma homenagem a ela. Vamos todos nos vacinar em homenagem a enfermeira Maria Silvia.

 

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/andretrigA campanha pública de vacinação que este governo não fez – e teimosamente não vai fazer – não impediu que alguns artistas tentassem remediar a omissão do andar de cima. Parabéns a eles! Em tempo: todas as campanhas são bem-vindas! #VacinaParaTodosJá

 

www.twitter.com/alanbarretosoTrês Instituições que sofreram sucateamento nos recursos humanos, materiais e financeiros, com a única finalidade de destruir para entregar de bandeja ao mercado selvagem, por ironia, são as únicas que podem salvar o povo brasileiro da COVID-19. SUS, Fiocruz e Butantã!

 

www.twitter.com/eduardomoreira

Quem não se vacina, podendo se vacinar, é suicida

Quem tenta convencer os outros a não se vacinar é assassino

Simples assim

 

 www.twitter.com/principefioÉ bom o @MPF_SE  ficar de olho nessa campanha de vacinação para que os mais necessitados não venham ser Penalizados.

 

www.twitter.com/frednavarroO problema das pessoas binárias é que elas, coitadas, não aprenderam a contar até três. Ou esquerda ou direita. Ou China ou EUA. Ou lulista ou bolsonarista. Ou ama ou odeia a Globo. Ô, mundinho sem graça nem estilo, esse.

www.twitter.com/frednavarro   Dimas Covas, presidente do Butantan, é um médico e uma pessoa séria, não é qualquer Pazuello. Pois ele declarou hoje que a China vai liberar na próxima semana os insumos para produzir mais 6 milhões de doses em SP. #COVID19

 

Siga Blog Cláudio Nunes: 

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia

E se somos Severinos

iguais em tudo na vida,

morremos de morte igual,

mesma morte severina:

que é a morte de que se morre

de velhice antes dos trinta,

de emboscada antes dos vinte

de fome um pouco por dia.   João Cabral de Melo Neto

 

https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2021-01/estados-unidos-tempo-de-curar-as-feridas.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais