Água/esgoto: Países reestatizam sistemas.Brasil contramão

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O que tem em comum Paris, Berlim, Budapeste, Bamako (Mali), Buenos Aires, Maputo (Moçambique) e La Paz?  Reestatizaram ou

 remunicipalizaram os sistemas de água e esgoto.

Segundo matéria da Folha de São Paulo, no mundo todo, cerca 267 cidades reestatizaram o saneamento. E o Brasil vai de novo na contramão do mundo com as privatização dos sistemas desejadas pelos governos, inclusive em Sergipe, cujo processo licitatório para estudo de viabilidade está em andamento através de recursos do BNDES. Ao todo em oito Estados estão em andamento os estudos.

Leque de problemas – A FSP divulgou que a reversão vem sendo impulsionada por um leque de problemas reincidentes, entre eles serviços inflacionados, ineficientes e com investimentos insuficientes.

Tarifas altas – "Em geral, observamos que as cidades estão voltando atrás porque constatam que as privatizações ou PPPs (parcerias público-privadas) acarretam tarifas muito altas, não cumprem promessas feitas inicialmente e operam com falta de transparência, entre uma série de problemas que vimos caso a caso", explica à BBC Brasil, Satoko Kishimoto, uma das autoras da pesquisa que envolveu 11 organizações em todo o mundo.

RJ, Janot aceitou representação do Psol e  Rede – No Rio de Janeiro, a Asssembleia aprovou uma lei autorizando a venda da Cedae, mas o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou ao STF concessão de liminar proibida a venda.

CF veda vender empresa para pagar servidores – A base jurídica de Janot é que o processo que autorizou a alienação das ações da Cedae foi inconstitucional, uma vez que é vedado pela Constituição privatizar empresa pública para pagar salários de servidores.

Como se vê, o Brasil está novamente na contramão do mundo. Desta vez com as privatizações dos sistemas de água e esgoto.

André Moura citado por Janot entre os potenciais componentes da organização criminosa – E ontem, 26, o procurado-geral, Janot, denunciou 

o presidente Temer por corrupção.  E no inquérito número 4367, entre os citados como potencial componente da organização criminosa, encontra-se o deputado federal André Moura, do PSC. (ver print ao lado)

Cúpula –  Na denúncia de Rodrigo Janot, a cupula "PMDB da Câmara", o Presidente da República e possivelmente os seu principais ministros integram um organização criminosa:"Quando da instauração do inquérito no 4327, vislumbraram-se como potenciais componentes dessa organização criminosa ANÍBAL GOMES, EDUARDO CUNHA, HENRIQUE EDUARDO LYRA ALVES, ALEXANDRE SANTOS, ALTINEU CORTÊS, JOÃO MAGALHÃES; MANOEL JUNIOR, NELSON BOURNIER, SOLANGE ALMEIDA, ANDRE ESTEVES, FERNANDO ANTÔNIO FALCÃO SOARES, ANDRE MOURA (filiado ao PSC); ARNALDO FARIA DE SÁ (filiado ao PTB), CARLOS WILLIAN (filiado ao PTC) e LÚCIO BOLONHA FUNARO…”

Limpeza pública de Aracaju – E hoje, 27, às 8h, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira apresentará o edital da licitação definitiva para o lixo. O blog analisará todo o edital para os leitores.

Gilmar Carvalho detona Edvaldo: “… quem quiser abraçar o que há de pior na administração pública…” – E o radialista e deputado estadual Gilmar Carvalho não poupou criticas no programa que apresenta na Mix FM ao prefeito de Aracaju. “Quem quiser abraçar o que há de pior na administração pública fique à vontade… que se perdeu com a polícia batendo na porta da Emsurb e entrando…algo histórico e danoso para a administração…que continua amarrado no lixo…”

“Ele não merece nem o voto dele mesmo” – E concluindo Gilmar desabafou “…reveja o modelo administrativo, porque este aí não vale nenhum dos votos que você recebeu nem o seu voto, nem o seu.” Ouça:/wp-infonet/img/colunistas/201309/AUD-20170626-WA0018.mp3

SMTT explica retirada de cobertura – E através da assessoria a SMTT de Aracaju informou que a retirada da cobertura dos pontos de ônibus na chamada “rua da frente” foi porque a estrutura estava em mau estado de conservação e com risco de desabamento, segundo relatório da Defesa Civil.

Será que aliados de Jackson já estão incomodados com André Moura? – E ao conceder entrevista a Gilmar Carvalho, o presidente estadual do PMDB, João Gama (sec. de cultura) disse que não visualiza a possibilidade de André Moura ser candidato ao governo. “Ele sabe que precisa de um mandato, que este já está pendurado com uma liminar… e o cargo de governador é uma disputa de risco e ele poderia ficar sem mandato.” Sei não, a parceria Jackson e André já está incomodando pessoas próximas…

Almeida Lima nada de resolutividade – Enquanto isso Almeida Lima não resolve nada na saúde. No São João apenas quatro ambulâncias funcionando…Sobra para Jackson…

Em Alagoas reajuste de 6,29% – E em Alagoas o governador Renan Filho vai conceder um reajuste salarial de 6,29% para todos os servidores, parte em junho e outra em dezembro. Dos males…o menor…

Caminhões da Maratá não param nos postos fiscais – Com a palavra a Secretaria da Fazenda do Estado e a Policia Rodoviária Federal; qual o motivo dos caminhões da Maratá não pararem nos postos fiscais?

E transitam em alta velocidade – E qual o motivo da PRF não pararam já que a maioria transita em alta velocidade? Um leitor flagrou ontem caminhões em Esplanada (BA) e passando pelos postos fiscais de Cristinápolis e da entrada de Aracaju. E ninguém viu nada…

Sobre a nota a respeito do carro da SEFAZ – A Secretaria de Estado da Cultura informa que o motorista do carro Gol Branco, plotado com identificação da Secretaria de Estado da Fazenda citado nesta coluna na última segunda-feira, 26, estava em serviço no momento da referida foto.

Sobre a nota a respeito do carro da SEFAZ II – O veículo está cedido a Secretaria de Estado da Cultura para auxílio na logística das atividades no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, no Arraiá do Arranca Unha, no Centro de Criatividade e no Arraiá do Gonzagão. Quanto à alegação de o veículo ter adentrado a contramão, iremos averiguar e, caso comprovado o fato, adotaremos as providências cabíveis.

Titular deste espaço foi testemunha – O blog realmente espera que seja apurado. E a titulação de informação: o flagrante foi do titular deste espaço que passa diariamente no local citado.

Rompimento – E ontem, 27, o senador Valadares reafirmou o rompimento com o governo Temer ao ser entrevistado no programa de Gilmar Carvalho. Há mais de um mês o senador já tinha marcado posição na reunião do PSB nacional.

Muitos motoristas de SE perderam CNHs – E ontem,  26, logo cedo, no programa Aperipê Notícias apresentado por Jailton Santana nas rádios Aperipê FM 104.9 e AM 630, o diretor-presidente do Detran/SE, coronel Luiz de Azevedo anunciou que cerca de 25 mil motoristas de Sergipe poderão ter as Carteiras Nacional de Habilitação – CNHs, suspensas provisoriamente.

Cumprindo suspensão – O diretor-presidente do Detran/SE disse ainda que cerca de 2 mil cumpriram a suspensão provisória e já readquiriram o direito de dirigir, outros 3 mil estão cumprindo a suspensão. As multas são nos três níveis: municipal, estadual e federal.

Motivos –  Luiz explicou que um dos motivos é que a multa vai para o dono do veículo e muitas vezes o motorista não indica ao órgão responsável o réu infrator, sem contar também a mudança de endereço. Com isso eles perdem os prazos para defesa e mudar o réu infrator se for o caso.

80 anos da Sociedade Médica de Sergipe – Ontem, 25, a Assembleia Legislativa realizou uma palestra proferida pelo deputado Vanderbal Marinho (PTC), sobre os 80 anos da Sociedade Médica de Sergipe (Somese). Na oportunidade, o parlamentar e o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PMDB) entregou ao presidente da entidade, o professor-doutor José Aderval Aragão, um Diploma de Honra ao Mérito.

Ações da Somese – “Não é todo dia que se comemora 80 anos. Nesse tempo já se passaram pela Sociedade Médica de Sergipe, mais de 34 diretorias; é uma Sociedade que tem ajudado não só o Governo, mas a sociedade de um modo geral, colaborando com as atividades médicas nos problemas mais intrínsecos”, disse o presidente da Somese, Aderval Aragão.

Mãe de todas entidades – Aderval disse que a Somese se considera mãe de todas as outras entidades médicas: “Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos, da Academia Sergipana de Medicina, Associação Brasileira de Médicos e Escritores Regional de Sergipe. Todas essas instituições vieram depois da Sociedade Médica”, ressaltou.

Caldeirão do progresso médico – “É uma história árdua e de luta e a Sociedade Médica foi um caldeirão do progresso médico. Quero homenagear o Dr. Augusto Leite, que fez a primeira cirurgia em Sergipe. Em nome da Academia de Letras da Medicina, quero trazer essa homenagem a uma entidade que durante 80 anos, consagra-se trazendo para a história,o Livro Verde da Medicina. Eu trouxe a proposta que foi abraçada pelo dr. Aderval”, complementa o médico Hamilton Maciel.

Sacerdote – “Médico é uma espécie de formação sacerdotal porque nos formamos para salvar vidas. Essa tarde foi da maior importância para os companheiros que fizeram medicina. A Sociedade Médica nasceu depois de mim e eu cresci a vendo crescer”, diz o médico Francisco Rollemberg.

Enfrentamento às drogas –  A deputada estadual Maria Mendonça (PP) lamentou a ausência de políticas públicas que garantam o enfrentamento às drogas em Sergipe. Ontem, 26, no Dia Internacional de Combate às Drogas, a parlamentar cobrou a execução de quatro proposituras de sua autoria (Leis 8.175, 7809 e 7.707) bem como a Indicação 173/2015, que sugerem iniciativas de prevenção e redução dos danos provocados pelo uso de entorpecentes.

Situação vexatória –  “É uma situação desesperadora. São milhares de pais e mães sergipanos vivendo aflitos por verem seus filhos nesse caminho. A situação se agrava dia após dia, e nós não percebemos políticas públicas que possam minorar essa situação tão vexatória”, lastimou a deputada.

Comunicação  – Projeto 02/2012 (que virou a Lei 8.175) determina a comunicação por parte dos hospitais, clínicas e postos de saúde, ocorrências de embriaguez, uso de drogas por crianças e adolescentes.

Dia Estadual –  Já o Projeto 03/2012 (que virou a Lei 7.809) dispõe sobre a criação no âmbito do Estado de Sergipe, do dia estadual de prevenção e enfrentamento ao crack, associando o incentivo ao esporte, cultura e arte.

Alcoolismo juvenil – O Projeto 238/2011 (transformado na lei 7.707) estabelece o programa de conscientização e prevenção do alcoolismo juvenil no âmbito do Estado de Sergipe.

Centro de treinamento –  Nessa mesma linha, a deputada Maria Mendonça propôs a Indicação 173/2015 solicitando ao governador Jackson Barreto e à Secretaria de Saúde que viabilizem a construção de um centro de tratamento especializado em reabilitação, resgate e internação de dependentes químicos no Estado de Sergipe.

Empresa calçadista em Ribeirópolis – O governador Jackson Barreto reuniu-se com empresários do setor calçadista nesta segunda-feira, 26, para avaliar a intenção de ampliação da empresa West Coast em Nossa Senhora Aparecida e a chegada de uma unidade do grupo Paquetá no estado.

Gigante – A Paquetá The Shoe Company é uma gigante no mercado calçadista, como exportadora e produtora de calçados brasileiros e engloba as marcas de calçados Dumond, Capodarte, Lilly's Closet e Ortopé. 

Emprego – “Efetivamos o interesse do estado de Sergipe, de acolher e trazer mais empresas para se estabelecer aqui, gerar mais emprego para o nosso povo e renda para o nosso estado. Nosso objetivo é atrair a Paquetá para ser implantada no município de Ribeirópolis para gerar emprego naquela região”, informou Jackson Barreto.

leilão de veículos e sucatas – No próximo dia 14 de julho o Governo de Sergipe, através da Seplag, estará realizando um leilão com 68 lotes de veículos, 27 lotes de sucatas de veículos e 53 lotes de sucatas de equipamentos de informática, eletrodomésticos, eletrônicos, materiais e equipamentos de escritório diversos. O leilão ocorrerá às 9h, no Espaço Emes, na Av Tancredo Neves, 215, no Jardins.

Lances – Segundo a superintendente de Gestão de Patrimônio do Estado (SUPAT), Melina Neila de Oliveira Tavares, os interessados em efetuar lances devem fazer previamente o credenciamento no Espaço Emes, de segunda a sexta-feira, no período de 03 a 14 de julho, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h. Ressalta que no dia do leilão, os lances podem ser feitos das 7h30 às 9h.

Lotes – Ainda de acordo com Melina, a visitação dos lotes ocorrerá a partir do próximo dia 26 de junho, das 8h às 11h30. Informa que a leiloeira pública oficial é Mércia Suely Araújo de Rezende.

Prêmio empresa de destaque – O cartão de crédito Banese Card foi homenageado como empresa de destaque em Sergipe no ano de 2016, pela XII Edição do Prêmio Vip de Educação Superior.

Nordeste – O evento, promovido pela Revista Educação Superior Nordeste, em parceria com o Jornal Coerente, de Aracaju, concedeu certificados às personalidades e empresas mais lembradas de Sergipe no âmbito de suas atividades no ano passado.

Contribuição – De acordo com o certificado concedido pela XII Edição do Prêmio Vip, o Banese Card foi lembrado entre as empresas de maior destaque de Sergipe “pelo seu desempenho e contribuição para o processo de desenvolvimento econômico do Estado em 2016”.

FGTS – A Caixa Econômica Federal pagou, até o dia 21 de junho, cerca de R$ 37 bilhões para trabalhadores nascidos entre janeiro e novembro beneficiados pela MP 763/2016.

Número – O número de trabalhadores que já sacaram os recursos das contas do Fundo referente à MP 763/2016 superou 22,1 milhões e representa  79,7% das  27,7 milhões de pessoas nascidas no período de janeiro a novembro. O valor pago representa 84,8% do total de recursos para todo o país (R$ 43,6 bilhões) disponíveis pela MP 763/216.

Números estaduais –   No estado de Sergipe, mais de 94 mil trabalhadores já sacaram os recursos disponíveis nas contas inativas até o momento. O valor injetado na economia chegou a R$ 119.893.070,65 milhões.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ojardelito   minha vida é um eterno "rindo pra não chorar"

www.twitter.com/InesBrasilTV   Na boca e quem não presta, ninguém vale nada.

www.twitter.com/BonifacioCartun   — Essa semana tudo vai ser diferente.
                                                                 — Que nada! Vai ser a mesma porcaria de sempre.

www.twitter.com/diegodacosta   Lembre que você é a média das 5 pessoas que mais convive. "Diga com quem andas que direi quem és." Mais ou menos isso. Cuidado!

www.twitter.com/eduardoamorimse   Para onde a gente vá, precisamos levar a nossa coerência conosco.

www.twitter.com/AntonioSamarone   Hoje está difícil saber se é a medicina que comanda a farmácia ou a indústria farmacêutica que comanda a medicina.

DO LEITOR

“Pista quebra carros”, buraqueira em rodovia Monte Alegre para Porto da Folha
E-mail recebido, com o vídeo abaixo: “Veja o que pode fazer para denunciar a buraqueira na pista. É na rodovia sentido Monte Alegre para Porto da Folha. Ainda pensa que está administrando este Estado…isto é uma vergonha, não tem condições dos carros passarem. E a pista quebra carros…”  O blog acha que a rodovia é a SE-230.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Nenhuma moralidade se pode fundar a partir da autoridade, mesmo que a autoridade seja divina.” Alfred Jules Ayer, educador e filósofo britânico, morreu em 27 de Junho de 1989 (n. 1910).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais