Águas mansas

O governador Jackson Barreto (PMDB) terá dias calmos, de bons ventos e águas mansas pras bandas da Assembleia. Ontem, ao visitar o Legislativo para ler a mensagem anual do Executivo, o peemedebista foi saudado por uma folgada maioria governista, tendo recebido do presidente e amigo Luciano Bispo (PMDB) a garantia de apoio do Parlamento “para fazer o melhor por Sergipe”. Portanto, Jackson deverá ter uma relação das mais confortáveis com o Legislativo, diferente do antecessor, o saudoso Marcelo Déda (PT), que enfrentou no segundo mandato uma oposição majoritária e virulenta. O bom relacionamento entre os poderes é ótimo para o Estado, mas esta comunhão de interesses não pode ser confundida com submissão. Portanto, os deputados precisam levar em conta que um Parlamento disposto a defender os interesses da população não deve se transformar numa Casa do amém, curvando-se a todos os caprichos do governador de plantão.

Grana no bolso

O governo começa a pagar amanhã a folha de pessoal. Os servidores da Educação serão os primeiros a botar a grana no bolso. Na quinta-feira vai receber quem trabalha nas demais secretarias e órgãos estaduais. Por fim, na sexta serão pagos os vencimentos dos aposentados, pensionistas e servidores da Saúde, autarquias e empresas.

Caluniador

O promotor eleitoral Henrique Ribeiro Cardoso representou ao Ministério Público Federal para denunciar por crime de calúnia o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PMDB). Segundo a representação, ao acusar dirigentes do PSB de falsificarem a assinatura dele, o peemedebista tentou ludibriar o aparato investigativo do Judiciário. O promotor também pediu, e foi atendido pela juíza eleitoral Lidiane dos Santos Andrade, o arquivamento do processo por falsidade ideológica movido por Sukita contra três dirigentes do PSB.

Pré-candidato

Faltando quase dois anos para as eleições municipais, o Partido Verde já definiu seu pré-candidato a prefeito de Aracaju. Reunido ontem, o diretório do PV em Sergipe decidiu que seu presidente estadual, Reinaldo Nunes, é o pré-candidato à cadeira ocupada hoje pelo prefeito João Alves Filho (DEM). Em 2012, o dirigente verde foi o menos votado para a Prefeitura da capital, obtendo apenas 9.035 sufrágios ou 2,98% dos votos. Tomara que não repita o fracasso em 2016!

Sem medo

O secretário da Segurança Pública, Mendonça Prado, lamenta o fato de os bandidos terem perdido o receio de se confrontar com a Polícia. “Existe uma série de fatores que acabam intimidando os agentes da lei. Um deles é o ordenamento jurídico, que pune severamente os policiais quando estes agem com mais energia, mesmo quando o fazem para defender a sua própria integridade”, explica Prado.

Contra o reajuste

O Fórum em Defesa da Grande Aracaju vai ajuizar ação contra o exagerado reajuste do IPTU cobrado pela Prefeitura da capital. Segundo o presidente da entidade, José Firmo, a idéia é suspender a cobrança “porque o aumento foi muito elevado, ferindo frontalmente os princípios do Direito Tributário e penalizando a parte frágil na relação, que é o contribuinte.”, revela.

IPTU desagrada

Empresários ligados ao Fórum Empresarial de Sergipe também se reúnem hoje para discutir uma possível ação judicial contra o exagerado reajuste do IPTU de Aracaju. Será a partir das 12h30, no Hotel Aquárius, na Orla de Atalaia. Durante a reunião, o empresário Ancelmo Oliveira passa a presidência do Fórum para Alexandre Porto, ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe.

Mais preparadas

Estudo elaborado pelo Sebrae, em parceria com o Dieese, mostra que as mulheres estão se preparando cada vez mais para entrar no meio empresarial. O percentual de proprietárias de pequenos negócios que tinham ao menos iniciado o ensino médio saltou de 39,3 para 55% nos últimos 10 anos. Entre os homens, o crescimento foi um pouco menor, saindo de 26,4 para 38,5%. Em Sergipe o número de mulheres que se dedicam à atividade empresarial passou de 69 mil em 2001, para 96 mil em 2011.

Abra o olho

A cada 15,9 segundos ocorre uma tentativa de fraude através do roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios. Segundo o Indicador Serasa Experian, entre as tentativas de golpe, a principal é a emissão de cartões de crédito obtidos com identificação falsa ou roubada. A telefonia foi responsável por 42,3% do total de tentativas de fraude registradas em janeiro passado.

Eleições na pauta

A oposição sergipana se reúne quinta-feira em Aracaju sob a liderança do senador Eduardo Amorim (PSC). As eleições municipais do próximo ano são o principal assunto da pauta. A idéia dos líderes oposicionista é se reunir sempre na última quinta-feira de cada mês para colocar os assuntos políticos em dia e definir estratégias de combate às ações do governo.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 31 de agosto de 1919

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais