AJU: dos aliados ao maniqueísmo eleitoral

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O atual bloco de sustentação do governo Jackson Barreto foi fortalecido com a vitória nas eleições de 2006, para o governo estadual, elegendo Marcelo Déda. De lá para cá, o embrião deste bloco, formando pelas lideranças de Déda, Jackson, Valadares, Edvaldo Nogueira,  entre outros, entre outros foi mantido, com a entrada de alguns e a saída de outros. Porém, o embrião central, mesmo aos trancos e barrancos nos bastidores sobreviveu as tempestades. A pior deles foi com a entrada em 2010, do grupo de Amorim, que foi passageira, mas ninguém pode negar que ajudou na reeleição de Déda naquele momento e em contrapartida Eduardo Amorim foi eleito senador.

Neste período pré-eleitoral as noticias sobre possíveis rompimentos voltam à tona. E o foco seria a eleição em Aracaju. O blog volta a analisar, dos três pré-candidatos, apenas Zezinho Sobral pode não ser candidato realmente. Já Edvaldo e Valadares Filho consolidaram suas pré-candidaturas e têm legitimidade para levá-las a disputa.

Na ânsia de agradar o governador, alguns amigos mais próximos estão se aproveitando para levantar mágoas do passado, principalmente com o senador Valadares. Nem mesmo o gesto de desprendimento do senador de anunciar que não é candidato em 2018 surtiu efeito, porque estes “mui amigos” insistem que não se pode acreditar na palavra do senador. Ora, o senador tem credibilidade suficiente para cumprir o que diz sem assinar papel algum, tendo como alicerce uma carreira sem macula.

Se o eterno governador Déda estivesse vivo ele respeitaria a disputa interna no bloco, mas deixaria claro que no segundo turno, o palanque construído a duras penas nos últimos anos seria mantido. Ou seja, não estimularia boatos e fofocas para incitar a briga entre aliados nem agora, nem na campanha eleitoral.

E como ele sempre disse em seus discursos; a prefeitura não é do PT, não é do PCdoB, não é de qualquer outro partido. A prefeitura é do povo.

Resta saber se todos entendem que é um projeto de um grupo ou um maniqueísmo eleitoral.

No dia que golpe completa 52 anos, população vai às ruas contra retrocesso
Hoje, 31 de março, o golpe de 1964 completa 52 anos. Em todo país, a Frente Brasil Popular, realizará grandes mobilizações.  O ato terá como principais eixos: a defesa da democracia: Golpe Nunca Mais; Contra o ajuste fiscal: por outra política econômica e em defesa dos direitos: contra a reforma da previdência.

Ato em Sergipe
Em Sergipe a concentração do ato será às 15h na Praça General Valadão, o objetivo é reunir todos aqueles que lutam pela democracia seguindo em diálogo com a população até a Orlinha do Bairro Industrial onde a manifestação culminará com o show das bandas Samba do Arnesto, Trio Jaçanã e Plástico Lunar por volta das 19h.Ainda na concentração, diversas bandas e cantores também estarão dando o seu recado na defesa da democracia e dos direitos.

Defesa dos direitos
A Frente Brasil Popular foi criada em setembro do ano passado para defender os direitos e aspirações do povo brasileiro, a democracia e outra política econômica, a soberania nacional e a integração regional, ou seja, transformações profundas em nosso país. Diante dos atuais acontecimentos políticos do país a Frente vem realizado diversas ações em defesa da democracia e ido às ruas por acreditar que o processo de impeachment preparado por organizações de direta é um golpe e um retrocesso às conquistas que o povo brasileiro teve desde o fim da ditadura de 1964.

PDT está presente nos 75 municípios
O presidente do PDT em Sergipe, Fábio Henrique, ao lado de outras lideranças do partido, tem a perspectiva que as eleições de 2016 podem consolidar a força do partido no estado. O PDT está presente em todos os 75 municípios, sendo que em 62 são comissões provisórias e em 13 comissões executivas. E com uma assessoria jurídica dando suporte a todos os pré-candidatos.

SMTT informa que rótula do Caju ganhará mais 500 metros de área verde
Por meio da assessoria de comunicação a SMTT de Aracaju informou que ao contrário da nota publicada, denunciando que a rútula do Caju perdeu cerca de 50% da área verde, ao fim da obra de mobilidade urbana a área ganhará mais 501,97 m² de área verde que, somados aos 6.005,81 m² que existiam nos canteiros centrais da Rotatória serão 6.507,78 m².

Cadê os semáforos com temporizadores de Aracaju?
A cada dia que passa os semáforos com temporizadores estão sumindo oi quebrados em Aracaju. Com a instalação dos radares os temporizadores, principalmente para avanço de sinais deveriam ser obrigatórios. Em Brasília, chegaram a apresentar uma lei, mas está parada. Que tal um vereador ou deputado apresentar uma proposta semelhante? Os temporizadores ajudam em muito os motoristas mostrando o tempo restante para a mudança do sinal luminoso.

Salários atrasados de fevereiro em uma emissora
Engana-se quem pensa que o titular deste espaço publica com alegria que um determinado meio de comunicação está atrasando os salários. Pelo contrário, torce para que a situação se reverta, mas jamais ficará ao lado do patrão contra os empregados. Até ontem, 30, 10 (dez) funcionários de uma emissora não tinham recebido os salários de fevereiro. Os sindicatos da área – jornalistas e radialistas – estão sendo cobrados.

Encontros políticos na livraria Escariz da Avenida Jorge Amado
O fim de tarde no café localizado na livraria Escariz da Avenida Jorge Amado está virando um ponto de encontro de diversos políticos. Na terça-feira, por exemplo, passaram por lá, Robson Viana, Bosco Costa, pastor Roberto, Samarone, entre outros. Outro local de encontros de políticos, principalmente nas quintas-feiras e sextas é a churrascaria Sal e Brasa na orla.  Em meio a picanhas, maminhas e cupins, eles confabulam os acordos futuros.

Consórcio intermunicipal de habitação é a saída para Grande Aracaju
Uma excelente proposta foi abordada ontem, 30, na Câmara de Aracaju pelo vereador Max Prejuízo, PSB: a criação do consórcio intermunicipal de habitação. É a solução para resolver problemas dos grandes centros, como Aracaju,que dispõe hoje de poucas áreas de custo baixo para construção de casas populares.

Sonho da casa própria
E como a região metropolitana de Aracaju possui problemas semelhantes de falta de habitação a saída é ótima. “O grande sonho de quem mora de aluguel é ter a casa própria. Percebemos que para as camadas populares, para as pessoas de baixa renda, está cada vez mais difícil realizar esse sonho. Hoje, só tem acesso à moradia quem tem capital e a maioria dos terrenos estão concentrados nas empresas da construção civil”, disse Max.

Fundo  intermunicipal
O projeto apresentado por Max visa ainda fomentar a política de formação de reservas de terras públicas destinadas à construção de moradias em consórcio intermunicipal, criar um fundo intermunicipal de recursos para a construção da política habitacional ora prevista, ter a participação da iniciativa privada na construção das moradias populares, diminuir o déficit e fortalecer a política habitacional de cada município integrante do consórcio, objetivando a manutenção da população no seu município de origem. O PL foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e tramita nas demais comissões.

Título de Cidadão Aracajuano
No próximo dia 05 de abril às 16h, o jornalista, professor, músico e compositor Álvaro Müller, natural de Alagoinhas-BA receberá o título de cidadão aracajuano, em solenidade na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), após propositura feita pelo vereador Lucas Aribé (PSB). O profissional atualmente trabalha como coordenador de Assessorias de Imprensa do Grupo Tiradentes e atuou como professor no curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes, auxiliando na formação de futuros profissionais. É casado com a consultora de RH, Thaís Cabral e pai da pequena Vitória.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo será comemorado no dia 02 de abril e para marcar a data, o vereador Lucas Aribé (PSB) realizará uma Sessão Especial no dia 01 de abril, sexta-feira, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) às 9h. Essa iniciativa serve para conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Prefeitura informa pagamento da folha de março
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), informam o calendário de pagamento da folha do município referente ao mês de março: 31/3 – Estatutários ativos da administração geral e educação. Aposentados e pensionistas da administração geral; Até 07/4- Aposentados do magistério;08/4- Saúde ( ativos ) e administração indireta;O prazo de conclusão de toda a folha da PMA é até o dia 12.

Não conseguiu regularizar
Em janeiro, em entrevista a imprensa, o prefeito João Alves disse que no máximo até março voltaria a regularizar o pagamento dos servidores dentro do mês. Não aconteceu o calendário vai até o dia 12. Será que o IPTU não deu o retorno esperado? A inadimplência aumentou por conta de dois rejustes consecutivos?

Nada de salários em Telha
O Prefeito Domingos Neto, da cidade de Telha, não repassou até o dia de ontem o duodécimo da Câmara de Vereadores, também não quitou o pagamento dos servidores do município referente ao mês de fevereiro/2016. Cadê o dinheiro dos meses de fevereiro e março de 2016. A cidade esta abandonada, infelizmente nem o TCE, nem o MP, tomam providências, apesar das inúmeras denuncias nada tem sido resolvido. A paciência do povo acabou.

Sergipeprevidência realiza Censo Funcional junto a força tarefa
Na terça-feira, 29, o Sergipeprevidência iniciou uma sua série de visitas aos Poderes e Órgãos Constituídos para a apresentação do Censo Funcional, que será realizado a partir do final do primeiro semestre deste ano. A ida também serviu para a entrega dos dados do Instituto, a exemplo do cálculo atuarial de 2015 e dos números relativos ao déficit previdenciário.

MPE
A primeira reunião foi realizada na terça-feira, 29,  no Ministério Público, junto ao desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, que se mostrou totalmente satisfeito com a iniciativa. “A Previdência do Estado foi vítima de uma falta de planejamento e eu fico feliz de ver este tipo de iniciativa sendo feita. Estamos nos comprometendo a formar uma força tarefa para coibir fraudes e fiscalizar o regime.”

TCE
Já nesta quarta-feira, 30, o encontro foi realizado no Tribunal de Contas do Estado, com o presidente Clóvis Barbosa, que também se colocou à inteira disposição do Instituto para abrir as portas do órgãos fiscalizador, a fim de auxiliar nas atividades do Censo. Ele afirmou que “é importante que todos estejam juntos e integrados para solucionar a problemática da escassez de recursos do Regime Próprio de Previdência Social em Sergipe”.

Novas visitas
As reuniões continuam nesta quinta e sexta. Ainda serão visitados os dirigentes da Polícia Militar, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça. O Censo Funcional será realizado a custo zero, totalmente pago pelo Governo Federal, e pretende catalogar e entender a situação de servidores ativos, inativos e pensionistas de Sergipe.

Prática da ilegalidade
A proposta do processo de impeachment que se discute na câmara Federal, o Ex-Deputado Jorge Araujo (PSD) destaca declarações do jurista sergipano Cesar Brito quando diz que “não se constrói a democracia com a prática de ilegalidade” e que “não defendo o Estado de Direito Democrático pela metade”.O ex-deputado que é Secretário Geral do PSD/SERGIPE, também faz ressalvas a alguns deputados federais do partido que defendem o impedimento da Presidente.

Momento
Jorge Araujo lembra que o PSD foi criado a nível nacional como base do Governo Federal, e em Sergipe a sua implantação teve a coordenação do Governador Marcelo Déda. Não defendemos ilegalidades, mas entendo que o afastamento da Presidente neste momento, sem as acusações para tal em nada ajudará o país neste momento de crise, diz Jorge Araujo.

Atitude
Quanto à decisão do PMDB de se afastar do governo, mesmo tendo de respeitar as decisões daquele partido, acho muito estranho que depois de participar durante muitos anos do governo e de suas decisões, decide agora pelo afastamento. Já não se faz mais partidos como antigamente, concluiu.

SMTT ganhará mais 73 profissionais
A Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), anuncia a convocação de 73 profissionais que irão somar com as ações da SMTT, que compõe a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Mesmo com algumas desistências, 127 aprovados já assumiram suas funções e a inserção dos novos convocados para analista e agente de mobilidade urbana, permitirá o reforço nos trabalhos da área.

Compromisso
Para o secretário municipal do Planejamento, Igor Albuquerque, o compromisso da gestão é de modo constante otimizar e investir no serviço público. "A administração se mostra preocupada com a questão da mobilidade urbana da capital e percebe a importância de absorver novos agentes. O prefeito autorizou a convocação e essa é mais uma prova de como a gestão valoriza a promoção de concursos públicos no intuito de fortalecer o quadro de efetivos do município", justificou o gestor.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Da série aqui pra nós: quando as pessoas dizem eu sei que assassinato é errado, elas sabem que é errado ou apenas acreditam fortemente nisso?

www.twitter.com/requiaopmdb  Impeachment com crime de responsabilidade não é golpe. Mas sem crime de responsabilidade é golpe apesar da globo . Psico informacão?

www.twitter.com/jsantana61  O maniqueísmo formou duas facções (uma à direita muito pior do que a outra) e isso interdita o debate. Para que perder tempo? Tô fora!

www.twitter.com/cartamaior  Pare tudo o que estiver fazendo ou eles vão parar o resto de nossas vidas.Nesta quinta-feira, decida o seu destino e a sorte do país na rua.

www.twitter.com/genetonmneto  Depois de meditar profundamente, cheguei à seguinte conclusão: se Hulk pode jogar na seleção, posso ser secretário-geral da ONU.

DO  LEITOR            

Clarkson Moura: Eis a solução do genial Galvão:

"Bem, Amigos!

Após analisar o ótimo desempenho da Seleção do vitorioso Dunga, cheguei a seguinte conclusão.
Se nossa 'Pátria de Chuteiras' atuar, só e somente só, em partidas amistosas, tem tudo para se perpetuar no topo do 'ranking' da FIFA.
Diante dessa verdade inquestionável, pergunto-lhes:
Para que o Brasil insistir em participar das competitivas 'Copa do Mundo' e 'Copa América', edições vindouras, se já foi encontrado o caminho menos traumático e mais fácil de voltarmos e continuarmos a ser os melhores do Planeta, no 'esporte-bretão'? Não é mesmo?!
Ufa!  Heureca!
Por fim, se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, solto meu tonitruante grito:
Avante! Seleção de Ouro!"

ARTIGO

Nasce uma esperança no SUS em Sergipe por Antônio Samarone

A interiorização das ações de saúde e saneamento (PIASS), na gestão de José Machado de Souza, final da década de 1970, foi à última experiência consistente de saúde pública, no âmbito da Secretária Estadual de Saúde.

A saúde em Sergipe, nos últimos 30 anos, teve a infelicidade de ser conduzida sob a égide dos interesses partidários e eleitoreiros, em três longas e penosas experiências. Ao final de cada gestão, não se avançava na qualidade dos serviços prestados a população, contudo, o gestor elegia-se o deputado federal mais votado e tornava-se uma liderança política.

Na última dessas aventuras, curiosamente durante o “governo das mudanças”, o modo petista de governar desmontou a rede básica; aparelhou o controle social, desmobilizou os servidores, com o uso do critério de adesão política para a escolha das chefias e gerências; levou a relação com os servidores para estado de beligerância permanente; e operou os recursos financeiros de forma perdulária. O próprio governador Marcelo Déda, num momento de desespero, foi levado a assumir pessoalmente as responsabilidades com a Saúde.

Com a posse de Jackson Barreto uma surpresa, a gestão da saúde foi entregue a um “outsider”, um engenheiro agrônomo, Zezinho Sobral. Sem a pretensão de realizar uma reforma sanitária, sem verdades prévias, humildemente, procurou os trabalhadores da saúde para pedir apoio e trabalhar em parceria, ocupou as gerencias com técnicos, pois freios no descontrole financeiro, desmontou os comitês políticos, botou o pé na estrada, e foi tentar consertar o que parece não ter mais jeito. 
Claro, muita coisa continua funcionando mal, o atendimento continua precário, falta isso, falta aquilo, mas muita coisa já melhorou. Não é fácil montar uma rede de serviços descentes a partir da situação encontrada. A bagaceira era grande. Contudo, os ventos começaram a soprar noutra direção.

Zezinho Sobral precisou deixar a Secretaria, e aí surgiram as especulações: quem seria o substituto? Para a minha surpresa e contentamento, o Governador anunciou hoje o nome de Conceição Mendonça, uma enfermeira, sem padrinhos políticos, sem sobrenome famoso; uma técnica, legitimada pela competência e compromisso com a coisa pública, sem ambição de ser chefe politico, sem ambição de enriquecimento, uma devota do serviço público, uma servidora do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem sabe não seja esse o caminho? A Saúde que não deu certo em mãos dos coronéis da política pode ter encontrado o seu caminho na gestão profissionalizada, técnica, centrada no planejamento e no fim dos desperdícios com o dinheiro público.  

Mais textos do autor:http://blogdesamarone.blogspot.com.br/

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“É a eterna juventude deste mundo o fato de nascer de novo em cada novo ser.” Christian Morgenstern, poeta e escritor alemão, morreu em 31 de Março de 1914 (n. Em 06 de Maio de 1871).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais