AJU: IPTU e o estrago administrativo

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Algo de errado ocorre na administração João Alves Filho. O caso do IPTU, onde as  cobranças da primeira parcela e da cota única já foram prorrogadas por várias vezes (a última agora para o dia 27), fruto da demora na entrega dos boletos (e também pelo sistema na Internet) mostra que pela primeira vez o prefeito de plantão não conseguiu nem mesmo cobrar o imposto que todo mundo se prepara para pagar no início do ano.

Um dos problemas é a tentativa da PMA passar que não ocorreu reajuste e sim o imóvel foi valorizado. Ora, o melhor era assumir que a base de calculo estava defasada e ponto final. O problema passa pela necessidade de um escalonamento com um reajuste anual menor, já que a população, principalmente a classe média, não tem culpa da defasagem na planta de valores. É preciso lembrar também que nos últimos anos imóveis foram supervalorizados a preços irreais e desde 2014 vive-se um marasmo na área que só passará quando os imóveis voltarem aos valores reais. Tem gente mostrando nas emissoras de rádios que o reajuste somente este ano chegou a 100%. E olha que continuará no decorrer dos próximos anos.

Foi humilhante e triste ver pelas redes de televisão e ouvir pelas emissoras de rádios contribuintes enfrentarem uma enorme fila na Secretaria municipal da Fazenda porque não receberam seus boletos e não conseguiam ter acesso a cobrança pelo site da Prefeitura.

O prefeito João Alves conseguiu quase a unanimidade nos últimos dias. Até mesmo assessores mais próximos, quando consultados, reconhecem o erro para cobrar um simples imposto. A celeuma, mesmo com o reajuste, seria bem menor se a cobrança ocorresse normal como nos últimos anos.

João Alves deveria vir a público. Pedir desculpas aos contribuintes e toma as providências cabíveis.

A celeuma do IPTU este ano causou um estrago administrativo enorme e expôs uma incompetência nunca vista para cobrar imposto.

Falta de gestão
Pelas redes sociais, o deputado federal Valadares Filho (PSB), que foi o principal adversário de João Alves na eleição de 2012 escreveu que foi um absurdo as últimas medidas da PMA sobre o IPTU."O que a população sofreu na véspera do prazo final do vencimento, com filas enormes na Secretaria Municipal de Finanças, site fora do ar, boletos não encaminhados às residências externou uma total falta de gestão e desorganização administrativa”, registrou.

Reação das entidades
Valadares Filho escreveu ainda que acha justa a reação de algumas entidades empresariais e da sociedade organizada contra o reajuste abusivo do IPTU.  “Os brasileiros já pagam uma carga elevada de impostos e da forma como a prefeitura vem conduzindo esse processo de aumento do imposto, causou uma indignação que só tende a crescer entre os aracajuanos. É preciso mudar essa filosofia de que o único meio para fazer uma boa gestão é aumentar a receita e para isso penalizar a população."

Banco do Nordeste divulgará balanço patrimonial
A Superintendência Estadual do Banco do Nordeste em Sergipe realizar uma  coletiva para a imprensa na próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro, às 16h, no auditório da Superintendência Estadual de Sergipe.

Números
Na oportunidade, o superintendente estadual do Banco, Saumíneo Nascimento, apresentará os números locais do balanço patrimonial de 2014. E por meio de videoconferência, a Diretoria Executiva do Banco do Nordeste divulgará os resultados globais.

PEC da Bengala: AMESE pede apoio de bancada contra proposta
O juiz Gustavo Plech, presidente da Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe -, durante esta semana vai conversar com os deputados federais que fazem parte da bancada sergipana na Câmara Federal para expor a preocupação da magistratura de Sergipe e do resto do país com a Emenda Constitucional n° 457/2005, em trâmite na Câmara dos Deputados, que eleva a idade de aposentadoria compulsória no serviço público de 70 para 75 anos. A PEC da Bengala, como é vulgarmente conhecida, impede a renovação dos quadros do tribunais e engessa a carreira.

PEC contra a carreira
A Amase, em consonãncia com a  AMB – Associação dos Magistrado Brasileiros – aponta seis aspectos negativos da PEC n°  457/2005: tendência à estagnação da jurisprudência dos tribunais brasileiros; do engessamento da carreira; da possibilidade de – ao contrário do que se defende – ocorrer um incremento das despesas com a previdência pública, em virtude do fomento às aposentadorias voluntárias por tempo de contribuição; de o Brasil ser um país de instituições novas, as quais, em especial as instituições jurídicas, precisam, para sua natural evolução, também, de constante evolução do pensamento de seus integrantes. E de a proposta contrariara reiterada posição do Parlamento no sentido da necessidade de renovação dos quadros da Magistratura e do Ministério Público, como forma de legitimar o exercício de suas funções, em consonância com o Sistema Republicano.

Nota de Pesar
Por intermédio da sua assessoria de comunicação, o senador Eduardo (PSC-SE) enviou nota de pesar referente ao falecimento do ex-presidente e vereador suplente de Itabaiana Heleno de Acioli. O ex-vereador vinha passando por complicações no fígado e veio a falecer na noite da última quinta-feira, 19, no Hospital Universitário, em Aracaju.

Nota de Pesar II
“Foi com muito pesar que recebi a notícia sobre o falecimento do irmão itabaianense, Heleno Tavares de Mota, mais conhecido por Heleno de Acioli. A cidade serrana com certeza está em luto por ter perdido um ser tão aguerrido e que obteve em sua vida vários mandatos contribuindo com a política itabaianense. Em sua segunda candidatura foi vereador mais bem votado do município e se tornou Presidente da Casa Legislativa por cinco vezes. Na última eleição, foi candidato a vereador e ficou como suplente pelo nosso Partido, o PSC. Desejo que Deus conforte sua família e amigos”.

Produtora sergipana fará filme tendo como base a bíblia
É bem verdade que a bíblia é um dos livros mais antigos e vendidos no mundo. Nela são encontradas todas as respostas da vida, servindo assim para muitos como um verdadeiro manual de instruções já que suas palavras, além de serem vivas, se renovam com o passar dos tempos. Buscando atrelar essa essência, a produtora Chama Viva Filmes, estará lançando em breve a sua terceira produção cinematográfica: “Seja como For”. Uma média metragem que promete incutir na sociedade a importância de conhecer as escrituras sagradas verdadeiramente.

Origem
“Muitas pessoas buscam saber qual é a origem da bíblia, qual a sua verdadeira utilidade e como ela deve ser compreendida. No filme, Seja Como For, todos esses questionamentos serão respondidos sem a pretensão de falar sobre religião, mas, levando consigo, uma mensagem de esperança e fonte de vida para todos aqueles que vêem as escrituras sagradas como uma das maneiras de Deus se comunicar com a humanidade”, afirmou o diretor Marcos Melos.

História
Ainda segundo Melo, a obra contará a história de Diego (Vitor Guilherme), um jovem estudioso e leitor aficionado que é apresentado às escrituras sagradas tendo assim sua vida transformada por completo. Além, da história real de uma mãe (Wania Macêdo) que perdeu sua filha ainda criança e encontrou na fé forças para seguir a caminhada. “Um dos diferencias deste média metragem é que os telespectadores poderão perceber que é possível colocar em prática o que está escrito na bíblia de uma forma fiel e criativa, já que ela tem o poder de corrigir e ensinar a humanidade”, avalia o diretor.

Gravações
Referente ao processo de gravações, o diretor da Chama Viva Filmes disse que estas serão produzidas na cidade de Aracaju. Afirma ainda que durante as preparações das filmagens todos os atores e atrizes estão tendo aulas de dicção, expressividade, além de receberem acompanhamento pastoral.

Qualidade
“Queremos fazer algo com qualidade. É por essa razão que estamos usando todos os recursos viáveis que temos para mostrar que Aracaju tem potencial de sobra para fazer belas produções”, diz Melo. Seja Como For conta com o apoio da Reveste, Salão Clássicos e Studio Jane Angélica Fotografias.

Chama Viva Filmes
Em 2013 a produtora lançou a Web Série Cristã ‘Coração Marcado’ a qual foi disponibilizada na versão em DVD e na plataforma do Youtube, alcançando assim um total de 20.795 visualizações. Já em 2012, o Chama Viva Filmes lançou também o primeiro filme cristão “Caminho do Tempo” gravado e produzido em Sergipe.

PELO TWITTER

www.twitter.com/SergioLuiz_SE  Não adianta nova legislação se já não cumpre existente. Eduque as  crianças e não precisará punir adultos. Nada mais velho!

www.twitter.com/ThalesBrandao  Trabalhe para viver e não viva para trabalhar. #empreendedorismo.

www.twitter.com/DjCello  “O homem, antes de tudo, é um homem."

www.twitter.com/Edson_Bomfim  @Georg_Magalhaes Dida Araújo sacrificou parte de sua vida para ajudar na construção do sucesso da TV Sergipe.

www.twitter.com/igormangueira  Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier! E se o que vier não for bom, não se conforme. Tente outra vez!!

www.twitter.com/lukinhasdj  Chuva, raios e trovões… e me enganaram dizendo que as águas que fechavam o verão vinham em março.

www.twitter.com/chicoandradef  A mídia é fantástica:Todos reclamando contra prazo e valores do IPTU.Aí,a prefeitura aumenta o prazo.Ah!que felicidade,parabéns,prefeito.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A vida se contrai e se expande proporcionalmente à coragem do indivíduo.” Anaïs Nin, escritora francesa, nasceu em 21 de Fevereiro de 1903 e morreu em 1977.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais