Aju, pesquisas e rejeições

0

O blog continua defendendo que pesquisas eleitorais serviam apenas para consumo interno dos partidos e candidatos. Que seja proibida a divulgação durante o ano eleitoral. A divulgação das pesquisas eleitorais é mais um erro do já malfadado sistema eleitoral brasileiro que necessita de uma reforma urgente. Mas a classe política não tem interesse e por isso a cada eleição, por omissão do Congresso Nacional, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, decide uma regra nova, já que os parlamentares não querem fazer a sua parte.

Voltando as pesquisas. Na divulgada ontem, 02, do Dataform em Aracaju, chama a atenção os índices altos de rejeição dos pré-candidatos Almeida Lima, Rogério Carvalho e João Alves. Sendo que o ex-governador é compensado com o primeiro lugar tranquilo na pesquisa.

É fato que as pesquisas de intenção refletem um momento e faltando seis meses para o 1º turno o quadro será alterado, com certeza, principalmente na intenção de voto. Com o início do horário eleitoral os candidatos vão disputar de 20 a 30% dos votos do eleitorado ainda indeciso ou que não tem intenção definitiva de voto.

Porém, os índices de rejeição são decisivos para qualquer candidatura. No caso de João Alves que já administrou Aracaju, por uma vez e Sergipe por três vezes, os índices de rejeição são normais. Já os índices dos deputados Almeida Lima e Rogério Carvalho devem servir para uma análise mais minuciosa da assessoria dos dois.

Os índices de rejeição mostram uma radiografia conceitual de parte do eleitorado com algum candidato. Reduzir os índices de rejeição é uma tarefa bem maior do que aumentar os índices de intenção de voto. E os marqueteiros sabem disso.

É preciso ousadia e alterar o perfil do candidato junto a uma parcela do eleitorado. Uma tarefa árdua e sem tempo a perder.

Amnésia do pupilo de Renan Calheiros
E o pupilo de Renan Calheiros em Sergipe, aquele que foi motivo de chacota na imprensa nacional com diversos apelidos, resolveu que este ano será oposição. E agora critica o quem passou na Prefeitura “e fez avenidas pequenas”. E ele, que passou também pela prefeitura? Fez quantas avenidas largas mesmo? O pupilo de Renan, assim como Rolando Lero, da Escolinha do professor Raimundo (com todo respeito a Chico Anízio), pensa que o povo tem amnésia como ele.

Mundinho e Piranha unidos em Itabaianinha
E o deputado estadual, Raimundo Vieira, o Mundinho da Comase, do PSL, e o suplente de deputado federal do PPS, Raimundo Guimarães, o Piranhas, almoçaram ontem, 02, em Aracaju e selaram um acordo para a eleição municipal em Itabaianinha este ano: entre os dois, quem tiver melhor nas pesquisas será o candidato da oposição que enfrentará o atual prefeito Joaldo Lima de Carvalho, do PSDB. A união dos dois era tentada há algum tempo sem sucesso, mas deste vez os correligionários dos dois políticos conseguiram que Mundinho e Piranhas definissem uma união no município.

Haddad cita Déda como renovação
Em entrevista publicada no jornal O Estado de São Paulo, nesta segunda-feira, 2, Fernando Haddad, o pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PT, lembra que o ex-presidente Lula sempre usa o governador Marcelo Déda como referência de renovação na política. Segundo o ex-ministro de Lula e Dilma, o ex-presidente o convidou para participar do ‘vento de renovação que o Brasil está experimentando em algumas regiões'. Haddad llembra que Lula cita sempre Marcelo Déda, além, de Eduardo Campos, Cid Gomes, Sérgio Cabral. “Ele gosta de falar dessa geração de governadores”, diz o pré-candidato na entrevista.

Maria Mendonça fala sobre Hora do Planeta
A deputada Maria Mendonça em entrevista ao Programa Espaço Aberto apresentado por Eduardo Abril na Rádio Capital do Agreste, agradeceu a participação de todos que engajaram-se no movimento "A Hora do Planeta 2012" na Praça General João Pereira no último sábado."A Hora do Planeta é uma iniciativa importantíssima que chama a atenção para uma causa, mas é preciso continuar, não basta fazer isso durante uma hora e sim sempre em nosso dia-a-dia. Parabéns ao povo de minha terra que pelo segundo ano consecutivo participa e mostra o nível de conscientização e preocupação com o planeta em que vivemos", enfatizou Maria.

Rompimento com Zé Teles
Maria ainda falou sobre a nota publicada na Coluna Plenário do jornalista Diógenes Brayner onde segundo o mesmo ela estaria rompida com o seu irmão Zé Teles."Essa nota não é pertinente, ela não é verdadeira. Ela inexiste.Primeiro não tenho nenhuma inimizade com meus irmãos. Família é coisa sagrada, eu tenho isso em minha mente. Pra mim meus irmãos representam tudo na minha vida. Não seria uma eleição, não seria qualquer coisa desse mundo que me faria romper com Zé Teles", disse Maria. (fonte: www.capitaldoagreste.com.br)

Negociação
O vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ontem, 02, para propor a reabertura de negociação entre a categoria dos trabalhadores da enfermagem e a Prefeitura de Aracaju, com a intermediação de uma comissão de vereadores.Entende o Dr. Emerson que a mesa de negociação contemplou todas as categorias, que a maioria delas chegou a um acordo, mas a enfermagem não. E a greve desta categoria não pode se manter argumentada na falta de negociação.

Concurso da Seed
E agora? O concurso para o magistério estadual foi um sucesso. As provas não tiveram nenhum incidente, mesmo envolvendo o número de cerca de 32 mil pessoas. E quem torcia contra, como é que fica? De parabéns a Seed e a Seplag pela organização do concurso.

Reservatório na Barra
Uma obra orçada em R$ 4,9 milhões vai dobrar a capacidade de reservação de água na Barra dos Coqueiros a partir deste ano. Com a construção de um novo reservatório de 250 m³, em Jatobá, e a ampliação da Adutora existente, a Deso garante o pleno atendimento da demanda reprimida, viabiliza o crescimento e expansão imobiliária desta importante cidade litorânea.

Demanda
Isso porque o atual sistema de distribuição de água, que tem capacidade para atender aos 30 mil habitantes, poderá suportar a demanda crescente de até 60 mil moradores. O trabalho de otimização do serviço de abastecimento iniciou em fevereiro deste ano com prazo para terminar nos próximos quatro meses.

Pura ironia: carro que invadiu Bar Coqueiral tinha o adesivo “Trânsito seguro quem faz é você”
O carro que invadiu parte da frente do Bar Coqueiral no final de semana por conta da embriaguês da motorista tinha o adesivo no vidro do fundo: “Trânsito Seguro quem faz é você”. Imagine se o dono do veículo não gostasse da campanha…

Gandula em rede nacional
Ontem, foi exibido em diversos telejornais da rede Globo o gandula que tirou em cima da linha, aos 48 minutos do 2º tempo, o gol do Sergipe contra o Guarani de Porto da Folha. A sorte do gandula foi que o Sergipe ganhou de 1 x 0 (o gol  foi exibido ainda no domingo, no Fantástico). O ex-deputado Jorge Araujo disse que vai continuar lutando para que exibem sempre os gols de Sergipe como ocorre com os campeonatos de outros Estados e não apenas nas finais ou em fatos inusitados como no caso do gandula.

IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste
Estão abertas as inscrições para o IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste. O evento, que acontece no próximo dia 25 de abril, em Fortaleza, tem como objetivo promover a troca de experiências e o nivelamento de profissionais de comunicação e cultura de entidades públicas.

Palestrantes
Promovido pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom), o Fórum chega a sua quarta edição trazendo nomes como a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, e o jornalista Luís Nassif,  diretor da Agência Dinheiro Vivo e comentarista televisivo.

Temas
Serão discutidos assuntos como assessoria de imprensa e mídias digitais, comunicação integrada e planejamento, além da temática blogs corporativos e jornalísticos.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.forumcomunicane.com.br . As vagas serão destinadas, preferencialmente, a profissionais de comunicação ligados a instituições governamentais, da administração direta e indireta.

O Adeus a Roberto Becker
Um dos maiores improvisadores da música, cantor, compositor, repentista, fez de tudo na música principalmente no estilo Seresta/Romântica além de vários jingles para candidatos a cargo eletivo, mas foi mais um injustiçado pelas gravadoras da época, se destacou em 1970 com a música "Distante de Maceió" no compacto simples com o título "Roberto Becker e os Goldens Lions", residia aqui em Aracaju e Maceió. Faleceu no último domingo, deixa viúva filhos e netos. Clique no link e assista entrevista do "Programa Entre Amigos" gravada em Dez/2009
http://www.youtube.com/watch?v=QnqgWz3iaj4&feature=related

Otorrinolaringologia I
O Instituto São Brás de Otorrinolaringologia, estará promovendo entre os dias 4 e 5 de Maio no Auditório João França Santana da Sociedade Médica de Sergipe – SOMESE o 1 ° Encontro Científico do Centro de Implante Coclear do Instituto São Brás e o 1° Encontro de Pacientes Implantados de Sergipe.

Otorrinolaringologia II
O evento tem coordenação do Prof. Dr. Ronaldo Carvalho e da Dr. Arlete Granizo. O evento é apoiado pela Fundação Otorrinolaringologia, Serviço de Otorrinolaringologia  do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe e Sociedade Sergipana de Otorrinolaringologia. O encontro contará  com a presença de especialistas de renome nacional.  Inscrições gratuitas pelos telefones 3211 4576/32114517. Vagas limitadas.

Nota de pesar: Tropical se solidariza por vítimas de acidente no trânsito
A Transporte Tropical externa sua tristeza com o acidente ocorrido, na noite de ontem, 02, envolvendo um ônibus da Transporte Tropical e um da Viação Modelo, que vitimou uma pessoa e deixou outros feridos. A Tropical, que prestou assistência às vítimas, é solidária à família do senhor José Américo Gonçalves, de 62 anos, que estava como passageiro no ônibus da Tropical e, lamentavelmente, faleceu. A empresa iniciou um luto de um dia, junto com seus colaboradores, pela vítima do acidente, e ainda por outras pessoas que foram atingidas pelas fatalidades no trânsito em geral este ano em Aracaju, e reforça a sua defesa pela direção defensiva.

Dia 20: reformas do Parque dos Cajueiro e calçadão serão inauguradas
A restauração do Parque Governador Antônio Carlos Valadares, popularmente conhecido como Parque dos Cajueiros, e a reforma do calçadão da Avenida Beira Mar. A definição da data de entrega das melhorias ocorreu na tarde de ontem,2, quando o governador Marcelo Déda esteve reunido com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, no Palácio de Veraneio, debatendo uma série de temas relacionados à capital sergipana.

Agenda técnica
"Tratamos de assuntos administrativos. Estamos construindo uma agenda de reuniões técnicas nos grupos de trabalho que já existem entre Município e Estado, considerando especialmente algumas obras que o Estado tem no município e outras que estamos realizando em Aracaju também em parceria com a Prefeitura", ressaltou o governador, referindo-se aos grupos de trabalho que vêm tratando da Saúde na capital e das obras do PAC I e II, nos bairros Santa Maria e Coqueiral.

Cronomograma
Segundo Déda, entre as melhorias tratadas na reunião estavam a duplicação do viaduto do Detran, a ligação da BR-235 à avenida Santa Gleide e o Parque da Cidade, além das questões pertinentes ao sistema de Saúde do Estado. "Nós acertamos um cronograma para agora na segunda quinzena de abril para que nós tenhamos reuniões técnicas com os vários grupos de trabalho que já estão funcionando, mas que nessas reuniões serão presididas por mim e pelo prefeito", concluiu Déda.

Avanços
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a reunião foi extremamente positiva e logo irá resultar numa série de boas novas para os aracajuanos. "Tratamos de assuntos administrativos, dando continuidade para avançarmos cada vez mais nessas obras", concluiu o prefeito.

Semana Santa gastronômica no Quality
A tradicional feijoada das sextas-feiras do Quality Hotel Aracaju dá lugar a um almoço especial na Sexta-Feira da paixão, no dia 6. O Restaurante Kaju terá um exclusivo buffet de peixes, mariscos, bacalhau, entre outros frutos do mar e demais opções de carnes brancas, com mais de 26 itens para saborear incluindo belas saladas e deliciosas sobremesas. Já no Domingo de Páscoa, a atração será um belo de café da manhã temático, repleto de chocolate, pães fresquinhos e grande variedade frutas, sucos e opções de pratos quentes. Há descontos na compra de pacote família no ato da reserva, que pode ser feita pelo telefone 2107-4350. Localizado ao lado do Shopping Riomar, o Quality Hotel Aracaju é um investimento da Celi Empreendimentos Hoteleiros administrado pela Atlantica Hotels.

‘Cuidados de Enfermagem para Tratamento de Feridas’ é tema de curso
Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais os conhecimentos de Enfermeiros e Graduandos em Enfermagem, o Hospital Primavera realizará no próximo dia 09 de abril, segunda-feira, um curso de ‘Cuidados de Enfermagem para Tratamento de Feridas’. A iniciativa será no Auditório do Hospital Primavera e terá como palestrante Janaina Sampaio Furtado, Estomaterapeuta pela UPE, Assessora Técnica Norte/Nordeste da BBRAUN. Janaina ministrará o tema “Biofilme – efeito das comunidades bacterianas na cicatrização de feridas”. O curso é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 2105-2582 (falar com Maria Aila). Vagas limitadas.

Copa Fenen-SE: Salesiano é vice-campeão
O Colégio Salesiano continua se destacando no karatê em Sergipe. Desta vez sua equipe foi vice-campeã na Copa Fenen-SE, com a participação de 11 atletas. O evento foi realizado no Colégio Aplicação, numa organização dos professores Macedo e Gilmar, e reuniu cerca de 15 escolas e 120 atletas. A equipe do Colégio Salesiano tem como professor o atleta Yoacan Jocélis, que já ganhou diversos títulos em nível nacional e internacional.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Anselmocosta_Se  Estão confundindo política com politicagem. A política está acima de mandato, a politicagem é o uso da política para si próprio.

www.twitter.com/edivarjunior  A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita. Bom Dia!!!!

www.twitter.com/79opaulino  Paciência.. discernimento.. tolerância.. caridade.. enfim centrar as ações em sintontia com Deus #boasemana aos twitteiros!!

www.twitter.com/laysmillena  Semana Santa é presente de Deus para refletirmos sobre o sacrifício de Jesus por cada um de nós! Que saibamos aproveitar cada dia!

www.twitter.com/cleoness  Bons tempos quando a semana santa era feriado a semana inteira… E olhe que não sou de rezar muito… Mas,Deus é grande assim mesmo…!

www.twitter.com/AndersonDefon  Estão querendo dizer que quem nunca fez nada, agora é o bom. Produto velho em embalagem nova, eu não caio nessa.

www.twitter.com/susanevidal  Silêncio na sala de aula… Todos concentrados na prova de Telejornalismo!!! É o tipo de aula em que eu só observo… Dá para notar claramente quem estudou e quem espera a "voz do além"!!!

DO LEITOR

Projeto de Danilo e sugestões para Emmanuel Nascimento
Do leitor Bonfim Filho: “Parabéns ao vereador Danilo Segundo pela iniciativa, muitas vidas foram ceifadas, muitas mães e pais ainda choram a perda dos seus filhos, muitos padrastos (padrasto sim) irresponsáveis deram este presente de grego aos seus filhos, muitos comerciantes inescrupulosos mentem na hora da venda, em meio a tudo isso, o patético vereador Emmanuel Nascimento ironiza dando uma de defensor do bolso do cidadão, quando questiona o valor que o Detran cobra para emplacar estes ciclomotores, como se não tivesse nada para fazer. Sugestões de projetos para Emmanuel Nascimento fazer: 1) as receitas médicas só devem ser emitidas pelos médicos utilizando-se de computador, pois muitos cidadãos levam para casa o remédio errado em função dos atendentes das farmácia não entender os garranchos dos médicos; 2)as calçadas das lojas do centro comercial da nossa cidade deve atender a um padrão de altura, pois o que se ve hoje são verdadeiras montanhas disfarçadas de calçada, imagine os deficientes para se locomover?; 3) obrigar a SMTT implantar abrigos decentes para os usuários de transporte coletivo e por fim Instituir concurso público para o quadro de servidores da Câmara Municipal de Aracaju”.

Calçada do antigo hotel Beira Mar
E-mail recebido: “Um absurdo o que eu vi esse final de semana, passando em frente ao antigo Hotel Beira Mar, fiquei estarrecido, o proprietário do referido hotel levantou uma parede na calçada deixando de calçada uns 80 cm, e ainda por cima plantou umas palmeiras imperial, vc. já imaginou quando essas palmeiras crescerem por onde os pedestres vão passar? e esse muro teve a permissão da EMURB? duas pessoas não poderão cruzar pela calçada uma terá que descer para rua, alguém terá que dar uma explicação para esse absurdo”.

Uma mera coleta de digitais. Desvio de função nos CEAC`s
De um agente administrativo devidamente identificado: “É incrível como alguns assessores de comunicação conseguem minimizar problemas. Nesse caso específico, a assessoria da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Orçamento (SEPLAG) do Governo de Sergipe. Os servidores fazem uma denúncia fundamentada a um site de notícias com bastante credibilidade e o governo, no contraponto, afirma que não existem problemas e ainda menosprezam as atividades questionadas. Pois bem, esse texto é para maximizar o problema, ele é grave, os servidores aprovados no Concurso Público para Administração estão lotados nos Centros de Atendimento ao Cidadão e executam atividades para outras secretarias, para órgãos da esfera municipal e federal e até para empresas privadas (Energisa). E, ressalte-se, muitas das funções desempenhadas são específicas, regidas por lei, para outros cargos, como é o caso do Papiloscopista, num claro e inquestionável DESVIO DE FUNÇÃO.Num breve resumo das atividades, para melhor entendimento, os servidores insatisfeitos promovem uma série de mobilizações em prol de melhorias, são recebidos em reunião pelo secretário de estado, uma série de medidas são acordadas e, algum tempo depois, quase nada foi cumprido (incluindo a não devolução do dinheiro descontado numa paralisação). Eles continuam insatisfeitos, iniciam uma série de estudos sobre seus direitos e travam uma luta pela execução deles. Durante as pesquisas, um montante de "aparentes" erros é encontrado e, uma vez que o diálogo não rendeu resultados, houve o consenso sobre a importância da publicidade deles (os erros) através da imprensa sergipana.De forma a publicizar, sinteticamente, alguns dos vários erros existentes, não existiram critérios para distribuição dos aprovados no concurso entre os CEACs e as outras secretarias; o trabalho vai até os sábados (ultrapassando às 30hs/semanais previstas no edital do Concurso); nenhuma norma regulamentadora do Ministério da Saúde (MS), para os que trabalham com digitação (NR-15 e NR-17), são aplicadas; o nível de barulho dentro dos órgãos ultrapassa o nível médio aconselhável pelo MS; faltam materiais básicos de higiene como papel toalha e detergente; existe uma clara tentativa de encobrir erros com mudanças de atribuições dos servidores no novo plano de cargos e salários; e, as ações mais graves, o exercício de funções que se contrapõem ao nosso edital, que correspondem as ações de outros cargos e a absurda disparidade salarial e de benefícios existentes entre os servidores dos respectivos órgãos e os executores, nos CEACs, do mesmo trabalho.Pelo entendimento da gravidade, a execução de atividades não previstas no edital do concurso (SEAD 2007); o pseudo-empréstimo para outros órgãos, inclusive de outras esferas e até empresas privadas; a baixa remuneração comparada a do servidor do órgão de origem; o claro desvio de função; e a clara tentativa de empenhar novas atribuições através do novo plano de cargos e salários; recebem o merecido destaque neste texto. No edital do concurso da SEAD (2007) não constava, no anexo relativo às atribuições dos cargos, a execução de tarefas relativas ao atendimento ao público, conforme consta nas atribuições do esboço do novo plano de cargos e salários no quadro de atribuições funcionais, numa espécie de tentativa de regularização de situação. Dentro dos CEACs, os servidores possuem senha de acesso aos programas de execução de serviços relativos ao órgão em que estão prestando serviços, estando sujeitos a todas as regras e penalidades previstas aos servidores do órgão de origem. Numa breve pesquisa pela internet, claramente se vê editais para o provimento de vagas de Técnicos do INSS, INCRA, TRE e do Ministério do Trabalho, com atribuições específicas e salários iniciais absurdamente acima dos valores recebidos pelos servidores que executam grande parte dos serviços deles (em alguns casos trabalham em conjunto) nos CEACs. Os oficiais administrativos lotados no IPES saúde (administração indireta) na sede recebem uma gratificação quase 60% superior a dos servidores que executam o mesmo serviço nos Centros. No box da prefeitura municipal de Aracaju, os servidores, oficiais administrativos, emitem notas fiscais avulsas. Na defensoria pública, os servidores dão apoio às ações e execuções dos defensores públicos, num trabalho de relativa complexidade e de remuneração incompatível a qualquer oficial ou técnico administrativo que trabalhe no meio jurídico. Alguns órgãos de origens, a exemplo da SMTT, receberam a pouco tempo grandes reajustes, independente do trabalho ostensivo ou de escritório, num aumento que não foi repassado para os oficiais dos Centros. E por fim, a Secretaria de Segurança Pública…A Segurança Pública é o local onde, segundo a assessoria de comunicação da SEPLAG, não existe DESVIO DE FUNÇÃO e os servidores executam uma MERA COLETA DE DIGITAIS (segundo reportagem da INFONET de 29/03/2012). Pois bem, numa breve pesquisa sobre a importância da coleta datiloscópica durante a emissão de documentos oficiais, a MERA COLETA DE DIGITAIS é considerada de suma importância como ferramenta para aperfeiçoar a Segurança Pública. Como argumento básico, a identificação biométrica se faz eficaz pelo simples fato da identificação através do nome não garantir a individualização de um ser humano (já que existem homônimos) e assim permitir a correta identificação do indivíduo, em especial, em casos de elucidação de executores de ações criminosas. Mostrada a relevância da COLETA DE DIGITAIS e observando-se a importância dada a elas pela SEPLAG quando as classifica como coisa simples, sem valia, uma MERA COLETA, concluímos que é perceptível o descaso por parte dos que permitem que servidores executem ações de forma não compatível com a necessidade. Continuando a pesquisa, é possível encontrar no site da própria SEPLAG, uma tabela de vencimentos que apresenta o cargo Papiloscopista, sem, no entanto, dar publicidade as atribuições específicas. No site da POLITEC do Mato Grosso (http://www.seguranca.mt.gov.br/politec/legislacao/lei_8321.htm) é possível encontrar as atribuições específicas desse cargo, na área civil. Segundo esta legislação, as atribuições perpassam a MERA COLETA DE DIGITAIS seguindo para todas as etapas da confecção do Documento de Identidade Civil, bem como, da Emissão de Atestados (como o de Bons Antecedentes). O que caracteriza um MERO e claro DESVIO DE FUNÇÃO, ou não?Para concluir, os servidores informam que reiniciaram o processo de mobilização e vão lutar o máximo que puderem para ver os seus direitos aplicados; que no novo Plano de Cargos e Salários lutarão contra o enquadramento como Técnico Administrativo comum; que a luta é pela regulamentação do Técnico Administrativo do CEAC, com atribuições e vencimentos diferenciados face ao serviço que executam; e que desejam que o SINTRASE discuta com seus filiados, lute por eles e, enfim, saia da MOROSIDADE”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
  
Frases do Dia

"Aprendi que amadurecer dói, mas o fruto pode ser bom”. Maria Clara Machado, autora, diretora de teatro e atriz brasileira que nasceu em 03 de Abril de 1921.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários