AJU: serviços importantes podem ser paralisados

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog recebeu ontem uma lista com diversos serviços prestados por empresas a Prefeitura de Aracaju que estão com atrasos nos pagamentos de até quatro meses.

Os secretários das pastas culpam a falta de repasse. Um dos exemplos mais gritante é na Secretaria de Defesa Social e da Cidadania, comandada pela competente Georlize Teles. Uma das que será afetada é a Guarda Municipal que vem prestando um serviço importante no combate a violência. Por enquanto, o blog vai preservar o nome das empresas.

O mais estranho é que o prefeito João Alves Filho vem conseguindo desagradar até os aliados mais próximos. O titular deste espaço vem conversando com alguns auxiliares – que já foram próximos do prefeito – e hoje dizem que estão distantes e que até mesmo o diálogo administrativo está paralisado.

Estes auxiliares, quando falam do marasmo, escutam de alguns poucos que tudo vai melhorar a começar pela licitação do BRT ainda este ano.

Como morador de Aracaju a torcida é que os serviços não cessem, mas é preciso uma ação urgente. Antes que o caos seja instalado.

Sobre as visitas dos candidatos a presidente da Câmara dos Deputados
A título de esclarecimento aos leitores: Aracaju recebeu ontem, 14, as visitas de dois candidatos a presidente da Câmara dos Deputados, um do PMDB e outro do PT. O blog não participou das coletivas. Uma razão simples: são farinhas do mesmo saco e defendem apenas os interesses corporativistas. Algum deles assumiu o compromisso de cortar privilégios dos deputados? Pirou, foi Cláudio Nunes.

Tobias Barreto: prefeito ainda deve limpeza pública de 2012
O blog recebeu ontem, 14, documento comprovando que o prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino tem dividas de 2012. Uma delas refere-se a prestação de limpeza pública do ano de 2012. A oposição já está reunindo provas do descaso financeiro da Prefeitura.

Aperipê: patrões podem assumir Fundação pública. Sindicalista alerta sociedade
O presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral, está preocupado com a notícia de que o PSB indicará para a

Na foto , Fernando Cabral faz um apelo ao dirigente patronal para o fechamento da data base da campanha salarial em 2010, ato realizado na porta da Fundação Aperipê de Sergipe.

 presidência da Aperipê, Messias Carvalho, presidente do Sindicato das Empresas de Comunicação em Sergipe (SINERTEJ), ou seja, o sindicato dos patrões.

Sistema público nas mãos das oligarquias da comunicação
“Se for verdade, é  colocar o Sistema Público de Rádio e Televisão de Sergipe nas mãos das oligarquias da comunicação sergipana”, disse Cabral. Pare ele é preciso fortalecer a FUNDAP e valorizar os trabalhadores da mesma. "O governo Jackson Barreto precisa destinar parte da verba de publicidade do estado para viabilizar de fato as transformações que nossas emissoras públicas precisam", declarou o dirigente classista Cabral.

Blog vai esperar anúncio oficial
O blog não vai analisar neste momento a possível mudança na Fundação Aperipê porque não teve anúncio oficial. Prefere esperar.

Valmor despacha com novo presidente da Deso
Ontem, 14, o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa Bezerra se reuniu com o Presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, Carlos Fernandes de Melo Neto, a fim de discutir o andamento das obras que estão sendo executadas pela empresa.

Obras do PAC
O presidente da Deso expôs a situação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do PAC Prevenção Seca, que contempla a ampliação das adutoras do Alto Sertão, Sertaneja e do sistema de abastecimento de água dos municípios de Itabaianinha, Tomar do Geru e Umbaúba, além de outras ações desenvolvidas atualmente pela Companhia de Saneamento.

Positiva
De acordo com Valmor Barbosa, a reunião foi pontuada por aspectos bastante positivos. “Realizamos despachos rotineiros, nos inteiramos do estado situacional de todas as obras, entre elas as que se encontram com pendências na sua execução e iremos elaborar novas estratégias para um melhor acompanhamento das ações”, frisou.

Ritmo dos serviços
O secretário acrescentou que o principal objetivo é aumentar ainda mais o ritmo de execução dos serviços “É de interesse do Governo do Estado que as obras sejam concluídas nos prazos estabelecidos, a fim de que os sergipanos possam usufruir o quanto antes dos seus benefícios. Não pouparemos esforços para resolver as pendências encontradas, bem como daremos celeridade em todas as ações estruturantes realizadas pela Deso”, afirmou.

Macambira: mudança de lado de vereador gera série de boatos
E em Macambira continua a polêmica por conta da mudança de lado do vereador Cosme Pereira, conhecido como “Bezerro Louco”, que votou contra o colega de partido, o PSD, na eleição da Câmara. Moradores fizeram até apostas sobre a conduta do vereador. O caso chamou a atenção não só da imprensa, mas do Ministério Público.

Edital de patrocínio do BNB
Faltam duas semanas para o encerramento das inscrições do edital de patrocínio do Banco do Nordeste. Os projetos podem ser de cunho institucional ou mercadológico e devem ocorrer no período de abril a dezembro de 2015.  Os interessados devem acessar o portal da instituição (http://www.bnb.gov.br) ou o link http://bit.ly/13derHe  até o dia 31/01. O valor máximo de patrocínio por projeto será de até R$ 120 mil.

Federação tem mais de uma década que participa da Feira de SE
A Feira de Sergipe de já se tornou uma referência do Estado, tornando-se uma das principais atrações do mês de janeiro em Aracaju. Ela entra na sua décima sexta edição cheia de personagens interessantes, que vem acompanhando o evento há muitos anos. É o caso da FAPISE – Federação Apícola de Sergipe, que já possui mais de uma década de feira.

Parceria
“São 12 anos participando do evento, essa é sucesso total, especial, uma das melhores feiras que participei”, diz José Ivanilson Tavares, presidente da Federação. A FAPISE aproveita para divulgar seus produtos, realizar negócios e abrir mercado. No estande é possível encontrar mel, própolis, pólen, cera, mel com favo e até pinga com mel.“Muitas pessoas têm visitado o nosso estande, tem o povo da terra, mas a maioria dos clientes da feira é turista”, explica Ivanilson. A Federação é formada por 23 associações e uma cooperativa, com mais de três mil apicultores envolvidos.

Colaborador da Celi na São Silvestre
A construtora Celi acredita que o esporte é uma excelente maneira de ter uma vida mais saudável e faz questão de apoiar os colaboradores que se interessam pela prática esportiva.Um exemplo disso é Iraildo José dos Santos, colaborador que atua nos canteiros de obras da Celi há mais de 10 anos e durante todo esse tempo recebeu incentivo da construtora para a prática do atletismo.

Colaborador da Celi na São Silvestre II
Mais uma vez a construtora Celi apoiou Iraildo Santos que participou da 90ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em São Paulo no último dia do ano de 2014. Essa é a 10ª vez que Iraildo participa da competição levando o nome de Sergipe e da Construtora Celi à mais tradicional corrida de rua do Brasil.Com o retorno das atividades o colaborador e atleta fez questão de ir ao escritório central da Celi para agradecer pessoalmente Luciano Barreto, pelo apoio e patrocínio oferecidos para que ele pudesse participar da São Silvestre e de outras competições que foram realizadas ao decorrer do ano.

PELO TWITTER

www.twitter.com.br/clovis_silveira  Ironia: Os países que vendem armas para o mundo são os mesmos países que são responsáveis pela paz no mundo!

www.twitter.com.br/zehdeabreu O que conseguiram os assassinos? Que o rosto de Maomé da Charlie fosse o mais conhecido da história! #JeSuisCharlie #ChalieHebdo

www.twitter.com.br/Oswaldo_Vilela  Como diria meu bisavô: "Todo mundo honesto e minhas galinhas sumindo!"

www.twitter.com.br/epgranelli  A briga interna do PT em Sergipe já saiu do campo ideológico para o mercadológico. Uma questão de valor.

www.twitter.com.br/SauloCoelhoAju  Proteger o #pedestre no #transito ocupa qual posição na escala de prioridades da @SMTT_AJU, se é que ao menos é considerada de alguma forma?

www.twitter.com.br/Rafael_Salomao  Existem dois tipos de pessoas: as que dizem q sou boçal na rua e as q sabem q uso 4 graus

NOTA PÚBLICA

FITERT repudia indicação de Messias Carvalho para a presidência da Fundação Aperipê de Sergipe

A FITERT Federação dos Radialistas do Brasil  repudia veemente a indicação pelo PSB de Messias Carvalho para presidente da Fundação Aperipê de Sergipe. Messias é atualmente presidente do Sindicato das Empresas de Rádio Televisão e Jornais, sindicato patronal, o que gera uma grande contradição em relação à defesa dos direitos dos trabalhadores.

Em 2010 Messias Carvalho, que já era presidente do sindicato patronal, reagiu autoritariamente à manifestação de radialistas e jornalistas por melhores condições salariais, colocando seu programa no ar mesmo com a paralisação dos funcionários.
Para o presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe Fernando Cabral é preciso fortalecer a FUNDAP e valorizar os trabalhadores da mesma. "O governo Jackson Barreto precisa destinar parte da verba de publicidade do estado para viabilizar de fato as transformações que nossas emissoras públicas precisam", declarou o dirigente classista Cabral.

É evidente que Carvalho não está apto a negociar a partir dos interesses dos trabalhadores. Além disso, a FITERT, na defesa pela democratização da comunicação, não pode aceitar a indicação de um membro do sindicato patronal para a presidência de uma emissora pública. A indicação de Messias Carvalho significa colocar o Sistema Público de Rádio e Televisão de Sergipe nas mãos das oligarquias da comunicação sergipana.

ARTIGO

Associações de Moradores e sua missão  por Narcizo Machado*

Na enxurrada de denúncias quanto ao uso de entidades de caráter comunitário para suposta lavagem de dinheiro e uso político, eis que moradores do Conjunto Costa e Silva estão finalizando após várias assembleias com a participação da comunidade, a reorganização e legalização de sua Associação de Moradores, o ponto auge se dá em 27 de dezembro de 2014, com a eleição da nova diretoria.

Num grupo de redes sociais informo feliz a amigos, que fui eleito o presidente. Um deles crava a mensagem, "do jeito que presidente de associação é uma pessoa bem vista, boa coisa você esta fazendo".

Animador! Verdade, essa frase não me fez pensar em retroagir, mas me impulsionou a continuar firme junto com outros abnegados que tem o mesmo objetivo.

O nosso objetivo, é ter representatividade, voz e interlocução junto ao poder público.Empurrados para dentro de nossas casas  e apartamentos devido ao grande número de assaltos, os moradores do Costa e Silva não podem mais desfrutar, como em outras inúmeras comunidades, do convívio nas portas, nas ruas, da integração com os vizinhos.

A ausência de uma  educação voltada para a formação de cidadãos e cidadãs levou a sociedade ao individualismo, a busca da satisfatória e sonhada qualidade de vida, onde cada um realiza seu sonho burguês do bom emprego, da boa casa, da família formada, mesmo que todos os dias ao sair de casa passe por uma rua esburacada, espere o demorado ônibus num ponto abandonado, e ao voltar a noite para o lar leve seu animal de estimação para passear numa praça sem iluminação e depredada pela ação de vândalos e pela ausência de manutenção.

As associações de moradores como vários outros movimentos sociais tem por objetivo, representar o interesse coletivo de seus associados, lutar por melhorias no serviço público, integrar a comunidade e contribuir na formação de cidadãos e cidadãs mais participativos, mais coletivos, mais sociais, através da promoção do conhecimento sobre assuntos polêmicos, envolvendo a comunidade no debate sobre as drogas, o papel dos poderes públicos, a reforma política, a cultura e assim sucessivamente.

O problema da maioria das associações são dois,  lideres com objetivos pessoais e comunidades que não tomam posse do que lhe pertence por essência.

Minha maior alegria é ter uma diretoria formada por microempresários, funcionários públicos e da iniciativa privada. Um misto de moradores que já participam de eventos comunitários e outros que iniciarão agora. Pessoas que gozam do respeito da comunidade.

Temos um único objetivo, o bem comum. Para transparência iremos usar as redes sociais, a internet e o acesso livre a informações.Iremos em breve ao Ministério Público, para buscar as devidas orientações.Não será tarefa fácil para nós que trabalhamos, precisamos sustentar nossas famílias e temos tempo exíguo como muitos dos nossos vizinhos. Quem sabe a partir de nossos exemplos, outros despertem.

Seremos cobrados, questionados, pressionados, assim sonho que  minha comunidade faça. E buscaremos nestas atitudes a provocação para uma participação mais ativa de todos.

Recuperar a credibilidade dos movimentos comunitários será sem dúvida uma contribuição que iremos querer dar por obrigação.Mais que isso, fazer uma associação dentro de seus objetivos e da sua missão.

Quanto mais difícil fica a organização da sociedade civil, nos mais diversos movimentos, mais a historia precisa de cidadãos e cidadãs conscientes.Que da comunidade que tem nome de ditador, surja um bom exemplo de participação coletiva e democrática. Oxalá!

*morador do Conjunto Costa e Silva. E-mail: http://machado.narcizo@gmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase  do Dia

“Aquele que botar as mãos sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo.” Pierre-Joseph Proudhon, anarquista francês, nasceu em 15 de Janeiro de 1809 e morreu em 1865.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais