AJU: suplentes de vereadores na expectativa

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Dos atuais 24 vereadores de Aracaju oito são candidatos este ano.  Apenas três são candidatos a deputado estadual (Adelson Barreto Filho (PSL), Robson Viana (PMDB) e Nitinho (DEM), quatro a deputado federal (Daniela Fortes (PR), pastor Jony (PRB), Iran Barbosa (PT) e Dr. Emerson (PT). Já Emanuel Nascimento (PT) é candidato agora a primeiro suplente do candidato ao senado Rogério Carvalho (PT).

Suplentes candidatos – Três primeiros suplentes de 2012 são candidatos:Fábio Mitidieri (PSD) primeiro suplente coligação PSB/PSD/PRB; Matos, primeiro suplente coligação PDT/PTdoB e Samarone (PCdoB).

Pelo previsão do blog dos  possíveis eleitos e que estão disputando para valer nas eleições deste ano as chances são grandes para:

Bigode (PMDB) – Primeiro suplente da coligação PT/PMDB/PSDC/PHS em 2012.  É a coligação que tem mais vereador disputando este ano: Robson Viana (PMDB), Iran Barbosa (PT), Dr. Emerson (PT) e Emanuel Nascimento (PT). Só que no caso do último, Emanuel, se Rogério for eleito ele só precisa renunciar se tiver que assumir o Senado Federal no afastamento do titular.

   Quem tem mais chance para se eleger nesta coligação de 2012 na eleição deste ano é o vereador Robson Viana. Ou seja, Bigode pode encomendar o terno. Detalhe: o blog não conhece Bigode, mas admira o ato dele de mesmo conquistando o mandato com a possível eleição de Robson, manteve a fidelidade ao deputado estadual Garibalde. Política tem que ser assim, colocando a gratidão no lugar do interesse pessoal. Os outros suplentes desta coligação são: Júnior Pinheiro (2º) e Otávio Sales (3º).

Sargento Vieira (PR) – Primeiro suplente da coligação PSL/PR/PTC/PPL. Pode encomendar o terno com a eleição do vereador Adelson Barreto Filho (PSL) para a ALESE. Na coligação tem também a vereadora Daniela Fortes (PR) disputando uma vaga na Câmara dos Deputados. Será uma surpresa a eleição dela. Os outros suplentes da coligação de 2012 são: Pedrinho Barreto (2º) e Anderson Gois (3º).

Fábio Mitidieri (PSD) e Bertulino Menezes (PSB) –  Algo interessante nesta coligação formada em 2012 pelo PSB/PSD/PRB. Tem dois candidatos fortes a Câmara dos Deputados: pastor Jony (PRB) e Fábio Mitidieri (PSD).
O primeiro suplente da coligação é Fábio Mitidieri. O segundo é Bertulino Menezes (PSB) e o terceiro Mirian Ribeiro (PSD). Por exemplo: se for eleito os dois, Fábio e Jony, entra Bertulino. Se for eleito apenas Jony, Fábio Mitidieri assume o mandato de vereador.

Emília Corrêa (DEM) – A coligação foi formada em 2012 pelos partidos DEM/PTB/PTN. Tem apenas o vereador com mandato Nitinho (DEM), disputando a ALESE. Se ele for eleito assume a primeira suplente Emília Corrêa.  Juvêncio Oliveira e Jidenal Francisco são os segundo e terceiro suplente respectivamente.

Pela avaliação do blog a mudança na Câmara de Aracaju com a eleição deste ano será pouca. Aposta no máximo em quatro cadeiras.

Denúncias crimes eleitorais. Whatsapp: 8172-83-18
A Procuradoria regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) criou um novo canal para recebimento de denúncias da população, um perfil no aplicativo Whatsapp. Através do número (79)  8172-8318, a população poderá enviar denúncias com textos, fotos, vídeos e áudio.

Operação Alpes. Não os suíços, mas pela cordilheira de chocolate$
E o blog foi informado que a tem um importante órgão de investigação (desculpem a descoberta) em marcha com a operação “Alpes” num bairro de Aracaju. O blog descobriu que o nome sugestivo, não é por conta dos famosos “alpes suíços”, mas pela cordilheira de “chocolate$” que vem sendo distribuída para alguns do interior do Estado.

Cumbe: resquícios de práticas do coronelismo. Prefeito Marcelo Moraes
Em vários municípios do interior de Sergipe, principalmente pequenos, a campanha deste ano está servindo para mostrar resquícios de práticas de coronelismo de algumas lideranças até mesmo com aliados. Ontem, 16, por exemplo, em Cumbe, o prefeito Marcelo Moraes, que apoia Jackson Barreto, tentou impedir que carros de candidatos a deputado federal do grupo participassem da carreata, inclusive com ameaças. Tudo porque o candidato dele é Fábio Mitidieri. Marcelo teve que ser enquadrado pelas lideranças da coligação.

Banese Augusto Maynard: porta giratória gera problemas
O blog vem recebendo reclamações semanais de problemas com a porta giratório da agência do Banese da Avenida Augusto Maynard. Um leitor diário deste espaço por duas vezes sofreu constrangimento. Tirou tudo, chaves, celular e a porta continuou travada.  Só faltou ficar nu para passar na porta. Na próxima vez o cliente garante que ficará nu. Só assim será respeitado.

Rodízio para vigilantes terceirizados nas agências
Como o cliente reclamou uma vez ao vigilante que fica com o controle manual da porta giratória, ontem, 16, ele mas uma vez foi barrado. O mais interessante é que os “amigos” dos vigilantes são liberados sem problema. É preciso que a direção do Banese determine a empresa terceirizada o revezamento dos vigilantes para evitar o “apadrinhamento” até para passar na porta giratória.

SINDIJOR, OAB e CONAL promovem “debate”
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB-SE) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Seccional Sergipe (CONAL-SE), promovem amanhã, 18, a partir das 16h, no Auditório da antiga sede da OAB, localizada a Travessa Martinho Garcez, 71, Centro, o Encontro com os Candidatos a Governador de Sergipe.

Propostas
O evento tem por objetivo conhecer as propostas dos candidatos para as categorias de jornalistas e advogados, além de temas relacionados à Igreja e a sociedade. As entidades representativas dos jornalistas, advogados e da Igreja Católica também vão entregar aos candidatos um documento contendo as principais reivindicações das respectivas categorias profissionais e da Igreja.

Hospital de Propriá vira referência no Baixo São Francisco. Veja os números
O Hospital Regional São Vicente de Paula virou referencia da saúde no Baixo São Francisco em 2014. Somente no período de janeiro a agosto 2014 foram  cerca de 53 mil atendimentos, 134 mil procedimentos, 1.388 partos, 1065 cirurgias eletivas, 450 ortopédicas, 3.260 atendimentos ortopedia e 7.664 atendimentos na pediatria. O governo Déda encontrou a unidade sem funcionamento e alegria maior é que hoje os filhos de Propriá voltaram a nascer na cidade. Parabéns a toda diretoria e colaboradores que dão um exemplo de somação pela saúde dos mais carentes.

Senado: Professor Marques vem fazendo a diferença
O professor e ambientalista Marques, candidato ao Senado Federal pelo PCB, conseguiu emplacar na prática o slogan de campanha “Nesta eleição faça a diferença”. Marques conquistou um espaço grande entre os profissionais liberais e setores sindicais de Sergipe. Além do voto consciente, Marques vem defendendo propostas alternativas e viáveis para diversas áreas, principalmente o meio ambiente.

Vinicius Porto:campanha petista ao Senado é de baixo nível
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Vinicius Porto (DEM), lamentou em discurso a atitude do candidato ao Senado, Rogério Carvalho (PT), que, na visão do vereador, tem feito uma campanha de baixo nível com ataques pessoais. Segundo o parlamentar, em uma reunião realizada na noite dessa segunda-feira, 15/9, no comitê eleitoral do petista, Rogério teria feito diversas agressões verbais a adversária, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM).

Honra atingida
“Minha residência está localizada próxima ao comitê e ontem, como o som estava muito alto, pude ouvir todas as agressões verbais feitas por Rogério”, disse. Para Vinicius, as palavras do candidato atingiram diretamente a honra da adversária. “O que ele falou ontem, foi desrespeito a uma mulher sergipana. A mulher que é considerada a mãe dos pobres. O que ele falou não se faz. Não se fala de cidadão nenhum, muito menos de uma mulher que rodou todo o Estado e ajudou muito a população aracajuana e sergipana”, afirmou.

Audiência Pública no Aracaju Acessível
Hoje, 17, o Projeto Aracaju Acessível vai até o Bairro Santo Antônio, berço da Capital, para realizar uma Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana, às 19 horas, no Espaço Ricardo Sá, localizado na Praça Siqueira de Menezes, número 43, na Colina do Santo Antônio. Na oportunidade, Lucas Aribé discutirá o tema ao lado de representantes  da Emurb, SMTT e da Associação de Deficientes Motores de Sergipe (ADM). "Queremos ouvir a voz mais importante da cidade que é a da população. É a partir desse contato com vocês que podemos, através do trabalho legislativo, indicar ao Poder Executivo Municipal ações para melhorar a atual situação de Aracaju. Convidamos os moradores do Bairro Santo Antônio, assim como do restante da cidade", diz Aribé. A programação completa do projeto está no site www.lucasaribe.com.br.

ADPESE promove reunião com candidato Eduardo Amorim
A Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe – ADPESE promove hoje, 17, uma reunião com o candidato Eduardo Amorim, que disputa o cargo ao Governado de Sergipe pelo PSC/SE. O encontro ocorrerá às 15h, no Auditório do Hotel Aquários, e tem por objetivo ouvir as propostas de trabalho do candidato.

Jackson participou na segunda-feira
Na última segunda-feira, 15, foi a vez do candidato a reeleição, Jackson Barreto, do PMDB/SE ser ouvido por defensores públicos e lideranças de movimentos socias de comunidades carentes. O ciclo de reuniões teve início no dia 3 de setembro, com a candidata Sônia Meire, do PSOL/SE.

Contagem regressiva
Começa nesta quinta-feira (18) o V EMSEG, o Encontro do Mercado de Seguros, que segue até o dia 19 de setembro, no Iate Clube, em Aracaju. Este ano, o evento tem como tema “A evolução do setor de seguros no Nordeste” e vai discutir, através de palestras e debates, as novidades deste setor que apresenta excelentes perspectivas de crescimento. O EMSEG é uma realização do Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe (SINCOR-SE), que, este mês, comemora 25 anos de existência. Toda a programação do evento está disponível no site: http://www.sincor-se.com.br/emseg.

Yoacan Jócelis: títulos e mais títulos
No último fim de semana o atleta Yoacan Jócelis disputou outro campeonato brasileiro da Confederação de Semi Contato e se consagrou campeão de Kata e Kumite. “Isso demonstra o compromisso com o Estado e com a arte marcial Karate Do”, disse Yoacan agradecendo os apoios da SEEL, SEJESP “Bolsa Atleta”, Trimídia e a Kyoshi que foram essenciais para a sustentabilidade dele no esporte. A competição aconteceu em Gurupi (TO), nos dias 13 e 14 de setembro com a presença de cerca de 300 atletas.

Papel social do Banese
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) vem desenvolvendo uma campanha publicitária que ressalta a importância do papel social da instituição no Estado. Na primeira fase da campanha, o Banco mostrou o investimento que faz na Filarmônica Nossa Senhora de Conceição, de Itabaiana, entidade que há mais de dois séculos contribui para o desenvolvimento econômico e social e para a formação das crianças e dos jovens do município, através da música.

Instituições sociais
Na segunda fase da campanha, que teve início na semana passada e se encerra na próxima sexta-feira, 19, o Banese destaca que apoia outras 17 instituições sociais do Estado, que ajudam a cuidar das pessoas. Entre elas, a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Estado (Apada) e a Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia de Sergipe (Avosos).

Esporte e patrimônio público
Nas próximas inserções publicitárias, o Banese vai mostrar a sua participação no esporte e na preservação do patrimônio histórico e cultural de Sergipe. Segundo a Diretoria do Banco, investir em cultura e na inclusão social faz parte da missão do Banese, de promover o desenvolvimento sustentável do Estado.

Flamengo na Fonte Nova. Bate-volta com a FLACAJU
A FLACAJU está organizando um bate volta, para o próximo dia 28: Bahia X Flamengo na Fonte Nova, o 1º lote está sendo

 vendido por R$ 120,00, valor inclui Ônibus executivo com ar, TV LCD, DVD, banheiro, frigobar, cerveja, refrigerante, água e sorteio de brindes,  ingresso não incluso, saída pontualmente as 5:00 hs, do posto BR da Avenida Oviedo Teixeira, pontos de venda Bonaparte Riomar, Academia Beth Medeiros.  Organização Vitor Deda, Thalita Coutinho, Wilson Mendonça e Thiago Andrade. Informações pelos telefones: 9837-7755/9994-6218/9126-5222/9937-6367/9650-0003 e 3042-9620.

Revista Vitrine Santa Lúcia
Um projeto editorial pioneiro no mercado imobiliário circula em Aracaju em setembro. Trata-se da revista Vitrine Santa Lúcia, ideia concebida pelo setor de marketing da construtora Nassal e produzida pela sua assessoria de imprensa, a Comunicação VIP. Com 40 páginas e tiragem de 7 mil exemplares, o novo canal de comunicação da Nassal associa sua atuação pujante no Santa Lúcia aos comerciantes e costumes desta região.

Uma  vitrine do bairro
A revista traz um verdadeiro guia atualizado de onde comer, praticar esportes, passear e até traz uma entrevista com o padre Peixoto, conceituado pároco da igreja do Santa Lúcia. Cozinhas familiares, como a da pizzaria La Mamma e da doceria Doce Sabor, agora sob a administração da marca tradicional Casa da Baviera, estão na seção de gastronomia e são um convite à parte para se conhecer o  Santa Lúcia. Sexta-feira (12) a redação da Infonet recebeu a visita da assessora, Shirley Vidal, que trouxe as revistas e uma torta da Casa da Baviera para apreciação dos colegas.

Agenda
17 de setembro, quarta-feira. Dia da compreensão mundial.
Senegaleses dizem ser do Haiti para tentar ingresso no Brasil através da fronteira do Acre com a Bolívia e o Peru. Agentes da Polícia Federal estão atentos por causa do surto de ebola. O técnico Dunga convoca hoje a seleção brasileira. Amanhã, quinta-feira, a Escócia realiza referendo sobre sua independência em relação ao Reino Unido. Também amanhã Obama recebe na Casa Branca o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, para analisar a crise entre o país e a Rússia. E o IBGE divulga a PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Na sexta-feira, 19, o IBGE divulga o IPCA-15, a prévia da inflação oficial. No sábado, a Prefeitura de São Paulo realiza a Virada Esportiva, com 2.000 atividades.

Curtas
PSB QUER ABRIR O PRÉ-SAL AOS ESTRANGEIROS. /// SÃO PAULO VIVE SEGUNDA-FEIRA VIOLENTA. /// AÇÕES DA PETROBRAS E DE OUTRAS ESTATAIS GARANTEM BOVESPA EM ALTA. /// PAULO ROBERTO COSTA PRESTA DEPOIMENTO HOJE NA CPMI. /// JOAQUIM BARBOSA AFIRMA QUE REELEIÇÃO PREJUDICA SISTEMA POLÍTICO. /// BRASIL REDUZ FOME À METADE E CUMPRE META DA ONU.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Mundial de Voleibol
O Brasil perdeu a invencibilidade no campeonato mundial masculino de vôlei que se realiza na Polônia. Enfrentando os donos da casa, a seleção dirigida por Bernardinho foi derrotada por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 22/25, 14/25, 25/18 e 17/15, no “tie break”. Foi uma partida emocionante, bastante disputada, na cidade polonesa de Lodz. Hoje, o Brasil volta à quadra, desta feita para medir forças com o quadro da Rússia.

Ingressos para 2016
Os preços de  ingressos para eventos dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, variam de 40 reais a quatro mil e seiscentos reais.

Dunga convoca a seleção
O técnico Dunga vai convocar, hoje, os atletas que integrarão a seleção brasileira de futebol nos próximos amistosos. Dentre eles, merece destaque jogo que será disputado em Pequim, na China, contra a seleção da Argentina. É o superclássico das Américas.

Nilmar no Inter
O Internacional anunciou que fechou a negociação para contar com o atacante Nilmar.

Campanha positiva
Extremamente positiva a campanha do Confiança na fase de classificação da série D. Invicto, com 18 pontos, o Dragão teve um aproveitamento de 75 por cento nas oito partidas disputadas.

Oitavas de final
O Dragão está a quatro jogos do acesso à série C, um velho sonho dos proletários. O time vai enfrentar dois mata-mata. Se passar, estará nas semifinais, ao lado de outras três equipes, que também irão passar a disputar a série C.

Baixaria explícita
Briga feia entre dois dirigentes do São Paulo: Carlos Aidar e Juvenal Juvêncio. O primeiro (presidente), demitiu sumariamente o segundo (diretor de futebol). Acusações e xingamentos terríveis comandaram o vergonhoso espetáculo.

Panorama dos campeonatos
Série A – G/4 – 1. Cruzeiro – 46; 2. São Paulo – 42; 3. Internacional – 37; 4. Corinthians – 36.   Z-4 – 17. Criciúma – 21; 18. Coritiba – 20; 19. Bahia – 20; 20 – Vitória – 18.
Série B –   G/4 – 1. Avaí – 41; 2. Joinville – 40; 3. Vasco – 39; 4. Ceará – 38.  Z/4 – 17. Bragantino – 23; 18. Icasa – 20; 19. Portuguesa – 17; 20. Vila Nova – 14.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  Não se deixe levar pela guerrilha de palavras que estão fazendo aqui no Twitter com o objetivo de lhe confundir na escolha para Presidente.

www.twitter.com/emersonmaciel  Internamente … — se sentindo estressado

www.twitter.com/zehdeabreu  A não ser que aconteça outra hecatombe, #naovaiter2turno

www.twitter.com/emirsader  Aecio vai processar a Veja por abandono de incapaz.

www.twitter.com/Mmauriciolobo Discurso pífio da oposição, proposta sem alicerce e sem nenhum fundamento para combater as drogas, polícia é ação final e não meio.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Em São Paulo, mostra de filmes de terror em muro de cemitério atrai público cinco vezes maior do que o esperado. É o cinetério.

www.twitter.com/JoseRaimundos  Diminuir idade penal  nem resolve, nem ajuda, só piorará, estados unidos tem prisão pra 12 anos, resultado, 2,2 milhões de presidiarios…

DO LEITOR

Presença de Jackson e Rogério sacode Propriá
Por: Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios:    “Mostrando fôlego de jovem e muita disposição, o governador Jackson Barreto, após participar de carreatas em cidades de outra região (Tobias Barreto), sacudiu a galera de Propriá em um dos mais participativos atos públicos já realizados no município, no último domingo, conforme publicado no Jornal da Cidade, edição de 16/09. Acompanhado do candidato ao senado Rogério Carvalho, do ex-prefeito Renatinho, de João Daniel, de Paulinho Campos e de outras lideranças locais, JB reacendeu a esperança do povo ribeirinho de um novo governo ainda melhor que o atual. E vejam que o governador, em seu emocionado discurso, citou as seguintes realizações na atual gestão: reforma e ampliação de escolas, base do Samu, clínicas de saúde da família, pavimentação asfálticas de ruas, reforma do 28º batalhão de Policia Militar, reforma do mercado da carne, recuperação de rodovia que liga os povoados de São Miguel e Santa Cruz, implantação da rodovia que liga Japoatã à Propriá e enalteceu com bastante ênfase a gestão do Hospital Regional de Propriá, como referência no Estado de Sergipe, onde em apenas um ano fez mais de 2.500 partos e que os filhos de Propriá agora nascem no próprio município, deixando o superintendente  do hospital, Paulinho Campos, muito emocionado pelo reconhecimento público do governador. Afinal, segundo Paulinho, só  de janeiro a agosto do corrente ano, foram realizados na referida unidade hospitalar 53.437 atendimentos, 134.878 procedimentos, 4.550 cirurgias ortopédicas,1.165 cirurgias eletivas, 7.000 atendimentos de pediatria. Jackson Barreto, reeleito, prometeu ao povo presente ao ato, a instalação de um campus da UFS para os alunos propriaenses e da região do baixo – São Francisco.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“As coisas mais bonitas da vida são aquelas que você faz, não as que você tem”. Reinhold Messner, alpinista italiano (primeiro homem a escalar todas as montanhas com mais de 8000 metros do mundo), nasceu em 1944, comemora hoje 70 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários