Almeida, estilo Zen e a terceira intenção

Das duas uma: definitivamente ou o senador Almeida Lima leu muito sobre o budismo e incorporou o estilo zen de viver (que vai mais além de ser calmo e ficar a margem dos problemas), ou o peemedebista está agindo com a intenção, mais não com a primeira, com a terceira intenção, como analisou o filosofo Baltasar Gracián.

 

Os mais recentes atos e entrevistas de Almeida Lima mostram não apenas o político, mas um cidadão totalmente diferente da que “existia” há poucos meses. Deixou de lado não apenas a famosa vaidade, mas também o tom arrogante que o levou as grandes derrotas nas eleições de Aracaju. Quem não lembra do jornal alternativo Hora do Povo, bancado pelo senador por alguns anos. Na época Déda era prefeito de Aracaju e chegou ser chamado até mesmo de assassino por conta das mortes em postos de saúde (quem tiver exemplares deste jornal fará sucesso este ano).

 

Depois da eleição de 2008, onde Almeida Lima teve toda estrutura necessária para a candidatura a prefeito de Aracaju, ficando em terceiro lugar, o senador sabe muito bem o seu tamanho eleitoral hoje. Sabe que é senador por conta do apoio de João Alves e sabe que tem chances para se eleger deputado federal, mas jamais a senador. Até mesmo do lado de Déda, onde os “novos” aliados não incorporariam a sua campanha. É mais fácil os aliados incorporarem a campanha de Amorim do que a de Almeida Lima. Não é achismo, é fato.

 

O que pretende Almeida Lima, o sergipano só saberá daqui há dois meses. Se ele “adotou” realmente o estilo zen de viver, não mostrará ganância por candidatura alguma e poderá até mesmo deixar a vida pública, já que ele mesmo disse que atingiu a idade da reflexão.

 

Se por outro lado, Almeida Lima adotou o que escreveu Gracián, ele não só brigará para ser candidato, como também deve ter uma estratégia de má intenção. Nunca faz o que indica: despista, insinua-se com destreza e dissimulação e atua de maneira inesperada, sempre para confundir. Deixa passar toda primeira intenção e fica à espera da segunda e, ainda da terceira. Neste caso, Almeida Lima, mostrará que sua terceira intenção, apesar de negar pela imprensa, é ser ministro do governo Lula.

 

E como bem escreveu Gracián “a advertência decifra a real intenção e descobre as trevas revestidas de luz”. Mas, se por acaso, Almeida adotou o estilo Zen de viver, serve a frase do grande Jorge Amado: “O paraíso deve ser assim, descansar numa rede por toda eternidade”.

 

Gente maldosa

Deu ontem,10, na coluna de Cláudio Humberto: “O senador Almeida Lima (PMDB-SE) tenta substituir o atual presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, por um amigo que é, digamos, homem de negócios. Ou lobista, como preferem adversários maldosos.

 

Postos da Polícia Rodoviária Federal

E o telejornal da TV Sergipe de ontem à noite mostro algo grave: o fechamento do posto da PRF na BR-235, na fronteira com a Bahia. E mais: que o posto da PRF em Cristinapólis também será fechado por falta de pessoal. Pela reportagem o problema pode ser resolvido com 30 policiais (todos sergipanos) que trabalham em outros estados e tentam a transferência para SE. Será que a classe política de Sergipe não consegue um feito tão importante para a segurança do estado?

 

Adierson pode ser suplente de Albano

O empresário Adierson Monteiro foi convidado para ser o primeiro suplente na chapa de Albano Franco para o Senado Federal. Adierson Monteiro é filiado ao PSDB e tem um relacionamento pessoal com Albano há vários anos.

 

Uma ponte no meio do caminho

O governo anunciou ontem que a ponte Joel Silveira (Aju/Itaporanga) deve estar pronta no dia 24 de março. Há alguns meses em conversa com o secretário Valmor Barbosa este jornalista quis apostar que a ponte só seria inaugurada em abril. E será! Só para lembrar: a entrega da obra desta ponte já foi mudada por várias vezes.

 

Missa em Ação de Graças

O aniversário de 50 anos do governador Marcelo Déda será comemorado hoje sem muitos festejos. A noite a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, convidou os amigos para a missa em Ação de Graças que será realizada às 19hs, na Paróquia São Mateus, na rua 16, nº 53, no residencial Costa Nova 1, no bairro Aruana.

 

Derrubaram a última arvore da rua Laura Fontes

Uma cena lamentável para a cidade que se orgulha da qualidade de vida: ontem à tarde, às 16h30, a Emsurb, com dois caminhões fechou o trecho da rua Laura Fontes, próximo ao número 70 – importante via de escoamento do trânsito para quem vai das imediações do Batistão para o centro – para recolher o tronco e galhos de uma arvore cortada por um morador. Além do crime ambiental, o trânsito ficou caótico. Até quando?

 

Posse no PT

Amanhã, 12, às 18hs, no instituto Histórico e Geográfico de Sergipe será realizada a solenidade de posse da nova diretoria estadual do PT, que tem como presidente do diretório estadual, Silvio Santos.  Tomará posse também os membros do diretório municipal de Aracaju, que tem como presidente Usiel Rios.

 

Riachão do Dantas

Amanhã, 12, o pleno do TRE deve decidir se cassa ou não prefeito de Riachão do Dantas, Laércio Menezes. Três juízes já votaram favoráveis a cassação. O juiz Juvenal Francisco da Rocha pediu vistas para analisar o processo. Láercio tem que torcer para ter os votos dos três juízes para empatar a votação e levar para a decisão do presidente, Luiz Mendonça, através do voto de minerva.

 

Seminário Internacional no RJ

O deputado federal e presidente estadual do PSB, Valadares Filho participa de hoje, 11, até sexta-feira, no Rio de Janeiro de um seminário internacional que visa debater as experiências socialistas na China e de governos de esquerda em países capitalistas. Para o parlamentar o evento será uma forma de intercâmbio de informações e de conhecimento de como o socialismo vem se desenvolvendo em outros países.

 

Relações Internacionais

Segundo Valadares Filho, o evento, que é uma promoção do PSB e da Fundação João Mangabeira, servirá também para consolidar o relacionamento com os partidos irmãos de vários países. “Estamos fortalecendo a política de relações internacionais do partido”, disse, afirmando que o PSB tem como objetivo cada vez mais preparar seus quadros debatendo a situação de países, principalmente vizinhos, que são governados por partidos de esquerda.

 

Merenda escolar

A prefeitura de Japaratuba anunciou que vai cadastrar os agricultores do município que desejarem vender produtos alimentícios para a merenda escolar. Uma excelente medida, que deveria ser adotada por outras. Em Umbaúba, por exemplo, desde o início do ano passado que os agricultores estão vendendo seus produtos além do suco de laranja na merenda. Além de uma merenda saudável para os alunos, movimenta a economia municipal.

 

César de Oliveira faz homenagem a Aracaju

O repórter fotográfico César de Oliveira preparou um vídeo em homenagem a Aracaju com fotos tiradas por ele em diversas áreas da cidade. Vale a pena conferir: http://www.youtube.com/watch?v=uScKcQcGwq4

 

Motoqueiro na contramão

O Jornal da Cidade de ontem, publicou na primeira página um foto do repórter fotográfico Jorge Henrique de um motoqueiro na contramão em plena rua Itabaiana. Infelizmente este fato é corriqueiro e além da contramão vários motoqueiros usam os canteiros das avenidas para passarem de um lado a outro. Não respeitam as faixas de pedestres e sinais de trânsito. Por isso o grande número de acidentes com motoqueiros. E o pior: se o motorista reclamar corre o risco de arranjar uma briga.

 

ACESE Abre agenda de eventos 2010

Na próxima sexta-feira, 19, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE – dará início à agenda de eventos de 2010. As atividades do calendário anual serão iniciadas com a primeira edição do ‘Café com Negócios’ que terá como convidado o Governador Marcelo Déda. A previsão é de que uma semana depois aconteça a primeira edição do ano do ‘Almoço com Empresários’.A palestra do governador terá como tema a ‘Crescimento Econômico de Sergipe em 2010’.

 

Ano especial 

O presidente da ACESE Sadí Gitz está traçando novas metas para a agenda e ações deste segundo e último ano de seu mandato frente à ACESE. E segundo ele, abrir o calendário com a palestra do governador representa um grande começo. “Este é um ano especial, quando teremos uma nova edição do Prêmio Líderes e Vencedores, e temos grandes nomes em conversação para participar dos nossos almoços e cafés como palestrantes. Estamos abrindo com chave de ouro nossa agenda, afinal contar com uma palestra do Governador sobre os projetos do nosso

estado para o ano, é de grande importância para os empresários”, analisa o presidente. As edições de 2010 dos eventos da ACESE acontecerão no Mercure Hotel Aracaju Delmar e terão o apoio e patrocínio de diversos parceiros da ACESE, a exemplo do BNB, SEDETEC, Deso, Oi e Mercure.

 

1ª Biofábrica e laboratório de apoio tecnológico

O Sergipe Parque Tecnológico – SergipeTec, a Financiadora de Estudos e Pesquisas – FINEP e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo – SEDETEC firmaram convênio para implantação da primeira biofábrica de Sergipe e de um laboratório de apoio tecnológico. As ações vêm sendo executadas em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – EMDAGRO.

 

Convênio entre SergipeTec e UFS

As primeiras mudas de abacaxi e banana da biofábrica foram produzidas no Laboratório de Cultura de Tecidos da Embrapa Tabuleiros Costeiros sob orientação da pesquisadora Dra. Ana da Silva Lédo. Foram produzidas cerca de 4500 mudas das quais um lote inicial foi avaliado passando por testes que constataram a ausência de vírus e fungos. O procedimento foi realizado em laboratório conveniado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Um Jardim Clonal, de onde serão retiradas mudas matrizes, será construído na área do Campus Rural-UFS, resultado de um convênio que está sendo firmado entre o SergipeTec e a universidade.A estimativa de produção inicial é de cerca 500 mil mudas de abacaxi e banana no primeiro ano de operação, alcançando 2 milhões de mudas/ano em sua capacidade máxima produtiva.

 

Lions Clube homenageia Maria Celi

Uma noite marcada pela emoção e reconhecimento. Na última terça-feira, dia 09 de março, o Lions Clube de Aracaju (Distrito LA-3) organizou uma assembleia festiva em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Dentre as oito homenageadas estava a presidente do Complexo Celi Decorações e do Instituto Luciano Barreto Júnior, Maria Celi Barreto. “Esta homenagem é uma gratidão às mulheres que, com seu trabalho e esforço, conseguem deixar o mundo muito melhor para se viver”, afirma o presidente.

 

Papel social a frente do ILBJ

Empresária consciente do seu papel social, também foi homenageada pelo Lions Clube pelo importante trabalho frente ao Instituto Luciano Barreto Júnior. O ILBJ é um trabalho de responsabilidade social da Construtora Celi em parceria com o Complexo Celi Decorações, fruto do sonho de seu filho, Luciano Júnior. Criado há 7 anos, o ILBJ já preparou mais de 6 mil jovens carentes para a vida e para o mercado de trabalho. Mais do que o conhecimento teórico, os jovens recebem a preparação necessária para enfrentar e vencer obstáculos da vida, através de uma competente equipe pedagógica, além de muito carinho e amizade.Maria Celi também é voluntária da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), que através da Construtora Celi doou o terreno para construção de sua sede.

 

Clube do Chorinho: agora no Mega Espaço

O clube do chorinho agora está no salão de festas “Mega Espaço”, situado à rua Nossa Senhora das Dores, 588, ao lado do Colégio Salesiano. Os amantes da boa música estão convidados a ouvir e dançar, no clube do chorinho, nesta sexta, a partir  das 21 hs. Além de variado repertório de choros, samba-choros, boleros, sambas, frevos, forró e outros ritmos, fazemos também “momentos de seresta” com música romântica para curtir e amar. A animação fica por conta de Silvina, os Boêmios nota 10, e convidados (Odir Caius e solos do MPB na sua flauta, e outros). Informações e reservas: 3041-4912 e 9988-0087 ou no local: salão de festas Mega Espaço.

 

DO LEITOR

 

BESP e o concurso público

Comentário de Nilton Santana: “Existe aproximadamente 200 homens no BESP (Batalhão Especial de Segurança Patrimonial), que alem dos vencimentos remuneratórios normais, ganham outra gratificação complementar. Ora o pessoal da reserva está bem obrigado, graças ao governador Marcelo Déda. Agora, data vênia, será que sua excelência o governador não vislumbrou a possibilidade de fazer um concurso público para a PM, em substituição ao BESP, criando assim uma expectativa de vida para os nossos filhos que estudam ou são formados. E o mais grave é que o BESP não pode ser usado na atividade fim nem meio, mas tão somente em lugares dentro da finalidade de criação (prédios públicos tombados pelo valor histórico). Hoje tem militares do BESP em setores ativos. “Excelentíssimo governador, chame o feito a ordem, troque 200 x 100 em qualidade, vigor físico, e coragem de combater a marginalidade da capital ao sertão”. Só a titulo de informação: se você ver 10 bespianos trabalhando no interior, saia da frente, é um elefante branco”.

 

A resposta de Gaia – Será que o mundo vai acabar?

Do professor Cadu Silva:Terremotos, tsunamis, enchentes, nevascas, tempestades, tornados, secas, icebergs gigantes deslocados são apenas conceitos isolados se observarmos estes fenômenos de forma isolada. Mas, se observarmos o conjunto podemos perceber uma ligação complexa, que pode comprovar a teoria Gaia. Quando eu era criança, sempre fui fascinado por estes eventos, e desde então o fascínio somente cresceu. Perguntava a meu pai, sêo Messias, se teríamos algum destes no Brasil, ele respondia que no Brasil só enchentes como as do Rio São Francisco, as quais pudemos presenciar na casa de meu avô, sêo Eduardo, e as secas do sertão, as quais pude presenciar em Porto da Folha, nas terras do outro avô, sêo Alcides. Mas porque eu não poderia ver os outros fenômenos no Brasil? Os terremotos pelo fato de que o nosso país está exatamente no meio de uma placa tectônica, a Sul-Americana, e os eventos deste tipo, os mais perigosos, ocorrem nas extremidades (nas bordas da placa), por conta do atrito entre placas. No entanto, mesmo nestas condições, já ocorreram terremotos no Brasil, os maiores abalos foram registrados em: em 1922, São Paulo (5.1 na escala Richter); em 1955, no Espírito Santo (6.3 na escala de Richter) e Mato Grosso (6.6 na escala de Richter); no Ceará, em 1980 (5.2 na escala de Richter); no Amazonas, em 1983 (5.5 na escala de Richter); no Rio Grande do Norte, em 1986 (5.1 na escala de Richter); em Minas Gerais, 2007, quando foi registrada a primeira morte causada por um abalo sísmico no Brasil (6.6 na escala de Richter); e em 2008 quando vários Estados (São Paulo,  Santa Catarina,  Paraná,  Rio de Janeiro,  Minas Gerais) tremeram (5.2 na escala Richter). E se a placa romper? …. (continua)” Quem tiver interesse pode ler o texto completo no site www.cadusilva.com.br Um forte abraço, Cadu Silva.

 

Lixo Hospitalar em Itaporanga

DO leitor Thiago Luduvice: “Quais as conseqüências que o lixo hospitalar causa a saúde humana?

 

Uma boa pergunta, mas não é o que se vê no município de Itaporanga d`Ajuda a 29 quilômetro da capital. Há vários dias foram percebidos que o lixo hospitalar do Plantão Ambulatorial da cidade vem colocando o lixo hospitalar no lixo que é recolhido pelos caminhões que prestam serviço na comunidade. O pior é esses caminhões descarregam o lixo na lixeira localizada no povoado Morena ficando a messe dos catadores locais. Só lembrando a resposta sobre lixo hospitalar é que causa muitas consequências como uma infecção ao ser recolhido inadequadamente. Precisa o Ministério Publico apurar esse fato para que vidas humanas não venham se comprometer com doenças graves. As fotos não mentem!!!!”

 

 

Preciso mais responsabilidades

Do leitor Messias Gonçalves: “As pessoas de Sergipe, que ocupam alguns setores de representações de servidores públicos, precisam não esquecer de um detalhe importantíssimo: Responsabilidade no que se propuseram a fazer. Pois senão vejamos: Delegados de polícia, estão esperneando porque os seus colegas policias civis, estão graça a política salarial adotada pelo governador Marcelo Déda, ganhando um pouco mais próximos deles. Quer dizer. Eles continuam ganhando muito bem, obrigado. Mas como os colegas conquistaram essas melhorias, sentem-se no direito de virem pressionar ao governador, por mais salários. Sem entrar no mérito, serão inadmissíveis essas reivindicações. De igual relação estão os servidores do fisco estadual. Vejam que absurdo. Eles insistem em querer que o governo do estado, incorpore aos seus salários bases a gratificação d e produtividade. Isso mesmo, incorporar algo que ainda não foi realizado. Ou seja, futuras e prováveis multas. Lutarem para terem um salário base, ou de referência, que sirva de parâmetro para cálculos de vantagens, benefícios, dignos, seria mais sensato e coerente por parte deles. Não essa aberração jurídica, que mesmo o sendo atendidos, futuramente poderá ser derrubada pela justiça e com um agravante. Devolverem o dinheiro que possam vir a receberam indevidamente, caso assim se pronuncie o TJSE. É bom também que esses líderes aprendam que ainda existem outras categorias de servidores que merecem e precisam ser contemplados com uma política salarial mais justa e digna. Também é bom salientar que estamos apenas no terceiro ano do mandato do governador e que a esperança de ver concretizado o projeto das mudanças, alcançarem os oito anos. E para finalizar, dirijo-me a algumas lideranças da policia militar. Principalmente aqueles viúvos do projeto de governo perdedor em 2006. Parem com essa onda de fofocas e intrigas. Vejam as satisfações da tropa com essa valorização salarial implementada por Marcelo Déda. É visível a mudança quanto à ascensão social. Os maiores comentários dão conta de quantos policiais militares estão adquirindo veículos novos, graças ao governador Marcelo Déda. E merecidamente. Com certeza, os demais estão a aguardar também essas mesmas conquistas”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Quando duas pessoas trocam seus pães, cada uma volta com 1 pão. Quando trocam ideias, voltam com duas ideias”. Buda.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais