Almeida: o arauto da ética

Depois de passar para a oposição por pura conveniência eleitoral, o deputado federal Almeida Lima (hoje PPS), resolveu criticar vários políticos. Até aí tudo normal, se ele não resolvesse também atacar os jornalistas que analisam e criticam sua posição dúbia e na maioria das vezes motivo de chacota da imprensa nacional. Como senador, Almeida manchou o nome de Sergipe.

Ontem, 13, ele resolveu atacar o jornalista Luiz Eduardo Costa, do Jornal do Dia, por conta de uma nota publicada no último final de semana e volta a afirmar – como fez com o titular deste blog – que ele está à serviço de algum político. Dois parágrafos do texto do deputado:

“Como se vê, embora os “Grandes Chefes”, publicamente, não tenham esboçado qualquer reação, as ordens para me atacar já foram passadas aos respectivos mamateiros, não apenas aos de plantão, mas, também, àqueles que estão na cerca esperando a hora de voltar a jogar, a bater aquela bola. Pois bem, podem espernear. Tanto os escribas e cupinchas de um lado, quanto do outro. Não serão essas agressões que vão arrefecer a oposição verdadeira. Quanto às ‘denúncias’, só me cabe aguardá-las”.
O leitor percebeu que Almeida não só é o arauto da ética, mas também da “oposição verdadeira”. Ou seja, todos os outros políticos que estão na oposição fazem criticas falsas.

A ética de Almeida Lima esbarra no principal feito de seu mandato como senador: a defesa de Renan Calheiros, que o transformou em objeto de chacota de toda a mídia nacional.

Já a oposição verdadeira o eleitorado tem conhecimento que Almeida Lima, quer passar agora uma imagem de oposição porque sabe que boa parte do eleitorado de Aracaju deseja algo de novo.

Almeida Lima nunca será o novo: não pela idade, mas porque pensa exclusivamente nele, não é um homem de grupo e acha que é o arauto da ética, quando na verdade, não passa de um político ultrapassado que mais uma vez será derrotado pela maioria do eleitorado aracajuano.

Arauto sim, mas não da ética e da verdade, mas sim da arrogância e da prepotência.

Sarau Entre Amigos/Almeida Lima
Político de fala mansa e que articula muito bem o que diz, me refiro ao Dep. Almeida Lima, que em duas ocasiões tivemos a oportunidade de entrevista-lo: mai/2009 esteve em palácio com o governador Seu Marcelo Déda e jun/2011, na ocasião desta entrevista ainda estava no PMDB e hoje no PPS, veja você acompanhando as duas entrevistas se o Dep. Almeida Lima cai em alguma contradição e tire suas conclusões. Link para entrevista com o então Sen. Almeida Lima – mai/2009 "Programa Entre Amigos" http://www.youtube.com/watch?v=zMoQJM6XIew&feature=related

Link para entrevista com o Dep. Almeida Lima – jun/2011 "Sarau Entre Amigos"
http://www.youtube.com/watch?v=8uDngNuRd2o&feature=related

Jogo do Bicho
E ontem, 13, à noite, o telejornal da rede Record exibiu uma matéria onde a PC do Rio apreendeu centenas de máquinas de cartão do jogo do bicho. Aqui em Sergipe em várias esquinas tem pontos de apostas. Apreender estas máquinas é importante para enfraquecer o jogo, que é contravenção.

Rigor na venda de bebida alcoólica
Em pronunciamento na Câmara de Aracaju o vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) falou sobre o PL que determina maior rigor no combate à venda, oferta e distribuição de bebida alcoólica para menores de dezoito anos de idade. "O foco do combate às drogas passa pela reestruturação familiar", afirmou.

Porta de entrada
O vereador acrescentou ainda que o consumo do álcool tem sido a grande porta de entrada para o uso do crack. "Além do que precisamos dar atenção ao atendimento dos familiares nos programas de recuperação", completou.

Missa de 7º Dia – Jornalista Rubens Ribeiro Cardoso
Hoje, 14, será realizada às 19h30 na Igreja São José, a missa de 7º Dia do jornalista Rubens Ribeiro Cardoso. Ele foi por muito tempo gerente da Agência Nacional em Sergipe e faleceu aos 89 anos no último dia 8 de dezembro.

Valmor recebe título de engenheiro emérito
O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, foi um dos destaques das festividades de comemoração ao dia do engenheiro civil. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento de Sergipe, homenageou os ‘Engenheiros do Ano’ e contou com a participação do Decano da Engenharia em Sergipe, o ex-governador Paulo Barreto de Menezes.

História parecida
“Doutor Paulo, a nossa história é muito parecida. Somos técnicos, o senhor foi gestor de órgão público por muito tempo. Sou engenheiro da Prefeitura de Aracaju, onde ocupei todos os cargos ao longo de 22 anos, e há 3 anos estou responsável pelas obras de Infraestrutura do Estado. Tudo parecido, exceto que o senhor chegou a governador e eu nunca assumi mandato nenhum. Prefiro continuar como técnico, contribuindo para a melhoria da sociedade sergipana”, destacou o secretário.

Sergipe Mais Justo
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) prestigiou na manhã de ontem, 13, o lançamento do programa "Sergipe Mais Justo", uma iniciativa do Governo do Estado, dentro do projeto federal "Brasil Sem Miséria". A ministra do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, Tereza Campello, participou do evento, que ocorreu em Aracaju.

Investimento
Na oportunidade, o governador Marcelo Déda (PT) anunciou o investimento de mais de R$ 500 milhões – de recursos federais e estaduais – em programas de saúde, educação, habitação, agricultura, acesso à água, meio ambiente, inclusão social, trabalho, cultura, esporte e lazer, turismo e desenvolvimento econômico.

Nefrologia em Itabaiana
O serviço especializado de nefrologia em Itabaiana, localizado na Semedi, terá reforço financeiro em 2012. O trabalho do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), enquanto deputado federal, quando foi implantando o serviço na cidade, terá continuidade. O Ministério da Saúde estabeleceu recurso anual no montante de R$ 229 mil, a ser adicionado ao limite financeiro dos estados e municípios, destinado ao custeio da Nefrologia.

Reforço
“Esse reforço considera a importância epidemiológica das doenças renais e da insuficiência renal crônica em Sergipe. Serão aprimorados os mecanismos de atendimento aos pacientes portadores da doença”, disse Amorim.

Natal dos Advogados
Devido ao trágico acidente de trânsito ocorrido na manhã do último domingo, 11, envolvendo o atropelamento do assessor de Planejamento da OAB/SE, Rogério Pimentel Esteves – que se encontra em estado grave na UTI do Hospital João Alves – a direção da OAB/SE informa que o Natal dos Advogados 2011, que aconteceria nesta quarta-feira, dia 14, está cancelado.  A OAB/SE lamenta este acontecimento e faz votos de recuperação plena de Rogério, funcionário e parceiro fiel desta casa da Cidadania. Carlos Augusto Monteiro Nascimento – Presidente da OAB/SE.

Avanços I
O presidente da Bomfim, José Lauro Menezes Silva e a diretora, Ana Lúcia Menezes Farhat destacaram os avanços da empresa nos últimos anos durante reunião realizada no sábado, 10, no Hotel Del Canto. Um dos fatores que contribuíram para o fortalecimento foi o planejamento estratégico, adotado pela empresa. O consultor Aldo Novais disse que a Bomfim está preparada para enfrentar e superar as dificuldades em 2012 e que 2011 foi um ano de superação, evolução e melhorias. Ele destaca a solidez e a qualidade dos serviços como pontos culminantes para o sucesso.

Avanços II
A Empresa Bomfim vem ampliando o número de frotas e capacitando cada vez mais os colaboradores com o objetivo de oferecer serviço de qualidade aos seus clientes. Além da renovação da frota, a empresa vem implantando novos pontos de vendas pela internet e ampliando o número de lojas no Nordeste. Hoje, a Bomfim conta com 58 lojas e 2 disk passagens.  O supervisor de Marketing, Zaqueu Jesus, já anunciou a inauguração de mais lojas e a aquisição de nova frota de ônibus para 2012.

Café da manhã
Na próxima sexta-feira, 16, às 7hs, a Casa Cultural Careca e Camaradas estará realizando um café da manhã com a imprensa na invasão do Recanto dos Manguezais, onde 130 famílias estão há 11 anos e já receberam promessas de solução até do presidente Lula, quando esteve em Aracaju. A intenção do café da manhã é mostrar para a imprensa a situação lamentável de moradias das 130 famílias.

Mais Viver Alagoinhas será entregue nesta quinta
A Jotanunes Construtora, há 24 anos no mercado sergipano, está sempre em expansão, construindo muitos sonhos em diversas cidades do Nordeste. Um grande exemplo é sua atuação há 11 anos em Alagoinhas, na Bahia, onde já realizou a entrega de mais de três mil unidades. Para fechar o ano com chave de ouro, a empresa entrega mais um empreendimento de sucesso do segmento Mais Viver, na cidade baiana.

Estrutura
O condomínio clube possui 375 casas, áreas externas e equipamentos de uso comum, como quadras de esportes, piscinas com deck, churrasqueiras, dentre outros atrativos. Os clientes irão receber o empreendimento na noite desta quinta-feira (15), com direito a festa de entrega na área de lazer do condomínio, ao lado da equipe Jotanunes, autoridades e empresários da cidade.

DECISÃO STJ

Navalha: uma vitória da imprensa de SE

Uma vitória importante ontem para a imprensa de Sergipe com a decisão do Superior Tribunal de Justiça. Neste caso o Jornal do Dia ganhou, por unanimidade, recurso especial, num processo movido pelo empresário João Alves Neto. É uma vitória importante para muitos jornalistas, como o titular deste espaço que ainda responde processos por conta da divulgação da Operação Navalha. Leia toda a matéria do Jornal do Brasil, do jornalista Orlando Carneiro:

STJ decide que presunção de inocência não impede crítica em jornal

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade, no julgamento de um recurso especial, que a “presunção de inocência” dos investigados e acusados de crimes, em inquéritos ou em ações penais, “não impede que a imprensa divulgue, mesmo que de forma crítica, os fatos correntes”.

A decisão do STJ contrariou entendimento do Tribunal de Justiça de Sergipe que concedera indenização ao empresário João Alves Neto, filho do ex-governador João Alves Filho, ambos investigados no “esquema Gautama”, que gerou a “Operação Navalha”, em 2007. 
O Jornal do Dia, de Sergipe, publicara, naquela ocasião, uma foto do empresário preso pela Polícia Federal ao lado do então presidente do Tribunal de Justiça estadual, e comentava negativamente o fato de o desembargador aparecer sorridente ao lado do empresário preso sob acusação de envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos.
Ofendido

Sentindo-se ofendido, o empresário João Alves Neto acionou o jornal e a colunista, mas a ação foi julgada improcedente na primeira instância. Na apelação ao Tribunal de Justiça de Sergipe, o recurso foi julgado procedente, por que a fotografia e o texto que a acompanhava tratavam o empresário como pessoa indigna de estar ao lado do presidente do tribunal, constituindo essa presença “uma desonra para o Poder Judiciário”.

Interesse público

A empresa jornalística recorreu então ao STJ, sob o argumento de que se tratava de “questão de interesse público”, e que a matéria apenas retratava o sentimento da sociedade diante do fato de o presidente do TJSE posar, em foto, ao lado de empresário filho de ex-governador, acusado de envolvimento em crimes de tráfico de influência e desvio de dinheiro público.

No julgamento da 3ª Turma, o relator do recurso especial, ministro Sidnei Beneti, afastou, inicialmente, os fundamentos do acórdão do TJSE embasados na Lei de Imprensa – que foi julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

No mérito, Beneti considerou que a publicação não teve objetivo de ofender o empresário, tendo apenas noticiado o fato, ainda que de forma crítica. “A nota publicada, em verdade, punha o foco crítico na pessoa do eminente presidente do tribunal, pelo fato de haver-se fotografado juntamente com o autor”, ressaltou, lembrando ainda que o próprio desembargador não se sentiu ofendido nem buscou reparação pelo fato.

Para o ministro, como se estava em meio a investigação de grande repercussão, com prisão ostensiva do empresário durante diligência da Polícia Federal, em cumprimento de mandado expedido pelo STJ, não seria possível exigir que a imprensa deixasse de noticiar ou mesmo criticar a presença do presidente do TJSE ao lado do empresário – cuja imagem, naquele momento, “não se podia deixar de ver negativa”.

DO LEITOR

Cadê a fiscalização da SMTT de Aracaju?
Do leitor Everton Guedes: “Gostaria de saber por onde anda a fiscalização da SMTT que permite que ônibus sucateados

Cadeira de ônibus quebrada.

ainda estejam transportando  passageiros sem as minimas condições de uso. A minha indignação e revolta é que ontem (12/12/11) eu peguei o ônibus da linha Fernando Collor/Dia de prefixo 8247, e qual não foi a minha surpresa ao sentar em uma das cadeiras na parte traseira do ônibus, quase que eu caio de costas simplesmente porque a cadeira estava com as partes de sustentação totalmente enferrujadas e soltas. Fica a pergunta no ar: Se algum passageiro menos prevenido cai e sofre algum acidente, quem vai  indenizar pelos danos ocorridos?”

Nota/Sejuc – Protesto do Sindpen não tem coerência
A Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor informa que não há coerência nas falas proferidas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários durante a manifestação realizada nesta terça-feira, 13, em frente ao Palácio do Governo na Avenida Adélia Franco. Em relação ao protesto que afirma haver perseguição por parte da Sejuc com relação ao funcionário José Gabriel, a Secretaria informa que o servidor foi tranferido do Presídio Juiz Senador Leite Neto por solicitação do presidente do Sindicato dos Agentes Peniteciários, Iran Alves.

Gabriel foi removido para um setor compatível com sua função na Secretaria. Ele não é agente e nem Guarda Prisional. A transferência do servidor carateriza a medida acertada da Sejuc, o que contraria a faixa exibida pelo sindicato que acusa a Sejuc de usurpar função púbica. Assim pode-se concluir que o Sindpen foi contraditório em sua fala, já que foi o próprio Sindicato quem pediu a tranferência do servidor.

Com relação a afirmação do presidente do Sindicato Iran Alves, de que as guaritas das unidades prisionais serão ocupoadas pelo Exército e pela Polícia Militar, o diretor do Desipe Manuelo Lúcio Neto esclrece que as guaritas serão ocupadas sim, pelos Agentes e Guardas Prisionais da Sejuc. Sendo assim, a Secretaria de Justiça caracteriza como leviana a afirmação do presidente do Sindicato.

Ainda a afirmação de que agentes estão morrendo no sistema penitenciário caracteriza mais uma informação infundada do Sindpen. O Departamento do Sistema Penitenciário, através de seu diretor Manuel Lúcio Neto, afirma que não há nenhum registro de agentes que tenham morrido no sistema por estar exercendo seu trabalho. A Sejuc informa que o secretário de Justiça, Benedito de Figueiredo sempre manteve as portas abertas ao diálogo com o Sindpen, não tendo em momento algum, se recusado a ouvir as reivindicações da categoria.

Uso irregular de veículos do estado
De um leitor devidamente identificado: “Segue em anexo foto de carro da policia em pleno solzão de sábado no bar da

Carro da PM ao lado do bar da Miriam.

Miriam, onde havia uma confraternização de final de ano dos peladeiros de praia, devia esta em missão. Sendo que a uma semana fiz uma ligação para o CIOSP, aqui da zona de Expansão e fomos informados que demoraria por não ter viaturas”.

Denuncia: Falta de Agente de Endemias em Gararu
Do leitor Paulo Saturnino: “Hoje o que, mas vemos a nível nacional é falar em combate a Dengue, piso-salarial dos Agentes de Endemias, e o que mais me revolta com essa situação é enquanto alguns municípios estão lutando incansavelmente pra combater esta ameaça, Gararu está indo por uma linha contraria ao demais municípios, hoje na cidade de Gararu só tem 3 agentes de endemias trabalhando que na verdade os outros 6 agentes estão desviados de sua função original, que é ser agente de endemias e combater essa praga que tanto está na mídia, a Dengue, o que mais me revolta como cidadão é nenhuma providência foi tomada com relação a isso, vejo a Funesa-SES fazendo seleção pra contratar mas agentes e o município de Gararu esta incluído nesta seleção, enquanto os 6 agentes efetivos do município está em outros cargos rindo atoa na expectativa de aprovação do piso-salarial, enquanto apenas 3 agentes cobre todo o município de Gararu, isto é uma verdadeira vergonha com o dinheiro público, pois o que me consta tem uma verba federal complementando o salário desses agentes, enquanto eles prestam serviços em outras repartições, algumas denuncias já foram feitas, mas, não  sei se a Funesa ou a SES está brincando, pois ligam pra saber e são enganados ou está deixando ser enganados, não tenho conhecimento qual é a função do Sr. Valter da FUNESA, funcionário estadual no município de Gararu, mas ele tem todo o conhecimento desses funcionários desviados e nada foi feito, se realmente querem deixar esses agentes desviado não acho justo nem de acordo que eles recebam uma verba federal pra desempenhar suas funções em outros órgãos do município nem serem enquadrados no piso-salarial que tanto se fala pra ser aprovado…No mas, agradeço a compreensão e fico na expectativa de uma mudança…P.S.: Os agentes de endemias desviados e suas novas funções: M, trabalha na parte administrativa da prefeitura; I, no almoxarifado na prefeitura; T, trabalhando como auxiliar de dentista; E, trabalhando na vigilância sanitária, esta não atua no município; D,trabalhando como Office boy no Poder Judiciário do município e V, trabalhando como vigilante de um ginásio de esportes do município”.

PELO TWITTER

www.twitter.com/acaciatrindade Vida …vida… vida…. é ótima, mas exige muita inteligência para sair ileso de várias armadilhas …….

www.twitter.com/Edson_Bomfim O empresário Emanuel Oliveira desferiu uma bala de prata no lobisomem. Além de Pinóquio, Gepetto tem mais um filho: João Fontes.

www.twitter.com/marciorocha1 @georg_magalhaes os mesmos que choram o trem da alegria hoje, são os que embarcaram centenas de pessoas nos passados. Tiro no pé?

www.twitter.com/Valdeterod @AlmeidaLimaPPS meu amor! Melhor q se transformar numa metralhadora ambulante contra tudo e todos, é colocar uma melancia no pescoço.

www.twitter.com/GuyFranco Eu gosto do Twitter. É sempre bom saber que tem gente que está pior do que eu.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A criação de uma sociedade mais pacífica e mais feliz tem que começar a partir do nível do indivíduo”. Dalai Lama.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais