Ambulantes: Governo e PMA são omissos

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog volta a cobrar uma providência por parte do governo do Estado, no caso da orla da Atalaia e da Prefeitura para as invasões de ambulantes nos espaços públicos.

Orla de Atalaia – No caso do calçadão da orla de Atalaia a responsabilidade é da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, mas nada faz. Neste período de alta estação turísticas os verdadeiros artesãos são prejudicados com os invasores do calçadão (prejudicando até os pedestres) que vendem de tudo, até mesmo mercadorias falsificadas.

É preciso que a nova gestão da pasta do turismo em Sergipe tome providencias urgentes para acabar com a invasão de vendedores no calçadão (e até no estacionamento) na extensão da Orla da Atalaia após os lagos. Os legítimos artesãos que estão localizados em duas ferinhas estão sendo prejudicados.

Praças e ruas invadidas – Já a Prefeitura de Aracaju vem fazendo vistas grossas para a invasão de vendedores ambulantes nas ruas e praças da nossa querida Aracaju.  A leitora Maria Cristina Soares enviou um e-mail indignada com o problema e exemplificou não só com a Orla de Atalaia (governo), mas a Praça da Jorge Amado, ruas dos Bairros Garcia e Treze de Julho. Aos poucos eles se deslocam do Centro de Aracaju e começam a se instalar em diversos bairros da cidade.

“O exemplo mais grosseiro é do vendedor ambulante que se instalou na Praça do Garcia e que ocupa com seu veículo e apetrechos várias vagas de estacionamento daquele logradouro público para vender queijo, tapioca,  churrasco, bebida alcoólica e etc. O Ministério Público Estadual atuando na defesa do meio ambiente e urbanismo vem tentando coibir essas invasões e o citado vendedor ambulante começou a abortar transeuntes para coletar assinaturas no intuito de apoia-lo em sua permanência no local. Agora a pergunta que não quer calar: Pode assinaturas se sobrepor à lei?”, questiona a leitora.

Com a palavra o governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju. Cumpram a lei e ponto final.

Almeida Lima assume a Adema
O ex-deputado federal Almeida Lima é o mais novo diretor-executivo da Administração Estadual do Meio Ambiente. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 09.

Candidato PSB
Pela foco da entrevista publicada no Jornal da Cidade de domingo, o deputado federal Valadares Filho (PSB) trabalha para compor um grupo para disputar novamente a Prefeitura de Aracaju. Ele dez duras criticas ao prefeito João Alves principalmente na área da saúde e lembrou que a solução não é o BRT, que o prefeito prometeu implantar, mas o VLT.

Valadares Filho, Edvaldo Nogueira e Ana Lúcia
Pelo andar da carruagem pelo bloco de sustentação do governador Jackson Barreto pelo menos três candidatos estão certos: Valadares Filho, Edvaldno Nogueira e Ana Lúcia. Todos brigarão para que o PMDB indiquem o seu candidato a vice.

Eliane Aquino cortejada
Outro nome que muitos candidatos a prefeito desejam em seus palanques é o de Eliane Aquino. Como o PT não quer oficializar o registro de filiação dela, ninguém se surpreenda se ela até o prazo final, outubro deste ano, embarcar em outro partido.

Posse no TJSE: Amase otimista
O Presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), juiz Gustavo Plech, tem um sentimento de otimismo em relação ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Mendonça, empossado nesta quinta-feira juntamente com o vice-presidente, desembargador José dos Anjos e o corregedor Geral de Justiça, desembargador Ricardo Múcio, que formam a Mesa Diretora do Tribunal de Justiça até fevereiro de 2017.

Ideias modernas
“O Desembargador Luiz Mendonça assume a Presidência do Tribunal quando o Estado passa por um certo momento de crise, o que requer que tenhamos à frente do Judiciário alguém com ideias modernas e um perfil realizador de novas saídas”, sugeriu Plech. A Amase promoveu uma recepção aos associados logo após a posse.

Câmara aprova PEC do Comércio Eletrônico
A Câmara Federal aprovou em segundo turno, nesta semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 197/12, do Senado, que fixa novas regras para incidência do ICMS nas vendas de produtos pela internet ou por telefone. A matéria foi relatada pelo ex-deputado federal Márcio Macêdo (PT). O Estado de Sergipe é um dos principais beneficiados pela nova legislação.

Parcela
De acordo com o parecer de Márcio Macêdo, os Estados de destino da mercadoria ou do serviço terão direito a uma parcela maior do tributo se o consumidor final for pessoa física. Atualmente, quando uma loja virtual vende ao consumidor final pessoa física de outro estado, ela tem de recolher o ICMS todo para o estado em que está localizada. Essa alíquota varia entre 17% (maioria), 18% (São Paulo, Minas Gerais e Paraná) e 19% (Rio de Janeiro). O Fisco do Estado do comprador não recebe nada.

Sessão Plenária
Será realizada hoje, 09, a primeira Sessão Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). Nessa primeira Plenária do ano acontece a eleição da nova diretoria do Conselho e também a posse dos novos conselheiros titulares e suplentes indicados por entidades de classe e instituições de ensino para exercerem mandato até 2017.

Sessão Plenária II
Na oportunidade, haverá ainda eleição dos membros das Câmaras Especializadas, das Comissões Permanentes, das Comissões Especiais, dos Grupos de Trabalho e dos coordenadores e adjuntos.   A abertura do evento será realizada pelo presidente do Crea-SE, o engenheiro agrônomo  Arício Resende Silva a partir das 13horas, no auditório da Instituição.

Mutirão contra o diabetes em clima de carnaval
No último sábado, 07, a prefeitura municipal de Areia Branca realizou mutirão contra o diabetes. A iniciativa da secretaria municipal de Saúde orientou os pacientes que já fazem o tratamento da doença e também moradores que ainda não realizaram o diagnóstico.

Exames gratuitos
"Ofertamos exames gratuitos, consultas com endocrinologista, nutricionista e avaliação. Uma oportunidade para darmos assistência aos que precisam de cuidados, além de servir de base para traçarmos estratégias e políticas públicas na área da atenção básica," informou a secretária de saúde Luana Grassi.

Prioridade
De acordo com a prefeita Acácia Sousa, a saúde é uma das prioridades da sua gestão que completa nove meses. "Estamos somando todos os esforços para promover mais qualidade de vida ao povo areiabranquense”, completou Acácia.

Bloco Saudoso Tuca
Com muita alegria e animação, milhares de pessoas invadiram as ruas do Bairro Siqueira Campos, na manhã deste domingo, 8, para acompanhar a IV edição do Bloco Saudoso Tuca. Cerca de duas mil pessoas percorreram as ruas do Siqueira ao som da banda Água de Cheiro que animou os foliões no carnaval da solidariedade. Sem fins lucrativos, o Bloco Saudoso Tuca tem como seu principal foco levar a solidariedade às famílias carentes da Capital.

Alimentos
Para que cada folião tivesse acesso ao bloco, era preciso trocar dois quilos de alimentos não perecíveis. Com essa troca, segundo a direção do bloco, mais de duas toneladas de alimentos foram arrecadadas. Parceiro do bloco que homenageia o seu pai, Tuca, o vereador por Aracaju, Anderson de Tuca (PRTB), comemorou o recorde na arrecadação e ressaltou a importância dessa ação solidária.

Dignidade
“Além de fazer homenagem ao homem que sempre lutou para proporcionar uma vida mais digna ao próximo, temos a oportunidade de levar um pouco mais de conforto e tranquilidade para diversas famílias carentes de Aracaju. Saber que podemos ajudar alguém com um gesto simples não tem preço”, afirmou.

Bandas de frevo vai fazer o carnaval de Pirambu
“Mesmo com as dificuldades do momento devido a queda acentuada no repasse dos royalties e a situação financeira que através o País, o estado e o município de Pirambu, vamos sim realizar o carnaval de 2015”. A confirmação foi feita pelo prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC), durante entrevista no Bom Dia Sergipe.

Crise
Disse o prefeito que Pirambu não é uma cidade isolada do mundo e que também sofre as consequências da crise implantada pelo governo federal, mas que suprimindo algumas despesas vai sim ter condições de realizar o carnaval. “Não tenho dúvidas que mesmo com a contenção de gastos vamos mais uma vez promover o melhor carnaval do Estado”, disse Elinho, demonstrando o otimismo de sempre.

Animação
Segundo ele, o carnaval de 2015 vai ser animado por bandas de frevo durante o dia e axé no período da noite na Orla da cidade. “Vamos ter em torno de três bandas de frevo percorrendo por toda a cidade durante o dia e no período da noite bandas de axé na Praça da Orla da cidade”.

Memorial Jenner Augusto funcionará no Cacique Chá
A população aracajuana ganhará de volta um dos seus pontos de encontro mais agradáveis como presente no aniversário da cidade. O restaurante Cacique Chá, o mais tradicional da capital sergipana dos últimos 50 anos será reinaugurado no dia 17 de março. A volta do funcionamento do lugar que marcou várias gerações de moradores de Aracaju será desenvolvida pelo sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe.

Escola
O restaurante funcionará como uma unidade da escola de gastronomia do Senac, no qual os alunos dos cursos de formação de culinaristas, garçonaria, e curso de turismo trabalharão em um espaço que aliará o prazer do encontro com o enriquecimento cultural.

Expressão
No novo Cacique Chá funcionará o Memorial Jenner Augusto, em homenagem ao artista de maior expressão da história contemporânea de Sergipe. Na galeria de arte que será montada no restaurante, diversas obras de Jenner serão colocadas em exposição sob a curadoria de Mário Brito, um dos maiores especialistas em arte do Brasil e colecionador de obras de Jenner Augusto.

Resolução
A resolução que instituiu a criação do Memorial Jenner Augusto foi assinada pelos conselheiros do Senac, liderado por Laércio Oliveira, presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac. No ato da assinatura foi marcado também para o dia 17 de março, aniversário de 160 anos de Aracaju, o lançamento do memorial. Laércio valorizou o talento de Jenner Augusto, lembrando que ele foi um dos artistas sergipanos de maior reconhecimento nacional e internacional.

Estrutura
“Vivemos um momento histórico. Devolver para o povo de Aracaju um Cacique Chá totalmente reformado, com estrutura de restaurante de alta gastronomia, com equipamentos do mais alto nível para honrar a memória desse grande artista, no aniversário da cidade, é um grande marco para o povo de Aracaju, que viveu e sente a atmosfera de paz, beleza e memória histórica que o mítico restaurante tem. Entregar com esse memorial de Jenner é ainda mais gratificante, pois ele foi o maior nome da arte sergipana e permanece vivo em suas obras. Com o memorial, garantiremos que Jenner Augusto se perpetue na memória do povo de Aracaju”, destacou Laércio.

PELO TWITTER

www.twitter.com/William Fonseca ‏Praticando exercícios diários. Pro corpo, academia. Pra alma, sorrisos. Pro coração, paciência.

www.twitter.com/Rafael_Salomao  A primeira coisa que reparo numa mulher são os olhos. Se estiverem enxergando, já sei que não tenho chance.

www.twitter.com/glaucoww  Ainda sofrendo com as turbulências de janeiro, deixei uma amiga colocar as cartas pra mim. A primeira que saiu foi a do enforcado. #grato

www.twitter.com/Anselmocosta_Se  Tem pessoas com as vidas consolidadas de tantos mamarem em Governos passados mais que querem agora passar o bastão para filhos e netos.

www.twitter.com/palmeriodoria  Audálio Dantas: Paulo Nogueira disse tudo em poucas palavras. Desde os anos 50 todos os golpes foram dados em nome do combate à corrupção.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Manter o caráter é bem mais fácil do que recuperá-lo.” Thomas Paine, filósofo, escritor e ativista anglo-americano, nasceu em 09 de Fevereiro de 1737 e morreu em 1809.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários