Ameaças à imprensa

O último comunicado da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa, na sigla em espanhol) contém motivos para o Brasil se preocupar. O país encabeça a lista produzida pela entidade a respeito dos principais problemas que o jornalismo enfrenta nas Américas.

O destaque negativo não é de pouca monta. A SIP se junta à ANJ (Associação Nacional de Jornais) para denunciar as ameaças sobre a mídia: crimes contra jornalistas em decorrência do exercício da profissão e investidas de governos contra órgãos de comunicação.

No caso brasileiro, a SIP aponta os assassinatos de três profissionais neste ano, com fortes indicações de que as mortes foram relacionadas com seus trabalhos publicados. De acordo com o informe, "a morosidade da Justiça estimula a impunidade".

Foram mortos em 2012 Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, editor-chefe do "Jornal da Praça", em Ponta Porã (MS), Mário Randolfo Marques Lopes, chefe de reportagem do site "Vassouras na Net", em Barra do Piraí (RJ), e Laércio de Souza, jornalista da rádio Sucesso, em Camaçari (BA).

Numa alarmante coincidência, horas depois de encerrado o encontro da SIP outro jornalista foi assassinado no Brasil. Décio Sá, do jornal "O Estado do Maranhão" (de propriedade da família Sarney) e autor de um controverso blog de política, morreu após ser alvejado por seis tiros disparados num restaurante. Para a polícia, o crime foi executado por profissionais.

É evidente que quaisquer crimes -em particular os assassinatos- devem ser investigados, julgados e punidos de forma célere e rigorosa, sem distinção quanto a vítimas ou réus. Aqueles cometidos contra jornalistas, entretanto, exigem alguma atenção especial, sobretudo quando o intuito for intimidar a imprensa.

Como já afirmou o novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, "a Constituição fez da imprensa a irmã siamesa da democracia".

Sob esse aspecto, é consternadora a situação brasileira. O assassinato de um só jornalista já seria suficiente para inquietar o país, e no Brasil houve quatro, neste ano. A SIP aponta outras 27 ocorrências de ameaça à mídia nos últimos seis meses, desde agressões até episódios de censura judicial.

Quando o ataque mira a atividade jornalística, ele não abate apenas um indivíduo, pois seus efeitos deletérios repercutem sobre toda a sociedade. Além de uma vida, perde-se também a segurança de que os fatos, as denúncias e as informações terão livre circulação. (Editorial da FSP de hoje, 25).

Valadares propõe adiamento da aposentadoria compulsória na presidência de tribunais
O senador da República, Antonio Carlos Valadares (PSB), apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição – PEC, com o objetivo de alterar o inciso VI, do artigo nº 93 da Constituição Federal, possibilitando o adiamento da aposentadoria de presidentes de tribunais até o dia em que se findar o respectivo mandato."O cargo de presidente de um tribunal é por demais diferenciado,quanto às suas atribuições, sejam judicantes ou administrativas",justificou.

Interrompendo gestões
Para o senador, não é oportuno, nem conveniente, que a gestão do presidente de um tribunal seja interrompida pelo advento da idade da aposentadoria compulsória.Ele entende ainda que a  perspectiva de um mandato encerrado antes de seu prazo regular dificulta a implementação de planos de médio e longo prazo. "Basta lembrar que, geralmente, os presidentes dos tribunais encabeçam o trabalho do órgão para a modernização, o ganho de eficiência e de transparência no Judiciário", alegou.

Supremo
O senador sergipano proferiu pronunciamento na destacando a posse do sergipano Carlos Ayres Britto no cargo de ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal, assim como do vice-presidente, Joaquim Barbosa, para o biênio 2012-2014. Por conta da aposentadoria compulsória Britto só ficará na presidência até novembro deste ano.

É hoje! Vereadores devem aprovar regulamentação dos ciclomotores
E foi prometido pelo presidente Emanuel Nascimento, da Câmara de Aracaju, que a votação do projeto que regulamentará os ciclomotores em Aracaju será hoje, 25. Como a maioria esmagadora dos vereadores já deu entrevistas confirmando apoiou a regulamentação o projeto deve ser aprovado sem maiores problemas.

Parabéns
De parabéns os vereadores de Aracaju que aprovarão hoje um projeto que beneficiará a população e o trânsito. E vai calar a boca dos que diziam que a ideia era empurrar com a barriga o projeto por conta do ano eleitoral.

Turma da baderna I
De Adiberto de Souza no blog ontem, 24: A greve dos professores da rede estadual de ensino está trilhando caminhos perigosos. No desejo de atingir politicamente a imagem do governador Marcelo Déda (PT), que, segundo eles, não cumpre a Lei do Piso da categoria, os educadores estão partindo para um extremado expediente: promover muito barulho em todos os eventos onde o petista estiver. Sexta-feira passada, na inauguração do Parque dos Cajueiros, uma manifestação dos grevistas por pouco não provoca um grande tumulto.

Turma da baderna II
Continua Adiberto: “Ontem (23), eles tentaram repetir a dose durante a visita a Sergipe da presidente Dilma Rousseff (PT). Tidos como os responsáveis pela formação moral e intelectual dos nossos filhos, os professores precisam repensar sua forma de luta para não terminarem confundidos com a turma da baderna, que se contenta em acabar com festinhas de debutantes”.

Anderson Gois vai retirar pré-candidatura a prefeito de Aju
O grupo liderado pelos Irmãos Edvan (PTB) e Eduardo Amorim (PSC) deve fechar questão para as eleições municipais em Aracaju muito em breve, hoje o grupo de 11 partidos tem três pré-candidatos à prefeitura da capital: Laércio Oliveira (PR), Zeca da Silva (PSC) e Anderson Gois (PSL). Ontem Anderson Gois foi chamado para conversar com o empresário Edvan Amorim e deve retirar nos próximos dias a sua candidatura.

LOB’S da Polícia Militar e Bombeiros
O Governo encaminhou a primeira leva de leis que visam modernizar a Segurança Pública do Estado. Chegaram na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, das Leis de Organização Básica (LOBs) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os projetos enviados tratam ainda da alteração de disposições do Estatuto da PM, e da criação da Corregedoria Geral Unificada e do Código Disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe. As leis que tratam da organização da Polícia Civil irá para Assembleia Legislativa ainda este mês.

Mensagem
Nas mensagens encaminhadas aos parlamentares juntamente com os Projetos de Lei, o governador Marcelo Déda traça um panorama da Segurança Pública no Estado, com ênfase nos avanços obtidos nos últimos anos, e justifica a necessidade e relevância das novas leis. Segundo ele, a Corregedoria-Geral Unificada, por exemplo, buscará aprimorar os mecanismos de controle interno das atividades da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares, de modo a tornar essas instituições mais harmoniosas com as exigências do interesse público.

Corregedoria Unificada
A Corregedoria-Geral Unificada terá por finalidade apurar todos os desvios de conduta das organizações policiais e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Sergipe, promovendo investigações que identifiquem irregularidades, omissões ou desvios de conduta na atividade policial, promovendo sindicâncias e operações que apontem responsabilidades e respectivas punições administrativas. A Corregedoria será uma instância vinculada administrativa e operacionalmente à Secretaria de Estado da Casa Civil, ainda que subordinada diretamente ao governador do Estado, sendo definida como órgão de valorização da cidadania e dos Direitos Humanos.

Código Disciplinar
Quanto à instituição do Código Disciplinar da PM e do Corpo de Bombeiros, o governador o descreve como uma medida necessária e urgente, "tendente a assegurar o respeito à cidadania e dignidade dos policiais e bombeiros, o direito à ampla defesa, ao contraditório, ao devido processo legal e de igualdade das partes nos procedimentos em que são acusados do cometimento de infrações administrativas e disciplinares".

André Moura responde declarações do governador
Em resposta a entrevista do governador Marcelo Déda (PT), que acusou os irmãos Edvan e Eduardo Amorim (PSC) de romperem com o governo e de terem faltado com a palavra e de não terem sido responsáveis com o projeto político, o líder do PSC na Câmara Federal, deputado André Moura, concedeu entrevista ontem na Ilha FM, ao jornalista Gilmar Carvalho, e disse que o PSC e todo o grupo deram sustentação ao governo desde o 1º mandato de Marcelo Déda, que nunca tiveram apego por cargos e que, na eleição da Mesa da Assembleia Legislativa, "a palavra de Amorim venceu a caneta do governador".

PSC prepara pré-candidatos I
O Partido Social Cristão (PSC) no âmbito nacional irá preparar os seus pré-candidatos para as eleições municipais desde ano. O partido é o 11º do Congresso Nacional e tem uma estatística de crescimento considerável. A meta do partido cristão para 2012 é a eleição de 300 prefeitos e de 4000 vereadores nas cidades brasileiras. "Precisamos nos organizar e estarmos sintonizados", disse o vice-presidente do PSC, pastor Everaldo Pereira.

PSC prepara pré-candidatos II
Para o senador Eduardo Amorim o PSC chegou a um patamar com duas alternativas "seguir em frente ou seguir em frente". O parlamentar acompanha a militância em Sergipe e observa o crescimento. "O PSC tem se colocado para o país como agente político. Não temos e nem desejamos atuar de forma eleitoreira", completou Amorim.A base do partido em Sergipe trabalha para lançar pré-candidaturas nos 75 municípios, que segundo o senador, que é presidente do Diretório Estadual, os pré-candidatos devem conhecer a filosofia para praticá-las.

Esclarecimentos do TCE Sobre fotógrafo sem DRT
Carlos França, Coordenador de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe: “Meu caro Cláudio Nunes. Li, com surpresa, na sua coluna que o TCE contratou um jovem para exercer a função de fotógrafo sem o registro profissional, por ser meu sobrinho. Quero esclarecer ao colega que quem passou a informação o fez de má fé. O referido jovem não foi contratado pelo TCE como fotógrafo, ele é prestador de serviço para o Tribunal em outra função desde julho do ano passado. Como tem conhecimento de fotografia está praticando ao lado do fotógrafo Milton Alves Júnior, jornalista profissional, devidamente registrado na DRT, contratado pelo TCE, este sim, exercendo a função de fotógrafo. Para aprimorar os conhecimentos do jovem, tanto ele quanto Milton Alves Júnior farão um curso profissionalizante já no próximo mês. Já o "jeitinho" para registrá-lo, também não é verdade. A documentação exigida pelo Sindicato dos Jornalistas, inclusive o certificado de segundo grau, foi encaminhado solicitando o registro foi encaminhada para o órgão de classe, a quem compete deferir ou não o pedido, não se tratando portando de jeitinho, mas sim de uma solicitação dentro das normas.Coloco-me à disposição do colega para qualquer esclarecimento”.

A emenda foi pior que o soneto: Blog prefere defender profissionais
Na nota do coordenador do TCE é comprovada que o sobrinho de Carlos França está “praticando” ao lado de Milton Alves Júnior. O que é “está praticando”? Aliás, entre os requisitos para solicitação do registro estão um portfólio com fotos publicadas na mídia. Ainda bem que a comissão do Sindijor é criteriosa com registro de fotógrafos (leia nota mais abaixo), principalmente porque no mercado de Sergipe vários fotógrafos profissionais estão desempregados. E a Comissão de Ética do Sindijor: pode “está praticando” em um órgão público sem ter DRT? Assim é bom demais?

Empresa terceirizada é usada para colocar parentes em desvio de função?
E na mesma nota o coordenador informa que o sobrinho está “prestando serviço” ao TCE em outra função? Será através da empresa terceirizada? E porque não exerce a função para o qual é contratado? Um desvio de função gritante e assumido.

Sindijor não permitirá “jeitinho” para registrar fotógrafo
Do jornalista Gilson Sousa (DRT – 660/SE)  da Comissão de Fiscalização e Registro do Sindijor: “Caro Cláudio Nunes, em relação à nota “TCE fiscaliza, mas não faz o dever de casa”, publicada ontem em sua coluna, a diretoria de Fiscalização e Registro do Sindijor/SE afirma desconhecer o fato de o Tribunal de Contas contratar ‘um jovem sem registro na DRT como fotógrafo’. Nosso processo para obtenção do referido registro profissional é sério e rigoroso, pois a diretoria conta com a participação de profissionais como Márcio Garcez e outros. Certamente a presidência do sindicato irá apurar o caso e jamais permitirá “jeitinho” para registrar o rapaz como profissional em nossos quadros. Para isso, ele terá que corresponder a todas as exigências normatizadas pelo Sindijor e respaldadas pela Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas”.

Jozailto faz doação aos alunos do ILBJ
Na noite da última segunda-feira, 23, o poeta e jornalista baiano Jozailto Lima fez a doação de 60 exemplares do seu livro de poesias ‘Viagem na Argila’ aos jovens e adolescentes do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). Na companhia da coordenadora da Roda de Leitura da Biblioteca Epifânio Dória, professora Maruze Reis, Jozailto conversou com os alunos do ILBJ e autografou as doações do seu novo trabalho, que traz 142 poemas ao longo de 208 páginas.

Caixa lidera a queda das taxas de juros em empréstimos e financiamentos
Correio Brasiliense: Os consumidores que quiserem se beneficiar do corte de juros anunciados pelos bancos devem pesquisar bem para não serem vítimas de propaganda enganosa. Levantamento realizado pelo Correio nas seis maiores instituições financeiras do país mostram que apenas na Caixa Econômica Federal o crédito realmente ficou mais barato em todas as modalidades de empréstimos e financiamentos oferecidas nas agências. O Banco do Brasil tem desempenho bem inferior e, em quase todos os casos, os juros só mudaram depois da vírgula — ou seja, nada. As taxas menores valem para poucos e com condições impostas em contratos, que amarram os clientes à instituição. Nos banco privados — Bradesco, Itaú Unibanco, HSBC e Santander —, também a diminuição de custos ainda é contida.

Insatisfação com as baixas anunciadas por outros bancos, inclusive o BB
Não à toa o Palácio do Planalto já emitiu sinais de que está insatisfeito com as baixas anunciadas pelas maiores instituições, sobretudo com o BB, que recebeu orientação direta da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para baratear as operações com pessoas físicas e empresas. Assessores de Dilma estão com tabelas comparativas mostrando que, no cheque especial, no qual boa parte dos correntistas está pendurada, as taxas permanecem em quase 10% mensais na maioria dos bancos.

Palácio-Museu recebe Roda de Leitura do Proler
O Projeto ‘Rodas de Leitura’, que acontece quinzenalmente na Biblioteca Pública Epifânio Dória, ocupará o espaço do Palácio-Museu Olímpio Campos. A primeira Roda de Leitura no Palácio acontecerá nesta quarta-feira, 25, a partir das 16h. Na ocasião, serão lidos e discutidos textos de Manoel Cabral Machado, ex-vice-governador do Estado de Sergipe, que dá nome à biblioteca e centro de pesquisa do Palácio-Museu Olímpio Campos.

Boa opção para os amantes da boa leitura
Este é um verdadeiro convite aos amantes de uma boa leitura, que poderão se deliciar com textos desse nobre sergipano e com as belezas e a história do Palácio-Museu. O Projeto ‘Rodas de Leituras’ é uma iniciativa do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Em Sergipe, o Proler atua através do Comitê Sergipano, mediante convênio firmado entre a Fundação Biblioteca Nacional e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

TV por assinatura: ponto adicional não pode ser cobrado. Ação Cível já!
A programação do ponto principal da TV por assinatura deve ser disponibilizada no ponto extra sem cobrança adicional. A instalação ou manutenção do ponto extra só pode ser cobrada por evento e quando solicitada pelo assinante. Paga a contragosto pelos consumidores, referida cobrança foi expressamente proibida pela Resolução n.º 528, de 17 de abril de 2009[1], editada pela Anatel.Em vários estados consumidores ingressaram com Ação Cível Pública para garantir a resolução. Leia mais detalhes: http://jus.com.br/revista/autor/victor-sampaio-gondim

Aracaju sedia eventos de Direitos Humanos
Entre os dias 4 e 6 de maio, o debate sobre os Direitos Humanos toma conta de Aracaju. Militantes sociais e organizações populares de todo o Nordeste brasileiro estarão reunidos na capital sergipana para participar de dois eventos: o Seminário Educação em Direitos: uma estratégia de promoção e defesa dos direitos humanos na região Nordeste e a VII Assembléia Regional Nordeste do Movimento Nacional de Direitos Humanos.Os dois eventos serão realizados na Sociedade Semear e são organizados pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos em Sergipe (MNDH/SE).

Temáticas fundamentais
Segundo Lídia Anjos, articuladora do MNDH/SE, as atividades ocorrem num contexto em que se rediscutem temáticas fundamentais no campo dos direitos humanos, como a territorialidade e os conflitos envolvendo indígenas e quilombolas; o avanço e os desafios das lutas das mulheres; questões relativas à proteção de crianças e adolescentes; direitos dos homossexuais; o debate sobre a Comissão da Verdade e os crimes da Ditadura Militar; as políticas de segurança pública; as lutas do povo negro; a democratização da comunicação, dentre outros.

Garantias dos direitos humanos
De acordo com ela, "todos estes temas estarão contemplados na programação que visa debater a situação dessas áreas, mas também apontar estratégias para a garantia dos direitos humanos em Sergipe e todo o Nordeste".Outros objetivos das atividades são avaliar as ações e a história do Movimento Nacional de Direitos Humanos na região Nordeste e promover a rearticulação das entidades que atuam neste campo.

Japoatã: provas objetivas de concurso neste domingo, 29
As provas objetivas para o processo seletivo da Prefeitura Municipal de Japoatã serão realizadas nesse domingo, dia 29. As aplicações serão divididas em dois turnos. Estão previstas para iniciar às 9h as provas para os cargos dos Ensinos Básico e Fundamental. No turno da tarde, que começa às 14h, serão realizadas as provas para os Níveis Médio e Superior.

Caráter eliminatório
As provas serão de caráter eliminatório e classificatório, compostas por 30 questões de múltipla escolha com 05 alternativas de resposta, sendo apenas uma a correta e terão duração de três horas. As provas acontecerão no município de Japoatã, em locais a serem divulgados através de um Edital específico pelo site da Amiga Pública www.amigapublica.com.br/concursos e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Japoatã.

CNJ faz reunião aberta a todos os magistrados que atuam em SE
A Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania do Conselho Nacional de Justiça apresentará, na manhã de quinta-feira, 26, em Aracaju, o projeto da Rede Nacional de Cooperação Judiciária. A reunião, liderada pelo presidente da Comissão, conselheiro Ney Freitas, será aberta a todos os magistrados que atuam em Sergipe, seja na Justiça Estadual, Federal, do Trabalho, Militar ou Eleitoral. Os magistrados conhecerão detalhes do funcionamento da Rede Nacional de Cooperação Judiciária, criada para auxiliá-los em atos processuais que dependem de mais de um magistrado. No dia 27, haverá um encontro semelhante em Salvador, com os juízes e desembargadores que atuam na Bahia.

Agilidade para milhares de processos
Instituída pela Recomendação Nº 38/2011 do CNJ para auxiliar os magistrados que atuam em qualquer unidade do Judiciário, em qualquer parte do País, a Rede Nacional de Cooperação Judiciária deve proporcionar maior agilidade e acelerar centenas de milhares de processos. Ela pode ser acionada quando uma testemunha deve ser ouvida em outro Estado, ou outra comarca, por exemplo. Outro caso típico é quando uma empresa vai à falência e tanto o juiz do Trabalho como o juiz da Vara de Falências precisam penhorar os bens.

Cooperação
De acordo com o conselheiro Ney Freitas, o grupo de trabalho do projeto de cooperação judiciária visitará todos os Estados, para contato direto com os juízes, mostrando os benefícios da Rede e estimulando os Tribunais a indicarem seus juízes de cooperação. Organizados em núcleos de cooperação, esses juízes terão a função de intermediar a comunicação entre magistrados para agilizar o intercâmbio de atos processuais.

Servidores da UFS paralisam atividades hoje,25
Os trabalhadores da Universidade Federal de Sergipe em conjunto com o SINTUFS vão paralisar suas atividades em ato público nessa quarta-feira, 25 de abril, em defesa da campanha salarial unificada 2012 e em solidariedade aos professores da universidade que estarão na ocasião dando indicativo de greve em virtude da quebra do acordo de reajuste salarial de 4% por parte do governo.

Ato
Os servidores se reunirão em um primeiro momento em frente ao Hospital Universitário, localizado no bairro Santo Antônio, onde farão panfletagem das 7:30 às 9h, e em um segundo momento, seguirão para a Praça Fausto Cardoso, localizada no Centro comercial de Aracaju onde acontecerá um discurso coletivo e panfletagem.

Hospital Santa Isabel
Na manhã de ontem, 24, a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, fez uma visita de cortesia ao diretor do Hospital Santa Isabel, José Carlos Pinheiro, acompanhada pelo secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Guimarães. Juntos, eles conversaram sobre o número de leitos, implantação da Rede Cegonha, cumprimento de metas nos contratos firmados entre o hospital e as Secretarias e, também, os valores e os prazos de repasses de recursos.

Equipamentos
"Viemos até o hospital porque consideramos a necessidade do estreitamento da relação entre a gestão da SMS e os hospitais filantrópicos, assim como avaliamos importante conhecer, de perto, o funcionamento da Maternidade Santa Isabel e os novos equipamentos: Casa da Gestante e Centro de Parto Normal", explica Stella Maris Moreira, secretária municipal de Saúde.

Reunião
No início da tarde, a secretária recebeu, na sala de reunião, um grupo representante do Sacema, Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias. Durante mais de uma hora de conversa, os representantes do Sindicato explicaram o trabalho que realizam junto à comunidade e sugeriram melhorias em áreas específicas de execução das ações, incluindo algumas exigências, que já foram feitas anteriormente. Ao todo, foram 16 itens propostos pela categoria.

Inscrições abertas para a Semana Sergipana de Dança
Os grupos de dança interessados em participar da programação da Semana Sergipana de Dança, evento que acontece de 15 a 20 de maio no Teatro Atheneu, devem ficar atentos ao prazo de inscrições. As inscrições devem ser efetuadas até sexta-feira, dia 27, na sede do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado de Sergipe (Sated/SE), localizado na Avenida Ivo do Prado, 226, Centro. A Semana Sergipana de Dança é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Mais informações pelo telefone 79 9983-6756 ou no site www.divirta.se.gov.br .

A gente quer comida, diversão e arte
Inspirado nos versos da música "Comida", que o SINDISERJ promove nesta sexta-feira (27), a Sexta Cultural em homenagem ao Dia do Trabalhador. Esta edição da Sexta Cultural – que debate o papel dos trabalhadores para as transformações sociais – reforça a importância do sindicalismo dialogar com a arte a cultura para expressar os seus anseios.A atividade começa às 21h, com a exibição do curta "Maio, Nosso Maio". No formato de animação, o vídeo retrata a trajetória de luta dos trabalhadores no mundo, destacando o papel dos sindicatos na organização da classe. Após o vídeo, haverá um debate sobre os desafios da classe trabalhadora nos dias atuais, com a presença de Roberto Silva, diretor do SINTESE.

Forró instrumental
A partir das 22h sobe ao palco da Sexta Cultural o sanfoneiro Cobra Verde. Natural de São Domingos e com foco no forró instrumental, Cobra Verde é considerado um dos melhores sanfoneiros de sua geração.O projeto Sexta Cultural pretende divulgar as artes como ferramentas pedagógicas e reflexivas da organização social, além de proporcionar um espaço de socialização entre os servidores do TJSE e a sociedade sergipana.

PELO TWITTER

www.twitter.com/elder31  Enquanto os normais dormem,os loucos trabalham!

www.twitter.com/ManuSanthiago  Que Deus me permita paciencia, paz e humildade. A humildade prevalece e enriquece os conhecimentos.

www.twitter.com/Anselmocosta_Se  Acreditem no que vou dizer, em breve, muitos que criticavam João dia e noite vai virar a casaca. Para mim isto se chama oportunismo.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Amigo de verdade não é aquele que te chama pra farra pra esquecer os problemas, e sim o que te mostra o caminho para consertar o seus erros.

www.twitter.com/FalaSergipe  Devolvam minha grana, meu dinheiro não é capim prá alimentar jumento. #erronacontadeluz

www.twitter.com/Montalvaobarra  Ave Maria, já tô cansado de tanta repetição nas entrevistas. É traição, traição, traição. Vamos mudar a pauta. Só tem anjos, santos. Vixe.

www.twitter.com/silviosantospt  São muitas lágrimas para poucos lenços.

www.twitter.com/clovis_silveira  Eleição majoritária não tem segredo, ou você tem liderança + confiança + espírito de aglutinar ou ta fora. Não existe candidatura do eu só.

www.twitter.com/olivaluiz  O poder da palavra devidamente colocada mexe corações e mentes e só incomoda aos que desprezam o valor da palavra empenhada.

‏www.twitter.com/@_zalberto   Ai que vontade gostosa de jogar tudo pro ar

www.twitter.com/antoniaamorosa Tem horas que, se o twitter tivesse filtro, só sobraria o filtro.

DO LEITOR

Kércio Pinto esclarece nota enviada por seu e-mail sobre São Cristovão
Nota Kércio Pinto: Venho prestar os devidos esclarecimentos sobre uma nota atribuída à minha pessoa comunicando a impossibilidade de ARMANDO BATALHA vir a ser candidato a Prefeito no Município de São Cristóvão/SE, no próximo pleito eleitoral, em virtude da suspensão dos seus direitos políticos por três anos, diante da sentença proferia pelo MM. Juiz da Comarca de São Cristóvão e confirmada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).Em proêmio, confirmo que a divulgação partiu de um membro da equipe que vem prestando assessoria à Comissão Executiva do PSDB em São Cristóvão, utilizando correio eletrônico colocado à disposição da equipe, sem qualquer consulta ao presidente e demais membros da referida Comissão, razão pela qual foi sumariamente afastado.Somente tomei conhecimento desse fato no início da tarde de ontem, em face de estar ausente de Aracaju e sem comunicação disponível com amigos e integrantes da imprensa, razão pela qual somente agora venho manifestar-me, na forma escrita e com e-mail nominal (possibilidade de comprovação), para não restar dúvidas, sobre o assunto veiculado.Quem conhece a minha trajetória profissional jamais poderia ter dúvidas de que seria capaz de autorizar a divulgação de release para prejudicar pessoas, principalmente, amigos e/ou candidatos a cargo políticos. Hoje, filiado a um partido político não compartilharei com atitudes que venham a macular a imagem de pessoas públicas. Cabe ao próprio ARMANDO BATALHA prestar os devidos esclarecimentos ao povo sobre a sua condição de pré-candidato, razão pela qual discordo da atitude impensada que fora adotada.Tenho conversado com todos os líderes políticos do município, dentre eles, ARMANDO BATALHA, pessoa com quem mantenho relações de amizade por mais de vinte e cinco anos, para a formatação de projeto viável para São Cristóvão. Tentei, ontem e hoje, manter contato telefônico com ARMANDO, para os devidos esclarecimentos, e não consegui. Não sou homem de adjetivar pessoas, como se fez constar no "release", se é que possamos assim denominá-lo, e se for para adotar esse tipo de postura sairei da vida política.Reafirmo que não cabe a mim ou ao PSDB de São Cristóvão divulgar release ou qualquer tipo de informação/denúncia versando sobre a possibilidade, ou não, de qualquer candidatura a cargos políticos. Assim, no caso específico, cabe ao experiente político ARMANDO BATALHA informar aos seus aliados e aos eleitores sobre a manutenção da candidatura, inclusive fazendo publicar as decisões judiciais, para não restar dúvidas.Finalizando, com as escusas devidas, almejo que realmente ele consiga êxito nas ações judiciais, caso ainda não tenha conseguido, para colocar o seu nome à disposição do povo de São Cristóvão, no próximo pleito eleitoral, pois entendo que não se deve fazer Política (com P maiúsculo) denegrindo a imagem dos concorrentes e sim participando de um processo de escolha entre o sábio dos sábios – o povo”.

Popularidade de Dilma X Impopularidade de Déda
MAGNER ANDRADE, funcionário público. (magnerclark@ig.com.br/magnera@al.se.gov.br ): Caríssimos leitores, coisa deplorável é início de governo com a aparência de final de mandato, digo, pela tamanha impopularidade que anda ao seu lado, rondando a sua casa,… mesmo sendo o Governante maior do Estado.O Senhor Marcelo Déda, parece um cego em meio a tiroteio. Mais uma vez, deu amostras da sua impopularidade com os sergipanos, em especial, com os funcionários públicos, principalmente, com os professores comandados pelo SINTESE, uma sucursal do Partido dos Trabalhadores (PT).Na última segunda-feira, dia 23/04, a Presidente Dilma Rousseff pousou em terras sergipanas, para a assinatura de contrato entre a Petrobrás e a Mineradora Vale. Até aí, tudo bem. Tudo em nome do crescimento econômico e da sustentabilidade do Estado. Que venham os recursos para alavancar o progresso de Sergipe! Agora, privar a população principalmente, a mais carente, a do Bolsa Família, a que apoia o governo Dilma, com mais de 70% (setenta por cento) de aprovação, (segundo alguns institutos de pesquisas), ver de perto, de aplaudir, e quem sabe receber um abraço, um aceno ou um simples aperto de mão da presidente de todos os brasileiros, e dos sergipanos também, essa atitude, Excelentíssimo Senhor Governador Marcelo Déda, com certeza, desagradou ao povo e diga-se de passagem, tumultuou o trabalho da Imprensa local. Queremos crer que a Presidente Dilma não se agradou com tamanha iniciativa, a praça bem que poderia ser fechada apenas, só a metade, deixando espaço para as manifestações populares com as quais vossa excelência construiu sua carreira política.Admitimos que um Chefe de Estado, tem que ter a sua segurança redobrada, é uma prática comum em todo mundo. Agora, fechar todo um quarteirão? e a Praça Fausto Cardoso? a praça do povo?, foi no mínimo abusivo e autoritário, sem qualquer indício de Democracia… tão propagada pelo PT. Ou foi mera coincidência governador? para afastar os servidores e professores?, que estão em pé de guerra com o Executivo Estadual?, os mesmos, expressaram sua postura com um slogan “ O Governador rasgou a Lei”, pois, os seus direitos foram cerceados pela bancada de sustentação do governo na Assembleia Legislativa, com exceção da professora e deputada Ana Lúcia (PT).Pra finalizar, queremos ressaltar que no último dia 20/04 (sexta-feira), na reinauguração do Parque dos Cajueiros o senhor foi v-a-i-a-d-o pelos professores e funcionários públicos, aqueles mesmos que apanharam da polícia no governo Valadares, defendendo vossa excelência e a bandeira do seu partido – PT, que ao assumir o governo, parece estar negligenciando sua história política e de lutas em “favor” do povo sergipano.Caríssimos leitores, “O pior cego é aquele que não quer ver!”

ARTIGO

Rogério é caroço na garganta da oposição  – Edson Júnior*

Na segunda-feira, dia 23/04, o programa político-radiofônico, comandado pelo radialista, jornalista, bacharel em direito e suplente de deputado estadual, Gilmar Carvalho, insinuou, com ares proféticos, que a pré-candidatura de Rogério Carvalho, definida em prévias no Partido dos Trabalhadores, o que não é pouca coisa, levando-se em consideração que disputou a indicação do partido com outro excepcional nome, a professora Ana Lúcia, o que valorizou enormemente a disputa, seria atropelada pela pré-candidatura de Valadares Filho, do PSB. Bastou isso, para haver um intenso digladio no microblog twitter. Eu mesmo, fiz vários desmentidos sobre isso, como filiado e militante do partido. Achei uma sacanagem, para falar claro, a “lacerdinha” (numa alusão a Carlos Lacerda) jogada pelo radialista.
Recebi ligação de uma pessoa elevada, alertando para o erro da contenda. Ouvi, resignado. Não fiz qualquer comentário adicional. Obedeci! (e agradeço pela interferência)
Ontem, terça-feira, dia 24/04; você, Cláudio Nunes, fez um importante alerta em seu editorial “Da isca, da prudência e do jogo limpo”, sobre os interesses de quem tenta semear a intriga. Cristalino, Cláudio! De fato, a quem interessa uma possível selvageria no bloco da situação? Ao grupo oposicionista, claro! 
Pois bem, após ler seu editorial, posicionei meu “radim de pilha” para ouvir o Gilmar Carvalho, esperando um sincero “não foi isso que eu disse”. Frustrei-me com o repetido comentário, na tentativa de fortalecer a hipótese de que o PT fritará Rogério Carvalho. Comentário até esperado de quem não apoia o bloco comandado pelo governador Marcelo Déda.
Gilmar Carvalho é um soldado de Edvan Amorim. Já o disse e diz, abertamente. Sem problema. Tem todo direito. Vou mudar o termo soldado, para “um aliado do grupo”. Fica mais razoável e respeitoso ao radialista.
Gilmar Carvalho só não tem o direito, e nem amparo, em dizer que o PT não apoia Rogério Carvalho. É mentira quando o diz! Como ele se arvora em afirmar que o tempo sempre lhe dá razão, agora ele perde a medida dos fatos para projetar o tempo. Quando usa o microfone para falar isso (que o PT não apoia Rogério), desrespeita a militância petista, desconhece a legitimidade das prévias do partido, do qual integrou, e não conhece a resolução da executiva estadual do partido, manifestada uníssona, em que ratifica, com força, o apoio a Rogério Carvalho. Se quiser fazer ilações ou profecias… é do jogo. Mas não tem amparo factual, perdoe-me o radialista.
Depois de ouvir a saraivada contra Rogério Carvalho, fui para a 88, 7 Jovem Pan, onde Rogério Carvalho concedeu entrevista, no Jornal da Manhã, a André Barros e Rosalvo Nogueira, experimentados jornalistas, que conhecem os bastidores da política sergipana e nacional. A eles, e aos ouvintes, Rogério fez um desmentido sobre as especulações de Gilmar Carvalho (sem citá-lo) e desautorizou curiosos a falar em nome do Partido dos Trabalhadores. Disse, claramente, que é pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores, numa decisão da militância e respaldada por suas maiores lideranças, citando o governador Marcelo Deda, José Eduardo Dutra, Silvio Santos, Usiel Rios, Emanoel Nascimento Profª, Rosângela, Conceição Vieira, Chiquinho Gualberto, João Daniel e lideranças dos setoriais do partido. Perguntou, ao final: quem está dizendo que não tenho apoio no Partido dos Trabalhadores, desconhece esses apoios?
De fato, quem tenta explorar essa mentirosa falta de apoio?
Sobre os aliados, Rogério Carvalho enalteceu a qualidade dos nomes do bloco e que o momento é de afinar as conversações e unificar a luta contra o real adversário, que está do outro lado, torcendo para haver dissidências no bloco.
Isso é verdade e o tempo apontará os falsos profetas. O processo apenas está no início.
O PT, PMDB, PCdoB, PSB e demais partidos aliados, causam preocupações e indefinições na oposição. Os recibos do receio são claros pela artilharia pesada que desferem contra o governador Marcelo Déda e sobre o candidato do seu partido, Rogério Carvalho. Só não ouve quem não quer.
A construção da unidade, não pode ser ameaçada pela desconstrução do bloco. Isso está claro.
É isso que a oposição está querendo e se esmera, comendo pipoquinha na sala de jantar.
Mas toda pipoca que se preze, reserva o caroço para o guloso.
O nome do caroço, na garganta da oposição, é Rogério Carvalho.

*Acadêmico Jornalismo/UFS

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“Porque foi o 25 de Abril que restituiu a todos os portugueses, mesmo àqueles que são contra ele, o direito de viver sem medo, de falar sem medo e, sobretudo, a liberdade de discordar sem medo” (Frase anônima). 25 de Abril de 1974, a  Revolução dos Cravos derruba a ditadura de Marcelo Caetano e abre as portas à democracia em Portugal.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais