André Moura: de “cabra bom da peste” a um sujeito desmantelado

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Se a Justiça eletoral deixar o deputado federal André Moura, PSC,  tentará à reeleição em 2018. Após ser citado na denúncia do procurador-geral da 

República contra o presidente Temer, de ser integrante de uma organização criminosa, o deputado sergipano foi condenado pela Justiça de Sergipe (processo quando era prefeito de Pirambu) com a suspensão dos direitos políticos por três anos e meio (leia nota do deputado nesta edição).

Restará a André – que conquistou o mandato sob uma liminar e responde a seis processos – torcer para reverter á situação e que o registro da candidatura dele seja deferido. Com isso, poderá usar no horário eleitoral as fotos com a oposição, mas, principalmente com a situação que o chamou de tudo e mais um pouco em 2016. André hoje é mais próximo de Jackson e Edvaldo na situação, do que na oposição.

A diferença é que na oposição sempre terá um espaço para ele, já na situação, André não tem espaço nem mesmo para disputar à reeleição, quanto mais para disputar o governo ou o Senado.

E como disse o presidente estadual do PMDB, João Gama “... André sabe que não pode ficar sem mandato…” E é verdade: perder a imunidade parlamentar pode ser fatal para André Moura.

André “só tem gogó” e não será candidato a majoritário. Quer o nome na mídia para disputar à reeleição sem maiores problemas. André Moura foi apenas a “raspa do tacho” para Jackson e Edvaldo no malfadado governo Temer.

Ficará André com o olhar de cabra morta em 2018, matutando que passou de um cabra bom da peste a um sujeito desmantelado para todos que o cortejavam.

Mais será o Benedito o comandante de fato? -O normal é o comandante dizer aonde os comandados irão. Em SE é contrário, o comandado é quem comanda. Foi o que passou a entrevista de Benedito Figueiredo ontem, 28, na FAN FM, onde afirmou que “Jackson tem obrigação de se eleger pelo PMDB.”

Militares do HPM – E achando pouco a briga que vem travando com diversas categorias da área da saúde, o secretário Almeida Lima resolveu indispor o governador Jackson Barreto com os militares do Hospital da Polícia Militar – HPM, que fizeram concurso para esta área. São médicos, dentistas e técnicos de enfermagem, em torno de 50.                   

Processo do TCE que foi arquivado – Tenta agora convencer os conselheiros a desarquivem um processo de 2013 onde pretendiam fechar o HPM, e pasmem, determinar que estes profissionais da saúde passem a servir a secretaria da saúde.

Concurso específico – Qualquer leigo sabe que estes profissionais médicos fizeram concurso especifico através da legislação da PM. Seria como eles determinassem que o policial militar fosse desviado para trabalhar como vigilante ou guarda municipal. O governo perderia facilmente na Justiça.

Uma solução viável para todos – É preciso que seja encontrada uma solução viável para que o HPM volte alguns tipos de cirurgias e que estes profissionais possam contribuir efetivamente para a saúde, dentro da carreira deles e no HPM. Obs: Hospital Militar existe em quase todos os estados e com os concursos específicos. A maioria funcionando plenamente. Os profissionais não têm culpa do sucateamento do HPM de SE.

MPF/SE respalda Almeida na saúde: “é a primeira vez que o pactuado está sendo cumprido com medidas concretas.” – Em reunião realizada na terça-feira, 20, o procurador Regional dos Cidadão e da Cidadã, do MPF de Sergipe, Ramiro Rockenbach, ressaltou que a partir da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde é a primeira vez que o pactuado está sendo cumprido com medidas concretas.

Presença do CREMESE – Além do procurador e de membros da SES, a reunião teve também a participação de membros do Conselho Regional de Medicina de Sergipe – CREMESE,  que foram solicitar providencias quanto a falta de assistência nas unidades básicas de saúde a cargos dos municípios, falta de preenchimento dos prontuários, na rede do SUS, entre outros, constatados nas fiscalizações realizadas.

Participação do MPF – O procurador do MPF, Ramiro Rockenbach, solicitou aos membros do CREMESE, que em reuniões a serem realizadas sobre possíveis interdições éticas, em quaisquer unidades, convidem o órgão federal para participar. E que faça também as inspeções nas principais unidades da rede de atenção básica, sobretudo em Aracaju.

Fornecedores da FHS sem receberem – O blog foi informado por um médio empresário que Almeida acabará com a Fundação Hospitalar por inanição. O secretário só está pagando os fornecedores do período que ele entrou. As dividas passadas estão sendo “arrastadas”…

Para ganhar Prêmio Innovare – Antidesmonte tem que sair do papel –  E o TCE/SE enviou release à imprensa informando que a Operação Antidesmonte – realizada em conjunto com a PC, através do Deotap e o MPE concorre ao Prêmio Innovare.

Desmontada pelas pontas – De nada valerá se a operação não sair do papel. A sociedade sergipana espera os desdobramentos. São todos Santos? Ou a Antidesmonte foi desmontada pelas pontas e muitos serão salvos?

Amorim diz que continua no PSDB – Ontem, 28, surgiram notas que o PSDB expulsariam o senador Eduardo Amorim por conta do voto dele contrário a reforma trabalhista.

Respeito mútuo – Pelo twitter o senador disse que continua no PSDB e conversou ontem com o presidente Tasso Jereissati “O partido respeita as minhas posições e eu respeito as posições do partido.”

Seis meses de uma gestão desastrosa – Ontem, 28, na Câmara dos Deputados, Valadares Filho, PSB, fez uma avaliação dos seis meses da gestão Edvaldo Nogueira em Aracaju, que completará no próximo sábado, 1º. “Infelizmente, os aracajuanos não têm muito o que comemorar”,  disse.

Sem planejamento e sem criatividade – “O que se vê em Aracaju é um prefeito frágil e sem personalidade; totalmente inseguro em relação ao que a população precisa. Até agora, o prefeito não teve capacidade de colocar algo novo para a população de Aracaju”.

IPTU, multas e buracos –  “Não revogou o aumento abusivo do IPTU, feito pela gestão anterior. Essa foi uma das principais promessas feitas durante a campanha”, ressaltou Valadares Filho, transformou o governo numa fábricas de multas e a cidade está toda esburacada.

Saúde e educação – Valadares Filho lembrou que a área da saúde passa por uma grave crise, que culminou com o pedido de demissão do secretário e as criticas ao prefeito. “Já o descaso com a educação pode ser constatado com não pagamento do piso salarial dos professores.”

Corrupção –  “O governo municipal está envolvido em corrupção, está sendo investigado por prática de corrupção na licitação feita de forma emergencial no começo do ano para contratação de empresa para coleta de lixo.  Mas, o que se esperar de um prefeito que está sendo investigado pelo Ministério Público Federal por prática de corrupção eleitoral? ” indagou o deputado do PSB de Sergipe. 

Retrocesso –  “É com tristeza que acompanho o desgoverno de Edvaldo Nogueira, pois o povo de Aracaju não merece esse retrocesso”, finalizou Valadares Filho, lembrando da incompetência por não realizar o Forró Caju.

Valorização salarial – Ao conceder entrevista a emissora TV Atalaia, o vereador por Aracaju, Américo de Deus (REDE) defendeu que o servidor público tenha pelo menos a reposição de suas perdas salariais em virtude da inflação.

Parceria CMA e SEED – E ontem, 28, presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), recebeu a visita do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, que solicitou uma parceira entre os órgãos para a criação de uma Câmara Jovem, formada por estudantes da Rede Municipal, Estadual e Particular.

Concurso e eleição – A parceria consiste na realização de um concurso entre os estudantes, promovido pela SEED, para que os alunos selecionados passem uma semana vivenciando o trabalho na Câmara, tendo a possibilidade de elaborar projetos, eleger presidente e promover todas as ações pertinentes aos vereadores.

Ausência Justificada – Por se encontrar acometido de uma crise asmática, o vereador Jason Neto (PDT), não compareceu a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) esta semana. A orientação médica é de repouso absoluto. O atestado médico será encaminhado para a Mesa Diretora. Na sexta-feira, 30, Jason Neto retornará para avaliação médica, quando saberá se na próxima semana poderá comparecer às sessões. Importante frisar, que Jason é vereador assíduo e não havia faltado a nenhuma sessão.

Ausência justificada II – A vereadora Emília Corrêa (PEN), encontra-se acometida de virose que desencadeou forte crise alérgica nas vias respiratórias, não comparecendo a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) esta semana. Convém frisar que assiduidade da vereadora nesse primeiro semestre foi integral. A orientação dos profissionais de saúde é de repouso.Foi apresentado a Mesa Diretora da Casa, atestado médico, ontem, 28, e a expectativa é  de retorno as atividades parlamentares salvo, intercorrencia médica  contrária.

Trabalho infantil em Aracaju – A defasagem dos números sobre o trabalho infantil em Aracaju, que são de 2010, foi exposta pela vereadora Kitty Lima (REDE) na Câmara de Aracaju (CMA),  que cobrou da Prefeitura a atualização dos dados para a realização de ações contra o abuso do trabalho infantil.

Números – O estudo aponta que os setores de comércio e reparação automotiva detém, juntos, 520 crianças com idade entre 10 e 15 exercendo funções; seguidos por setores "mal especificados" com 441 crianças da mesma faixa etária; agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura com 138 crianças identificadas; 126 crianças trabalhando com serviços domésticos e 38 atuando no setor de água, esgoto e atividades de gestão de resíduos e descontaminação.

Defasagem – “Esses são os dados que o Poder Público municipal tem como base para ações de combate e prevenção do trabalho infantil. Mas como podemos combater um problema com dados defasados de quase 10 anos? Como planejar e elaborar políticas públicas”, questionou.

Feiras livres, sinais e na orla – Basta passar pela orla de Atalaia a noite, para verificar crianças vendendo balas, nas feiras livres, puxando carrinhos e nos sinais vendendo de tudo. Falta ação e vontade política.

Capela – E em Capela, onde é realizado o maior São Pedro do Estados, os servidores recebem hoje, 29, o salário do mês. A prefeita, Silvany Sukita, lembra que desde que assumiu os salários vem sendo pagos dentro do mês, priorizando os servidores.

São Cristovão – O prefeito de São Cristovão, Marcos Santana, PMDB, acompanhado do deputado federal, Fábio Reis, PMDB, foi recebido pelo líder do governo no Congresso Nacional, André Moura, PSC, onde apresentou demandas nas áreas da segurança e da infraestrutura.

Boquim atinge meta campanha – A meta proposta pelo Ministério da Saúde para Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe era vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. O município de Boquim atingiu e superou a meta vacinando 92,99% do público alvo.

Paralisação de Servidores – Os servidores públicos de Aracaju decidiram aderir à paralisação nacional em protesto às reformas do Governo Federal. Portanto, a classe trabalhadora não comparecerá aos postos de trabalho nesta sexta-feira, (30).

Contra reformas – “É preciso que os servidores municipais também se manifestem contra as decisões de reforma do Governo Federal. Portanto, por unanimidade, os trabalhadores decidiram paralisar as atividades”, disse o presidente do Sepuma, Nivaldo Fernandes.

Liminar do TJSE proíbe “arrastão” para fechar comércio amanhã, 30 – A Câmara dos Dirigentes Logistas de Aracaju – CDL, conseguiu no início da noite de ontem liminar judicial garantido o direito de abrir as lojas hoje. A CDL alegou que foram distribuídos panfletos pelas centrais sindicais e pela FECOM/SE chamando a população para realizar um arrastão no centro para o fechamento do comércio.

A Multa de R$ 50 mil para centrais e FECOM/SE – A liminar foi concedida pelo juiz Edno Aldo Ribeiro de Santana, contra qualquer ação de ameaça ou constrangimento para fechar as lojas, como também adentrar os estabelecimentos.

Circulação dos ônibus – A liminar ressalta também “….proibir, atrapalhar e/ou de qualquer outra forma inviabilizar a circulação de ônibus na cidade.”

PELO TWITTER

www.twitter.com/WalterCosta_aju   "A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos." Bom dia e bom São Pedro aos bons amigos!

www.twitter.com/alanbarretoso   Quem reinventou o cinismo, a mídia ou os políticos?

www.twitter.com/lucianopazx  Mentir no Brasil não é crime,  deveria ser! Principalmente aos ocupantes de cargos públicos.

www.twitter.com/revinhogama   A vida bate na cara, me joga no chão, me dá motivos pra desistir e eu sempre levanto e sigo em frente. Minha vocação é pra sobrevivente.

www.twitter.com/eugenio_nas   O desespero levará Temer e dizer logo em breve 'daqui não saio, daqui ninguém me tira'. E cairá.

www.twitter.com/ahcor_sevla  Por pior que seja, a democracia é melhor que uma intervenção militar. Sou a favor de uma intervenção popular

NOTA À IMPRENSA- DEPUTADO FEDERAL ANDRÉ MOURA

Acerca da decisão do juiz da Comarca de Pirambu em processo relativo à contratação de profissionais para as áreas de saúde, educação e obras quando foi prefeito do município, tornada pública nesta quarta-feira (28), o deputado federal André Moura informa:

* A decisão de contratar profissionais paras as áreas de saúde, educação e obras de forma temporária foi feita por urgente necessidade e com base em lei aprovada pela Câmara Municipal de Pirambu, visando o interesse público, para atender com presteza a população, pois à época, além de reformar unidades de saúde, foram construídos novos postos médicos em diversos povoados, sem contar escolas e creches.

* Todas os contratados efetivamente executaram os serviços objetos dos respectivos contratos no tempo devido, não tendo havido qualquer pagamento por serviços não prestados ou mesmo direcionamento das contratações, demonstrando assim a impessoalidade e a lisura do processo.

* Estando, portanto, as referidas contratações [efetivamente necessárias] dentro do contexto de uma lei municipal devidamente aprovada pelo Parlamento de Pirambu e sancionada pelo Executivo, para atendimento de necessidades prementes da administração e da sociedade, não houve a prática de dolo do agente político [prefeito], o que descaracteriza o ato de improbidade administrativa.
Por fim, o deputado André Moura reafirma o seu respeito à decisão da Justiça e informa que a assessoria jurídica, tão logo seja notificada oficialmente da decisão – que chegou ao conhecimento dele através da imprensa –, tomará as devidas providências para garantir-lhe o amplo direito à defesa e, em tempo, esclarece que a decisão por si não lhe causa a inelegibilidade.

Brasília, 28 de junho de 2017.
Assessoria Jurídica
Assessoria de Comunicação

DO LEITOR

Pergunta-se: serão criados cargos semelhantes na Polícia Militar? 

De Henrique Alves da Rocha – Cel PM, escrito num grupo reservado da PMSE: “Senhores policiais militares,Na data de hoje o projeto com melhorias salariais, carga horária, criação de gratificações e criação de 33 cargos comissionados, tudo da polícia civil, foi enviado para assembleia legislativa.Parabéns aos valorosos policiais civis.Todavia, a criação de  cargo em comissão chamou a atenção: Administrador PC AISP.Para quem não sabe AISP significa Área Integrada de Segurança Pública, nome dado as delegacias do interior.Pergunta-se: serão criados cargos semelhantes na Polícia Militar?
Nossos PMs que dividem estes prédios com os colegas da PC também terão o mesmo reconhecimento?
O policial militar que se deslocar centenas de quilômetros para encontrar uma plantonista vai perceber a gratificação transitória por "acúmulo" de municípios?”

NENOTÍCIAS: CORPO DE BOMBEIROS – Jackson exonera comandante do CBM. Antes Gilmar revelou que exoneração “se daria” por causa da luta do coronel em defesa da “Lobinha” que é anseio dos seus comandados

“O governador Jackson Barreto (PMDB) comunicou nesta quarta-feira, 28, ao comandante do Corpo de de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Carlos Santos Pereira, que ele não mais permanece no cargo.

Jackson agradeceu os serviços prestados e comunicou sua decisão.Na manhã de hoje, antes da comunicação oficial da exoneração, o deputado estadual Gilmar Carvalho revelou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, que o comandante seria exonerado, ¨não por ineficiência administrativa, mas por causa de sua luta em defesa do projeto da Lobinha¨, que o governador ainda não enviou para a Casa.
A Lobinha é reivindicação da corporação e chegou a ter o ¨autorizo¨ do governador em fevereiro deste ano.
O coronel Mendes é o novo comandante do CBMSE.”

Nota do blog Espaço Militar :  “Infelizmente o sistema é assim, quem luta por benefícios pela tropa é retirado do cargo. Bom lembrar que no incêndio do Makro, os cerca de 50 bombeiros militares que estavam de folga não tinham obrigação de auxiliar no combate ao incêndio que ocorreu, pois estavam de folga, mas por terem um comandante preocupado com a tropa, fizeram questão de ir espontaneamente ao local e se solidarizar com o comandante e com os colegas de farda, para debelarem as chamas.”

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a Paz, e siga-a.” (1º Pedro 3.11)São Pedro, principal discípulo de Jesus Cristo e primeiro papa, morreu em 29 de Junho de 67.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais