Antes do Natal, lei seca mais dura

Um projeto de lei que endurece a lei seca, tornando válidos novos meios para provar a embriaguez, e não mais apenas o bafômetro, foi aprovado na noite de ontem pelo Senado. O texto segue para a sanção presidencial. Entre esses meios estão o depoimento do policial, vídeos, testes clínicos e testemunhos de terceiros, conforme o texto.

A tramitação do projeto, proposto pelo deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), foi acelerada porque o Planalto comunicou aos líderes da base no Congresso que a presidente Dilma Rousseff deseja sancionar a lei antes do Natal, de forma que as novas regras já valham para as festas de fim de ano.

Atualmente, é crime dirigir sob a influência de drogas e álcool -a proporção é de 6 dg/L (decigramas por litro) de sangue-, mesmo sem risco a terceiros. O índice só pode ser medido por bafômetro ou exame de sangue.

Como ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo, é comum que o motorista se recuse a passar por esses exames, ficando livre das acusações criminais. O novo texto prevê que o uso de fotos e vídeos como meios de comprovação de que o condutor estava embriagado.

Com a mudança no texto, o limite de 6 dg/L se torna apenas um dos meios de comprovar a embriaguez do motorista. O crime passaria a ser dirigir "com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência".

Os valores dos teores alcoólicos limitados pela lei foram mantidos. Hoje o limite mínimo de tolerância é de 0,2 grama de álcool por litro de sangue. Entre 0,2 e 0,6 grama de álcool por litro o motorista recebe multa e tem a carteira de habilitação suspensa por até um ano.

Dados da Polícia Rodoviária Federal revelam que dos 192.188 acidentes, com 8.661 mortes, registrados no ano passado, 7.551 acidentes e 345 óbitos estavam associados à ingestão de álcool. (Com FSP).

Solidariedade
O governador fez questão de marcar posição ontem, 18, pelo twitter, no ato de solidariedade dos governadores ao ex-presidente Lula: “Não pude estar presente hoje em São Paulo para abraçar o ex-Presidente Lula, mas telefonei e lhe dei meu abraço e minha solidariedade”.

Tobias Barreto
Ninguém entendeu porque o juiz eleitoral de Tobias Barreto esperou alguns minutos antes da diplomação para anunciar o pedido de cassação do prefeito e do vice. Dilson de Agripino, prefeito reeleito ainda pode recorrer ao TRE e até ao TSE, mas não foi diplomado. Com isso enquanto a pendenga não for resolvida quem assumirá a prefeitura em janeiro é o futuro presidente da Câmara Municipal. Dilson é acusado de compra de voto.

Missa de 7º Dia –  José Carlos de Almeida Filho (Zé Miséria)
Familiares e amigos do saudoso José Carlos de Almeida Filho, conhecido cariosamente como Zé Miséria convidam a todos para a Missa de 7º Dia que será realizada nesta quarta-feira, 19, às 18h na Igreja Santa Lúcia, localizada no conjunto Santa Lúcia em Aracaju. Desde já agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Missa de 1 Ano – João Victor Vasconcelos Gois, amanhã, 20.
Será realizada amanhã, 20, a missa de um ano de falecimento de João Victor Vasconcelos Gois. Os pais, Hamilton e Sheila Gois convidam a todos amigos e familiares para o ato religioso que será realizado, às 19h, no Santuário Nossa Senhora Menina (Rua Itabaiana, s/n – B. São José. Aracaju / SE).

SOS mangue. O MPF tem que barrar essa imoralidade!
O telejornal de ontem, 18, à noite, da TV Atalaia mostrou que uma área no Porto D`Anta, está sendo aterrada para um grande empreendimento habitacional. A reportagem mostrou as máquinas aterrando a área do manguezal. E o pior: com a autorização da Adema. Se alguém do Ministério Público Federal assistiu a reportagem com certeza vai embargar a obra. E punir todos, inclusive quem deu a licença ambiental.

É preciso liberar a ponte Gilberto Amado
Será necessária uma campanha para que o governador autorize a liberação da ponte Gilberto Amado? Não é possível esperar a disponibilidade na agenda da presidente Dilma para que todos possam usufruir deste benefício. Os empresários do ramo do turismo de Sergipe esperaram com ansiedade este verão. Libere Já!

Jeferson Passos na Seplag. Excelente escolha do governador
O governador Marcelo Déda foi feliz ao convidar o atual secretário de finanças da Prefeitura de Aracaju, Jeferson Passos, para assumir a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), em substituição Oliveira Júnior que também continuará integrando a administração estadual. Assim como Oliveira Júnior, Passos é funcionário de carreira da Caixa e um técnico qualificado para uma pasta eminentemente técnica.

Atenção Setur! Ambulantes tentam retornar ao calçadão da orla
A Secretaria de Turismo há alguns meses fez um excelente trabalho ao colocar fiscais para proibir que alguns ambulantes (a maioria não é artesão e sim vendedores de mercadorias, inclusive piratas e falsificadas)  ficassem expondo suas mercadorias em uma parte do calçadão da orla causando não só transtornos econômicos para quem vende corretamente, mas também problemas de mobilidade urbana para os pedestres.

Agora que o fluxo turístico vai aumentar alguns querem tomar de assalto o calçadão
Agora que a temporada turística aumenta pra valer alguns ambulantes já começaram a expor no calçadão como aconteceu no último sábado e no domingo quando cerca de 10 deles retornaram ao calçadão. Se a Setur não tomar as providencias urgentemente o prejuízo será grande para os artesãos que comercializaram corretamente no espaço criado ao lado da pista de MotoCross (no fundo das quadras). Lá as barracas estão disponibilizadas corretamente, com iluminação e estacionamento ao lado.

Credi Cultural
Hoje, 19, a partir das 19h, no Museu da Gente Sergipana, o Governo do Estado dará mais um passo para o fortalecimento da política cultural de Sergipe. É nessa data que será lançado o Credi Cultural, projeto realizado pelo Banese, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que visa disponibilizar uma linha de crédito voltada para o empreendedor cultural de Sergipe. O projeto conta ainda com a parceria do Sebrae, Jucese e Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe (CJE-SE).

Roger Barros eleito como coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe
O empresário da área de TI, Roger Dantas Barros foi eleito por unanimidade como coordenador do Fórum Empresárial de Sergipe. O Fórum reúne dirigentes de entidades de classe do setor produtivo e Roger é membro representando a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia de Informação, Software e Internet do Estado de Sergipe (ASSESPRO/SE).

Liderança jovem e moderna
Com certeza Roger Barros vai ajudar que o Fórum Empresarial contribua ainda mais com a agenda do desenvolvimento de Sergipe. Além de um jovem empresário é uma liderança jovem,, moderna bem articulada e preocupada com o futuro de Sergipe. Roger vem se destacando na luta pela redução do ISS em Sergipe para as empresas de Tecnologia da Informação.

Seminário com prefeitos eleitos
O Governo de Sergipe, em parceria com o Sebrae, e com apoio do Banco do Brasil, promove o Seminário de Integração Estado-Municípios-Sergipe, nesta quarta-feira, dia 19, a partir das 9hs no Radisson Hotel, Orla de Atalaia. O evento visa a integração entre o Estado e os Municípios na execução das políticas de desenvolvimento econômico e social, em benefício da qualidade de vida da população sergipana.

Pontos
O seminário  destacará os seguintes pontos: o que os Prefeitos eleitos esperam do Governo de Sergipe, para fortalecer o desenvolvimento dos Municípios;balanço dos seis primeiros anos de Governo e perspectivas para os dois anos restantes; e atribuições das Secretarias e Órgãos do Estado – Seplag, Sedurb, Seinfra, Saúde, Seed e Segrase.

Fábio Henrique será diplomado hoje,19
O juiz eleitoral José Adailton Santos Alves, da 34ª Zona Eleitoral, fará a diplomação do prefeito Fábio Henrique, do vice-prefeito Job de Carvalho e dos vereadores de Nossa Senhora do Socorro na próxima quarta, 19, às 9h, no Fórum Des. Artur Oscar de Oliveira Deda, localizado na rua Manoel Passos, s/n,sede de Nossa Senhora do Socorro.

Continuidade
Eleito com 54,77% dos votos, o prefeito Fábio Henrique dará continuidade  à uma gestão marcada por grandes investimentos em infraestrutura urbana e na ampliação das redes municipais de saúde e educação, o  tem garantido o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

Posse
Já as solenidades de posse acontecerão no dia 1º de janeiro, a partir das 17h, com a realização de uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Socorro. Em seguida, haverá a posse dos vereadores, do prefeito reeleito Fábio Henrique e do vice-prefeito Job de Carvalho na Câmara Municipal.

Simão Dias: Marival Santana será diplomado hoje
O prefeito eleito de Simão Dias, Marival Santana (PSC) será diplomado hoje,19, pela juíza eleitoral Maria Angélica, da 22ª Zona Eleitoral, às 9h, no Fórum Gervasio Prado. Na ocasião também recebem diploma o vice-prefeito eleito, Aloísio Viana (PSC), os vereadores eleitos e seus respectivos suplentes.Já as solenidades de posse acontecerão no dia 1º de janeiro, a partir das 17h, com a realização de uma missa na Igreja Matriz de Senhora Santana. Em seguida, haverá a posse dos vereadores e do prefeito eleito Marival Santana na Câmara Municipal.

Médicos visitam CMA
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento, recebeu na manhã desta terça-feira, 18 de dezembro, um grupo de médicos formado pelo proprietário do hospital São Lucas José Augusto Barreto.  O objetivo da visita foi pedir apoio aos vereadores para aprovação do projeto enviado pelo Prefeito Edvaldo Nogueira na última segunda-feira, 17, que reduz os ISS de 5 para 2,5% de clínicas, hospitais e outros. Emmanuel Nascimento se mostrou sensibilizado com a questão, sugerindo que as entidades busquem apoio político junto a outras entidades médicas e aos demais vereadores do Legislativo Municipal.

Educação
O Deputado Federal Rogério Carvalho(PT), reuniu-se com o Secretário Executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, os Reitores do Instituto Federal de Sergipe( IFS), Ailton Nascimento e da Universidade Federal de Sergipe(UFS), Angelo Antoniolli, além do Diretor do Campus de Lagarto, Mário Adriano dos Santos para tratar de assuntos referentes as duas instituições federais no Estado.

Novo hospital universitário para SE
Em relação à UFS, a reunião tratou da transformação do Hospital Regional de Lagarto em Hospital Universitário e a construção de um Centro de Atendimento Especializado para complementar o campus, a área de formação da saúde. “O Ministério da Educação aceitou nossa proposta e os trâmites já estão em curso e, para ajudar mais, eu encaminhei a uma emenda de 30 milhões de reais para a realização de obras na Universidade para este fim”, destacou Rogério.

Equipamentos
Já sobre o IFS, a reunião tratou da viabilização de recursos para aquisição de equipamentos e obras a serem realizadas no Instituto, a exemplo do novo prédio da Reitoria e da ampliação da  capacidade física da Instituição

Abastecimento de água em Canindé
O prefeito eleito de Canindé de São Francisco, Heleno Silva (PRB), esteve em reunião provocada pelo o Ministério Público juntamente com o prefeito atual, Orlando Andrade, para solucionar a falta de água na zona rural do município. De acordo com Heleno, a situação se agravou muito e diante disso, a Promotoria propôs à prefeitura Municipal de Canindé a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que se responsabilize pelo o abastecimento nessa reta de fim de ano.

Sofrimento
Heleno assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho para que não haja mais prejuízos aos canindeenses. "O povo está reclamando que neste mês de dezembro a prefeitura reduziu muito o abastecimento e assumo aqui, os carros-pipa voltaram com a oferta de água. Precisamos acabar com sofrimento da nossa gente  e principalmente com o abastecimento de água para os seus animais. E reforço, vou lutar para mudar de vez esse cenário em Canindé", reafirma Heleno.

Valmir de Francisquinho é diplomado prefeito de Itabaiana
"Considero esta a minha casa. Nasci e me criei na política aqui. E a partir de janeiro, quando estiver na prefeitura, continuarei considerando a Câmara de Vereadores de Itabaiana como a minha grande escola". Com esta frase, o prefeito eleito da cidade serrana, Valmir dos Santos Costa, o Valmir de Fancisquinho (PR), resumiu o seu sentimento durante a cerimônia de sua diplomação como prefeito eleito, ocorrida na sede do legislativo itabaianense, na noite da última terça-feira, 18.

Diplomados
Além de Valmir de Francisquinho, também foi diplomada a vice-prefeita, Lourdes Machado (PSDB), que, inclusive, chega ao seu segundo mandato consecutivo na condição de vice de uma das mais importantes cidades sergipanas.  "Queremos construir no nosso município uma sociedade justa e solidária, e a família como razão fundamental de todo processo social", frisou a vice-prefeita ao ser diplomada.A cerimônia oficial contou ainda com a participação dos vereadores eleitos e reeleitos no município.

Missa e posse
Após a diplomação, o próximo evento acontece no dia 1º de janeiro de 2012, quando ocorrerá uma missa em ação de graças na Igreja Matriz de Santo Antônio e Almas de Itabaiana, as 17h, a posse do prefeito, da vice e dos vereadores, na Câmara, seguida pela transferência de cargo, na Prefeitura Municipal, às 19h.

Fernandinho promete lutar por Muribeca
Diplomado ontem,18, pela Justiça Eleitoral como prefeito do município de Muribeca, Fernandinho Franco (PDT) prometeu realizar uma administração moderna e voltada para os mais carentes. "Serei um incansável lutador por melhorias para o nosso povo. Farei o povo muribequense sentir orgulho de dizer que nasceu e mora nesta cidade", disse o prefeito.

Presenças
Várias autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o presidente estadual do PDT, deputado Zé Franco, e o prefeito reeleito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique. "É muito significativa para o partido a diplomação de Fernandinho Franco. O PDT mostrou para todo o Estado de Sergipe como é possível renovar e apresentar ótimos nomes da nossa juventude para ingressar na política. Quero desejar boa sorte ao jovem prefeito e dizer que nós estaremos a sua disposição na Assembleia Legislativa", afirmou o deputado.

Diploma do mérito Educacional
Amanhã, 20, o professor e subsecretário de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, Luiz Alberto, receberá uma homenagem pelos relevantes serviços que prestou à cultura e educação sergipana. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Educação e acontecerá no Palácio-Museu Olímpio Campos, às 17h, onde receberá o Diploma de Honra ao Mérito Educacional.

Apresentação Natalina
Será nesta quarta-feira, 19, a partir das 17h30, a tradicional apresentação natalina nas escadarias e janelas do casarão da ACESE. As crianças e adolescentes do Coral Canarinhos de Aracaju se apresentarão para admiração de todos que passarem pela rua José do Prado Franco neste horário. As músicas entoadas pelos Canarinhos é um presente da ACESE para seus associados e transeuntes. Uma forma de levar uma mensagem natalina para cada um individualmente.

Sindijor e Sterts se reúnem com Augusto Franco Neto na busca pela conclusão da campanha salarial
Na manhã de ontem, 18, os presidentes do Sindicatos dos Jornalistas e Sindicato dos Radialistas, Caroline Santos e Fernando Cabral foram recebidos pelo superintendente da TV Atalaia, Augusto Franco Neto. Os dirigentes sindicais estavam acompanhados pelo Coordenador Geral da Federação Interestadual dos Trabalhadores de Rádio e TV – FITERT, José Antônio Jesus da Silva.

Pauta
Na pauta da reunião: a campanha salarial das duas categorias em 2012. "O mês de dezembro já está finalizando e até agora não tivemos uma resposta dos patrões às nossas última reivindicações", aponta a presidenta do Sindijor, Caroline Santos.Fernando Cabral apresentou a Augusto Franco Neto a situação angustiante das duas categorias que ainda não tiveram a convenção coletiva. "Jornalistas e radialistas já flexibilizaram ao máximo a pauta conjunta e até agora não tivemos nada", afirma Cabral.

Reajuste
A reunião busca sensibilizar os patrões para que o reajuste para as duas categorias cheguem a 8% e que seja estabelecido e publicizado a escala de trabalho para os jornalistas com 30 dias de antecedência.Augusto Franco Neto colocou que as empresas estão em dificuldades, mas se comprometeu a reunir-se com os membros do sindicato para buscar um avanço. Na próxima sexta ele dará uma resposta aos sindicatos.

Baixo sergipano participa como solista no último concerto da ORSSE em 2012
O sergipano Cláudio-Alexandre é advogado de profissão mas também se dedica ao canto. Será um dos solistas na noite da próxima quinta-feira, 20, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, no último concerto da série Cajueiros, que promete surpreender o público  com a "Sinfonia n.9 Op.125 em ré menor", de Ludwig van Beethoven, considerada uma das mais importantes e emblemáticas obras da humanidade. Dono de uma preciosa voz, tem se dedicado ao canto e tem participado de várias apresentações em corais, inclusive como solista. Com a Orquestra Sinfônica de Sergipe foi solista sob a regência dos maestros Ian Bressan e Guilherme Mannis, no Concerto pelos 100 anos de morte de Verdi (2001), na Fantasia Coral de Beethoven (2007), como o Rei na Ópera Aída de Verdi (2010) , na ópera La Bohème (2011) e Tosca (2012) de Puccini .

Celi Mall Decor
A imprensa e a sociedade sergipana prestigiaram ontem, 18, à noite a inauguração do Celi Mall Decor na Coroa do Meio. Num espaço de quatro mil metros quadrados versões inovadoras do design com o que há de melhor do mobiliário brasileiro. O espaço não deixa a desejar se comparado com os maiores do país. Sem dúvida, Sergipe também é referência nacional nesta área.

Esportes
A pouco mais de 20 dias do início do campeonato sergipano, clubes ainda esperam ajuda do governo do Estado para melhorar as condições de seus estádios. /// Confiança fará amistoso contra o CSA. /// CBF altera tabela da Copa do Nordeste. /// São Paulo contrata o zagueiro Lúcio, pentacampeão em 2002 pela seleção brasileira. /// Barcelona anuncia renovação de contratos de Messi, Xavi e Puyol. /// Corinthians deseja contratar Dedé, Pato e Renato Augusto. /// DATAFOLHA confirma, em nova pesquisa: torcida do Flamengo ainda é a maior do Brasil. /// FLAMENGO – 16,27 E Corinthians, 15,56.

Curtas
Congresso pretende votar 3.000 vetos em um só dia. /// Vendas de carros novos crescem 14 por cento na primeira semana de dezembro. /// Argentina fecha acessos ao monte Uritorco, por temer suicídio coletivo nesta sexta-feira. /// Data apontada como a em que vai ocorrer o fim do mundo. /// CPI do Cachoeira termina sem apontar nenhum suspeito. /// Prisão imediata de José Dirceu é inconstitucional – afirma defesa. /// Para ministros, relator pode definir prisão sozinho. /// Gasto de brasileiros no exterior sobe e bate recorde em novembro. /// Defensoria pública constata que shoppings não estão cumprindo decisão de forma correta. /// Jefferson Passos vai assumir secretaria que cuida de orçamento, planejamento e gestão no governo do Estado. /// Senado recorre ao STF para liberar votação dos vetos de Dilma Rousseff. /// Caixa Econômica Federal terá participação em arranha-céus de Donald Trump no Rio de Janeiro. /// Aprovada a MP que trata da redução de contas de luz a partir de 2013. /// Justiça manda reintegrar 850 demitidos da GOL/WEB-JET. /// CADE homologa acordo AMBEV/NESTLÉ. ///

PELO TWITTER

www.twitter.com/Ricadv3232  Não há caminho certo ou errado, mas sim, o caminho da sua escolha que será preenchida com as coisas certas ou erradas. (Eu)

www.twitter.com/Mmauriciolobo  É muito fácil fazer discurso enriquecido de demagogia, quero ver se os paladinos da moralidade tem coragem de abrir mão da própria imunidade.

www.twitter.com/AntonioJMoraes  Bom dia aos que não vivem "da luta" e sim dos resultados. Ficar atentos aos eternos "guerreiros"!

www.twitter.com/Anselmocosta_Se  A Paz permaneça com quem é de Paz. Axé.

www.twitter.com/Machu_Veio  Internet vicia tanto que já deve ter gente fumando os cabos da conexão.

www.twitter.com/jrobertotgomes  "Existem dois tipos de pessoas que não gostam do Ministério Público:aqueles que não conhecem o que ele faz e aqueles que conhecem muito bem"

DO LEITOR

Natal diferente: “vamos entregar a carroça”
Do leitor Messias Gonçalves (mameangon@bol.com.br) : “Cláudio foi mais de trinta dias, quando você me deu o espaço para passar as pessoas sensíveis em ajudar um “morador” de rua, deixando para trás tanto sofrimento, falta de dignidade, de cidadania. Falta de respeito, mesmo. A primeira intenção era adquirir uma carroça nova e, um belo animal. Arrecadamos R$ 600,00 e compramos uma carroça com o cavalo por R$ 800,00.Não conseguimos uma carroça nova, mas, compramos a que pudemos graças as doações que recebemos. Não comprei por comprar apenas. Só comprei com o aval do beneficiado em comum acordo com o meu cunhado.Ressalto também que após a minha iniciativa, a minha irmã, Sandra, abraçou essa causa e, por iniciativa própria, está arrecadando certa quantia em dinheiro para alugar um quarto, onde ele possa ter a complementação do seu sonho.Por isso, decidimos simbolicamente, entregar a carroça já adquirida, já neste sábado. Pois desde esta quarta feira, dia 19/12, logo cedo, ele, JACKSON, o felizardo, já estará com a sua carroça, cuidando dos últimos retoques, dando uma guaribada e, dando início a uma nova vida, graças a todos nós.Portando, Cláudio Nunes, OBRIGADO. Que Deus nos abençoe. Nada é mais importante do que fazer o bem. Sábado, 13 horas, rua A-2 nº 48 (Praça dos Correios), conjunto Augusto Franco. Este é o lugar da SOLIDARIEDADE. E espero a todos que colaboraram”

Cícero Mendes e suas mentiras
De Francisco Sérgio M. Tavares (sergiotavarinho@hotmail.com): “Na qualidade de Presidente do Sindicato do Funcionalismo Público do Município de General Maynard – Sintragem (SE), venho acompanhando as denúncias que  o senhor Cícero Mendes vem plantando contra o Prefeito José Evangelista Filho. Sou testemunha da regularidade do pagamento do funcionalismo público, inclusive do 13º salário, que foi pago no dia 10.12. Se assim não procedesse, o Sindicato certamente cobraria do Prefeito e não escreveria esse depoimento. A cidade é limpa e vejo o Prefeito na cidade todos os dias. Aproveito para convidá-lo para nossa festa de confraternização do Natal, que ocorrerá no Centro de Idosos em 23.12”.

ARTIGO

A importância do investimento público    por  Jorge Santana de Oliveira*

Tive o privilégio de liderar a formulação da atual política de desenvolvimento econômico do governo de Sergipe e de conduzí-la nos primeiros quatro anos. Das suas três dimensões – atração do investimento privado, apoio às micro e pequenas empresas, e desenvolvimento científico e tecnológico -, a primeira foi a que teve seus êxitos mais visíveis e as razões são quase óbvias, sobretudo por conta da geração de milhares de empregos.

O fomento e a atração do investimento privado em um Estado como Sergipe requer um vasto conjunto de fatores e de instrumentos, dentre os quais se destacam a concessão de incentivos fiscais, o ambiente de negócios (aí incluída a confiabilidade e a postura ética dos agentes públicos), a disponibilidade de mão-de-obra e a infraestrutura produtiva.

A infraestrutura produtiva inclui meios de transporte (rodovias, ferrovias, aeroporto, porto etc), suprimento de água, energia elétrica e gás, e a oferta de adequadas áreas industriais, grande parte fruto do investimento público. Quanto melhor for essa infraestrutura, maior a competitividade do Estado, ou seja, sua capacidade de ganhar a acirrada disputa com outros Estados por novos empreendimentos.

O investimento público em infraestrutura produtiva, que vem sendo realizado por sucessivos governos ao longo das últimas décadas, tem sido um dos mais importantes diferenciais para o desenvolvimento industrial de Sergipe, mas a demanda por novos investimentos não para de crescer, o que é absolutamente natural. Novas estradas (às vezes pequenos trechos para interligar novas grandes indústrias a rodovias existentes) e a melhoria da infraestrutura e implantação de novos distritos industriais tornam-se essenciais, razão pela qual fazem parte do atual plano de investimentos do governo.

Essa mesma classe de investimento igualmente impacta outra indústria de grande significado para a economia sergipana, o Turismo, cuja política estadual conduzi no biênio 2009/2010, quando foram incorporadas à SEDETEC as funções da SETUR. Com a consolidação dos principais destinos turísticos (Xingó com a revitalização da Rota do Sertão, e litoral sul com as pontes Joel Silveira e Gilberto Amado), urge a abertura de uma nova fronteira, desta feita no litoral norte, cujo principal requisito é a construção da SE-100 Norte ligando Pirambu a Pacatuba.

Eis porque fui tomado de desagradável surpresa e profunda indignação quando vi o Proinveste (programa de empréstimos do governo federal para fomentar o investimento público nos Estados nesse momento de severas dificuldades financeiras), inacreditavelmente, não ter sua contratação autorizada pela Assembléia Legislativa. Dentre os muitos projetos do Proinveste, novas rodovias (inclusive a SE-100N) e melhorias em Distritos Industriais estavam contemplados, restando a conclusão de que, como consequência do ato dos deputados que votaram contra, a economia sergipana perderá competitividade, principalmente para os vizinhos Estados nordestinos.

* O autor é empresário e foi secretário da SEDETEC (2007/2010). Artigo publicado no Jornal da Cidade, Revista da Cidade, 17/12/2012.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
  
Frase do Dia
“Os Convencidos da Vida. Todos os dias os encontro. Evito-os. Às vezes sou obrigado a escutá-los, a dialogar com eles. Já não me confrangem. Contam-me vitórias. Querem vencer, querem, convencidos, convencer. Vençam lá, à vontade. Sobretudo, vençam sem me chatear. Mas também os aturo por escrito. No livro, no jornal…” Alexandre O'Neill, escritor português, nasceu em 19 de Dezembro de 1924 e morreu em 1986.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais