Aos Jovens Pais

O segundo domingo de agosto é dedicado aos pais: o Dia dos Pais.  Como eu ainda estou criando o meu filho – tenho muito que aprender – sei que há alguns outros com mais experiência que eu – inclusive o meu próprio pai – que poderiam usar deste espaço para trazer lições valorosas.  Neste dia, reconhecendo as minhas limitações naturais, quero convidar aos jovens pais como eu, e àqueles que ainda pretendem serem pais, a passearem nas páginas bíblicas procurando instruções e conselhos válidos.

Aos jovens pais assim diz o Senhor:

Vou começar lendo o tradicional texto de Pv 22:6.  Ele diz que os pais devem ensinar, instruir e disciplinar seus filhos.  É claro que isso não tem a ver necessariamente com idade.  É dever de todo pai prover a educação adequada aos seus filhos.  No livro de Provérbios em vários trechos lê-se o convite para que os filhos ousam a instrução paterna (veja, por exemplo, Pv 4:1).  Esta deve ser uma postura a ser seguida. Instrua e treine seu filho para que ele saiba como se portar em toda e qualquer ocasião – isso vale tanto para questões sociais quanto espirituais.

Em segundo lugar, e igualmente conhecida, está à passagem que fala em não provocar ira, irritação, moléstia ou vingança nos filhos (em Ef 6:4).  A autoridade dos pais sobre os filhos deve ser natural e sempre buscar o entendimento – a maturidade esperada no comportamento dos pais deve levar a isso.  Os jovens pais precisam aprender esta lição: exerça a autoridade devida sobre seus filhos não através do medo ou terror, mas debaixo da orientação do Senhor (sublinhe o final do mesmo verso).

Nesta mesma linha de raciocínio: os pais sempre devem amar, cuidar, dar carinho a seus filhos.  Na parábola do filho pródigo contada por Jesus, o pai demonstra uma atitude de acolhimento que refaz e agrega o perdido e regressado (leia a parábola em Lc 15:11-32).  Filhos são para serem valorizados, desejados, queridos, respeitados e abraçados.  Desde cedo os jovens pais devem manter uma postura de afago para com seus filhos.  Lembre-se de abraçá-los e beijá-los.  Faça do seu colo e de sua casa um recanto gostoso de acolhimento e segurança.

Outro conselho importante eu posso tomar das palavras a Timóteo (conhecido como jovem pastor).  Em 1Tm 4:12 a atenção dele é chamada para que seu valor estivesse demonstrado em ele ser exemplo.  Mais que palavras, a postura correta do pai é ser um modelo e padrão do comportamento e vida para seus filhos – e como tenho aprendido isso em minha pouca experiência!  O comportamento e os valores da próxima geração são influenciados de maneira invariável pelo que esta faz ou deixa de fazer.  Assim, jovem pai, viva de modo a ser imitado (acrescente aqui as palavras de Paulo em 1Co 11:1).

E um último e mais importante conselho que leio na Bíblia: os pais devem sempre colocar seus filhos em oração diante do Senhor.  Foi num dos momentos de maior dor que Davi deixou a lição: o homem segundo o coração de Deus orou pelo seu filho (leia em 2Sm 12:16).  É dever sagrado de todo pai orar pelos seus filhos, interceder por eles e suplicar para que as misericórdias do Senhor estejam sempre em favor deles.  Esta instrução é fundamental a cada jovem pai crente: ocupe muito do seu tempo em oração pelo seu filho (lembre do que disse uma mãe – Ana – ao sacerdote em 1Sm 1:27).

Como disse lá em cima, estou consciente que ainda não tenho uma larga experiência no assunto, mas baseado na Palavra de Deus, que neste Dia dos Pais, nós jovens pais, possamos receber bem a herança que o Senhor nos deu (cito o Sl 127:3).  E o façamos para a glória divina, nesta e nas próximas gerações.

Jabes Nogueira Filho é Pastor da IGREJA BATISTA SOL NASCENTE

Rua Major João Teles, 80
Conj. Sol Nascente –
49095-230
Aracaju – Sergipe – Brasil –
ibsolnascente@gmail.com

Cultos:
Domingo às 8h – Escola Bíblica
Domingo às 18h – Culto Dominical
Quarta às 20h – Oração e Estudo Bíblico

#NOTAS#

Vocalista do Ministério Voz da Verdade não resiste a cirurgia e morre

O Ministério Voz da Verdade, publicou ontem, dia 04, em seu site, a notícia do falecimento, durante a madrugada, de uma de suas vocalistas, Lilian Paolilo Ferrão.

Ela sofria de uma doença degenerativa hereditária, chamada Polineuropatia. Seis de seus familiares já haviam sido acometidos da mesma, inclusive seu pai. O transplante de fígado era o único meio de reversão da doença. No último dia 28, Lilian recebeu um novo órgão, mas seu corpo não respondeu bem, sendo necessário um retransplante.

Na segunda-feira, dia 02, outro fígado seria colocado na cantora, mas este não se encontrava em boas condições e outra cirurgia foi marcada para a manhã dessa quarta-feira, 4.

Na madrugada, o estado de Lilian piorou e ela teve de ser operada às pressas para retirada de seu fígado. Na mesa de cirurgia, teve uma parada cardíaca e não resistiu.

O Ministério Voz da Verdade, do qual também fazem parte a mãe e o marido de Lilian, está de luto. Pedem orações para que possam suportar esse momento. Fica a saudade e a certeza de que ela está com o Senhor.

David Quinlan em Itabaiana

Está confirmado! O cantor de origem irlandesa David Quinlan virá dia 27/08 para fazer uma ministração em um evento na cidade de Itabaiana.

David é um dos maiores cantores de música cristã do Brasil, já esteve em Sergipe várias vezes. Sendo que a última foi na Marcha para Jesus. Ele nasceu na Irlanda, mas se naturalizou brasileiro.

Líder do “Ministério Paixão, Fogo e Glória”, suas músicas mais conhecidas são: Essência da Adoração; Canção da Alegria; Abra os Olhos do Meu Coração; Abraça-me; Águas Profundas e Filho de Davi.

O disco mais recente do cantor se chama “No Infinito desse Amor” esse é o caçula dos nove discos já gravados pelo cantor. Além do seu ministério David faz diversas participações em gravações de outros cantores, como por exemplo: Ludmila Ferber – Pérolas da Adoração.

Então você não pode perder! Dia 27/08 tem David Quinlan em Itabaiana. Agente se encontra lá.

Por Júnior Fontes

Igreja Quadrangular realiza I Congresso de Música

A Coordenadoria de Música da Igreja do Evangelho Quadrangular Sergipe (IEQ/SE) realiza, na próxima sexta às 19h e no sábado a partir das 8h, o I Congresso Estadual de Música.

O evento acontece na Igreja Quadrangular Jardins, na Avenida Pedro Valadares, próximo ao supermercado Bompreço. Os artistas gospels Carlinhos Félix e Álvaro Júnior estarão se apresentando. Também haverá a apresentação dos grupos Companhia de Dança e Companhia de Teatro. A Palavra de Deus será pregada pelo pastor Luís Antônio.

A organização do I Congresso Estadual de Música da Coordenadoria de Música da IEQ/SE salienta que, além de terem a chance de trocar experiência com irmãos de outros estados, os cristãos de Sergipe têm mais uma oportunidade de convidar familiares, amigos, vizinhos… Para conhecer o evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Ingressos: (0xx79) 3217-8477.

Confira a agenda do Final de Semana

Robinson Monteiro em Sergipe

Hoje, 07, têm o cantor Robinson Monteiro (participante do programa Raul Gil) na igreja Assembleia de Deus do conjunto João Alves Filho as 19h00. Venha louvar ao Senhor!

A jornada “Michael W. Smith” na rede Gênesis

No mês de Agosto a rede Gênesis de televisão apresenta a jornada “Michael W. Smith”. Será uma produção da rede local exibindo com exclusividade os bastidores da vinda do cantor a Sergipe.

A jornada tem início com o documentário, “Marcando Gerações”! Não perca! Será hoje, 07, às 21h com reprise no Domingo, 08, às 14h30. Assista pelo canal 19 da Jet TV ou pelo site: www.webtvgenesis.com Rede Genesis, fazendo história em Sergipe.

Hibernia convidou e a galera compareceu

No último sábado, 31, a banda Hibernia convidou e a turma lotou a sede da CPA no Coroa do Meio. Nana, vocalista da banda Alapada, arrasou falando sobre sua vida com Deus. O jornalista Kleber Santos levou um vídeo com os seus melhores momentos na África. As meninas, Lídia e Lara fizeram todos “babarem” com o dom que Deus concedeu a cada uma. Lierte Filho mostrou que sabe fazer ao vivo. O apresentador Daniel Aragão comandou com maestria o programa e a banda Hibernia fez o show. Falando nisso, hoje, 07, a banda estará no Subúrbia.  Até às 23h mulher é free. Passa lá! Parabéns banda Hibernia.

gleicequeiroz@infonet.com.br  www.twitter.com/10123Gleice

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais