Apertando o cinto

O governador Jackson Barreto (PMDB) almoça hoje com deputados estaduais para pedir apoio aos projetos visando contenção de despesas no Executivo. A ideia é manter o custeio da máquina abaixo dos atuais 49,9%, percentual superior ao limite prudencial previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Jackson pretende evitar que isto ocorra para não ter problemas com a liberação de recursos federais já no início do seu segundo mandato. Para tanto, secretarias devem ser fundidas e estatais extintas. Espera-se também que o peemedebista reduza consideravelmente o número de cargos comissionados, exonerando principalmente apadrinhados políticos, que ganham do Estado para atuarem como cabos eleitorais. Resta saber se Jackson terá coragem de contrariar os deputados, protetores da grande maioria dos come e dorme.

Máfia branca

Existe uma máfia branca sugando os recursos da saúde pública. A denúncia é do polêmico vereador aracajuano Agamenon Sobral (PP). Segundo ele, relatório do Tribunal de Contas sobre a Fundação Estadual da Saúde atesta a existência de médicos com até 26 vínculos empregatícios: “Claro que eles não encontram tempo para trabalhar em tantos locais. Na verdade, estes médicos são uns ladrões dos cofres públicos”, fustiga Sobral. Nem precisa dizer que o sindicato da categoria está tiririca com Agamenon. Caso ele adoeça por esses dias, recomenda-se procurar um pai de santo.

Natal no prego

Cerca  de 48% dos consumidores vão abrir mão do débito e do pagamento em dinheiro para comprar os presentes de Natal a prazo. Pesquisa do SPC mostra que os destaques entre os consumidores nessa situação são os homens, chegando a 54% dos entrevistados. O estudo revela ainda que as despesas com o Natal do ano passado levaram 39% dos endividados a ter o nome incluído em entidades de proteção ao crédito, com destaque para as mulheres (47%) e entre pessoas das classes C, D e E (55%).

Falta ladrão

Só não tem mais roubos em Sergipe por falta de ladrão! A afirmação foi feita ontem pelo deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) durante discurso em que criticou o exagerado aumento da violência no Estado. Segundo ele, a falta de segurança é tamanha, que os criminosos estão migrando para Sergipe. Diante de tão grave situação, o parlamentar estranhou o fato de o comando da Polícia Militar tentar impedir que a Guarda Municipal de Aracaju aborde, reviste e prenda suspeitos de praticar crimes.

Tudo certo

O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer prévio sugerindo à Assembleia a aprovação das contas anuais do governo de Sergipe, referentes ao exercício financeiro de 2013. O período analisado foi de responsabilidade dos governadores Marcelo Déda (PT) e Jackson Barreto (PMDB). No parecer pela aprovação, o conselheiro-relator Francisco Evanildo de Carvalho recomenda que o governo adote uma política mais eficiente quanto à recuperação de créditos e cobrança da Dívida Ativa, e reajuste anualmente os salários dos servidores.

Fique atento

O motorista que deixa o veículo aberto e com a chave na ignição não tem direito ao seguro se o carro for furtado. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que essa conduta voluntária do segurado ultrapassa os limites da culpa grave, incluindo-se nas hipóteses de agravamento de risco, determinando o afastamento da cobertura securitária. Portanto, abra olho e feche o carro.

Conivência

A SMTT de Aracaju é conivente com o transporte clandestino de passageiros. A grave acusação é do vereador Adriano Taxista (PMDB). Segundo ele, o órgão fiscalizador não demonstra interesse em punir os donos de carros particulares que fazem transporte irregular de pessoas, numa concorrência desleal com os taxistas. Adriano lamenta a demora da Prefeitura em mandar para a Câmara um projeto aumentando o valor da multa administrativa para os clandestinos.

Descanso garantido

As empresas estão obrigadas a conceder 15 minutos de descanso para mulheres antes do cumprimento de hora extras. Ao reconhecer que há necessidade de dar tratamento diferenciado às mulheres, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que “o trabalho contínuo impõe à mulher o necessário período de descanso, para que ela possa se recuperar e se manter apta a prosseguir com suas atividades em condições de segurança”. Certíssimo!

De olho em 2016

A depender do senador Antônio Carlos Valadares, o PSB terá candidato próprio à Prefeitura de Aracaju em 2016. Ele não quis adiantar nomes “porque ainda é muito cedo”, mas todo mundo sabe que o deputado federal Valadares Filho é o preferido do partido para tentar desbancar o prefeito João Alves Filho (DEM). Caso isso ocorra, teremos a revanche de 2012, quando o demista derrotou o filho do senador.

Seca braba

Foi prorrogada até 31 de dezembro a redução temporária da água que é liberada pelos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no Rio São Francisco. Pela resolução da Agência Nacional de Águas, a vazão mínima praticada é 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) e foi diminuída a 1.100 m³/s. A medida visa garantir a água necessária para a produção de energia do Sistema Nordeste e para o atendimento dos usos múltiplos da Bacia do São Francisco.

Quer distância

A Executiva Nacional do PSB decidiu ontem que seus filiados estão impedidos de participar do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A legenda pretende manter uma independência propositiva, principalmente a partir de janeiro do próximo ano. A orientação atinge  em cheio o diretório do partido em Sergipe, responsável pela indicação do superintendente da Caixa Econômica Federal no Estado, Anacleto Grosbelli.

Recorte de jornal

Publicado no aracajuano Diário da Manhã em 26 de fevereiro de 1916

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais