Aplausos sem votos

A assessoria do ex-governador João Alves Filho (DEM) divulgou com estardalhaço os demorados aplausos dirigidos a ele pelos quase 100 mil fiéis presentes à festa do centenário da arquidiocese de Aracaju. A intenção, naturalmente, foi mostrar a popularidade do demista e pré-candidato a prefeito da capital. Acontece que a grande maioria dos católicos presentes ao evento reside no interior do Estado – muitos na Bahia e em Alagoas –, o que significa que não podem votar em João se ele for mesmo candidato a prefeito de Aracaju. Portanto, os calorosos aplausos encheram o ego do ex-governador, porém não significam votos em profusão, como tentaram insinuar os assessores de Alves Filho.

Imprensa de luto

Serão sepultados hoje em Aracaju e Maruim, respectivamente, o radialista Carlos Rodrigues e o jornalista Manoel Pereira. Rodrigues, que era diretor de jornalismo da rádio Liberdade/AM, morreu de infarto no Hospital do Coração, e Pereira faleceu no Hospital Santa Izabel, onde tentava se recuperar de problemas renais. A imprensa sergipana está enlutada com as mortes dos dois brilhantes profissionais.

Contra corrupção

Quem estará em Aracaju no próximo dia 23 será a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon. Vem participar no Teatro Tobias Barreto do quarto Congresso Brasileiro de Controle Público. A ministra é relatora do processo da Operação Navalha, que tem entre os réus o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Flávio Conceição, acusado de atuar como lobista em favor da construtora Galtama.

Simples estadual

O governador Marcelo Déda (PT) vai anunciar a ampliação do subteto do Simples de Sergipe. O evento está marcado para as 10h de amanhã, no auditório do Banese da avenida Augusto Maynard. A expectativa dos micros e pequenos empresários é que o subteto seja elevado do valor atual de R$ R$ 1,2 milhão para 1,8 milhão. Déda também anunciará algumas medidas para incentivar o comércio sergipano, a exemplo da Nota Fiscal da Gente.

Encontro anual

Acontece nesta quarta-feira o já tradicional encontro anual entre os empreendedores do Shopping Riomar Aracaju, os empresários João Carlos Paes Mendonça e Noel Barbosa, e os lojistas daquele centro comercial. Marcado para o Quality Hotel Aracaju, o encontro servirá para divulgar os resultados já alcançados em 2011, como evolução do fluxo de pessoas, crescimento de vendas e inaugurações de novas lojas. Será ainda apresentada a campanha promocional do shopping para o Natal.

Pula fora

Caso o deputado federal Almeida Lima tope mesmo ser candidato a prefeito de Aracaju, o presidente estadual do PPS Nilson Lima desiste da empreitada. Tido desde o ano passado como o melhor nome do partido para disputar a prefeitura da capital, Nilson revelou que com Almeida o PPS estará bem representado. “Ele é a bola da vez”, disse.

Queda livre

Ninguém aposta mais uma simples mariola na permanência de Carlos Lupi no Ministério do Trabalho. A situação ficou insustentável depois que a revista Veja mostrou imagens dele no Maranhão ao lado do empresário Adair Meira, que comanda uma rede de ONGs conveniadas com o Ministério. Lupi tinha garantido ao Congresso e ao Palácio do Planalto que praticamente não conhece Adair e que jamais viajou em jatinho pago pelo empresário. A questão agora é saber qual será o próximo ministro a ser denunciado.

Cultura em festa

Como parte das comemorações pelos 50 anos do Banese, será inaugurado sábado próximo o Museu da Gente Sergipana. Instalado no prédio do antigo Atheneuzinho, na avenida Ivo do Prado, o museu será um espaço voltado para expor o acervo do patrimônio cultural material e imaterial de Sergipe. Para abrigar o empreendimento, o prédio foi totalmente restaurado pelo Banese, em parceria com o governo estadual.

Greve adiada

Os petroleiros decidiram adiar por uma semana a greve anteriormente marcada para começar nesta quarta-feira. Eles preferiram avaliar uma nova proposta de acordo coletivo apresentada pela Petrobras. Na tentativa de evitar a paralisação, a estatal elevou de 9% para 10,7% a proposta de reajuste nos salários, índice inferior à reivindicação da categoria, que quer um aumento de 17%, com a garantia de pelo menos 10% de ganho real sobre a inflação. A nova proposta da Petrobrás prevê um ganho real de 3,25%.

Do baú político

No início da década de 80 aconteceu em São Cristóvão um tal de campeonato da cachaça. Patrocinado por um fabricante de aguardente do Nordeste, o evento reuniu por dois anos cachaceiros de vários municípios. No segundo ano, mais de 30 ‘pinguceiros’ se apresentaram para ver quem agüentava mais cachaça. O resultado foi uma tragédia: vítimas de coma alcoólico, quatro competidores morreram no local, enquanto outros tantos foram internados em estado grave. Diante do calamitoso final do campeonato, e apesar da revolta dos ‘pés d’água’ que sobreviveram, o governo estadual proibiu a realização da terceira etapa da competição.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais