Aracaju a cidade abandonada por todos lados. Falta gestor de verdade

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio

No centro de Aracaju no terminal rodoviário Governador Luiz Garcia o total descaso da Prefeitura com ambulantes e a cascalhos nas ruas. A qualidade de vida do prefeito Edvaldo Nogueira.

Abramo.

Se o cidadão aracajuano não saísse de casa diariamente e tivesse como parâmetro apenas a publicidade da Prefeitura de Aracaju que “nada em dinheiro” ao invés de investir em obras e qualidade de vida, certamente, este cidadão, pensaria que mora na melhor capital do país.

De longe Aracaju deixou de ser uma cidade de qualidade de vida e virou um caos com a falta de um transporte de qualidade, de ciclovias que antes eram o exemplo para o país e hoje estão quase todas necessitando de reformas, do lixo que exala uma podridão insuportável não apenas quando a coleta é paralisada, mas por conta dos diversos processos judiciais ao longo dos anos. O lixo de Aracaju deixa por terra a torre de babel bíblica.

Já a saúde pública o caos foi instalado nas unidades de Aracaju há quinze dias. Um absurdo

Em todas as regiões o descaso é total: essas duas fotos tiradas ontem no Bairro Jardins, que tem um dos IPTU mais caros: o canal com o esgoto e o mau cheiro insuportável e o buraco na Rua Valquíria Luíza C. Nascimento onde os moradores colocaram um cone. Absurdos!

que parte da imprensa, como a TV Sergipe, afiliada da Globo, mostrou nacionalmente nos telejornais da emissora e na Globo News.

No centro da cidade, o terminal rodoviário governador Luiz Garcia é um exemplo do total descaso da Prefeitura. Ambulantes tomaram a entrada do terminal e a Emsurb, para variar, não faz nada. De outro lado entulhos da construção civil tomam um espaço enorme.

Enquanto isso o prefeito Edvaldo Nogueira cobra um  IPTU abusivo e tenta calar parte da mídia com gordas fatias publicitárias. Porém, boa parte do contribuinte aracajuano não é besta. Prefere não pagar o IPTU e deixar para o ano posterior, dividindo em cotas. É uma maneira que o contribuinte encontrou para dizer não a

administração que abandonou a cidade.

O aracajuano vive plenamente a frase irônica e histórica do genial Tim Maia: “A demagogia é a pior das mentiras, porque é uma mentira mentirosa.”

 

 

 

Aracaju cheia de turistas e esgoto na orla está transbordando. Mau cheiro afasta turistas e mostra o descaso da Deso com a cidade O vídeo abaixo é de ontem, 15, em plena orla da Atalaia, num ponto do estacionamento onde tem algumas estátuas onde os turistas tiram fotos. No local tem bares e restaurantes próximos. O mau cheiro estava insuportável ontem com o esgoto transbordando. Comerciantes se juntaram para pagarem um caminhão limpa fossa para reduzir o odor. Pelo jeito a Deso necessita urgentemente de uma mudança e entre um gestor com coragem para colocar a rede de esgoto realmente em funcionamento. Depois reclamam quando alguns sergipanos pedem que vendam a estatal.

 

A “cara” do governo Belivaldo: pasta da transparência E a indicação de Benedito Figueiredo, do filho, para a pasta da Transparência e Controle é a “cara” da agilidade do governo Belivaldo Chagas. É o que se comenta nos corredores do Palácio governamental.

“Rasteira” em Jackson E a indicação de Benedito, do MDB, foi uma rasteira na intenção de Jackson Barreto em colocar uma armadilha para Belivaldo Chagas ao querer impor para a Seinfra, um parente engenheiro. Como governador Jackson teve oportunidade e não fez, agora quer engessar a pasta da infraestrutura. Estranho, muito estranho…

Não dará em pizza Depois do artigo de ontem, 15, sobre a investigação do MPE e o empréstimo para o 13º salário dos servidores através do Banese tem gente apostando que não dará em pizza já que a ilegalidade é notória diante da LRF. E que o MPE cumprirá a lei…

Vigilantes protestam na Seduc por conta de atraso salarial Infonet: Os vigilantes que prestam serviço, de forma terceirizada, às escolas públicas da rede estadual realizaram um protesto, na manhã desta terça-feira, 15, na Secretaria de Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O motivo da manifestação, segundo os trabalhadores, é a falta de pagamento por parte do Governo do Estado à empresa que, por tabela, comprometeu o salário dos funcionários. Toda matéria aqui.

Movimentos querem auditoria cidadã nos contratos emergenciais da Prefeitura de Aracaju Nesta quarta-feira, 16, integrantes do Movimento Acredito e do Movimento Atitude Sergipe- MOVA_SE, protocolaram na Controladoria Geral do Município de Aracaju um requerimento de informações e cópias de todos os contratos emergenciais em vigor na gestão Municipal.

Episódios Segundo Hebert Pereira, servidor público e liderança estadual do Movimento Acredito, os episódios que envolveram a contratação emergencial de serviços importantes como a coleta de lixo e agora de uma empresa para gerir o Hospital Nestor Piva, chamaram a atenção para uma possível banalização do uso de contratos emergenciais por parte do município. Diante disso, resolveram realizar uma Auditoria Cidadã nos processos administrativos de contratações emergenciais a fim de verificar se realmente cumprem os requisitos exigidos pela Lei 8.666/93 para esse tipo de pactuação.

Regularidade De acordo com, Ramiro Ferreira, Engenheiro Ambiental e integrante do MOVA-SE, conhecer a quantidade e o objeto desses contratos já será um grande passo para os movimentos e para a sociedade, mas, verificar a regularidade das contratações e denunciar eventuais ilegalidades para que sejam corrigidas será o principal objetivo da Auditoria Cidadã, que será feita por técnicos e juristas voluntários dos dois movimentos.

Controle social “Temos muita gente capacitada e com vontade de contribuir procurando o MOVA-SE e o Movimento Acredito, e isso nos permitirá a cada dia realizar ações de controle social com maior envergadura. Os tempos mudaram e os gestores públicos não continuarão a gastar mal o dinheiro dos nossos impostos sem pressão da sociedade”, afirma Hebert.

Projeto Memória Viva  O Projeto Memória Viva da Medicina Sergipana, produzido pela Somese já tem até data para lançamento e será no primeiro semestre deste ano. O documentário que conta a história de vida e profissional de 30 médicos sergipanos com sua legitimidade e protagonismo peculiares tem o objetivo de preservar e disponibilizar um acervo histórico e cultural da área médica. Aguardem!

Laranjeiras: encontro cultural tem avaliação positiva Encerrada a 44ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras, o prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, faz uma avaliação extremamente positiva do evento e já faz boas projeções para a 45ª Edição em 2020. O gestor reconhece o empenho de todos os servidores, secretários e auxiliares que se somaram para ajudar na divulgação da cultura e do folclore do município.

Apoio “Muito obrigado ao povo de Laranjeiras! Não teria como iniciar essa avaliação de outro jeito. Nada teria dado certo se não tivéssemos o apoio e a confiança da população. Também sou grato a todos os servidores, de uma forma geral, que se dedicaram e ajudaram para que, mesmo com tantas dificuldades, o nosso Encontro Cultural fosse um sucesso de público e de tradição”, agradeceu o prefeito.

Apoio II Paulão das Varzinhas pontuou que mesmo com a queda da arrecadação, a Prefeitura contou com o apoio do Governo do Estado e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e tudo acabou dando certo. “Tivemos exposições em vários pontos da cidade, uma série de oficinas, apresentações de dança e peças teatrais, de grupos folclóricos e de capoeira, além dos shows com artistas locais e de expressão nacional, que arrastaram um grande público. O simpósio teve debates com especialistas em Cultura de várias partes do Brasil.    Nosso Encontro é referência nacional”.

Compromissos O prefeito registrou ainda que tem cumprido o compromisso de campanha de manter os salários do funcionalismo rigorosamente em dia e já projeta algumas realizações fruto de convênios e do repasse de recursos federais. “Qualquer administrador público hoje em dia tem dificuldades do ponto de vista da arrecadação. As receitas caíram e, no caso de Laranjeiras, despencaram. Com muita criatividade e parcerias, conseguimos realizar um excelente Encontro Cultural”.

Hayffa Manzato e Igor Kischka conduzem espetáculo de danças árabes em Aracaju No próximo sábado, 19, às 19h, acontece na capital sergipana o show Paixão na Alma e a Dança no Quadril, evento que contará com diversas modalidades de danças árabes e de outros tipos de dança, a exemplo do Ori Tahiti, dança taitiana.Idealizado pela bailarina, professora e coreógrafa Hayffa Manzato, com 21 anos de dança, o momento artístico acontece na sede da Associação de Apoio ao Adulto com Câncer de Sergipe (Aaacase), localizada na rua Joana Bonfim, 200, bairro Inácio Barbosa, Aracaju.

Evento beneficente O evento beneficente é promovido pelo Studio Hayffa Manzato de Danças Árabes e contará com a participação do bailarino de projeção internacional, Igor Kischka, de Belo Horizonte/MG. Interessados podem adquirir o ingresso pela quantia simbólica de R$ 20,00 mais 1Kg de alimento não perecível no momento da apresentação ou antecipadamente, na sede do Studio Hayffa Manzato, que fica na Rua Silvio Espírito Santo Seixas, nº 100, bairro Augusto Franco. Os alimentos arrecadados na entrada do evento serão doados à Aaacase.

Wokshop no domingo, 20 No domingo, 20, de 9 às 12h, o bailarino Igor Kischka realizará um workshop voltado para técnicas de quadril criativas e inesperadas; técnicas de giros, deslocamentos e passos impactantes. O investimento para o workshop é de R$ 150,00 com certificado e coffee break inclusos. O treinamento também acontece na sede da Aaacase.Outras informações: Com Hayffa Manzato, por meio do números (79) 3248-2451 / 99922-1460.

O início do ano pode ser uma boa época para buscar atualizar a carteira de vacinação de crianças, jovens, adultos e idosos O início do ano é o período em que geralmente, em virtude das férias, muitas famílias reservam um tempo maior para programar viagens ou resolver assuntos que vinham sendo adiados por conta da rotina. Por isso é importante ressaltar que esse tempo também pode ser utilizado para atualizar o cartão de vacinação de crianças, jovens, adultos e idosos.

Mecanismos Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é considerada um dos mecanismos mais eficazes para a defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos. Durante a infância e a adolescência, a imunização ajuda na prevenção de doenças e evita surtos.

Sala de Vacinação A Sala de Vacinação do Ipesaúde fica localizada na sede da instituição, na rua Campos, 177, em Aracaju. Aberta ao público em geral, o setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.Para a coordenadora de enfermagem, Joyce Andrade, manter a vacinação em dia é essencial e o cartão é atualizado de acordo com o calendário de vacinação com as vacinas que são adequadas para cada faixa etária.“Este é o momento para que possamos trabalhar a prevenção e evitar doenças. É importante lembrar que é preciso apresentar o cartão de vacinação”, finaliza Joyce Andrade.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

E os carrinhos e carrões do Governo? Do leitor Antônio: “Como anunciado pelo governador Belivaldo Chagas, sobre a devolução dos carrinhos e carrões do governo, o que foi resolvido até agora? Ainda se vê os Elantras (da Hyundai) de luxo desfilando com os secretários pelas ruas de Aracaju, e as dezenas de carrinhos parados nos estacionamentos das secretarias sem serventia alguma. Quando é que o SERGIPE MÓVEL entrará em ação no governo? Como perguntar não ofende, eu gostaria de saber!”                                                                                 

Sergipe Arcaico  Por Antônio Samarone: “Mascar a última capa do fumo de rolo é uma tradição dos Tupinambá. Já foi um hábito muito difundido entre nós, hoje em extinção. Contudo, o produto ainda é ofertado nas feiras. Nessa banca, em Itabaiana, durante um tempo breve que passei observando, apareceram mascadeiras, que mantém o vício escondido, não gostam que os outros saibam. Nessa banca ainda encontrei o cachimbo de barro e o canudo de pito. Me pareceu não ser o canudo antigo, mas um similar de baixa qualidade.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Professor José Paulino da Silva. Por Antônio Samarone

A inauguração do monumento a Antônio Conselheiro, em Itabaiana, teve um momento sublime. O velho professor José Paulino, de tantas lembranças, de tantas lutas, de tantas caminhadas à Canudos com os seus alunos, de tantos estudos, de tanta decência; já alquebrado, andando com dificuldade, o professor que eu sempre admirei, proferiu uma aula pública magnifica. Eu assisti…

Numa das passagens da aula, disse José Paulino: – professor aconselha leituras, e eu peço que vocês leiam uma tese de doutoramento do padre Alexandre Otten, defendida na Universidade Gregoriana, em Roma, “Só Deus é Grande – A mensagem religiosa de Antônio Conselheiro.”

Como aluno esforçado, logo cedo fui fazer o dever de casa, do Professor Paulino. De pronto, encontrei um trecho do último sermão de Conselheiro, que está no livro do padre:

“Adeus povo, adeus aves, adeus árvores, adeus campos, aceitai a minha despedida, que bem demonstra as gratas recordações que levo de vós, que jamais se apagarão da lembrança deste Peregrino, que aspira ansiosamente a vossa salvação e ao bem da igreja. Praza aos céus que tão ardente desejo seja correspondido com aquela conversão sincera, que tanto deve cativar o vosso afeto.”

Ainda estou procurando o livro do Padre Alexandre Otten, mas já vi que que o professor Paulino nos apontou um tesouro!

“Só Deus é grande”

 

Siriri: Jackson Martins assume presidência da Câmara

A Câmara Municipal de Siriri está sob um novo comando. Na noite de 04 de janeiro, foi realizada sessão solene de posse da Mesa Diretora da Casa que comandará os destinos do Poder Legislativo siririense durante o biênio 2019/2020.

Foram empossados os parlamentares Jackson Martins Fontes, presidente, Jamisson dos Santos Cruz, vice; Diorgenes Wilton da Silva Barbosa, 1º secretário, e José Edézio de Moura, 2º secretário.

Além de vereadores locais, marcaram presença na concorrida sessão os prefeitos de Siriri, José Rosa de Oliveira, juntamente com sua vice Zelina Oliveira, e o de Santo Amaro das Brotas, Genivaldo Costa. Estiveram presentes, ainda, o empresário Teixeira Caminhões, amigo pessoal de Jackson, outras figuras políticas, secretários e colaboradores da gestão municipal, lideranças regionais e comunidade em geral.

A Câmara ficou lotada. Os que não tiveram acesso ao plenário, puderam acompanhar a sessão através de um telão montado em frente à Câmara. Houve transmissão simultânea em tempo real, via internet e rádio, para aqueles que não puderam está presente.

Ainda durante a solenidade, houve honrarias e homenagens, com a entrega de placas condecorativas, a ex-prefeitos e ex-vereadores que já detiveram mandato em Siriri. Para o novo presidente da Casa, o momento significa mais uma vitória alcançada em sua trajetória política.

”Agradeço primeiramente a Deus por essa benção que é poder está presidindo a Câmara de Siriri, ao meu povo querido pela confiança depositada em meu mandato e aos meus nobres colegas vereadores pela oportunidade que me deram de estar gerindo os trabalhos legislativos desta Casa a partir de hoje”, pontou Jackson Martins.

Após a cerimônia de posse, foi realizada festa, com coquetel e show musical para os convidados. Vale frisar que todos esses eventos paralelos foram promovidos com recursos próprios do presidente empossado. (Por Ascom/ Câmara Municipal de Siriri).

PELO TWITTER

www.twitter.com/valadaotv Quem não serve para servir. Não serve para viver.

www.twitter.com/clovis_silveira Não acredito naqueles que se auto denomina de ético, honesto e mais capaz do que os outros, só acredito em pessoas que sabem como ser certo, quem é bom, olhar para ele ou não. Porque ser Ético e honesto não é virtude, é sim obrigação!

www.twitter.com/ISMARVIANA “A feição política do ato não furta à ação da justiça os abusos do poder.” Rui Barbosa.

www.twitter.com/ThalesBrandao Os militares cercando Bolsonaro. Cada nomeação uma continência.

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia

Para todos os homens deste planeta a morte chega cedo ou tarde. “Não pode um homem ter melhor morte que: Lutando contra o desconhecido; Pelas cinzas de seus pais e Pelos templos de seus deuses!” Horácio, poeta lírico, filósofo e satírico romano.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais