Aracaju imobilizada

A incompetência da Prefeitura vai impedir que Aracaju receba recursos federais para executar futuras obras de mobilidade urbana. A grave denúncia é do vereador Iran Barbosa (PT). Segundo ele, isso ocorrerá porque a administração de João Alves Filho (DEM) não elaborou, em tempo hábil, o Plano de Mobilidade Urbana da cidade, conforme determina a Lei 12.587/2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Embora não tendo respeitado os prazos, o prefeito é capaz de reclamar que não executa obras de mobilidade urbana porque não recebe recursos do Governo Federal. É por esta e por outras que a promessa de implantação do moderno sistema de transporte BRT não passa de um sonho de uma noite de verão.

Cabra de coragem

O deputado federal André Moura (PSC) teve muita coragem para lembrar ao ex-ministro Cid Gomes que ele pagou com recursos do governo cearense uma viagem de avião para a sogra. Já pensou se o aloprado do Cid lembra que André é acusado usar recursos da Prefeitura de Pirambu para pagar despesas pessoais. Segundo o ex-prefeito Juarez Batista, o município pagava para a família do deputado desde o aluguel de um Ford Fusion, até bebidas energéticas, absorvente higiênico e o celular da doméstica de André. Misericórdia!

Reforma em debate

Acontece hoje em Aracaju o 1º Encontro Estadual de presidentes de Câmaras Municipais. Promovido pelo legislativo aracajuano, o evento vai discutir a Reforma Política. Deputados federais e senadores sergipanos já confirmaram presença no encontro, que começa daqui a pouco no Hotel Aquarius, na Orla de Atalaia.”Nós vereadores não podemos ficar de fora desse importante debate nacional”, discursa o presidente da Câmara de Aracaju, Vinícius Porto (DEM).

Debandada

Mesmo correndo o risco de perderam os mandatos, vereadores de Socorro filiados ao PPS estudam a hipótese de deixar o partido. Eles discordam da forma como a direção nacional da legenda substituiu a executiva do PPS em Sergipe. Historicamente comandado pelo advogado Wellington Mangueira, o partido foi entregue a Clóvis Silveira, que nunca teve qualquer relação com os filiados do PPS.

Retrocesso

O PSOL promove hoje à noite em Aracaju, um debate sobre os dois primeiros anos da administração do prefeito João Alves (DEM). Serão discutidos pontos como a militarização da Guarda Municipal, os cortes nas áreas sociais, a relação truculenta com a Câmara de Vereadores e as violações socioambientais. “Quem brincou com os sonhos do povo aracajuano ressuscitou o pesadelo, que foi o retorno de João Alves à Prefeitura”, diz a presidente do PSOL, jornalista Bárbara Nascimento.

Escuridão

O único eclipse solar total de 2015 poderá ser visto nesta sexta-feira em países do Hemisfério Norte. Mais dois fenômenos astronômicos ocorrem no mesmo dia: o equinócio, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração (12 horas), e a superlua. O equinócio desta sexta-feira, que marca a chegada do outono no Hemisfério Sul, ocorrerá às 19h45, horário de Brasília. O alinhamento entre Sol, Terra e Lua, com a Lua mais próxima da Terra, vai resultar no fenômeno conhecido como superlua.

Borrachudos

O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi 2,19% em fevereiro. No primeiro bimestre de 2015, o Amapá liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos, com 19,29% das devoluções. Sergipe foi o quarto do país em emissão de “borrachudos”: 10,26% nos últimos dois meses. Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta na inadimplência com cheques reflete as dificuldades financeiras dos consumidores neste início de ano.

Prepare o bolso

O almoço de domingo de Páscoa vai pesar no bolso dos consumidores este ano, custando 25,03% mais, em média, do que o de 2014. Estudo da Fundação Getulio Vargas mostra que as maiores variações de alta foram observadas na batata-inglesa (63,49%) e na cebola (30,44%). O vinho teve aumento médio de 15,84% e os bombons e chocolates, de 9,32%. O bacalhau e o peixe tipo bacalhau, que integram o grupo de pescados salgados, tiveram queda similar à registrada em 2014: 3,36%.

Coleta de apoio

Coletar assinaturas em favor da Reforma Política. Este é o objetivo da mobilização organizada para este sábado pela OAB e várias entidades da sociedade civil. A ação acontecerá, das 8 às 14h, na esquina das ruas João Pessoa e Laranjeiras, no centro de Aracaju. “Esse Movimento é apartidário, não tem interesses políticos. Temos interesse apenas na melhoria do nosso país, em deixar algo bom para nossos filhos e netos”, afirma o presidente da Comissão de Combate à Corrupção, Antônio Eduardo Menezes. Prestigie!

Luta feminina

Será lançado hoje o movimento “Mulheres na luta, na política e nos espaços de poder”. Organizado pelo PSB sergipano, o ato visa lembrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. O lançamento está marcado para as 10h no Hotel Quality, ao lado do Shopping Riomar. Participe!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia em 30 de setembro de 1897

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais