Aracaju/São Cristovão. Ação contra plebiscito

0

Se depender da atual legislação o plebiscito para definir se a área da Zona de Expansão pertence a Aracaju ou São Cristovão não pode ser feito. Talvez seja por este motivo que o TRE/SE comunicou que vai consultar o TSE sobre qual o tempo que deve ser realizada a consulta.

O problema é simples. A Constituição de 1988, na sua redação original do §4º do art. 18 dispôs sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, através de lei estadual. Este texto original possibilitou o surgimento de dezenas de municípios. Como era: § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em Lei Complementar estadual, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas.

Porém, a  Emenda Constitucional nº 15, de 12 de setembro de 1996, então, modificou o dispositivo mantendo a lei estadual, mas dentro do período determinado por lei complementar federal. Como ficou: Como ficou: § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 15, de 1996). Essa mudança foi para barrar o processo excessivo de criação de municípios porque bastava apenas a aprovação pela Assembleia Legislativa.

O grande problema é que desde aquela época o Congresso não aprovou a dita Lei Complementar Federal e desde lá existe um vácuo na Legislação. Com base nesta tese o Diretório Municipal do PMDB de São Cristovão, ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN, contra o decreto estadual.

Segundo Marcos Santana, vice-presidente do PMDB de São Cristovão, existem hoje tramitando no Congresso 24 propostas de regulamentação deste parágrafo da constituição, sendo que a principal delas é o Projeto de Lei Complementar PLP 416/2008.

Marcos Santana explicou que o diretório municipal está questionando na ADIN é exatamente o fato de que a ausência da Lei Complementar Federal impossibilita o desmembramento da área do Mosqueiro do município de São Cristóvão através do plebiscito autorizado pelo Decreto Legislativo 003/2012 de dezembro do ano passado, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

Para Marcos Santana a  Assembleia nunca poderia ter aprovado este Decreto Legislativo porque fere a Constituição Federal, já que o parágrafo não foi regulamentado.

Agora é aguardar qual a posição do TJSE perante a ADIN.

Feliciano
E todos aguardam nesta terça-feira
Que Feliciano volte atrás nos atos insanos
De continuar com tanta baboseira
E deixe a Comissão de Direitos Humanos.

Coronel Carlos Augusto novamente na reserva?
Fonte respeitável confidenciou a este blog que maquinações ocultas conspiram para que o coronel Carlos Augusto, chefe do gabinete militar, saia o quanto antes da ativa. Muito estranho. O atual governo, ao qual Carlos Augusto serve fielmente, tendo desfeito, inclusive, ilegalidade praticada pelo governo anterior, que o mandara arbitrariamente para a reserva, permitiria que algo igualmente perverso voltasse a acontecer?

A quem interessaria?
Não seria isso uma reprise do totalitarismo praticado no passado? De qualquer maneira, o blog vai esperar para ver se essa loucura se concretizará mesmo. Entretanto, em sendo verdadeira a informação, é relevante saber: a quem interessaria, neste momento, perseguir o coronel Carlos Augusto, pondo-o na reserva? E por quê?

Operação Navalha
Sobre as notas publicadas ontem neste espaço, o secretário de Comunicação Social de Aracaju, jornalista Carlos Batalha, enviou as seguintes notas: “O jornalista acerta quando afirma que a aceitação da denúncia pelo STJ contra os envolvidos na Operação Navalha não significa condenação e que o processo vai apenas começar. No entanto, vale ressaltar que quando a nota coloca que pela unanimidade verificada na decisão do STJ comprova que há fortes indícios das participações dos acusados, convém ressaltar que as próprias declarações concedidas pela  Ministra Eliana Calmom ao site Congresso em Foco em 27/02/2013 dão tranquilidade ao ex-governador e atual prefeito João Alves Filho e ao empresário João Alves Neto.  Diz a ministra." São frágeis as provas contra o ex-governador João Alves Filho e seu filho João Alves Neto.Já contra Zuleido, ao contrário,as provas seriam fartas. O Zuleido tem bastante provas. Em relação ao João Alves Filho eu acho que a prova é muito tênue,frágil".

A Lua de Mel acabou
Sobre as notas avaliando que a lua de mel entre João Alves e os aracajuanos acabou o secretário convidou este jornalista para acompanhar o prefeito por onde ele tem andado. “Seja em inaugurações e autorizações de obras para que o amigo perceba que a empatia dele com o povo continua a mesma ou até maior do que no período da eleição. Cito como o exemplo a última sexta-feira no Bugio, quando da  inauguração da Praça Raul Félix, onde João Alves teve dificuldade de sair tal a multidão que se formava ao seu redor”, explicou.

Negociação salarial e desocupação
Sobre a falta de negociação salarial, Carlos Batalha explicou que vem ocorrendo diversas reuniões neste sentido, inclusive uma ontem no Sindipema. Já a desocupação do 17 de Março, o secretário disse que a PMA fez o que dela a Justiça pediu, alugando três galpões para guardar utensílios dos moradores, além de providenciar o transporte dos mesmos. Segundo a secretária Selma Mesquita, em nenhum momento a Defensoria Pública interviu obrigando que a PMA respeitasse os direitos adquiridos pelos cidadãos, mesmo porque eles não foram desrespeitados.

Oportunidade e ações
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, vem se destacando positivamente pela sua postura responsável, comprovada no pagamento em dia dos servidores, sendo comedido ao não cometer ‘loucuras’ no início do mandato para agradar quem quer que seja, além de mostrar-se um gestor focado nas soluções, já que mesmo assumindo dívidas enormes em diversos setores, numa prefeitura desarrumada e desestruturada, Valmir não ficou de ‘chororô’, preferindo ir a luta, trabalhando muito e já apresentando resultados. Mas o estilo do novo prefeito fica evidente também no seu senso de oportunidade e na capacidade de motivar a sua equipe.

Oportunidade e ações II
Exemplo disso acontece nesta quarta-feira, 26, quando a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, está em Sergipe, a convite de duas associações de prefeitos, a AMURCES e a AMBARCO. Além de marcar presença no evento que visa esclarecer programas, políticas e linhas de financiamento ofertados pelo Governo Federal para os municípios, Valmir de Francisquinho comanda uma equipe completa, com a Chefe de Gabinete, Aparecida Farias, os titulares das pastas de Ação Social, Lourdinha Machado, da Educação, Carminha Mendonça, da Saúde, Andréa Reis, e de Obras, Moacir Santana. Atitude louvável e que comprova que o prefeito itabaianense, além de cumprir com suas obrigações, enxerga longe e faz do planejamento uma forma de melhorar a cidade.

Expectativa de diálogo
O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Antônio Fernandes Rodrigues, o “Tonhão” (PSC), concedeu na noite de ontem (25), uma entrevista ao jornalista Evenilson Santana, durante o Jornal do Estado 2ª edição, na TV Atalaia. Ele destacou que a expectativa para o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece hoje, na Barra dos Coqueiros, é grande, principalmente pela oportunidade de diálogo que os gestores terão com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Seca
Ele citou a questão da seca como uma pauta prioritária das discussões. “Em Sergipe há 19 municípios em situação de emergência por conta da forte estiagem, considerada a pior dos últimos 30 anos. Isso sem contar com a crise financeira que atinge 95% das cidades, com exceção somente daquelas que tem um aporte maior devido aos royalties e ICMS. Vamos mostrar essa situação à ministra e cobrar saídas concreta e efetivas para os problemas comuns que afligem a população que mora e trabalha nos municípios”, enfatizou Tonhão.

Falta de insulina no CASE
Pacientes denunciam que há um mês falta a insulina Detemir no Case. Diariamente ligam e a resposta é a mesma: não tem.

Uso irregular dos quadriciclos. Blog não vai se intimidar
Para alguns poucos que acham normal que quadriciclos circulem nas areias das praias entre os banhistas. E na maioria dos casos tendo crianças na direção: o blog não se intimidará com comentários jocosos enviados. O Código de Trânsito Brasileiro é claro que o quadriciclo pode ser usado como viatura oficial em serviço. Desde que com todos os itens obrigatórios, entre eles capacete, CNH e tudo mais.

Legislação é clara: Quadriciclo somente em propriedade particular
O uso de quadriciclos ou de qualquer veículo não licenciado tem a sua circulação proibida por lei em vias públicas, nas quais ficam incluídas as praias e ruas dentro de condomínios fechados, por exemplo. Esses veículos somente podem ser usados em locais restritos, como sítios, fazendas ou propriedades particulares, nas quais o policiamento somente pode entrar com ordem judicial.

TV Sergipe deve esclarecimentos aos sergipanos
O programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo exibiu uma excelente reportagem sobre as decisões de promotores e juízes em casos de adoções de crianças pobres que geraram polêmicas. Entre eles o da Bahia. Aqui em Sergipe, desde o ano passado tem o caso de cinco crianças do município de Porto da Folha, cujo promotor cedeu algumas delas para uma juíza no Paraná. A pergunta: a TV Sergipe não enviou a informação para a Rede Globo ou a produção do Fantástico ignorou o caso tão importante?

Estudantes da UFS realizarão ato em protesto ao atraso das obras do RESUN
Hoje 26, os estudantes da Universidade Federal de Sergipe realizarão um ato em protesto ao atraso nas obras do restaurante universitário (Resun). A manifestação acontecera às 14h, com concentração em frente à didática I no campus de São Cristóvão.

Reforma lenta
Há quase 10 meses foi iniciada uma reforma no restaurante, o prazo inicial de entrega era de 180 dias e o Resun deveria voltar a funcionar em janeiro. No entanto, as obras estão atrasadas e não há previsão de quando serão concluídas. Cansados de esperar, estudantes de vários cursos, Centros Acadêmicos e Organizações do Movimento Estudantil organizaram a campanha  “A fome é imediata”, exigindo um posicionamento da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e do Reitor Angelo Antoniolli.

Abaixo-assinado
Foram espalhados cartazes da campanha pela Universidade e realizado um abaixo-assinado que será entregue no dia do ato junto a um pedido de audiência pública para debater o tema. Entre suas pautas, os estudantes exigem a garantia de alimentação para todos os estudantes enquanto o restaurante estiver fechado; a garantia da manutenção do preço ($1,00) quando for reaberto; a não terceirização da administração.

MP 586/12
O senador Eduardo Amorim (PSC) terá uma terça-feira de muito trabalho em Brasília como relator da Medida Provisória 586/12, que cria o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e que está trancando a pauta do Senado. Enquanto a MP, que é de interesse do Governo Federal, não for votada a pauta ficará trancada ou sobrestada.Por esse motivo, Eduardo Amorim, não participará do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas a cargo da Secretaria Especial de Relações Institucionais da Presidência da República que acontecerá na Barra dos Coqueiros.

Seca na região semiárida. Audiência Pública
Hoje , às 14 horas, será realizada no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe audiência pública com o objetivo de discutir a seca na região semiárida sergipana e suas implicações na desestruturação do setor produtivo.O evento contará com a participação do Sr. Natoniel Franklin de Melo, Chefe Geral da Embrapa Semiárido, além de representantes de órgãos públicos e dos Movimentos Sociais.

Preocupação
A iniciativa é do Deputado Estadual João Daniel, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), que tem manifestado bastante preocupação com a situação em que se encontram as famílias dos assentados e pequenos agricultores, que, além de terem perdido toda a produção agrícola, estão assistindo à dizimação de seus rebanhos.

Projeto incentiva alunos a cuidar dos mananciais lagartenses
Uma iniciativa da Prefeitura de Lagarto, com o apoio das secretarias de Educação e Agricultura, mobiliza alunos a atuarem na defesa dos mananciais da cidade.A ideia, que conta com o acompanhamento dos professores, tem por finalidade orientar os alunos a manterem as nascentes dos rios sempre limpas.

Responsabilidade
O projeto prevê ainda que os alunos sejam responsáveis em cuidar dos mananciais e alertar sobre prejuízos causados à população, o que alia a proteção ao meio ambiente ao ensino de cidadania."A nossa intenção é levar esse projeto adiante e ensinar aos alunos a importância de preservar as nossas nascentes e o meio ambiente como um todo", frisou o Prefeito lagartense, Lila Fraga.

Fazendo seu papel
Na opinião do presidente da Câmara Municipal de Rosário do Catete, vereador Delson Leão (PSB), o Legislativo tem feito seu papel de viabilizar a gestão do prefeito Laércio Passos aprovando as dotações orçamentárias que o Executivo tem encaminhado. No entanto, de acordo com ele, o gestor tenta confundir a opinião pública ao não honrar os compromissos estabelecidos e autorizados pelos vereadores, para colocar o parlamento contra a população.

Fazendo seu papel II
“Laércio dizia que não tinha dotação para pagar os salários e benefícios atrasados da gestão do ex-prefeito Etelvino Barreto. Ele então mandou um projeto para a Câmara e nós o aprovamos estabelecendo a dotação para cada secretaria, com o valor suficiente para pagar todos os atrasados do ex-prefeito, incluindo salários, férias, consignações bancárias. No entanto, há muitos servidores que não receberam nada até agora”, critica Delson Leão.

Fazendo seu papel III
O presidente cita ainda como exemplo de espírito coletivo da Câmara, a liberação de dotações orçamentárias para a abertura do hospital, para obras de abastecimento d’água no povoado Siririzinho, para o reinício da revitalização da entrada da cidade, para a concessão de subvenção à Filarmônica Luiz Ferreira Gomes e a banda da Associação dos Músicos de Rosário do Catete (Amurce). “Lamentavelmente, mesmo com a demonstração de interesse em contribuir com o desenvolvimento do município, os vereadores são taxados, são criticados pelo prefeito. Ele é que precisa rever seu modo de governar, pois não param de chegar até nós, denúncias de perseguição política. Até mesmo de famílias carentes que foram cortadas do pagamento do PIS, outro programa que nós concedemos o financiamento necessário ao número de famílias que ele dizia que iria atender”, afirma Delson Leão.

Parceria em São Cristovão beneficia jovens
Em parceria com a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SE) levou a cidade ontem, 25, o programa profissionalizante ‘SENAI Itinerante’. Instaladas em frente ao Colégio São Cristóvão, as escolas móveis permanecerão por três meses no município – tempo necessário para conclusão dos cursos ofertados – com o objetivo de gerar oportunidades de emprego e renda para a comunidade.

Cursos
Há cerca de um mês os interessados pela qualificação profissional e que sonham em seguir carreira, se inscreveram nos cursos de Padeiro Confeiteiro (40 vagas), Eletricista de Distribuição (24 vagas) e Costureiro Industrial (30 vagas). Todos com carga horária das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h, de segunda a sexta.

Fiscalização consultórios
O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) realiza nessa terça-feira, 26/3 uma vistoria em alguns consultórios odontológicos que funcionam no centro comercial de Aracaju. O objetivo é combater a publicidade irregular de serviços odontológicos prestados a população; verificar a condição das instalações dos consultórios e, também, combater  o exercício ilegal da profissão de dentista.

Novo Código
A ação tem por base o novo Código de Ética Odontológica que entrou em vigor em janeiro deste ano. A vistoria está prevista para começar às 8horas, horário em que a equipe de fiscais sai da sede do Conselho que fica na Rua Dr. Leonardo Leite (antiga Rua Vila Cristina), nº 589 no Bairro São José.

Fórum de Debate para criação de Jogos Escolares em Itabaiana
O vereador de Itabaiana, Roosevelt Alves de Santana (PSB), sugeriu na sessão de ontem, 25, a criação de um Fórum de Debate para a criação dos Jogos Escolares no município de Itabaiana. O vereador disse que irá apresentar nos próximos dias, um requerimento solicitando ao gestor municipal a elaboração de um Projeto de Lei, que institua a criação oficial dos Jogos Escolares no município Serrano.

Debate
Segundo o parlamentar, esse projeto deverá ser elaborado através de um fórum de debate realizado entre várias instituições de ensino. O projeto é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas de forma educativa e democrática.Roosevelt relatou que o município Serrano é o celeiro de diversos craques do futebol, e a criação dessa competição será mais um incentivo para a descoberta de novos talentos, não somente no futebol, mas em outras modalidades esportivas.

OAB Nacional pede fim de limites
A Ordem dos Advogados do Brasil deu entrada ontem, no STF, de ação (ADIN), em que pede o fim dos limites impostos pela Receita Federal às despesas com educação, no que diz respeito à declaração de Imposto de Renda dos cidadãos. Segundo a posição adotada pelo Conselho Federal da OAB, a exemplo do que ocorre com as despesas efetuadas pelos contribuintes com saúde, as relativas às despesas com educação não podem ter um teto, um limite. A entidade pede que a extinção ocorra o mais breve possível, abrangendo, inclusive, as declarações de renda dos contribuintes relativas ao ano-base de 2012.

Frase
“Dificuldade, exatamente, não. Mas não vou dizer que fazer crônica é como andar de bicicleta, que a gente não desaprende.” – Luís Fernando Veríssimo, cronista e jornalista.”

Voto na Lista
PSDB, PT e PMDB – os maiores partidos políticos brasileiros – apóiam a idéia do voto em lista e pretendem defendê-la na próxima reforma eleitoral, ao lado de outros itens, como o financiamento público de campanhas. A extinção das coligações também está na mira dos parlamentares dessas agremiações partidárias.

Vitória na Internet
De acordo com o líder político italiano Beppe Grillo, cômico de massa e blogueiro fundador do blog mais lido da Itália, “a política deve voltar aos cidadãos, a democracia tem de ser direta, a participação ativa nos assuntos públicos há de se tornar rotina em vez de exceção”. A Internet, segundo ele, é a saída, quando a comunicação está nas mãos de uns poucos BIG BROTHERS. Como se vê, a situação da nação italiana não é muito diferente da do Brasil, nesse aspecto. A cada dia que passa, as chamadas REDES SOCIAIS ocupam mais espaço. O facebook, o twitter e outras ferramentas estão aí mesmo, a desafiar os monopólios que ferem a liberdade de expressão.

Economia para a Semana Santa I
A desoneração dos impostos federais (PIS/Cofins) vai proporcionar economia nesta Páscoa. Em Aracaju, as lojas do GBarbosa estão operando com os preços de 57 categorias de produtos reduzidos. Os peixes tiveram redução de até 9,25%. Nas prateleiras, considerando o preço final dos produtos, é possível constatar uma variação de R$ 3 em alguns tipos de peixe. O dourado em posta, por exemplo, passou de R$ 24,72 para R$ 22,43. Já o salmão resfriado, que custava R$ 40,24, agora está R$ 36,52. Especialmente para a Semana Santa, o GBarbosa, que integra o grupo varejista Cencosud Brasil, investiu em uma grande variedade de produtos, com destaque para os pescados, entre eles lombo de bacalhau dessalgado, corvina, filé de merluza e congelados como sardinha, arraia, tainha e cavalinha.

Economia para a Semana Santa II
Para acompanhar a ceia, o GBarbosa reforçou o estoque de azeites e vinhos de diversas nacionalidades, com destaque para o italiano Lambrusco, os chilenos, os argentinos e os portugueses. Em encontro recente com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente da Cencosud Brasil, Silvio Pedra, reafirmou o apoio da rede à desoneração. “Aplicamos integralmente, no preço final, as reduções dos impostos que foram repassadas pelos fornecedores. Os consumidores já estão comprando com preço mais barato os itens da lista definida pelo governo”, pontua.

Colaborador da Norcon participa de corrida
“Foi um desafio muito grande e particularmente fiquei muito emocionado”. Estas são as palavras do analista de Compras, Sérgio Valença, que participou da ‘30º Corrida Cidade de São Cristovão-Aracaju’, no último dia 17.O colaborador maratonista que já participou de outros eventos como este, como no caso da ‘Ultramaratona Salvador-Aracaju’ em 2012, conseguiu destaque entre os participantes, completando a prova em 1h e 57min.

Tempo
“Além de conseguir completar esta prova que é muito dura, devido a distância de 25km, e das ladeiras, fiz um excelente tempo e na chegada minha família estava lá para me receber. Uma dose a mais de energia é muito gratificante para conseguir quebrar estas barreiras. Agradeço também aos meus companheiros de corrida da Equipe Norcon, que me deram muito apoio e comemoraram comigo este resultado”, explica Sérgio satisfeito com o resultado da corrida.

Capela no Campeonato de Futsal
Capela está em contagem regressiva para assistir a estréia da equipe do Rio Branco no Certame Estadual de Futsal 2013 – categoria adulta masculino, que acontecerá no próximo dia 5 de abril, às 20 horas, no Ginásio de Esportes Manoel Cardoso Souza Filho. Os jogadores do clube capelense serão protagonistas da primeira partida da competição e, na ocasião, enfrentarão à equipe do Lagarto Futebol Clube. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Diretoria de Esportes e segue até o dia 2 de agosto..

Preparação dos atletas
Para aquecer os músculos e preparar a mente para a competição, as equipe inscritas no certame estão participando de amistosos. A equipe do Rio Branco, por exemplo, enfrentou a equipe da Seleção de Nossa Senhora das Dores na sexta-feira, 22, no Ginásio de Esportes de Capela. O resultado foi favorável a equipe capelense, 6X0.

Futebol
CAMPEONATO SERGIPANO – Repercutiram negativamente as declarações do vice-presidente da FSF, no último domingo, ao informar que o patrocínio de uma conhecida montadora de automóveis destina-se exclusivamente à entidade que rege o futebol sergipano, e não aos clubes. /// Certame estadual está exatamente na metade. Amanhã e quinta-feira será realizada a rodada número 10 da fase classificatória para as semifinais. /// Arrecadações fracas têm sido a tônica. /// No jogo de volta, Confiança será o mandante, no dia primeiro de maio, contra o Sergipe. Outra grande festa está sendo organizada, para repetir o êxito verificado no jogo de ida. /// Primeiro de maio, dia do trabalhador, é, também, aniversário do Dragão do Bairro Industrial, fundado em 1936. O Confiança fará, na oportunidade, 77 anos de existência. /// Muito concorrida a posse, em Fortaleza, de Antônio Hora Filho, na presidência da CBDE – Confederação Brasileira de Desporto Escolar. /// Nota 10 para a firmeza como agiu o jovem árbitro que dirigiu Botafogo X Madureira, no último domingo, ao expulsar de campo o jogador holandês SEEDORF. Ficou registrado na súmula que o craque alvi-negro disse que aquilo era uma palhaçada. Foi a primeira vez que SEEDORF, nascido no Suriname (antiga Guiana Holandesa) foi expulso de campo. /// FELIPÃO rebate jornalistas ingleses que o provocaram sobre a atual posição do Brasil no ranking da FIFA (décimo-oitavo lugar). “Se isso vale alguma coisa, nós somos pentacampeões do mundo.” /// Secretário da FIFA – JEROME VALCKE – descarta intervir em Itaquera (estádio do Corinthians em construção). /// PELAIPE (dirigente do Flamengo): “Ele precisa de um psiquiatra” – referindo-se a uma possível nova chance a ser concedida a Adriano, negada peremptoriamente pelo comandante do futebol rubro-negro. /// PUBLIFOLHA, editora da Folha de São Paulo, lança “FUTEBOL BRASILEIRO HOJE”, de autoria do jornalista JOSÉ GERALDO COUTO.

Futebol II
SELEÇÃO BRASILEIRA – No terceiro jogo sob o comando de Felipe Scolári, realizado ontem no estádio STAMFORD BRIDGE, em Londres, o selecionado nacional de futebol empatou com a Rússia por 1 X 1. O amistoso internacional dá sequência à preparação do Brasil para a Copa das Confederações. Nos primeiros minutos, o domínio foi total pela equipe russa, que teve várias oportunidades de marcar. Mas nos 30 minutos restantes do primeiro tempo, a equipe brasileira equilibrou a partida e até mesmo passou a predominar dentro de campo. O placar do primeiro tempo ficou em zero a zero. No tempo final, os comandados de Scolári conseguiram superar o quadro da Rússia, entretanto pecava nas finalizações. O escore foi inaugurado por Fayzulin, aos 27 minutos, após uma blitz em que os russos finalizaram por quatro vezes consecutivas. O técnico brasileiro colocou em campo Hulk, que atua na Rússia. Essa alteração fez melhorar a produção ofensiva do Brasil, especialmente pelo lado esquerdo, onde pontificou a figura de Marcelo, sem dúvida o melhor dentre os brasileiros. Pois foi exatamente numa jogada que teve a participação de Hulk e Marcelo, que o lateral-esquerdo entregou de bandeja para Fred. O atacante do Fluminense completou com categoria a excelente escaramuça armada pela dupla Hulk/Marcelo e empatou a partida para o Brasil, que ainda não convenceu vencer em sua nova fase, com Scolári no comando técnico. Um show à parte foi a arbitragem do inglês Howard Webb, que comprovou ser um dos melhores do mundo na atualidade. Foi uma verdadeira aula de arbitragem dada pelo árbitro do Reino Unido. Uma atuação impecável sob todos os aspectos. PRÓXIMOS JOGOS DA SELEÇÃO – 06 de abril – BRASIL X BOLÍVIA e 24 de abril, no Mineirão, em BH – BRASIL X CHILE.

Memória – Aconteceu há 83 anos (1930)
Março – Júlio Prestes derrota Getúlio Vargas nas eleições para a presidência da República.
Maio   –  Morre Siqueira Campos, líder tenentista. Prestes oficializa adesão ao comunismo.
Julho   –  Assassinato de João Pessoa.
Outubro – Um golpe depõe Washington Luís e impede o presidente eleito de assumir.
JÚLIO PRESTES foi alijado por Vargas antes de assumir a presidência para a qual tinha sido eleito democraticamente. Esse advogado paulista que tinha sido presidente de São Paulo, na sequência de longa e sólida trajetória política, não conseguiu nem tomar posse. O golpe armado liderado por Getúlio Vargas o obrigou a entregar o poder ao ditador, em 3 de novembro de 1930.
Em Sergipe, o tenente AUGUSTO MAYNARD GOMES tomava posse do cargo de governador provisório, em 16.11.1930. Em 19 de dezembro do mesmo ano, tornava-se Interventor do Estado, na condição de maior líder revolucionário na terra sergipana. A interventoria de AUGUSTO MAYNARD durou até abril de 1935.

Curtas I
PT quer definir candidatura a governador ainda neste semestre (em São Paulo). /// Justiça decide que o ex-juiz LALAU deve voltar à prisão. /// Missa pelas vítimas das chuvas tem protestos contra Dilma. /// OAB aciona STF pelo fim do teto para despesas com educação no Imposto de Renda. /// “Serra manterá coerência e estará com o PSDB em 2014.” – Diz Aécio Neves. /// Governo federal decreta estado de emergência em Petrópolis. /// Congresso Nacional recorre contra liminar que suspende a Lei dos Royalties. /// Puxada pela VALE, a BOVESPA fecha novamente em queda.

Curtas II
CBF divulga tabela da série B do Campeonato Brasileiro. /// Radialistas e cronistas desportivos terão eleição em maio. /// Fernando Cabral e Roberto Silva serão candidatos, mais uma vez. /// Políticos COPA DO MUNDO, que só aparecem de 4 em 4 anos, vão aumentar. Pois em 2014 teremos eleições e Copa do Mundo. /// Grandes partidos querem acabar com os partidos pequenos. É a eterna luta dos peixões contra os peixinhos. /// Cidadãos de Aracaju protestam contra inoperância do PROCON. /// Setor que defende os consumidores em âmbito municipal está em fase de instalação. /// Caos no trânsito. Agora muitos sinais apresentam defeito. /// E a fiscalização eletrônica, quando voltará? – O povo pergunta. /// Pesquisa realizada pelo SENAI aponta que diploma técnico pode aumentar em 24 por cento a renda do trabalhador. /// Aracajuanos enfrentam gargalos: licitação dos transportes coletivos embargada pelo TCE, Justiça interrompe processo de alteração do PD – Plano Diretor, PMA não negocia com servidores, médicos e professores. /// Decisão do Conselho Federal de Medicina sobre aborto causa polêmica. /// Debates na CMA atraem mais do que os da AL./// Vereador do DEMOCRATAS insiste em CPI para apurar “escândalo” na DESO. /// Curiosidade: Em Sergipe, na luta dos peixões contra “peixinhos”, os peixinhos são “peixões”.

PELO TWITTER

www.twitter.com/valter_jornal Meu vizinho está lavando o carro há três horas. E pior: com mangueira. Consciência ambiental zero.

‏www.twitter.com/elder31   É falsa a ideia de que na carreira as pessoas só crescem rumo ao topo.  Às vezes, dar um passo atrás é uma decisão importante para evoluir.

www.twitter.com/requiaopmdb Em alguns países asiáticos jornalistas que anunciam escândalos e não publicam tem a língua cortada e dada aos gatos.

www.twitter.com/sergioalves1  E quando tudo perde o brilho…. Eu dou uma lustrada! Encarar a vida com bons olhos é o segredo.

www.twitter.com/ManuSanthiago  O melhor da vida é colaborar sem preocupar-se com o retorno. Quem espera retorno não vive, apenas fica esperando retorno.

DO LEITOR

Quase cem dias, e a Emurb na agonia
Do leitor Antônio Pedro Santos: “O então candidato João Alves Filho reconquistou a confiança da população através de um discurso que se disse realizador, que tudo fez e tudo fará.Porém, passados quase cem dias de administração, eis que volta o João Alves de sempre, com cortes salariais, aumento de cargos comissionados (em quantidade e em valor), anúncio de obras faraônicas e de pouca utilidade, bem como aquele velho discurso de se fazer de vítima, culpando os gestores anteriores e também os adversários por tudo.Quando pensamos que a incapacidade administrativa acabou por aqui, surge mais uma prova da defasagem gerencial de João e da sua equipe. Embora a legislação municipal (art.65 da lei orgânica) preconize que somente servidor do quadro efetivo possa ocupar cargos de diretores técnicos dos órgãos da administração indireta, na Emurb foram nomeados pessoas de fora, ou seja, cargos comissionados sem vínculo. Ainda na própria Emurb, houve também a nomeação, pasmem, de um de um odontólogo para o cargo de vice-presidente, talvez para que o mesmo possa cuidar dos "canais" da cidade.  Diante do quadro, o que se vê na empresa é um clima de revolta e perplexidade pelas nomeações grotescas. Com a palavra, os vereadores do oposição (ou pelo menos aqueles que ainda nela continuam)! E isso é só o início”.

Fiscalização de funcionamento de casas noturnas
Do leitor devidamente identificado: “Gostaria de saber como andam as fiscalizações das casas noturnas, bares, restaurantes e afins.No início foi um estardalhaço, e recentemente tudo emudeceu!Gostaria de saber, pois uma destas casas noturnas fechadas, está funcionando na calada da noite (a partir de meia-noite) a cada 15 dias, sem qualquer fiscalização. Acredita-se que um lugar tão movimentado que era antes, se estivesse oficialmente aberto, não precisaria deste tipo de atitude!Até parece que a propaganda está sendo feita a boca miúda!Moro nas proximidades e observo sempre esta movimentação depois da fiscalização!Não tenho nada contra que frequenta, embora que incomode bastante, pois, apesar da isolação acústica, o som é alto demais.Outrossim, se tiver tudo dentro da normalidade, não há por quê questionar, não é verdade??A casa noturna/boate em questão é a Off Clube.Fechada foi, mas obras não foram realizadas”.

ARTIGO

Mais um passo à esquerda   por Jefferson Lima* e Cássio Nogueira**

O desafio para este ano é muita mobilização em defesa das reformas estruturais para avançar no desenvolvimento social.

“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!”         
                                        (Che Guevara)

Um marco na história de luta das juventudes e dos movimentos sociais.  No dia 23 de fevereiro na cidade de São Paulo é galgado mais um passo à esquerda na luta por um Brasil mais democrático. Os principais movimentos, partidos e entidades juvenis como: JPT, Juventude da CUT, Juventude do MST, UNE, UBES, ABGLT, UJS, JSB, Levante da Juventude, entre tantos outros lançaram uma jornada de luta unificada da juventude brasileira.

Em meio a uma profunda reflexão dos avanços que o Brasil vem desfrutando e os muitos desafios que ainda possuem a serem conquistados e conferidos ao povo brasileiro levou a necessidade de aprofundar uma plataforma política que oriente o conjunto dos movimentos a luta unificada por mais direitos ao povo.

Somados aos 33 anos de fundação do PT e o decênio do governo popular e democrático é possível afirmar muitas conquistas. O balanço muito positivo desta década não nos furta de querer mais conquistas e avançar em reformas estruturantes necessárias para o Brasil.

O desafio para este ano é muita mobilização em defesa das reformas estruturais para avançar no desenvolvimento social. Queremos mais educação, trabalho decente, direito a terra, direito a verdade e o fim do extermínio da juventude negra e da periferia.

Somos mais de 50 milhões de jovens brasileiros e para construir um Brasil cada vez mais justo e igualitário, sem miséria, sem autoritarismo e sem violência é necessário incluir de maneira protagonista os milhares de jovens, através de políticas de juventude com novos repertórios e oportunidades.

Outro ponto central da jornada e de interesse de todo o PT é a Reforma Política. A defesa de uma reforma política no Brasil é a necessidade de romper com o histórico de corrupção neste país.

Sabemos que os governos de Lula e Dilma deram passos largos no combate à corrupção, criando mecanismos de combate e controle da corrupção, a exemplo do portal da transparência.Entretanto isso não é suficiente, é preciso atacar o centro desse “câncer”. Precisamos combater este mal em seu nascedouro e a raiz deste é o sistema político brasileiro.  O PT definiu como central para o ano de 2013 uma ampla mobilização social através da campanha nacional pela reforma política. Esta reforma é cada vez mais necessária para que possamos avançar em um política com financiamento público, o aumento da participação popular, a maior participação das mulheres na vida pública e a valorização dos partidos políticos, mas principalmente o combate a corrupção.

Como bem diz a resoluções do PT: “Queremos que as cidadãs e os cidadãos participem mais das decisões e acreditem que os governos e parlamentares irão exercer seus mandatos de acordo com os projetos debatidos e escolhidos nas eleições. As mulheres e os jovens precisam ter mais espaço na política que é deles por direito, assim como os outros segmentos sub-representados. É necessário também haver mais igualdade, transparência e economia de recursos na disputa pelos cargos públicos”.

Uma transformação desse porte enfrenta grandes obstáculos.  O pensamento atrasado, preconceituoso, oligárquico ainda é forte em nossa política. Além disso, os interesses do poder econômico tentarão barrar mudanças que reduzam seu poder de influência.

Temos a convicção de que somente com unidade do PT e com muita mobilização social conseguiremos avançar nesta campanha. A reforma política tem que ser central na vida do PT, da JPT e nas ações da jornada de lutas da juventude nos diversos cantos do Brasil, assim como o debate sobre a reforma da mídia proporcionando a democracia brasileira, os direitos da livre expressão por meio das rádios comunitárias, das tvs locais e do acesso a banda larga por toda a população. A caminhada em defesa do nosso país perpassa por reformas importantes. Agora é o momento de construir um estado justo, eliminar o neoliberalismo e fortalecer a democracia no nosso país.

A Juventude do PT esta participando ativamente das construções nos estados e na construção nacional da jornada de lutas da juventude, defendendo principalmente as bandeiras que para os petistas é de fundamental importância, a reforma política e a democratização dos meios de comunicação. Todavia esta luta só ficará mais forte com o engajamento das direções estaduais e municipais da JPT,  tanto em sua capacidade de mobilização quanto de sua aproximação e construção com os movimentos, partidos e organizações juvenis progressistas de seus estados e municípios.

Lutemos juntos, juventudes, em defesa de um Brasil do povo, para o povo e pelo povo.

*Jefferson Lima é Secretário Nacional de Juventude do PT

**Cássio Nogueira é coordenador Nacional de Organização da JPT

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
"Nunca ousei ser um radical na juventude. Tinha medo de me tornar um conservador depois de velho."

“Antes de construir um muro pergunto sempre quem estou murando e quem estou deixando de fora”.

Robert Frost, poeta estado-unidense, nasceu em 26 de Março de 1874 e morreu em 1963.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários