Aracaju (SE) – Brilho e cor no Natal das luzes

Prédios históricos, centros comerciais, orlas da Praia de Atalaia e do bairro Industrial, além de prédios particulares, lojas e avenidas ganharam cor e brilho com a chegada do Natal. São as luzes multicoloridas que enfeitam Aracaju (SE). Por conta disso, o traçado urbanístico ganhou vida, envolto em um cenário mágico construído para encantar turistas e moradores. São presépios, anjos, árvores e enfeites, configurando Aracaju como um destino imperdível nesta temporada do ano.

Considerado o Natal Luz, a intenção é fazer da capital sergipana um pólo de interesse turístico no período de Natal, como já acontece em outras localidades, a exemplo de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e Curitiba, no Paraná. Também faz parte dos objetivos fazer com que os aracajuanos entrem no clima da festa, motivando o espírito natalino e entrando na acirrada competição como cidade destino no Natal.

Basta caminhar pelo centro de Aracaju e ver o efeito que as luzes proporcionam. Na Praça Fausto Cardoso são anjos, guirlandas, bolas, bengalas e painéis, enfeitando a circunferência da praça. Neste ano, os anjos ganharam efeito especial e parecem se movimentarem. As árvores receberam enfeites, que mais parecem árvores de Natal. Os corretos, monumentos, chafarizes e estátuas ornam a praça com decoração especial de luzes multicoloridas e os prédios da Assembléia Legislativa de Sergipe e o Palácio da Justiça Tobias Barreto reforçam a decoração, o primeiro, causa impacto ainda de longe com suas luzes verdes; o segundo, com uma decoração em luzes amareladas bem linear.

Percorrendo mais adiante, no Parque Olímpio Campos, o Arquivo do Judiciário faz lembrar o Palácio Avenida, do banco HSBC de Curitiba, tamanha a quantidade de luzes, adornando janelas e portões. A arquitetura antiga do prédio foi totalmente coberta por mais de cinco mil luzinhas e mangueiras luminosas.

A decoração do centro da capital e adjacências vem sendo concebida desde junho. A cidade está sendo enfeitada com seis mil peças para árvores de avenida e 750 peças para postes, projetados pelo artista plástico Ivo Gato. Além do centro da cidade, a magia do Natal se estenderá da orlinha do bairro Industrial até a Praia de Atalaia, terminais de ônibus, prédios públicos e calçadões do centro comercial.

Chama atenção o pórtico situando entre a Praça Fausto Cardoso e o Calçadão das Laranjeiras, onde anjos tocando harpas dão as boas-vindas a quem passa, além de símbolos tradicionais desta época do ano. Basta parar um pouco para perceber a alegria do ambiente e turistas clicando fotografias.

Percorrendo as avenidas Beira Mar e Oceânica, pelos prédios do bairro 13 de Julho, percebe-se o espírito da festa. Nas sacadas, os moradores enfeitam com luz, papai Noel, hienas, anjos, guirlandas, árvores, além dos tradicionais presépios. Ganha forma no Parque da Sementeira um grande presépio que trará, além de luz e cor, som e efeitos especiais e uma programação de visitação. Também haverá shows musicais.

As lojas comerciais e bancos públicos não deixaram por menos e também entraram no clima natalino. A árvore de Natal da Energisa, notícia em telejornais antes e mesmo de ser concebida, ganha forma na Coroa do Meio com o status de maior árvore do mundo. A previsão é que dia 8 de dezembro seja entregue aos sergipanos. Mas se pensa que Aracaju é somente luz, basta esperar os próximos dias e também conferir a programação de final de ano da orla da Atalaia e bairro Industrial.  Se for pela decoração, Aracaju já é um pólo de interesse turístico no Natal.O roteiro está completo. Entre neste clima. Aracaju no final do ano é luz, alegria, shows e emoção.

Na Bagagem

 ü       A empresa de energia pública de Curitiba (PR) promete ajudar na conta dos usuários que enfeitarem suas casas. A programação municipal incluem shows de corais em espaços públicos e prédios históricos, além de concursos de presépios, linhas de ônibus especiais com papai Noel e muito mais. Bem que Aracaju poderia reforçar o espírito natalino também com uma ajudinha extra.

ü       Os shoppings Riomar e o Jardins também contribuem com as luzes e cores do Natal. Em Recife (PE), o shopping Recife terá o tema Natal da Solidariedade, com decoração inédita com árvore de Natal com nove metros de altura, decorada com bolas brilhantes e foscas, laços vermelhos, bonecos de neve e muita iluminação.

 

ü        A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf realizará no período de 4 a 6 de dezembro o 9º Feirão de Artesanato. O evento acontece às 8h, na sede da Codevasf, localizada na Avenida Beira Mar, 2150, na Sementeira, em Aracaju.

 

ü       O Ministério do Turismo está realizando seleção pública de projetos para apoio a eventos geradores de fluxo turístico. A data limite para recebimento de projetos é dia 11/12/09, às 18 horas, no seguinte endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco U, 2º andar, sala 258, CEP: 70.065-900, Brasília – DF. Maiores informações: http://www.turismo.gov.br,

 

ü       Threfasico Beach é o nome da balada do momento, que irá acontecer no dia cinco de dezembro pela primeira vez em Aracaju (SE). Nos pick-ups o DJ Julião (Club A Loca -SP), DJ Erick (SP), DJ Toquinho(SE), A Lapada (SE) e mais três ambientes fazendo o agito na Cabana Torre do Mar (rodovia da Praia de Aruana).

 

ü       Nem bem os festejos natalinos chegaram, mas o secretário de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, foi destituído do cargo por suspeita de superfaturamente de show para o período do Natal.

 

Passaporte

 

Pontos turísticos de Paris também ganham luzes de Natal, como a torre Eiffel e a av. Champs-Elysées. Considerada a Cidade Luz, o final de ano na capital francesa ganha mais charme ao ser totalmente decorada para receber o novo ano e celebrar junto com milhares de turistas que por lá se confraternizam, mas não se esqueça: dezembro, janeiro, fevereiro é frio em Paris, o que a torna ainda mais charmosa e convidativa para quem gosta de um bom sobretudo.

 

Vale a pena afivelar as malas e passar o final de ano em Paris, afinal, não é por menos que a capital francesa é quase que unanimidade entre os roteiros de brasileiros quando vão a Europa.

Fotos: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais