Aracaju (SE) – Roteiro Natal de Luz

Aliar espaços públicos com a decoração de luzes e cores do Natal tem transformado Aracaju num

Catedral – Um dos locais mais visitados do Natal de Luz. Foto: Silvio Oliveira
destino encantado neste final de ano. Do centro da cidade a orla da praia de Atalaia, os visitantes poderão curtir presépio, pórticos, jogo de luzes e a até mesmo um painel que mais parece vitral.

 

O Roteiro Luz começa nas imediações das praças Fausto Cardoso e da Olímpio Campos, onde se concentram os principais prédios públicos da capital sergipana e, por conseguinte, nesta temporada do ano, são atrações de luzes e cores.

 

Foram investidos mais de R$ 960 mil para transformar Aracaju em um novo pólo turístico durante as

Luz e Cor por toda a parte. Foto: Silvio Oliveira
festividades de final de ano. Só na praça Fausto Cardoso, por exemplo, foram instalados mais de 60 enfeites luminosos.

 

Na praça Olímpio Campos, como em anos anteriores, a catedral metropolitana é o centro das atenções. Luzes amarelas formam uma grande árvore de natal decorada, circulada por estrelas, velas, sinos e adereços.

 

A decoração das árvores naturais ao logo da praça completa a atmosfera mágica do espírito natalino e se faz presente também do lado esquerdo catedral, no Palácio Ignácio Barbosa, sede do poder municipal, que

Vale a pena fazer o Roteiro de Luz
ganhou também luzes por toda sua circunferência.

 

Ao fundo da catedral, a fachada em estilo neoclássico do Palácio Silvio Romero, hoje abrigando o Memorial do Poder Judiciário, recebeu mais de um mil luzes, o que o faz ser comparado ao Palácio da Avenida, em Curitiba (PR). Foi em suas janelas que os Canarinhos do Patrocínio de São José encantou os visitantes no dia quatro de dezembro, entoando cânticos de Natal.

 

Ainda na praça Olímpio Campos, no centro da cidade, os prédios da câmara de vereadores e da

Palácio Inácio Barbosa. Foto; Silvio
procuradoria municipal completa o conjunto arquitetônico de prédios históricos iluminados e que devem ser observados.

 

Clicar uma foto das luzes na praça Fausto Cardoso é a garantia de levar consigo uma boa lembrança de Aracaju. Os corretos e monumentos receberam luzes coloridas e parecem ganhar vida com anjos, guirlandas e estrelas. Os calçadões centrais ganharam pórticos com anjos, mas é percorrendo a avenida Rio Branco, já chegando ao bairro 13 de Julho, que verá o principal símbolo do Natal de Luz de Aracaju: a árvore de Natal da Energisa.

Palácio Olímpio Campos visto do pórtico de acesso aos calçadões. Foto: Silvio Oliveira

 

Considerada a maior árvore de luz do mundo, parece flutuar sobre as águas dos rios Sergipe e Poxim. Imponente, majestoso, o monumento atrai centenas de visitantes todos os dias, configurando-se como atração principal do Natal de Sergipe e ponto de encontro da família, mas antes de chegar ao bairro Coroa do Meio, observe o aceso que liga os dois bairros. O canteiro central ganhou árvores com efeitos especiais.

 

A decoração construída pela Prefeitura de Aracaju se confunde com as luzes dos prédios da 13 de Julho. O multicolorido de árvores, presépios, papais Noel e

Pórticos com anjos que quase flutuam. Foto: Silvio Oliveira
adereços símbolos do Natal fazem a festa dos visitantes em sacadas, janelas e varandas dos prédios de luxo do bairro, iluminando ainda mais a noite aracajuana.

 

Antes de finalizar o Roteiro Luz na orla da praia de Atalaia, entre no Parque da Sementeira e confira o presépio montado pelo artista plático Ivo Gato. O presépio atrai visitantes não só à noite, mas durante todo o dia e há apresentações às 19h, 20h e 21h.

 

Os investimentos na decoração de Natal somam R$ 960 mil e visam transformar Aracaju em um novo pólo turístico durante as festividades de final de ano. Só na Praça Fausto Cardoso, por

Maior árvores de Natal do mundo. Foto: Silvio Oliveira
exemplo, foram instalados mais de 60 enfeites luminosos. A decoração, lançada no último dia 8 de dezembro, fica até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.

 

É hora de percorrer mais um pouco o trajeto da avenida Beira Mar, quando avistam-se os arcos da Orla da Atalaia, com seu painel que mais parece vitrais. Figura do Menino Jesus estilizado em luzes, juntos com os Reis Magos abençoam o final do roteiro e conduz-lhe um ano novo com muito mais luz e emoção. Feliz Natal.

 

 

Registros (clique nas fotos para ampliar)

 

Presépio no Parque da Sementeira

Câmara de Vereadores e Catedral
Cruzamento entre os calçadões das Laranjeiras e João pessoa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cansaço ou admiração?

Do lixo para mais uns trocados no Natal.

Jogo fica mais iluminado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Silvio Oliveira

 

Dicas de Viagem

 

Pare e observe ao seu redor. Veja o cotidiano e vai-e-vem das pessoas no centro de Aracaju. Observar os prédios nesta temporada do ano também é uma boa pedida. Crie esse hábito.

 

O Palácio-Museu Olímpio Campos e a Rua do Turista programaram show e exposições. Alie o Roteiro Luz a um horário que possa aproveitar. Veja a programação do palácio

 

O roteiro pelo centro de Aracaju também poderá enquadrar a orlinha do bairro Industrial e a Colina de Santo Antônio.

 

Veja também a árvore de Natal ecológica do Centro de Criatividade, situado no bairro Getúlio Vargas.

 

Na orla da praia de Atalaia programe para fazer uma visita ao Centro de Arte e Cultura J. Inácio. Para quem gosta de um presente mais artístico, no espaço há  diversos objetos à venda para o período do Natal.

 

Passaporte

 

Presépio pelo mundo – Paris

 

Um do presépios mais visitados de Paris. Completamente high teach. Foto: Silvio Oliveira

Um show de luz, cor, som e efeitos especiais marcam o presépio montado todos os anos na Catedral de Notre Dame, em Paris. Do lado de cima a passagem do nascimento de Cristo em contato através das luzes nos vitrais, enquanto que músicas instumentais góticas dicam o ritmo do efeito de nuvens no telão e cores das luzes.

 

Além da catedral, o presépio vira atração turística nesta temporada do ano, como acontece também em outros templos católicos pelo mundo.

Contato: silviooliveira@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais