Aracaju (SE) – Roteiro Natal Luz

Na temporada de Natal o que não falta em Aracaju é luz, cor e emoção. Os prédios públicos do centro da capital esbanjam iluminação e os pontos turísticos da cidade foram transformados em verdadeiras atrações natalinas. O roteiro turístico para observar as luzes de Natal na capital sergipana começa no centro da cidade, percorre as principais avenidas à beira rio e termina na orla de Atalaia. Parques, canteiros centrais, praças, prédios públicos e particulares ganharam cores e luzes para receber o Menino Jesus. Aproveite e se emocione com a chegada do Natal.

 

O Roteiro Luz de Aracaju começa nas imediações das praças Fausto Cardoso e da Olympio Campos, onde se concentram os principais prédios públicos da capital sergipana e, por conseguinte, nesta temporada do ano, são atrações de luzes e cores. Na Praça Olympio Campos, a catedral metropolitana é o centro das atenções. As luzes coloridas formam anjos em suas duas torres, circundadas de luzes amarelas e com um cristo em cor fluorescente, ao centro, que parece derramar graças nos visitantes. É o jogo de luzes com efeitos especiais, criando uma atmosfera emocionante.

 

Do lado esquerdo da catedral, encontra-se o Palácio Ignácio Barbosa, sede do poder municipal, que ganhou também luzes por toda sua circunferência. As janelas, portas e alambrados ganharam vida com as luzes de Natal, simbolizado brilho, claridade e um reacender de uma nova era.

 

Ao fundo da catedral, a fachada em estilo neoclássico do Palácio Silvio Romero, hoje abrigando o Memorial do Poder Judiciário, ganhou mais de um mil luzes, comparando-se ao Palácio da Avenida, em Curitiba (PR). Foi em suas janelas que os Canarinhos do Patrocínio de São José encantou os visitantes no dia 1º de dezembro, quando a Prefeitura de Aracaju entregou aos sergipanos a decoração de Natal 2010.

 

O Roteiro Luz de Aracaju não termina por aí. Ainda na Praça Olympio Campos, no centro da cidade, o prédio da Câmara de Vereadores também ganhou iluminação em suas fachadas e deve fazer parte do roteiro natalino. As árvores naturais de praças e avenidas ganharam adereços natalinos, como sinos, bengalas, estrelas, remetendo-as a verdadeiras árvores de Natal.

 

Seguindo até a Avenida Rio Branco, à beira rio, os prédios estão ainda mais iluminados. A Ponte do Imperador é atração à parte com seus índios apontando flechas ara o alto. Não podem deixar de serem observados os prédios da Assembléia Legislativa de Sergipe, com suas luzes verdes, da Escola do Legislativo e do Palácio Tobias Barreto (sede do Judiciário).

 

Clicar uma foto das luzes da Praça Fausto Cardoso é a garantia de levar consigo a lembrança do Natal de Aracaju. Os corretos e monumentos receberam luzes coloridas e parecem ganhar vida com anjos, guirlandas e estrelas. Na área central da praça, os anjos aparentam mexer devido o jogo de luzes em leds. Pare um pouco. Aprecie a decoração e perceba a alegria do ambiente. O Centro ganhou mais vida à noite e o traçado urbanístico projetado da capital sergipana remete o visitante para um imenso presépio a céu aberto, tamanha a quantidade de luz.

 

Os calçadões centrais ganharam pórticos com anjos tocando harpas, mas é percorrendo a Avenida Rio Branco, já chegando ao Bairro 13 de Julho, que verá o principal símbolo do Natal Luz de Aracaju: a árvore de Natal da Energisa.

 

Considerada a maior árvore de luz do mundo, contando com 127m de altura (equivalente a um prédio de 40 andares), parece flutuar sobre as águas dos rios Sergipe e Poxim. Imponente, majestoso, o monumento atrai centenas de visitantes todos os dias, configurando-se como atração principal do Natal de Sergipe e ponto de encontro da família, mas antes de chegar ao Bairro Coroa do Meio, observe aceso que liga os dois bairros.

 

A decoração construída pela Prefeitura de Aracaju se confunde com as luzes dos prédios da 13 de Julho. O multicolorido de árvores, presépios, papais-noéis e adereços símbolos do Natal fazem a festa dos visitantes em sacadas, janelas e varandas dos prédios de luxo do bairro, iluminando ainda mais a noite aracajuana.

 

Antes de finalizar o Roteiro Luz na orla da praia de Atalaia, entre no Parque da Sementeira e confira o presépio montado na área verde da cidade. O presépio atrai visitantes não só à noite, mas durante todo o dia. É hora de percorrer mais um pouco o percurso pela Avenida Beira Mar, quando avistam-se os arcos da Orla da Atalaia. Figura do Menino Jesus estilizado em luzes, juntos com os Reis Magos abençoam o final do roteiro e conduz-lhe um ano novo com muito mais luz e emoção.

 

Dicas de Viagem

 

Na Praça Olympio Campos há uma feirinha de comidas típicas (não tão típicas assim) que fica até 19h. Vale a pena comer uma tapioca na Tapioca de Seu João.

 

Verifique a programação da catedral metropolitana com antecedência. Há apresentações de coral e de grupos instrumentais, além da missa de final de ano.

 

Procure agência de viagem e verifique se há algum city tour que faz o roteiro das luzes em Aracaju. Programe-se. Há também opação do aluguel de serviços de táxi, mas negocie antes.

 

Uma boa opção para conhecer um pouco da Aracaju noturna é visitar a Colina do Santo Antônio a noite. Estique um pouco mais quando estiver no Centro. Vá também até a orlinha do bairro Industrial.

 

Registros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Silvio Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agências de Viagem de São Paulo (SP) estão com pacotes para observar o “roteiro de luzes” de São Paulo (SP). O pacote pode ser montado de acordo com o gosto dos turistas e pode variar de R$ 32 a R$ 190. Só no parque Ibirapuera, há três pontos a serem visitados: a árvore, a “fonte multimídia” no lago e as árvores iluminadas. A prefeitura da cidade também colocou ônibus extras para quem quiser observar as luzes de natal. O problema é conseguir o acesso.

 

O natal de Gramado (RS) é o mais famoso do país e atrai milhões de visitantes durante 67 dias de festa. Além da decoração, a cidade proporcional encontro nacional de papais-noéis, desfiles, shows e apresentações em diversos locais, além do famoso Nativitaten, que consiste num show acompanhado de som, luz, desfiles e fogos.

 

Canela (RS) também concorre com a vizinha Gramado (RS) o título de melhor natal do país. Também acontecem desfiles, concursos de decoração, além de promover o verdadeiro espírito natalino.

 

Curitiba (PR) também atrai visitantes durante esta temporada do ano, por disponibilizar aos que lá visitam shows e atrações natalinas em parques, igrejas e monumentos públicos. O mais tradicional é a apresentação de corais no Palácio da Avenida, sede do banco HSBC.

 

Fortaleza (CE) também prepara o Natal Luz com a iluminação de prédios públicos, além da sede da reitoria da Universidade Federal do Ceará e monumentos do Parque das Crianças, além da Praça Portugal e da Avenida Desembargador Moreira.

 

Passaporte

 

A Praça de São Pedro, no Vaticano, é o local de convergência de católicos e afixionados pela vida de Cristo nesta temporada do ano. No final do ano é lá onde acontece a tradicional Missa do Galo, realizada pelo Papa Bento XVI. A praça compreende a Basílica de São Pedro; o Museu do Vaticano com a Capela Cistina; os mausoléus dos papas, inclusive o túmulo de João Paulo II, além das tradicionais colunas que circulam a localidade.

 

Foto: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais