Arruda, um cara de pau

0

O país comemorou ontem a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM). Ele foi para o xilindró sob a acusação de tentar obstruir a investigação do esquema de pagamento de propinas conhecido como “mensalão do DEM”. Antes de ser engaiolado, o governador disse, em documento enviado à Câmara Distrital pedindo licença do cargo, que é vítima de uma “campanha insidiosa”. No texto, Arruda declara que estão querendo destruí-lo política e pessoalmente. É muita cara de pau. Depois que os brasileiros assistiram estupefatos o próprio governador e seus asseclas recebendo dinheiro “para comprar panetone”, Arruda vem agora com a maior cara de bom moço dizer que a vítima é ele. Só faltou pedir à Polícia que prenda o povo brasileiro. Vá se catar, Arruda!

 

Eleições ameaçadas

 

E o “Mensalão do DEM”, como ficou conhecida a distribuição de dinheiro com aliados do governador Arruda, pode afetar o calendário eleitoral brasileiro. É que se o Supremo acatar o pedido de intervenção no Distrito Federal, o país não pode realizar o pleito deste ano. Como se vê, além de causar sérios prejuízos aos brazilienenses, a turma de Arruda ainda pode deixar o Brasil na maior saia justa diante do mundo. Que papelão, sô!

 

Tartarugas ameaçadas

 

A principal reserva de tartarugas Oliva do Brasil, a Santa Isabel, em Pirambu, está ameaçada. O alerta está na edição de hoje do Jornal o Globo. Segundo a matéria, além dos predadores naturais, os filhotes enfrentam agora um novo inimigo: o tráfego de veículos no local. Mesmo com placas sinalizando que é proibido dirigir no local, os motoristas continuam usando a areia como pista. No período de reprodução as fêmeas chegam à praia para desovar. Só ano passado elas deixaram quase seis mil ninhos. Cada um deles tem em média 120 ovos.

 

Mais protegido

Uma determinação da Anatel vai proteger o consumidor e evitar que operadoras de telefonia enviem mensagens pelo celular sem autorização do cliente e usem letras miúdas nos contratos. As empresas do setor já receberam uma circular determinando que, a partir de 1º de maio, os contratos devem passar a conter uma cláusula em que o cliente indica se quer ou não receber mensagens publicitárias. Nos contratos já vigentes, o consumidor poderá entrar em contato com sua operadora caso não queira receber as propagandas e promoções.

Mais empregos

A construção civil em Sergipe gerou o ano passado 3.640 novas vagas de emprego formais. Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego. O setor foi o segundo maior em termos de oferecimentos de emprego com carteira assinada, perdendo apenas para a área de serviços, que gerou 4.066 vagas. Dentro da construção civil, os postos que mais empregaram foram os de servente de obras, com um saldo positivo (diferença entra admitidos e demitidos) de 1.972; pedreiro, 328; pedreiro de edificações, 199; trabalhador de serviços de manutenção de edifícios e logradouros, 149 e armador de estrutura de concreto armado, 138.

 

Bom pagador

 

Consumidores do Sergipe foram os que mais honraram os cheques que passaram em janeiro deste ano. Pesquisa divulgada pela TeleCheque mostra que, dos valores das transações em cheque durante o mês, 98,33% foram compensados no Estado. Na média Brasil, a taxa foi de 97,22%. Segundo a TeleCheque, o perfil de consumo passou por uma evolução comportamental, “ou seja, temos consumidores mais adimplentes e conscientes no ato da compra”. Legal!

 

Projetos contemplados

 

Petrobras divulgou o resultado das seleções públicas do Programa Petrobras Cultural (PPC), edição 2008/2009. Foram contemplados 131 projetos de 20 estados, nas áreas de Música, Audiovisual, Artes Cênicas, Literatura e Cultura Digital, que receberão uma verba total de R$ 42 milhões. Os projetos Retalhos Populares-espetáculo circense e  Curta-Se IX Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe, que concorreram nas categorias Manutenção de Grupos, Cias de Circo e Trupes Circenses, e Festival de Cinema , respectivamente, serão contemplados.

 

Comércio no feriado

 

Os mercados centrais de Aracaju só fecharão no feriado de terça-feira. A Emsurb atendeu apelo dos feirantes e decidiu manter aqueles centros de comercialização abertos durante praticamente todo o Carnaval, que são muito procurados pelos turistas que nos visitam. Os dois shooping´s da capital abrirão normalmente amanhã e domingo. Na segunda e terça só estarão à disposição do público as praças de alimentação.

 

Grana para a folia

 

Para garantir um animado Carnaval em Sergipe, o governo estadual investiu mais de R$ 2,4 milhões em 28 projetos de eventos carnavalescos. As iniciativas, originadas tanto de municípios quanto de entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, foram analisadas e aprovadas pelo conselho gestor do Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-culturais. Segundo o secretário de Comunicação do governo, Carlos Cauê, o investimento faz parte da estratégia de fortalecimento das tradições culturais sergipanas.

 

Já é Carnaval

 

Até a próxima quarta-feira,17, quem vai mandar na folia aracajuana é o Rei Momo Adalberto das Neves, que tem Sandra Lessa como Rainha do Carnaval. Os dois foram escolhidos anteontem durante o tradicional Baile da Cidade, realizado no Iate Clube de Aracaju. Após as escolhas, a Prefeitura entregou a chave da capital à rainha e ao rei Momo. Os dois prometem prestigiar todos os locais onde haja folia. A coluna deseja um bom Carnaval a todos.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários