Articulado não é BRT

Na próxima quarta-feira, véspera do aniversário de Aracaju, a empresa Atalaia colocará para circular nas ruas da capital 10 ônibus articulados. Simultaneamente, a Prefeitura deve anunciar que se trata da efetivação do prometido Bus Rapid Transit, o polêmico BRT. Como parte da farsa, foram pintadas faixas azuis ao longo de várias avenidas, delimitando o espaço para circulação dos ônibus. Ora, o BRT verdadeiro exige canaletas exclusivas objetivando impedir o acesso de outros veículos que não sejam os modernos biarticulados. As estações de integração do BRT são dotadas de ar refrigerado e o pavimento delas tem a mesma altura do piso dos coletivos, permitindo um acesso rápido. Como a Prefeitura não construiu tais estações, os passageiros terão que usar uma escadinha para entrar nos articulados da empresa Atalaia. Vê-se, portanto, que para reduzir as críticas à promessa jamais cumprida de implantar o BRT, a administração do prefeito João Alves Filho (DEM) prepara um embuste, na vã tentativa de ludibriar os aracajuanos. Vão dar com os burros n’água, pois o povo não é tolo.

Dilma, se pique!

Já passou da hora de a presidente Dilma Rousseff (PT) bater em retirada, deixar o campo de jogo, se escafeder. As gigantescas manifestações de ontem, deixaram claro que os brasileiros querem vê-la pelas costas o quanto antes. Tiver juízo e um pouco de amor pelo país, dona Dilma coloca a viola no saco e vai tocar em outra freguesia. A ela resta renunciar para impedir o impeachement, quase certo depois do barulho feito pela voz rouca das ruas.

Novo prefixo

E o competente jornalista Jason Neto estréia na rádio Aperipê/FM hoje à tarde. Além dele, o programa Aperipê News terá as participações dos radialistas Rozendo Aragão e Antônio Oliveira. Das 17h às 19h, os três vão divulgar informações exclusivas, entrevistas polêmicas e um completo balanço sobre os fatos ocorridos nas últimas horas em Sergipe e no Brasil.

Casa nova

O deputado estadual Robson Viana deve mesmo trocar o PMDB pelo PEN. Graças à “janela partidária” aprovada pelo Congresso, ele tem até a próxima sexta-feira (18) para mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato. Embora siga aliado do governador Jackson Barreto (PMDB), Robson Viana tem uma estreita relação com o prefeito João Alves Filho (DEM) e alimenta a ideia de ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo demista.

Crise braba

A Queiroz Galvão Exploração e Produção está avaliando a possibilidade de vender parte de sua participação de 100% nos blocos SEAL-M-351 e SEAL-M-428, situados na Bacia de Sergipe-Alagoas. A empresa pretende reduzir em 37% os investimentos previstos para este ano, dos US$ 130 milhões inicialmente estimados, para US$ 82 milhões. Os dois blocos localizados na costa sergipana foram adquiridos pela Queiroz Galvão no 13º leilão realizado em 1015, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Lixão

Aracaju se transformou num lixão a céu aberto. Desde quinta-feira última, quando a empresa Cavo assumiu o serviço de coleta da capital, grande quantidade de lixo tem ficado exposta nas ruas, praças e avenida. O problema é que a empresa não dispõe dos equipamentos necessários para efetuar a coleta. Segundo alguns técnicos, ela está usando apenas seis caminhões compactadores, quando o serviço exige 40 destes veículos. Alguém sabe dizer por que a Prefeitura contratou uma empresa sem a mínima condição de cumprir as exigências do edital?

Eleição na UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza no próximo dia 21, uma assembleia geral visando discutir a eleição para reitor. Durante a reunião, será definido o calendário eleitoral para o pleito, que acontecerá este ano. O reitor da UFS, professor Angelo Roberto Antoniolli, vai disputar a reeleição, pois tem direito legal a mais quatro anos de mandato. Esta informação é do blog Primeira Mão.

JB no Senado

A depender do secretário estadual de Governo, Benedito Figueiredo (PMDB), o governador Jackson Barreto (PMDB) deve repensar sua decisão de pendurar as chuteiras após concluir o mandato. Entrevistado pelo Jornal da Cidade, Bené defendeu que JB dispute em 2018 uma cadeira de senador. Nem precisa dizer que esta proposta de Figueiredo contrariou os aliados do governador que estão de olho na disputa para o Senado.

Fim de linha

“Declaro que não mais disputarei o mandato de senador da República, sendo eternamente grato ao meu povo pela confiança em tantas eleições”. Esta promessa foi publicada no twitter pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Ele escreveu ainda “que é meu dever contribuir, como sempre fiz ao longo da vida, para a renovação política, abrindo espaços para os mais novos”. Então, tá!

Não abre

Perde tempo quem ainda acha que o sargento Jorge Vieira (PR) não assumirá a vaga aberta na Câmara de Aracaju com a ida do vereador Agnaldo Feitosa (PR) para a Secretaria Municipal da Saúde. A maior prova de que está disposto a assumir a vereança foi dada pelo militar ao publicar nas redes sociais seu diploma de 1º suplente. Vieira está aguardando apenas ser comunicado pela Câmara sobre a vacância do cargo para botar o terno e assumir o mandato. Boa sorte!

Cor do preso

Em 2012, foram presos 1,5 vezes mais negros do que brancos. E mais: entre 2005 e 2012, a proporção de negros na população prisional aumentou. Segundo o estudo “Mapa do Encarceramento: os Jovens do Brasil”, o perfil da população carcerária deixa evidente que a seletividade penal recai sobre segmentos específicos (jovens e negros). A faixa etária que mais foi presa é a de 18 a 24 anos. Uma lástima!

Recorte de jornal

Publicado na Folha da Manhã, em 28 de fevereiro de 1939

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais