Ataques e tentativas de sepultá-la dia após dia

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

NA última quinta-feira, 05, tem, a Constituição da República Federativa do Brasil completou 29 anos de idade, em cujo tempo sofreu algumas 

Emendas, na tentativa de se adaptar às mudanças políticas, econômicas e até mesmo sociais.

Apesar de ser a Constituição que mais tempo durou em toda a história do Brasil, seus 29 anos ainda foram insuficientes para que o Congresso Nacional pudesse regulamentar uma série de seus dispositivos, para dar efetividade à vontade do Poder Constituinte que, em 1987/1988, instituiu um Estado Democrático de Direito no Brasil, cuja inércia de deputados, denadores, do Supremo Tribuanal Federal e da Presidência da República contribuiu para que ocorresse o chamado  "déficit de constitucionalidade", na lição do renomado jurista Lênio Streck.

Basta ver que a Lei Complementar prevista nos artigos 163 e 164 da Carta Constitucional de 1988, que deveriam regulamentar questões como: dívida pública interna e externa, fiscalização financeira da administração pública, operações de câmbio, dentre outras matérias de relevância para preservar a soberania do País, sequer foram editadas pelo Congresso Nacional.

Mas, nunca antes em toda a sua vida, a Constituição da República de 1988 sofreu tanto ataques como nos tempos atuais, onde se vê que os que deveriam protegê-la e defendê-la são os que mais atentam contra a sua existência e consolidação enquanto instrumento de pacificação política e social, num País que mais parece um caldeirão de diversidades, tanto política, econômica, social, cultural quanto racial.

Ademais, há outras inércias  do Congresso Nacional, da Presidência da República e do STF que impedem a consolidação das conquistas democráticas experimentadas nos últimos 29 anos, a exemplo da falta das reformas: Tributária, Política e do Poder Judiciário, que se realizadas teriam contribuído para evitar que o País corresse riscos de retrocesso político, constitucional e social.

Diante da mentira desfaçatez daqueles que prometeram cumprir e defender a Constituição, que fora promulgada em 1988 sob a liderança de Ulisses Guimarães, mas ao contrário, tentam sepultá-la dia após dia; faz-se urgente que os cidadãos do Brasil reajam às ameaças de retrocesso político e social, de modo a defender não só a Constituição que está em vigor, mas, sobretudo, lutar para a sua regulamentação e efetivação enquanto ainda é tempo…

Mourão no camburão Teria que ser preso, diante da intromissão das forças reacionárias que tal sujeito está a representar, clamando por Golpe Militar.

“Todo guerreiro precisa de descanso.” A frase mais irônica da semana. Sobre a saída da delegada Daniella Garcia do Deotap.

Chapa da situação. Pelo andar da carruagem última vaga é dos Mitidieri E na reunião deste sábado com as lideranças da situação, além de confirmar a candidatura de Belivaldo Chagas (na sexta JB reafirmou em entrevista a Edvanildo Santana em Itabaiana), PMDB, ao governo, Jackson deve estender as mãos para os Mitidieri com a candidatura de vice.  Assim serão dois do PMDB (Belivaldo e Jackson) um do PT (Rogério) e um do

Comunicado do laboratório sobre a falta de insumos e reagentes

 PSD. Como Luis Mitidieri está deixando a política caberá a Fábio decidir se vai arriscar ou concorrerá à reeleição como deputado federal.

Lagarto: sem repasse da SES/FHS laboratório de análises clinica vai paralisar por falta de insumos e reagentes  Ao lado comunicado interno do RS – Laboratório de Análises clinicas que presta serviços ao Hospital Regional de Lagarto, datado de 05 de outubro deste ano. Nele é informado a direção do hospital que por falta de repasse da Secretaria de Estado da Saúde (Fundação Hospitalar) o laboratório não tem como comprar insumos e reagentes dos fornecedores, diminuiu os serviços e pode paralisar.

PODEMOS é um partido novo que já nasce velho Em entrevista a George Magalhães, na FAN FM, o secretário de Inclusão Social de Sergipe e pré-candidato a deputado estadual, Zezinho Sobral disse que o PODEMOS se reinvetou e que veio para substituir a forma arcaica de fazer política por ações e compromissos voltados para o povo.

Mudam nomes, mas os integrantes os mesmos O interessante é que os partidos mudam de nome, mas os nomes que o integram são sempre os mesmos. É apenas uma questão de rótulo. O PODEMOS é um partido novo que já nasce velho. Basta ver quem atualmente o integra e os nomes que eventualmente podem vir a integrá-lo. É um museu de grandes novidades, parafraseando Cazuza.

“Jackson resolveu instalar a carcificina oficializada dentro do agrupamento”, Ainda na FAN FM, o ex-prefeito de Capela, Sukita, disse que desde quinta-feira está sofrendo com a indignação e ainda tem que escutar Zezinho dizendo que é ético. “Construir esse partido sem tomar de ninguém”, desabafou Sukita alertando aos aliados de Jackson para tomarem cuidado. “Jackson resolveu instalar a carcificina oficializada dentro do agrupamento”, reagiu Sukita.

Sukita alerta: se JB colocar Zezinho no PODEMOS vou enfrentá-lo e derrotá-lo para o Senado. Sukita disse que Jackson não lhe deu um emprego e não ajudou a retomar o mandato tomando por Valadares. “Ele não me ofereceu um espaço para manter a minha família, não me deu um emprego de vigia”, disse, afirmando que Jackson está lhe desmoralizando. “Você não entra nesse partido Zezinho e se você botar Zezinho no partido vou lhe enfrentar Jackson para lhe derrotar, para você respeitar amigo, homem, o político e o pai de família.”

Ceasa Itabaiana O governador Jackson Barreto assinou sexta-feira, 06, a ordem de serviço para a construção da nova Ceasa que deverá atender à região agreste e parte do sertão sergipana. Serão investidos mais R$ 30 milhões, recursos do Proinveste, na construção e realizará um velho sonho da população itabaianense que carrega no sangue a marca do trabalho e empreendedorismo.

Sociedade Filarmônica Ainda em Itabaiana o governador Jackson Barreto e o presidente do Banese, Fernando Mota, assinaram convênio com a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana, destinando recursos da ordem de R$ 200 mil para a manutenção do trabalho da entidade sócio-cultural. A assinatura do convênio aconteceu durante ato festivo que reuniu grande número de populares na Praça da Matriz da cidade de Itabaiana, em frente à sede da Filarmônica, que foi fundada em 1745 e é considerada a mais antiga instituição musical em atividade no país.

Sepultado o engenheiro Jorge Guerreiro E foi sepultado na sexta-feira, 06, à tarde o engenheiro civil e ex-aluno do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Jorge Guerreiro.

Clube Sportivo Sergipe Na próxima segunda-feira, 9, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), será realizada a Sessão Especial em comemoração aos 108 anos do Clube Sportivo Sergipe.A Sessão acontecerá às 9h, e o requerimento é de autoria do vereador Seu Marcos (PHS).

Vereador Manuel Marcos assume PSDB Aracaju  O PSDB Sergipe realizou nesta sexta-feira, 6, a convenção do Diretório Municipal de Aracaju, seguindo o que estabelece o calendário Nacional da Sigla. Durante todo o dia, filiados estiveram na sede do partido em Sergipe para assinar a ata, que homologou o nome do vereador por Aracaju, Manuel Marcos, como novo presidente do Diretório Municipal do PSDB de Aracaju.

Responsabilidade O vereador substitui o ex-deputado José Carlos Machado, que segue como um dos membros do Diretório. “É uma nova responsabilidade, pois sou muito ligado à minha profissão. Mas eu faço parte da política porque acredito que ela transforma. Devemos deixar um 

Comunidade povoado Boa Vista apela para Prefeitura recuperar cemitério

legado para as gerações futuras. É uma responsabilidade muito grande substituir Machado, que colaborou para o desenvolvimento desse Estado”, afirmou Manuel Marcos.

Situação do cemitério em Telha E a comunidade do povoado Bela Vista, do município de Telha enviou várias fotos do matagal e da estrutura deteriorada do cemitério local. A comunidade pede providências da Prefeitura.

Mapa Cultural será lançado O prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da lançarão o Mapa Cultural do Município de Aracaju. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 9, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, às 9 horas.

Em Brasília, prefeito busca recursos para Boquim O prefeito Eraldo de Andrade esteve em Brasília esta semana onde se reuniu com os parlamentares da bancada sergipana em busca da liberação de recursos federais e emendas parlamentares, para garantir o desenvolvimento de diversas áreas do município.

Bancada Nas últimas terça-feira (3), quarta-feira (4) e quinta-feira (5), o prefeito Eraldo foi recebido pelos deputados federais André Moura, Laércio Oliveira, Valadares Filho, Fábio Mitidieri, Jony Marcos, João Daniel e Adelson Barreto, e pelos senadores Eduardo Amorim, Antonio Valadares e Maria do Carmo.

Receptividade Ao considerar a viagem bastante produtiva, o prefeito Eraldo disse que “os parlamentares sergipanos foram muito receptivos aos pleitos de Boquim. Apresentei solicitações para liberação de recursos que serão destinados a obras de infraestrutura, aquisição de frota mecanizada 

Recursos para hospital de Maruim foi pauta da reunião

e principalmente para área da saúde”.

No popular Quando em época de crise, de baixa arrecadação, os prefeitos se veem no dilema: para economizar, precisam cortar. No corte, aliados podem perder espaço na gestão e as reclamações aparecem. Airton Martins (PMDB), prefeito da Barra dos Coqueiros, usa uma comparação bem popular para explicar a situação. “É como um casamento. Passa 4, 5 anos na boa, com dinheiro entrando e tudo mil maravilhas. Aí, numa crise, quando o dinheiro aperta, o casal vai se separar? Se isso acontecer, não era amor, união ou companheirismo. Era apenas interesse”, resume Airton, para quem a situação está ruim, mas com perspectiva de melhoras a partir da segunda metade de novembro próximo. 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Hospital Maruim A secretária municipal de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Maruim, Francielle Costa, esteve na tarde da última quinta-feira, 5, no gabinete do vice-governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas. Na pauta, a solicitação da liberação de recursos para a manutenção do hospital de Maruim.

Trânsito em três ruas paralelas à Avenida Heráclito Rollemberg sofrerá alteração a partir da próxima quarta-feira Em virtude do remanejamento da rede de gás e da conclusão dos serviços de drenagem na Avenida Quirino, no bairro Inácio Barbosa, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e o apoio logístico da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT/AJU) farão a alteração no trânsito de três ruas paralelas à Avenida Heráclito Rollemberg, na Zona Sul da capital sergipana, a partir das nove horas da manhã da quarta-feira, 11 de outubro.

Inteligação As intervenções fazem parte da interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto e são cruciais para a conclusão dos serviços de terraplenagem, aplicação das camadas de base e sub-base e posteriormente da camada asfáltica na Avenida Quirino, que é via intermediária entre as duas avenidas.

As alterações De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a alteração afetará apenas o tráfego de veículos. “Aos condutores que costumam ir à Avenida Quirino pela Travessa H (primeira rua à direita após o Terminal DIA, no sentido São Conrado) o acesso agora se dará pela Rua I (segunda rua à direita) ao lado da madeireira. Já os condutores que estão na Avenida Quirino e necessitam ir até a Avenida Heráclito Rollemberg, o acesso será feito pela Rua J (terceira rua à direita), via esta, paralela ao posto de combustíveis”, explica.

Sentido oposto Ele acrescenta que também haverá alterações no sentido oposto da Avenida Heráclito Rollemberg. “Para quem trafega no sentido São Conrado/ Terminal DIA e pretende ir à Avenida Quirino, ao invés de pegar o retorno existente entre o posto de combustíveis e a madeireira, fará o acesso pela Rua Xavier de Oliveira (ao lado da Fábrica Nortista) passando em frente à Rua Roberto da Fonseca (Rua da SMTT) e saindo na Rua Paulo Henrique Machado (ao lado da loja de móveis), cruzando a Avenida Heráclito Rollemberg e em seguida entrando pela Rua I (segunda rua à 

Três dirigentes de SE estão na nova diretoria da Fitert

direita)”, detalha.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Eleita nova diretoria da Federação dos Radialistas do Brasil. Sergipe tem três representantes Foi eleita a nova diretoria da Federação dos Radialistas do Brasil – Fitert, na última quinta-feira, 05,  em Brasília, pelas delegadas e os delegados presentes à Plenária Eleitoral que se realiza em Brasília a nova diretoria vai gerir a entidade até 2020.

Representantes O Estado de Sergipe participa com três dirigentes, Fernando Cabral,Ceiça Dias e Alex Carvalho.Ao todo, participaram da votação 111 delegadas e delegados. Não foram credenciados os sindicatos de Mato Grosso e Pernambuco, por problemas na documentação ou convocação/realização de assembleias fora do prazo regimental.

PELO TWITTER

www.twitter.com/lfaprado  Corredores do HUSE cada vez + lotados, pacientes aguardando cirurgia cardíaca sem perspec. de acesso, 

A Edise – Editora Diário Oficial de Sergipe, lançará no próximo dia 01 de novembro, a partir das 17h, no Museu da Gente Sergipana o livro “A reestruturação dos Municípios Sergipanos com base na sua viabilidade financeira”, de André Luis Dantas Melo. Toda renda será destinada ao “Lar Dulce Lar”

infartados/tratamento, SUS-SE.

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju  Somente em 2018, durante a campanha eleitoral é que @JacksonBarreto (candidato ao Senado), vai garantir pagamento em dia aos servidores.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Murcharam a flor do combate à corrupção em Sergipe. Estado entregue aos assaltantes do dinheiro público!

www.twitter.com/ComsensoWeb  IlhaFM @jornalistacf diz q Danielle Garcia começou a cair quando começou a investigar @LucianoBispoMDB na @assembleiase

www.twitter.com/yuridarlon  Quando você quiser dizer que alguém é falso, mas não tem prova da falsidade, diga que ele é "ideologicamente" falso.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“As quatro condições elementares para a felicidade são: vida ao ar livre, amor de mulher, ausência de qualquer ambição e a criação de um novo e belo ideal.” Edgar Allan Poe, escritor norte-americano, Morreu em 07 de Outubro de 1849 (n. 1809).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais