Aterro Socorro. Do MPF cidadão

0

Os moradores do povoado Tabocas, no município de Nossa Senhora do Socorro, deveriam homenagear o Ministério Público Federal – MPF/SE com uma placa no local por não abrir mão de lutar pela cidadania, pelo meio ambiente e, sobretudo, pela vida, quando o assunto é o aterro sanitário que pretende implantar a empresa Torre naquela localidade.

Para quem pensa que a luta é nova, não é! É antiga, já chega há dez anos e justiça seja feita, o primeiro a se contrapor a instalação do aterro, foi o procurador do MPF Paulo Jacobina, que hoje trabalha em outro Estado. O interessante é que naquele momento o MPF/SE teve o respaldo da Adema, do Ministério Público Estadual e de algumas ONG`s, como por exemplo, o Instituto Acauã, comandados pelo ex-vereador Goisinho e o biólogo Genival Nunes. De lá para cá, alguns tombaram, ou melhor, mudaram de posição, mas outros continuaram firmes.  Até mesmo o MPE está calado com a atual situação. Muitos cobram uma posição mais firme do promotor Sandro Costa, que sempre foi contra a instalação do aterro.

Uma certeza! Quem ler este espaço diariamente sabe que o titular deste espaço sempre teve a convicção que o MPF e o MPE não ficariam omissos. A certeza foi confirmada pela metade, com o anúncio ontem, 26, pelo MPF/SE da recomendação a Adema que cancele a licença prévia e suspenda o licenciamento do Polo de Gerenciamento de Resíduos Itacanema, o aterro da Torre. E recomendou ao prefeito, Fábio Henrique, que embargue qualquer licença para a obra como também qualquer ato administrativo.

Os procuradores da República José Rômulo Silva Almeida e Lívia Nascimento Tinôco, que assinam a recomendação, explicam que há laudos de diversos órgãos diferentes apontando inúmeras irregularidades no licenciamento da obra. Tais laudos apontam que o aterro pode contaminar o aquífero Sapucari, que é utilizado no abastecimento dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras e parte de Aracaju.

Voltando ao assunto da placa que os moradores de Socorro deveria homenagear o MPF, uma sugestão: “Aqui Jaz um aterro que seria o maior crime cometido contra o meio ambiente em Sergipe, contaminando um aquífero que abastece milhares de sergipanos. A eterna homenagem dos moradores ao MPF/SE e que esta placa fique como registro para as futuras gerações que a luta pela cidadania sempre vale à pena”.

“A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade”.  Frase de Tancredo Neves seguida à risca pelo MPF de Sergipe.

Irregularidades aterro
O laudo técnico feito pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (4ª CCR) do MPF descreve quase trinta irregularidades encontradas no Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Polo Itacanema. O laudo aponta, por exemplo, que a EIA/RIMA não levou em consideração a proximidade dos corpos d'água, a profundidade do lençol freático, a proximidade de unidades de conservação, dentre outros, privilegiando os critérios de ordem econômica.

Proximidade com a floresta do Ibura
O projeto prevê que o aterro seja construído a cerca de 100 metros do povoado Tabocas e a 2 km da Floresta Nacional do Ibura. Por conta dessa proximidade com uma floresta nacional, o empreendimento deveria ter uma licença do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Contudo, a empresa Torre não dispõe de tal licença. A chefia da floresta do Ibura, aliás, informou à Adema sobre a inconveniência da liberação de obra tão próxima.

Segurança aeroportuária
Além disso, o Itacanema está localizado dentro das áreas de segurança aeroportuária tanto do Aeroporto Santa Maria quanto do Aeroclube de Aracaju. Ainda de acordo com o laudo da 4ª CCR, a EIA/RIMA não apresenta uma descrição detalhada dos recursos hídricos da região, nem tampouco estudo de impermeabilização da base do aterro para contenção do chorume.

Parecer
Um parecer técnico produzido pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) a pedido da Associação de Moradores de Tabocas (Amota) vai ao encontro do laudo da 4ª CCR e afirma que a construção do aterro colocaria em risco a qualidade da água do aquífero Sapucari.

O que mudou na Adema?
Na nota enviada a imprensa o MPF/SE registrou que “há cerca de 10 anos, a própria Adema refutou liminarmente a instalação de aterro sanitário pela empresa Torre, no mesmo local. Àquela época, a Administração Estadual afirmou que a construção do aterro tinha um alto potencial de contaminação do aquífero, sendo aquela área considerada de alta criticidade do ponto de vista ambiental”. O que mudou na Adema? Logo no governo Marcelo Déda? Ficam os questionamentos para reflexão. Além disso a Deso, no primeiro pedido foi contra e o Ibama recomendou a mudança da área.

Prazo de 10 dias
O MPF/SE deu prazo de dez dias para que a Adema e o prefeito de Nossa Senhora do Socorro informem quais as medidas adotadas no sentido de cumprir a recomendação. Eles não são obrigados a acatá-la, mas caso não o façam, o MPF poderá adotar as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Governo Déda passará para história com essa mancha?
Espera-se que o governador Marcelo Déda peça que os dirigentes da Adema cumpram as recomendações do MPF/SE. O governo Déda, que tem diversas falhas, é pautado na correção dos seus atos. Depois dessa intervenção do MPF/SE, com certeza, o governador pedirá que a Adema atenda as recomendações do MPF/SE. É atitude mais sensata e, sobretudo, ética.

Caso Feliciano: “Sempre defenderei a democracia”, diz Andre Moura
O líder do PSC na Câmara dos Deputados André Moura declarou que acata a decisão da cúpula no partido de manter o deputado Marco Feliciano na Comissão de Diretos Humanos e Minorias, apesar de entender que o desgaste do pastor poderá ser um grande empecilho para a continuidade dos trabalhos.

Opinião da maioria
"Vivemos numa nação onde os contrários devem respeitar a opinião da maioria. Aliás, o sentido máximo do conceito da democracia brasileira é exatamente o de dar voz às diversas correntes de pensamento, mesmo àquelas às quais porventura jamais daríamos nosso apoio", concluiu André Moura.

Esperando o Proinveste. Clima da sessão da AL
As sessões da Assembleia estão no clima de “Paz e Amor” à espera do Proinveste. A foto ao lado é do final da sessão de

Os três mosqueteiros no final da sessão: Gualberto, Adelson e Garibaldi.

ontem, 26. Na tribuna o deputado Francisco Gualberto discursava para apenas dois colegas: Adelson Barreto que presidia a sessão e Garibaldi que escutava atento no plenário. Apenas três mosqueteiros. Se o leitor notar direito até a bancada da imprensa está no clima do Proinveste. Quase ninguém.

CCJ da AL é a inconstitucionalidade
Um jurista sergipano disse ontem que não entende como várias leis passam pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia sem a análise minuciosa das suas inconstitucionalidades. Citou a primeira lei sobre os estacionamentos e agora a do plebiscito para São Cristovão. A CCJ em todo lugar não analisa politicamente, mas a constitucionalidade da proposta. Fica à dica!

17 de março. Desabrigados invadiram Praça no Costa Nova IV
A Prefeitura de Aracaju deve tomar providências urgentes antes que a nova invasão vire uma bola de neve. O blog recebeu diversos e-mails ontem de moradores do Costa Nova IV. Publica apenas um e preservará o nome do morador por conta de possíveis retaliações dos invasores: “Vc. precisa ver aonde estão os desabrigados do 17 de março, eles simplesmente tomaram uma praça do final do COSTA NOVA IV,  tomaram literalmente a praça, que acontece, acabou o sossego de toda a vizinhança, fazendo gatos de energia e água, é briga a toda hora, sambão até altas horas da noite, os ônibus estão entrando em uma rua antes, prejudicando os moradores da região, vamos ver o que diz o secretário Carlos Batalha”.

Abrigo de ônibus em frente ao DETRAN
O trabalho de gestores e funcionários públicos deve ser tanto criticado quanto elogiado, se devidamente merecido. Duas semanas após citado neste blog, o inconveniente causado com a demolição do abrigo para ponto de ônibus existente à frente do DETRAN, em dezembro último, os gestores da Secretaria de Estado de Infraestrutura e o corpo técnico do DER-SE tomaram as devidas providências e instalaram um novo abrigo no local. Parabéns pela presteza e atenção à nossa solicitação.

Oficial explica possível reserva de Carlos Augusto
Por conta das notas publicadas neste espaço ontem, 26, sobre a possível ida para a reserva da PM, do coronel Carlos Augusto, um oficial da PM/SE enviou e-mail (e pediu que seu nome fosse preservado) informando que não é arbitrariedade, nem há perdas financeiras para o coronel, mas para oxigenar a PM, com a abertura de duas vagas para coronéis é preciso que Carlos Augusto passe para a reserva.

Turismo SE destaca no Estadão
A coluna Turista Profissional, no Jornal O Estado de São Paulo, assinada por Ricardo Freire, destaca as pontes Joel Silveira e Gilberto Amado, construídas pelo Governo de Sergipe, que aproximam Aracaju de Salvador. As pontes permitem viajar 260 quilômetros de estrada totalmente costeira. Ele sugere como uma das mais belas praias do Estado, uma passagem pela Praia do Saco. Na coluna, Ricardo Freire informa ainda que toda estrada, até o atracadouro para a travessia a Mangue Seco, é asfaltada.

I Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas com o Governo Federal
Na abertura do encontro ontem,26, o governador Marcelo Déda agradeceu à ministra Ideli Salvatti e à presidenta Dilma Rousseff pela escolha de Sergipe para sediar este evento. “A partir desta iniciativa, Sergipe se transforma no estado pioneiro nesse trabalho de descentralização das relações do Governo Federal com os prefeitos brasileiros”, destacou.

Mudança
“Eu alcancei um tempo onde os prefeitos eram recebidos em Brasília com cassetetes, bombas de gás e cães policiais, apenas por reivindicar seus direitos. Isto, à época, era considerado subversão. Hoje, os prefeitos são recebidos pela presidenta Dilma anualmente num grande fórum, e agora, mais que isso, o governo central sai de Brasília para vir aos estados, através da ministra encarregada da função, para dialogar diretamente com os prefeitos”, reforçou o governador Marcelo Déda.

Apoio Decisivo
Para a ministra Ideli Salvatti, o apoio fornecido pelo governador Marcelo Déda foi determinante para a escolha de Sergipe iniciando esse processo de interação que será desenvolvido em todo o País. “Temos uma grande parceria com o Governo do Estado, a partir da atuação do governador Marcelo Déda, como também com todos os integrantes da bancada sergipana no Congresso Nacional”, explicou a ministra.

Novo Paradigma 
Falando em nome dos prefeitos presentes, o prefeito da capital, João Alves Filho, destacou a importância do ato realizado em Sergipe, que notabiliza a iniciativa do Governo Federal em construir uma nova forma de buscar interação com os municípios brasileiros. “Este é um momento honroso para todos os sergipanos já que graças ao desempenho e ao prestígio do governador Marcelo Déda, estamos recebendo a ministra Ideli Salvatti coordenando todos os setores do Governo Federal em Sergipe para atender a uma prioridade definida pela presidenta Dilma em qualificar ações que consolidem essa obra eficiente em todo o País”, mencionou o prefeito.

Diálogo fundamental
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) enalteceu o discurso do governador Déda e a importância do encontro. "Considero muito importante essa iniciativa do Governo Federal, que busca se aproximar dos municípios, gerando um diálogo fundamental. Muitas cidades perdem recursos porque os prefeitos não conhecem os programas do Governo Federal, ou porque sua assessoria enviou algum projeto equivocado. Antes era necessário ir à Brasília para tirar uma simples dúvida ou conversar com alguém de um ministério. Agora o governo veio até os prefeitos e isso é louvável", avaliou Fábio.

Sem compromisso e expectativa
Já o  presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul (AMURCES), Antônio da Fonseca Dorea (PSB), o "Toinho de Dorinha", foi mais crítico em relação ao "conjunto da obra". "A ministra ouviu os prefeitos, mas também não assumiu nada, nenhum compromisso. Não há nada concreto. Fica a expectativa sobre o anúncio da presidente Dilma Rousseff, em um evento na próxima semana. A iniciativa foi positiva sim, mas a ministra pouco mostrou. Os prefeitos estão cansados de promessas e agora clamam por ações. Foram sanadas dúvidas dos principais programas do governo que estão acessíveis a qualquer um. A gente espera a liberação de recursos para que os investimentos possam florescer", concluiu.

Jogo do bicho – Por que somente a tenente Cristina foi detida?
Do jornalista Eugênio Nascimento (www.primeiramao.blog.br ): “Também é estranho o comportamento adotado pela Polícia Militar de Sergipe, que deteve a tenente Cristina (M.C) por recolher propina junto ao “jogo do bicho” e “rinhas de galo” para distribuir com seus colegas de corporação em Campo do Brito. Se há o envolvimento do muito mais gente, se está claro que existem no caso corruptos e corruptores e todos são conhecidos, por que não deter todos eles? Esse jogo do bicho é ilegal mesmo? Há bancas nas ruas de todas as cidades de Sergipe e, supõe-se, tem gente recebendo “bola” para  mantê-lo assim. Por que não legalizar logo o jogo e acabar com a onda de corrupção que há por trás dele?”

Vitória dos aracajuanos. Parcelamento do ITBI
Os compradores de imóveis em Aracaju, agora, contarão com uma nova vantagem! Após um longo trâmite, o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Jailton Santana (PSC), que permite o parcelamento do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis), foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Inicialmente, o PL passou pela Casa Legislativa, mas foi vetado pelo prefeito João Alves Filho (DEM). Ontem, após uma demorada sessão, o veto do Executivo foi derrubado por maioria absoluta, com 13 X 9 votos. Sem dúvidas, uma grande vitória para o povo aracajuano que, antes, era obrigado a pagar integralmente a taxa do ITBI, que, por sinal, não é barata.

Caixa Eletrônico do Banese
O vereador Vinicius Porto (DEM), solicitou da presidência do Banese através de indicação, a instalação de um caixa eletrônico na praça principal do conjunto Sol Nascente, tendo em vista o crescimento população do "complexo Sol Nascente" que abrange os conjuntos Sol Nascente, JK, Santa Lúcia e diversos empreendimentos habitacionais que são erguidos diariamente e aquela comunidade não dispõe de um terminal do Banese.

Exploração de serviços de saúde por organizações sociais
O vereador Emerson Ferreira (PT) fez, ontem, da tribuna da Câmara Municipal, na qualidade de único orador do grande expediente, incisivo pronunciamento em que condenou, de forma veemente, a exploração de serviços de saúde pelas chamadas O.S. (organizações sociais). A prática desse sistema tem apresentado resultados desastrosos em vários estados da Federação. O combativo parlamentar municipal leu vários documentos (artigos da imprensa, decisões de tribunais e outros), dentre os quais voto proferido pelo então ministro do STF, Carlos Ayres de Britto.

Contratos
Em sessão de julgamento da Corte Suprema do país. Destacando que o sistema único tem por base a universalização dos serviços de saúde, as O.S. contribuem decisivamente para fatiar a realização dessa prestação de serviço à população em geral. Há vários casos, asseverou o Dr. Emerson, de corrupção em contratos firmados pelo poder público e as Organizações Sociais.

Sem fiscalização
Ele concluiu afirmando, entre outros argumentos utilizados, que não há dúvida de que as O.S. são tremendamente beneficiadas, enquanto que os seus prestadores de serviço são admitidos sem qualquer tipo de fiscalização quanto ao regime de trabalho. Já os funcionários públicos do setor estão sujeitos ao Regime Único, que os enquadra dentro de normas rígidas. “Um retrocesso total.” – Resumiu o vereador Emerson Ferreira, no fecho de seu discurso, embora tenha ressaltado que cabe à população julgar a eficácia e a oportunidade dessas organizações ditas sociais.

Moção de Solidariedade
O vereador Augusto do Japãozinho (PRTB) apresentou uma moção de solariedade à enfermeira Ruth Cardoso pela forma como fora demitida do cargo de chefe do setor de oncologia do HUSE. Segundo o edil, a profissional tratava os pacientes com muito amor, carinho, uma palavra de conforto que é essencial no tratamento do câncer, uma pessoa humanitária, uma serva de Deus, concluiu o Vereador.

Famílias do bairro 17 de Março
Já a vereadora Lucimara Passos (PCdoB), ocupou a tribuna da Câmara de Aracajupara registrar as condições de algumas famílias no bairro 17 de Março. "Todos sabem que tenho acompanhado a questão do 17 de Março, que não tiveram assistência. As famílias reclamam que dizem que elas não precisam, mas ninguém vai lá ver. Se a Prefeitura mandar uma assistente social vai ver quem precisa e quem não. Foram colocadas 315 novas famílias. Duzentos e cinquenta delas montaram seus barracos na praça. Se formos hoje lá, veremos muitas casas fechadas", afirma a vereadora.

CRO-SE notifica três clínicas odontológicas
Três clínicas odontológicas e um consultório foram notificados pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe por publicidade irregular de serviços de odontologia prestados a população. A fiscalização ocorreu na manhã de ontem,26, no centro da cidade.

Inspeções serão intensificadas
A partir da próxima semana as inspeções vão ser intensificadas na capital e estendidas ao interior do Estado. É o que afirma a cirurgiã-dentista, Carla Regina Barbosa Barros, presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-SE ao ressaltar que a ação tem por base o novo Código de Ética Odontológica que entrou em vigor em janeiro deste ano, o qual traz mudanças importantes nas questões relacionadas à comunicação, aí incluídas tanto a propaganda de serviços e o contato com o cliente.

TCE promove capacitação em Itabaiana
No próximo dia 05 o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) inicia no município de Itabaiana o projeto 'TCE Itinerante'. A ação da Escola de Contas (Ecojan) levará palestras sobre gestão da administração a diversos municípios pólo de Sergipe.

Palestras
Na oportunidade os servidores públicos da localidade e dos municípios mais próximas assistirão a palestras ministradas por membros da Corte de Contas e do Ministério Público Especial, buscando uma maior interação com o TCE e o melhor desenvolvimento da sua atividade. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de abril pelo site www.tce.se.gov.br/ecojan.

Boquim: parceria pode reativar balneário “Fonte da Mata”
Ao receber o prefeito de Boquim, Jean Carlos, e o vice, Cloves Trindade, o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha e o adjunto, José Roberto, asseguraram uma parceria para retomar o impulso turístico do município, não só com a tradicional Festa da Laranja, mas também com a reforma do balneário “Fonte da Mata”.

Mata Atlântica Nativa
Para o Secretário de Turismo, Elber Batalha essa revitalização será uma das prioridades da Setur e ele informou que irá buscar recursos para que esta obra seja realizada em Boquim. "Um local que é um presente da natureza para a cidade e cercado de Mata Atlântica nativa. Com um atrativo deste gabarito, com certeza iremos buscar recursos para a sua revitalização e, principalmente, tornar este local um forte ponto turístico não apenas para Boquim, como também contemplará toda a região centro-sul", destacou o secretário.

III Festival de Teatro inicia hoje
A partir das 20h, no Teatro Tobias Barreto será iniciado III Festival Sergipano de Teatro, evento realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura e Instituto Banese. O espetáculo de estréia será ‘A farsa dos opostos’, do Grupo Imbuaça, que promete lotar o maior teatro do Estado. O evento seguirá até o dia 9 de abril, com espetáculos gratuitos nos teatros Atheneu, Lourival Baptista e Tobias Barreto, além das praças Fausto Cardoso (Centro) e da Juventude (Augusto Franco). A programação completa está disponível no site http://cultura.se.gov.br.

Adinelson eleito secretário presidente da Junta Fiscal
Nos dias 21 e 22, o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE/SE), Adinelson Alves, participou da 6ª Reunião Técnica do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno), realizada na cidade de Maceió (AL). Na oportunidade, o secretário foi eleito presidente da Junta Fiscal do Conaci, enquanto representante do Governo de Sergipe.

Práticas
Em sua 6ª edição, a reunião técnica das Controladorias Gerais dos Estados, da União e das capitais brasileiras aprovou o pedido de filiação da Controladoria Geral da União (CGU) ao Conselho, o que representa mais um passo na consolidação do Controle Interno brasileiro. O evento contou com uma série de palestras e debates acerca dos programas e projetos para a disseminação das boas práticas de Controle Interno e de modernização da Administração Pública.

Espaços
“A CGE/Sergipe, mais uma vez, participou das decisões do Conaci, representando o Governo de Sergipe e ajudando a construir espaços para que o Controle Interno possa reafirmar o seu papel de orientação, acompanhamento e defesa da Gestão Pública em cada um dos estados, das capitais brasileiras e do Governo da União”, destaca Adinelson Alves.

Memória – Aconteceu há 77 anos – (1936)
Março    – Olga Benário e Prestes são presos no Rio de Janeiro. O Congresso aprova o estado de guerra.
Setembro – É criado o TSN – Tribunal de Segurança Nacional – para julgamento de subversivos. Ocorre a primeira emissão da Rádio Nacional, ainda privada, antes de ser encampada pelo governo de Vargas.
Outubro    – Grávida de oito meses, Olga Benário é deportada para a Alemanha.
Dezembro –  Dutra é nomeado ministro da Guerra.
Em Sergipe, era Interventor do Estado o capitão Eronides Ferreira de Carvalho, que, eleito pela Assembléia Legislativa, tomara posse no ano anterior,(1935)   no dia 02 de abril. Terminava aí a interventoria sob a égide de Augusto Maynard Gomes. No ano seguinte (1937), no mês de novembro, dá-se um novo golpe, que implanta o regime chamado ESTADO NOVO. Durante o ano de 1936 Eronides Carvalho realiza várias ações repressivas, censurando e fechando jornais, prendendo estudantes e jornalistas e perseguindo adversários políticos no interior do Estado. Os jornais Correio de Aracaju e Jornal da Tarde criticavam os atos do governo. As críticas eram respondidas pelo Estado de Sergipe e pelo Diário Oficial. O ano de 1936 também foi caracterizado por uma tentativa de reestruturação do movimento dos trabalhadores, que se reuniam no Centro Operário. As investidas dos operários eram rechaçadas pelos integralistas, que chegaram a invadir as oficinas de periódico editado pelo movimento operário, chegando, inclusive, a danificar suas máquinas. A Polícia Militar, comandada pelos camisas verdes, simplesmente se omitia. Nesse mesmo ano, dois acontecimentos importantes: Era fundada a Rádio Aperipê, emissora oficial do Estado e a Associação Desportiva Confiança era fundada, no dia primeiro de maio, dia do trabalho e do trabalhador. Dentre os fundadores, pontificava a figura do industrial JOAQUIM RIBEIRO, dono da fábrica Confiança, localizada no bairro Industrial.

Crime hediondo
Um dos mais hediondos crimes praticados no Brasil faz 40 anos. No dia 18 de maio de 1973, o corpo de Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi achado nos fundos do Hospital Infantil de Vitória (ES). Assassinada, sofreu abuso sexual e foi desfigurada com ácido para dificultar a identificação do corpo. Os responsáveis eram integrantes de famílias capixabas influentes e, pelo menos, outras duas pessoas morreram por denunciar os criminosos. Identificados, sim. Punidos, não. A data da morte de Araceli tornou-se, oficialmente, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A verdade é que, para a grande maioria dos brasileiros, a JUSTIÇA TARDA E FALHA. Por isso, há necessidade de uma urgente reforma do CÓDIGO PENAL. Processo, que, aliás, está em andamento. E, como sempre, lentamente. Fonte: REVISTA CARTA CAPITAL – EDIÇÃO NÚMERO 740, DE 20.03.2013.

FRASE
“Aprendi que a melhor maneira de dar conselhos a seus filhos é descobrir o que eles querem e, então, aconselhá-los a fazê-lo.” – Harry S. Truman, ex-presidente dos EUA.

Solidariedade
Dá para entender que a CBF queira destinar a renda do jogo Bolívia X Brasil à família do jovem assassinado durante partida do Corinthians pela Libertadores. Mas não seria muito melhor (para a família da vítima) se a partida amistosa fosse realizada no Brasil? – Certamente, o valor arrecadado seria bem maior.

Museu da Gente Sergipana não funcionará na 6ª feira da Paixão
O Museu da Gente Sergipana não funcionará no feriado da sexta-feira da Paixão, no próximo dia 29 de março. No sábado, dia 30, e no domingo, 31, o Museu funcionará normalmente, das 10h às 16h. As informações são do superintendente do Instituto Banese e diretor do Museu, Ézio Déda.

Megga Show 2013 – TV Alalaia e Megga FM irão sortear um Camaro Amarelo 0KM
Que tal curtir um Mega show e ainda levar um Camaro Amarelo 0km pra casa? Isso mesmo, o 'Megga Show 2013 – O arraial' vai sortear um Camaro amarelo, dia 3 maio, durante o show de Munhoz e Mariano que acontece na praça dos mercados de Aracaju. E você ainda vai curtir Flávio José, Cia do Calypso, Edu & Maraial, Forró dos Balas, Marcelo Balla e o arrocha de Sandro Reis.

Formulário
Para participar do sorteio basta comprar o ingresso do 'Mega Show 2013 – O Arraial', preencher o formulário e depositar na urna do ponto de venda. Daí é só cruzar os dedos, curtir os shows e torcer para sair com um Camaro amarelo 0km. Os ingressos serão vendidos a partir do dia 1º de abril.O evento é uma parceria entre a TV Atalaia e Megga FM.

Jornalismo no rádio
Além dos programas matinais, já focalizados por este Blog, estão no ar  no horário vespertino: 1. TRIBUNA 540 – Jornal – Rubens Filho; 2. ACONTECE – Liberdade AM 930 – Gabriel Damásio; BALANÇO GERAL – Jornal – Carlos Magalhães; destaque, ainda, para o jornalismo da Cultura, com Flávio Lima e Cláudio Leite e para a Ilha FM, sob o comando de Jailton Santana, ambos também no final da tarde. Já à noite, a Jornal – 540 apresenta o RESUMO GERAL, com Fernando Cabral. Ressalte-se o jornalístico apresentado por Messias Carvalho, na Aperipê, das 12 às 13 horas.

Curtas
Advogado de LALAU vai recorrer: “Nem mensaleiros foram presos.” /// GM demite 500 de linha de produção em SP. /// No DF, aprovada lei que proíbe cobrança extra de alunos com deficiência. /// Polícia Federal prende homem acusado de matar 39 pessoas no Ceará. /// PSC contraria presidente da Câmara e mantém o pastor FELICIANO na Comissão de Direitos Humanos. /// EDUARDO CAMPOS quer SUAPE fora de novas regras dos portos. /// LULA desmente boatos sobre câncer no pulmão, explicando sua rouquidão, em seminário realizado pelo jornal VALOR ECONÔMICO. /// Venda de tablets no país cresceu 171 por cento em 2012. /// Procurador-Geral ROBERTO GURGEL vai ter que explicar compra de tablets pela PGR. /// Brasil e China vão comercializar 60 bilhões de reais em moedas locais. /// Ação Penal 470: STF nega pedido de Dirceu para ver votos. /// Em Aracaju, IDELI SALVATI afirma: “Nenhum prefeito vai ficar sem ter programa federal.” FUTEBOL: Engenhão, que custou 380 milhões de reais, é interditado no Rio de Janeiro. /// Clubes cariocas ficam em situação difícil, com o campeonato em pleno andamento.

Curtas II
PEC dos empregados domésticos é aprovada pelo Senado. /// FELICIANO reúne-se com segurança e pede atenção a tumultos. /// FUTEBOL – Argentina empata com a Bolívia por 1 X 1, em La Paz. /// MESSI sente altitude e vomita em campo. /// Maiores indústrias de suco de laranja recebem multas que somam 400 milhões de reais. /// BOVESPA quebra sequência negativa e fecha em alta de 1,45 por cento. /// FHC declara que “PSDB precisa de banho de povo.” /// OAB estuda implantar eleição direta para o Conselho Federal. /// Bancos abrem normalmente amanhã, quinta-feira. /// Igreja Católica realiza atos da Semana Santa. /// Procura pelo pescado acentua-se nos mercados de Aracaju. /// PMA decretou ponto facultativo. O mesmo deverá ocorrer nas repartições estaduais, na quinta-feira santa. /// Gualberto e Renilson contornam rota de colisão no caso da DESO. /// JAF pede a IDELI SALVATI reforço das verbas para a SAÚDE. /// Acionistas da PETROBRAS perdem 21 por cento em 12 meses. /// Mas ganhos desde 2000 acumulam 500 por cento.

PELO TWITTER

www.twitter.com/esmeraldoleal   O Sertanejo não nasce forte, mas se torna forte ao longo da vida para conviver com a Seca.

‏www.twitter.com/SauloCoelhoAju Médico atrasa mais de meia hora e ainda proíbe secretária de ligar para ter notícias. Fez juramento pra quem,  pro cão? #Medicomerciantes.

www.twitter.com/rogeraju  Do jeito que a coisa tá indo, em pouco tempo só poderá ser deputado ou senador quem tiver ficha suja.

www.twitter.com/PauloDaltro   Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.

www.twitter.com/rosangeladoria  Nessa época sempre lembro do texto de um repórter que encerrou a matéria assim: 'quem não correr hoje corre o risco de ficar sem os ovos'

www.twitter.com/JoseRaimundos  Eu pensava que o bicho mais lento da humanidade era o bicho preguiça, mais tem um muito pior. Um órgão publico, não me pergunte qual.

www.twitter.com/clovis_silveira  Tem uma turma aqui no twitter, que é tão negativo nas suas postagens, que se merecessem crédito, os Brasileiros iam pra suicídio coletivo!

DO LEITOR

"Imobilidade Urbana"
Do leitor José Gabriel: “Aproveito o espaço deste blog para mandar uma dica à fiscalização da EMURB e CREA-SE.  Na rua

Moizete Leite Mendonça (na lateral do DETRAN-SE) existe uma construção que avança sobre o passeio público impedindo o trânsito de pedestres pela calçada, já que a mesma foi engolida pela obra como pode ser observada na fotografia em anexo.  Com isso as pessoas são obrigadas a disputar o espaço da rua com os veículos.  Como atualmente muito se fala em "mobilidade urbana", e nesse contexto existe toda uma normatização para assegurar a circulação de pedestres em passeios públicos, espero que os referidos órgãos de fiscalização realizem uma vistoria ao local para comprovar esta irregularidade.

Casa de ferreiro, espeto de pau…
Do leitor Rogério: “Desde a tragédia de Santa Maria/RS os órgãos públicos vêm fiscalizado os espaço em relação as questões de segurança. Verificamos, em Aracaju, que alguns estabelecimentos foram fechados. Desconheço se a fiscalização continua mas uma coisa que posso verificar é que a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju não foi fiscalizada. O teto continua revestido de ISOPOR, isso mesmo, inflamável e toxico. Pra piorar a instalação elétrica foi colocada por cima deste isopor e se houver um curto ou um aquecimento poderemos ter a nossa tragédia”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Toda vez que fico sentindo pena de mim mesmo, digo: pobrezinho, está tendo a vida com que sempre sonhou”. Quentin Tarantino, diretor, ator, escritor e produtor estado-unidense, completa hoje, 27 de março, 50 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários