Balaio de gatos

Na época da UDN e PSD, quem era de um lado não dirigia sequer a palavra a alguém de outra facção. Com a reabertura política, veio o pluripartidarismo, tendo a convivência entre os adversários se tornado respeitosa. Hoje, com a ideologia em desuso em todos os partidos, formam-se coligações que mais parecem feijão de cego, tamanha a variedade de pensamentos entre os integrantes do mesmo bloco político. Portanto, nas eleições deste ano o voto ideológico ficará ainda mais em desuso. Como os caciques partidários estarão preocupados unicamente em vencer o pleito, se juntarão com adversários de ontem e enfrentarão aliados de hoje. Será nessas alianças políticas assemelhadas a um balaio de gatos que o eleitor terá a difícil missão de escolher o melhor candidato a prefeito de sua cidade. Lastimável!

Longe do “batente”

A servidora da Assembleia, Eliza Maria Menezes, continua impedida de comparecer ao trabalho. Ela tentou derrubar a proibição, mas teve liminar negada pelo Superior Tribunal de Justiça. Acusados de pressionarem testemunhas no processo que apura o mau uso das verbas de subvenção, os deputados estaduais Augusto Bezerra (DEM) e Paulinho da Varzinhas (PTdoB), além das secretárias deles, Eliza e Ana Cristina Linhares, não podem colocar os pés no Legislativo estadual.

Bronca parlamentar

O vereador aracajuano Lucas Aribé (PSB) deu um chupa de peito no colega de parlamento, o falastrão Agamenon Sobral (PHS), porque este agrediu verbalmente o jornalista Ivan Valença. Após se solidarizar com o experiente comunicador, Lucas disse que a tribuna da Câmara deve ser usada para defender os interesses da população e não para agredir os outros com palavras ofensivas.

Mulheres em pauta

Quem estará em Aracaju na próxima sexta-feira é a senadora baiana Lídice da Mata (PSB). Vem falar sobre “a participação da mulher na política e políticas públicas para as mulheres”. Marcada para às 9h, na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), a palestra de Lídice faz parte da programação do 7º Encontro Estadual de Mulheres Socialistas, organizado pelo PSB sergipano. Prestigie!

Sem apuração

E se depender do presidente da Assembleia, Luciano Bispo (PMDB), jamais se saberá quem é o servidor daquele Poder que ganha mais de R$ 18 mil e não trabalha. Desmentindo a Diretoria de Imprensa do Legislativo, Bispo negou que pretenda abrir sindicância para apurar a denúncia feita pela deputada estadual Ana Lúcia (PT) contra o marajá fantasma. Será que a sindicância descobriria outros “come e dorme” entre os mais de 1.800 servidores e comissionados do Parlamento sergipano? Homem, vôte!

Sergipe com Temer

Os delegados sergipanos do PMDB devem votar fechado com a reeleição de Michel Temer para a presidência nacional do partido. De Sergipe têm direito a voto o governador Jackson Barreto, o deputado estadual Robson Viana e os secretários estaduais João Gama e Benedito Figueiredo. A convenção de escolha do diretório nacional acontecerá no próximo sábado, em Brasília, devendo Temer ser reeleito sem maiores problemas.

Inimigos do povo

Você ainda lembra os nomes dos vereadores que, em 2013, votaram pela criação da Taxa de Iluminação Pública de Aracaju? Para refrescar a memória do eleitor, a coluna publica a relação dos inimigos do povo: Agamenon Sobral (PP), Anderson de Tuca (PRTB), Augusto do Japãozinho (PRTB), Doutor Agnaldo (PR), Doutor Gonzaga (PMDB), Robson Viana (PMDB), Pastor Jony (PRB), Jailton Santana (PSC), Manoel Marcos (DEM), Renilson Félix (DEM), Pastor Roberto Moraes (PR), Max Prejuízo (PSB), Ivaldo José (PSD), Adriano Taxista (PSDB) e Valdir Santos (PTdoB). Apesar de ter apoiado o indecente projeto, o presidente da Câmara, Vinicius Porto (DEM), não votou, pois pelo regimento ele só vota em caso de empate.

Tá pensando

O Jornal da Cidade publica hoje que o novo secretário da Saúde de Aracaju deve ser o gastroenterologista Gilvan Pinto. Ele foi diretor do Hospital de Urgência de Sergipe no último governo de João Alves Filho (DEM). Convidado pelo prefeito João Alves para substituir Luciano Paz, que entregou o cargo na semana passada, Gilvan pediu um tempo para pensar e conversar com a família.

Calorias expostas

As casas comerciais de Sergipe especializadas em refeições rápidas estão obrigadas a afixarem tabela em local visível informando os índices nutricionais e calóricos dos sanduíches. A exigência está no Projeto de Lei do deputado estadual Gilson Andrade (PTC), aprovado pela Assembléia e sancionado pelo governador Jackson Barreto (PMDB).

Melhor reportagem

A Estácio, uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil, acaba de lançar o Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2016, que irá escolher as melhores reportagens veiculadas no país sobre ensino superior. Veículos de imprensa de todo o país podem concorrer nas mídias TV, rádio, internet e impresso, tanto na modalidade nacional, quanto na regional. Veja outras informações no seguinte endereço: www.premioestaciodejornalismo.com.br

Bom de imposto

Depois de ter sido eleito vereador de Aracaju e deputado federal, o pastor Jony Marcos (PRB) sonha em ser prefeito de Socorro. É bom o eleitor socorrense ter em mente que este moço da Igreja Universal gosta de tributar o coitado do contribuinte. Quando era vereador da capital, pastor Jony votou favorável a criação da Taxa de Iluminação Pública, que o aracajuano paga para circular por ruas escuras e perigosas.

Recorte de jornal

Publicado pelo jornal estanciano A Razão, em 31 de outubro de 1909

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais