Barbas de molho

Os acusados na Operação Navalha, que em 2007 prendeu uns e acusou outros de desmandos com recursos públicos, devem colocar as barbas de molho. É que o vasto processo já está pronto para o recebimento de denúncia. A informação foi dada ontem em Aracaju pela ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon. Ela espera que o julgamento dos acusados com fórum especial, a exemplo do conselheiro afastado do Tribunal de Contas de Sergipe, Flávio Conceição, aconteça já no primeiro semestre de 2012. Para alguns dos denunciados que têm pretensões políticas, ser julgado em pleno ano eleitoral é uma faca de dois gumes, pois em caso de serem condenados verão morrer o sonho de participar das eleições municipais.

Livro proibido

O juiz de Direito Aldo Albuquerque acatou pedido de liminar da família de Lampião e proibiu o lançamento do livro “Lampião, o Mata Sete”, de autoria do juiz aposentado Pedro Morais. A proibição aconteceu ontem, minutos antes da noite de autógrafos, que aconteceria na Livraria Escariz, em Aracaju. O advogado Wilson Winner explicou que a família de Lampião e Maria Bonita ficou revoltada com as revelações do autor de que o cangaceiro era homossexual e sua companheira, adúltera. Pedro Morais vai recorrer da decisão.

Pressa criticada

Tem petista acreditando que os deputados estaduais Francisco Gualberto e João Daniel foram muito apressados ao lançarem a pré-candidatura do deputado federal Rogério Carvalho a prefeito de Aracaju. Segundo eles, o tiro pode sair pela culatra, pois o governador Marcelo Déda já havia sugerido que o PT deixasse para discutir a sucessão municipal no ano que vem. Alguns petistas acham que um confronto público agora entre Rogério e Sílvio Santos só beneficia a deputada estadual Ana Lúcia, também prefeiturável.

Apelo

E quem está preocupada com a falta de interesse dos eleitores em fazer o cadastramento biométrico é a deputada estadual Angélica Guimarães (PSC). Ontem ela apelou aos colegas parlamentares que estimulem o eleitorado a trocar o título, pois até agora quase 40% dos sergipanos não atenderam ao chamamento da Justiça Eleitoral. “Um percentual desse altera o resultado de qualquer eleição, principalmente nos municípios com menor densidade eleitoral”, advertiu Angélica.

Corda bamba

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE) já ajuizou 48 ações por infidelidade partidária contra políticos com mandato no Estado. Dessas, sete são contra vice-prefeitos e 41 contra vereadores eleitos em 2008. A PRE entende que eles trocaram de partidos sem justa causa, descumprindo as regras estabelecidas pela Justiça. A Procuradoria ainda analisa os casos dos políticos que se desfiliaram de seus partidos para ingressarem nos recém-criados Partido Social Democrático (PSD) e Partido da Pátria Livre (PPL).

Verdade

O vereador aracajuano Bertulino Menezes (PSB) defende que a Assembléia Legislativa instale uma Comissão Estadual da Verdade nos moldes da Lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT). Ele já apresentou requerimento com a sugestão à presidente do Parlamento Estadual, deputada Angélica Guimarães (PSC). Segundo Bertulino, a comissão sergipana pode subsidiar a Nacional com informações sobre torturas e assassinatos ocorridos em Sergipe durante a ditadura militar.

Mais tempo

As empresas ganharam mais uma semana para entregar a Declaração de Créditos Tributários e Fiscais (DCTF) ao Fisco. Por causa de problemas técnicos registrados na página da Receita Federal, o órgão prorrogou o prazo de envio da declaração para a próxima quarta-feira. O prazo original de entrega acabaria anteontem. As multas por atraso na entrega da declaração serão automaticamente canceladas pela Receita.

Dia da Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou ontem em Sergipe de uma série de eventos. Ao lado do governador Marcelo Déda (PT) e outras autoridades, ele participou da inauguração em Aracaju do Centro de Parto Normal do Hospital e Maternidade Santa Isabel. Depois inaugurou a Unidade Pediátrica José Machado de Souza, no Hospital de Urgência de Sergipe, deslocando-se em seguida a Estância para inaugurar o Hospital Regional daquele município.

Punga oficial

Na viagem para Aracaju, o ministro Alexandre Padilha deu uma carona em seu jatinho ao senador Eduardo Amorim (PSC) e aos deputados federais Rogério Carvalho, Márcio Macedo – ambos do PT – e Laércio Oliveira (PR). Todos vieram de Brasília participar das inaugurações das unidades de saúde em Aracaju e Estância. Como os parlamentares permaneceram em Aracaju, o ministro retornou sozinho à capital federal.

Tá fora

A prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Oliveira (PR), desistiu de disputar a reeleição. Segundo o portal Itnet, ela já comunicou a decisão ao seu irmão e ex-prefeito Sérgio Oliveira, que também não pode concorrer o pleito porque a Justiça Eleitoral o tornou inelegível. Luana e Sérgio devem escolher o candidato entre vereadores Dudu (PR), Vaneide (PT do B), Tatiu (PRB) e Gaguinho (PT do B).

Do baú político

A maior preocupação da Polícia no Pré-Caju é com os lanceiros, marginais de dedos ágeis, que atacam bolsos e bolsas dos foliões. Quando era deputado estadual, Pedro Firmino resolveu prestigiar a prévia carnavalesca. Ao entrar no corredor da folia, sentiu que o bolso da calça estava sendo visitado por uma ‘mão leve’. Já no camarote, ao narrar o ataque do bandido, um político lhe perguntou de quanto foi o prejuízo. Escolado pela vida de comerciante, que começou nas feiras livres do interior e depois no mercado central de Aracaju, Pedro Firmino disse que praticamente não perdeu nada para o lanceiro. “Como a Polícia tinha alertado para este tipo de crime, antes de sair de casa coloquei no bolso da calça um maço de papeis, coberto por uma notinha de um real. O malandro percebeu o volume e correu dentro, mas o dinheiro está aqui no bolso da camisa”, explicou Pedro, para alívio de todos.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais