Batom na cueca

0

A certeza da impunidade era tamanha que alguns deputados nem se preocupavam com as marcas de batom deixadas nas cuecas. A frase, cunhada por um procurador de Justiça, explica o desinteresse dos parlamentares em apagar as provas sobre o mau uso das verbas de subvenções distribuídas pela Assembleia. Depoimentos prestados ontem ao juiz Fernando Escrivani expuseram a relação de compadrio existente entre alguns deputados e as associações beneficiadas com milhões em recursos públicos. A ex-presidente da Associação de Moradores de Moita Bonita, Soraya Barreto, confessou que era assessora parlamentar da ex-deputada estadual Angélica Guimarães (PSC). Para a procuradora federal Eunice Dantas, os depoimentos confirmam a forma irresponsável como milhões eram repassados para entidades suspeitas. Tomara que, ficando provada a denunciada gatunagem, todos os envolvidos sejam alcançados pelos rigores da Lei.

Pensão ameaçada

As gordas pensões pagas aos ex-governadores de Sergipe podem estar com os dias contados. Ontem, o Supremo Tribunal Federal suspendeu as pensões vitalícias a que tinham direito ex-governadores do Pará. A decisão deve servir de referência para outras 11 ações iguais em tramitação no STF, inclusive sobre as pensões pagas aos ex-governadores de Sergipe, Antônio Carlos Valadares (PSB), João Alves (DEM) e Albano Franco (PSDB).

JB invocado

O Jornal da Cidade publica hoje que o governador Jackson Barreto (PMDB) está invocado com João Augusto Gama, secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão. A raiva é porque o governador só ficou sabendo ontem que o auxiliar se encontra nos Estados Unidos. Segundo ainda o JC, a ausência de Gama acontece num momento em que o clima é tenso no governo, devido à forte queda da arrecadação estadual.

Acordo político

O deputado federal pastor Jony Marcos (PRB) quer mesmo ser o futuro prefeito de Socorro. Ele, inclusive, já transferiu seu título eleitoral de Aracaju para aquele município. O evangélico espera contar com o apoio do prefeito socorrense, Fábio Henrique (PDT), que espera ser apoiado pelo PRB em seu projeto de eleger o irmão Adilson Júnior (PDT) prefeito de São Cristóvão. Estes entendimentos também incluem uma possível candidatura de Gilmar Carvalho (PRB) à Prefeitura da Barra dos Coqueiros.

Crédito de confiança

Os auditores estaduais de tributo suspenderam o movimento de protesto deflagrado para pressionar o governo a atender reivindicações salariais da categoria. A decisão significa um voto de confiança dos fiscais às promessas feitas pelo vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) e o secretário da Fazenda, Jeferson Passos. Reunidos com a diretoria do Sindifisco, os dois prometeram atender parte da extensa pauta de reivindicações dos auditores.

CUT é a maior

A CUT manteve, em 2014, a liderança no índice de representatividade das centrais sindical, com 31,73% do total de trabalhadores ligados a entidades de classe. Em segundo lugar aparece a Força Sindical, com 10,82%, seguida da CTB, com 10,36%, da UGT, com 10,30%, da NCST, com 7,65% e pela CSB, com 7,15%. O índice é elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego com base na quantidade de trabalhadores filiados aos sindicatos de cada central até o último dia de cada ano.

Agiotagem

A taxa média dos juros do cartão de crédito atingiu 290,43% ao ano.
O percentual reflete o aumento das taxas, que, em fevereiro, estavam em 11,67% ao mês e subiram para 12,02% em março. Em fevereiro, a taxa média do cartão de crédito era 276,04% ao ano. A alta dos juros é atribuída ao cenário econômico adverso desde 2014, que aumenta a projeção de inadimplência a partir do crescimento da inflação e do desemprego.

Petista reivindica

O deputado federal João Daniel (PT) solicitou ao ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, que olhe com atenção para o projeto do terminal pesqueiro de Aracaju. Segundo o petista, essa proposta já se encontra naquele Ministério em fase final para licitação e implantação.

Dia de festa

Santa Rosa de Lima festeja hoje o centenário de nascimento da professora Neuzice Barreto, mãe do governador Jackson Barreto (PMDB). Aproveitando as festividades, o peemedebista inaugura na terra natal obras de pavimentação, drenagem, urbanização de praças e implantação de sistema de abastecimento de água, que juntas somam investimentos de R$ 301 mil.

Pularam fora

Antônio Carlos Valadares e outros cinco senadores do PSB retiraram as assinaturas apoiando a abertura da CPI dos Fundos de Pensões, inviabilizando sua instalação. Em nota, o partido afirma que a proliferação de CPIs “dispersa o trabalho do Senado, enfraquece a investigação, desviando as atenções do debate das grandes questões nacionais, como a reforma política e a construção de um novo pacto federativo”. Então, tá!

Recorte de jornal

Publicado na Folha de Sergipe em 6 de outubro de 1907

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais