BNTM 2010 – Edição especial

0

Convite aceito, inscrição realizada, é hora de entrar no clima da maior bolsa de negócios de turismo no Nordeste: a 19º edição do Brazil National Tourism Mart (BNTM). O evento aconteceu no período de 28 de abril a 2 de maio, anexo ao Beach Class Resort, em Porto de Galinhas (PE). 

 

A BNTM é realizada todos os anos em um estado do Nordeste pela Fundação de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) em parceria com o Ministério do Turismo e governos do Estado. A coordenação do evento estima que este ano ocorreu um crescimento de 8% a 12% em relação a edição de 2009, sendo assim considerada a maior bolsa já realizada, com um investimento estadual de mais de R$ 1,5 milhão e estimativa de que o Estado sede experimente um aumento da procura em torno de 12% a 15%.

 

A festa de abertura aconteceu em clima de pré-reveillon na Vila de Todos os Santos, praia de Maracaípe. Foram distribuídas camisetas brancas e sandálias havaianas aos convidados e logo na chegada os participantes eram recebidos por maracatus, bandas de frevo e blocos carnavalescos.

 

Os coqueirais ganharam refletores coloridos e tendas foram montadas para receber bem os participantes. O evento foi projetado para impressionar os mais de 400 operadores estrangeiros (buyers) e 650 promotores do turismo nacional (suppliers) e jornalistas de todo o país. Na programação, atrações culturais de Pernambuco, gastronomia e descontração em um espaço projetado à beira-mar. 

 

O discurso de abertura não teve excessos. O prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim Filho, anunciou que a presidente da Embratur, Jeanine Pires, receberia o título de cidadã honorária do município. Jeanine Pires, por sua vez, falou em inglês, voltado para os buyers. Falou também o secretário de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa; o presidente da Fundação CTI/ Nordeste e secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia; o representante do Ministério do Turismo, Mário Moysés; e por último o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, lembrando que o turismo é responsável por 10% do PIB mundial e que 55 milhões de nordestinos deixaram de ser atores coadjuvantes para se tornarem atores globais no turismo do país.

 

A programação seguiu no dia seguinte com a Feira de Negócios e visita aos estandes institucionais dos nove estados nordestinos, em estrutura construída em estilo ecologicamente correto. Os trabalhos começaram com as rodadas de negócios entre buyers e supplier, numa estimativa de negócios em torno de US$ 240 milhões.

 

Sergipe montou um estande deixando evidentes fotos dos festejos juninos e dos roteiros históricos e naturais no espaço institucional montado para os nove estados nordestinos.

 

Em meio à feira de negócios, houve uma coletiva para mais de 100 jornalistas nacionais, italianos, franceses e espanhóis. Na coletiva estavam presentes o vice-ministro do Turismo, Mário Moysés; a presidente da Embratur, Janine Pires; o presidente da CNT/ NE, Bismack Maia; a presidente da Comissão de Turismo e Esporte da Câmara dos Deputados, Raquel Teixeira e mais secretários de Turismo de oito estados nordestinos.

 

Crescimento nacional

 

Jeanine Pires, presidente da Embratur, assegurou que a BNTM se consolidou como o maior evento de turismo internacional no Nordeste por três fatores: coloca frente a frente vendedor e comprador, ampliando o portfólio; consolida novos vendedores do Brasil pelo mundo, expandindo o mercado e enfatiza o Nordeste também como portão de entrada para o país.

 

A presidente da Embratur ainda revelou dados sobre o crescimento do turismo nacional, com o aumento de 66% da entrada de divisa e 114% de gastos de estrangeiros no país no período de 2003 a 2009. Segundo Janine Pires, o crescimento de chegada de voos internacionais no país gira em torno de 25% e aumentou o orçamento registrado pela Embratur em 78%.

 

Para o vice-ministro, Mário Moysés, o crescimento do turismo nacional se dá por conta de um maior planejamento em quatro eixos principais: melhoria da infraestrutura através do Prodetur, orçado em US$ 400 milhões, dos quais R$ 500 milhões advém dos cofres do MTur; qualificação profissional dos envolvidos no turismo com o Programa Bem Receber; investimento em promoção através da Embratur e o apoio a infraestrutura hoteleira com parceria do BNDS.

 

A festa de encerramento foi oferecida pelo Rio Grande do Norte – estado sede da BNTM 2011 –, no Village Hotel Porto de Galinhas. A banda potiguar Flôr de Açucena deixou a festa final com gosto de encontro em 2011, provavelmente, na praia da Pipa.

 

Registros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Silvio Oliveira

 

Na Bagagem – Especial

 

ü  A Fundação Comissão Integrada de Turismo do Nordeste (CTI-NE) passará a ser chamada de Fundação CTI Virgínio Loureiro, falecido no último dia 1º de abril. A proposta foi sugerida pelo então presidente da CTI, Bismark Maia, ao então ex-secretário de Turismo de Alagoas, ex-diretor da Bahiatursa, e ex-presidente da própria CTI Nordeste.

 

ü  A BNTM 2011 poderá ser em Pipa, no Rio Grande do Norte. A notícia foi ventilada na festa de encerramento promovido pelo Rio Grande do Norte, no dia 30 de abril.Essa pode ser a segunda vez que a bolsa de turismo acontecerá fora das capitais do Nordeste.

 

ü  Os nove estados nordestinos serão divulgados por dois meses em 44 destinos da Europa, em voos da empresa TAP, no canal Eurosport, nas Galerias Lafayette, em Paris, e na realização de um reality show apresentado em Portugal, Espanha e na América Latina.

 

ü  Sergipe estará presente na campanha, que acontece pela primeira vez de forma integrada e deverá atingir mais de 6 milhões de consumidores direto. A campanha entrará na mídia em meados de maio, junho e julho, época em que finalizará a Copa do Mundo da África do Sul e começará a divulgação da Copa do Mundo 2014, no Brasil. O tema será “Nordeste do Brasil, vem ser feliz”

 

ü  O reality show denominado Brazil Amazing Tour será transmitido em Portugal, Espanha e América Latina em 13 episódios, divididos em nove temas, e será gravado nos nove estados nordestinos. Serão escolhidos os participantes que virão ao Brasil e passarão dois meses nos estados nordestinos, em momentos como mochileiros, outros com sofisticação, sempre dando visibilidade a paisagem nordestina.

 

ü  No dia 01 de maio, jornalistas conheceram as belezas de Muro Alto, Porto de Galinhas e Pontal do Maracaípe. O almoço foi oferecido no aconchegante restaurante Marangatu. O secretário de Turismo de Ipojuca, Diego Jatobá agradeceu a todos os presentes.

 

 

Passaporte

 

Igreja de São Pedro Acorrentado – Roma

 

A Igreja San Pietro in Vincole (São Pedro Acorrentado), em Roma, é um daqueles templos que além de sua beleza arquitetônica, possui atrações como as correntes que acorrentaram o apóstolo Sã Pedro, antes de ser execrado em praça pública. A relíquia fica dentro de um esquife dourado. Há também a famosa obra Moises de Michelangelo, fazendo com que a igreja seja uma das mais visitadas de Roma.

 

Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? (Perché non parli ?).

 

Fotos: Silvio Oliveira

 

Entre em contato. silviooliveira@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais