Bolsonaro e a escalada do golpe. Alvos: TSE e STF

                                 

                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

Este blog, por mais de uma vez, já escreveu que o Presidente Bolsonaro não vai aceitar deixar o poder tão facilmente. Nunca se viu tantos ataques ao Estado Democrático de Direito como estamos vendo agora.

Sim, Bolsonaro procura terceirizar a culpa pelo fracasso do seu desgoverno jogando a culpa para outros, a bola da vez agora é o TSE.

Num governo medíocre, corrupto, de inflação e desemprego nas alturas, a fome assolando as classes mais baixas da população, Bolsonaro trata de criar brigas e crises para tirar o foco da sua incompetência. O leitor deste espaço pode observar que todas as vezes que um fato econômico negativo, uma crise política ou algum escândalo de corrupção explode nesse desgoverno, Bolsonaro trata de criar um cisma institucional, colocando parte da população contra o STF ou outro inimigo de plantão.

Agora, ele já prepara a narrativa de que as eleições deste ano sem o voto impresso não são confiáveis. Coloca as forças armadas (que gostam de mordomias, iguarias de luxo e viagras) para serem fiadoras do processo eleitoral, numa espécie de quarto poder, guarda pretoriana ou poder moderador (algo só visto no império, até nisso o bolsonarismo nos regride). Com efeito, o Bolsonarismo é capaz de apresentar teorias da conspiração a cada esquina. Tudo serve ao propósito de desviar o foco de problemas econômicos e sociais urgentes do Brasil e preparar a escalada do golpe.

Este espaço já criticou o PT, Lula e a esquerda por diversas vezes pelos erros que cometeram, pelos escândalos que patrocinaram, mas nunca se viu por parte deste segmento político-ideológico uma única tentativa sequer de desrespeitar o judiciário, de tisnar ou desobedecer suas decisões. Lula e Dilma foram, juntos, os Presidentes que mais indicaram Ministros para o STF, mas nem por isso exigiu-lhes subserviência, nem favores, até por que no mundo ideal isso poderia caracterizar uma violação funcional. Foram os próprios Ministros que Lula e Dilma indicaram que os condenaram, inclusive criminalmente no caso de Lula. Mas com Bolsonaro as nomeações para o STF passam por uma espécie de voto de fidelidade superior à conjugal. Exige-se um alinhamento cego, serviente, incondicional…que o indicado ao Sodalício atue como uma espécie de puxadinho do Executivo ou correia de transmissão.

Para Bolsonaro, o STF só será bom quando lhe cair de joelhos, quando houver rendição, quando for seu. O Bolsonarismo quer rebaixar a democracia. Quer-se a autocracia, o autoritarismo. Quer uma democracia tutelada pelos Militares. Que não passem! E que respondam na forma da lei pelos crimes perpetrados contra a Ordem Constitucional. Os nazistas imaginavam que o seu regime duraria mil anos, alguns Bolsonaristas mais afoitos devem pensar a mesma coisa. Oxalá que durem no máximo até dezembro.

Clã Bolsonaro conquistou mandato em 20 eleições com urnas eletrônicas. Só agora o genocida resolveu questionar o sistema. Qual o motivo? Valor: Das nove eleições que disputou – uma para vereador (1988), sete para deputado federal (1990, 94, 98, 2002, 06, 10, 14) e uma para presidente (2018) – Jair Bolsonaro conquistou mandatos nas últimas seis vezes por meio das urnas eletrônicas. Em duas décadas, não contestou o resultado. Não fez cruzada contra o sistema de votação.

Todos sem voto impresso Seus rebentos Flávio (2002, 06, 10, 14 e 18), Carlos (2000, 04, 08, 12, 16 e 20) e Eduardo (2014 e 18) obtiveram, juntos, outros 13 mandatos (a vereador, deputado estadual, federal e senador). Todos sem voto impresso. A ex-mulher Rogéria, mãe dos três filhos políticos, elegeu-se vereadora do Rio duas vezes (1992 e 1996), uma pelo antigo e outra na estreia do então novo modelo. Até hoje, a família colheu 20 vitórias pelas urnas eletrônicas, sem reclamar do veredito da Justiça eleitoral. Aqui toda matéria: https://valor.globo.com/politica/coluna/urnas-eletronicas-20-vezes-aceitas.ghtml

 

 


STF barra contratação de comissionados em todos os Tribunais de Contas do país. A mais alta Corte considerou inconstitucional as normas do estado de Sergipe através Tribunal de Contas local (TCE-SE) O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, barrar a contratação de comissionados na auditoria de controle externo em todos os Tribunais de Contas do país. A mais alta Corte considerou inconstitucional as normas do estado de Sergipe, cuja interpretação, pelo Tribunal de Contas local (TCE-SE), tem levado agentes exclusivamente comissionados ou sem competência legal plena a exercerem a coordenação de Unidades Orgânicas finalísticas da instituição, inclusive, comissionados livremente escolhidos, indicados e dispensados pelo relator dos processos. Aqui:  https://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/stf-barra-contratacao-de-comissionados-em-todos-os-tribunais-de-contas-do-pais/

O tempo não para Conforme a música cantada por Cazuza, o blog continua aguardando pela manifestação do arcebispo de Aracaju, o frade carmelita d. João Costa. Hoje, 9, completa 13 semanas que o blog espera ansioso as respostas do questionário publicado pelo titular deste espaço. A falta de transparência do arcebispo continua sendo um mau exemplo para o clero e os leigos de Sergipe. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo:

https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/

 

Corre, que lá vem ele”  O blog irá publicar, esta semana, os bastidores da migração de AM para FM de uma conhecida emissora de rádio sergipana. É uma verdadeira cultura de cinismo no ar. É aguardar.

 

“Mulheres com as suas sensibilidades têm se revelado grandes médicas”, diz Francisco Rollemberg Depoimento após ler a homenagem prestada pela revista da Somese às médicas: “Quando era estudante de medicina me assustou o número sempre crescente de médicas nos países socialistas principalmente na Rússia onde já se apregoava que no futuro a medicina seria uma profissão feminina. No Brasil já está ocorrendo este fenômeno. Recentemente recebi um convite de formatura de medicina e verifiquei que numa turma de 40 médicos somente 14 era do sexo masculino. Isto é bom , as mulheres com a sua sensibilidade têm se revelado grandes médicas.”

Advogado que disputa vaga do TSE já atuou profissionalmente em Sergipe O advogado Fabrício Medeiros, sergipano que está na lista tríplice para escolha do novo ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral, já atuou profissionalmente em Sergipe. No período de 2000/2002, ele foi assessor jurídico na Secretaria de Estado da Educação no período do então secretário Nilson Socorro. Depois, ele foi para Brasília e assessorou o então ministro do STF, Carlos Britto. Com a aposentadoria de Britto, o Fabrício Medeiros passou a integrar o escritório de advocacia do ex-ministro, em Brasília.

Valorização: salário dos servidores da Câmara Municipal de Itabaiana é reajustado em 10,42% Foi aprovado por unanimidade dos presentes o Projeto de Lei Complementar (PLC: Nº 05/2022) que reajusta em 10,42% o salário dos servidores da Câmara Municipal de Itabaiana (CMI). O projeto é de autoria da mesa diretora e altera a lei 2.226 de 24 de abril de 2019, a lei complementar 51 de abril de 2015 e a lei complementar 67 de 24 de abril de 2019.

Recuperação De acordo com Marcos Oliveira, presidente da Câmara, o reajuste tem o intuito de promover a recuperação da defasagem salarial. “É um compromisso que a gente tem com os servidores desta casa que prestam um trabalho de fundamental importância. São eles os responsáveis por fazerem as sessões acontecer, para que as leis sejam aprovadas e para que a população tenha acesso às informações. É um conjunto de servidores que fazem, junto aos vereadores, o poder legislativo funcionar”, explicou Marcos. Na sessão da última terça-feira, 03, foi aprovado também o reajuste salarial dos servidores municipais.

Indiaroba: Fábio Reis destaca importância de títulos de propriedade rural O deputado federal Fábio Reis participou da entrega de títulos de propriedade rural no Assentamento Nicácio Rodrigues, em Indiaroba. A titulação de assentamentos tem o objetivo de promover segurança jurídica no campo, acesso ao crédito e inclusão produtiva dos agricultores familiares.

Produtores Durante a cerimônia, foram entregues dez documentos de titulação às famílias que residem e produzem verduras, frutas e hortaliças para consumo próprio e comercialização local. “Esse já é o terceiro assentamento que nós entregamos a titularidade da terra. Hoje foram dez famílias, tem mais uma ainda para ser beneficiada, e que em breve estaremos aqui novamente entregando mais um título”, pontua Fábio.

Mais de R$ 7 milhões O deputado, que já destinou mais de R$7 milhões de emendas parlamentares para Indiaroba desde 2017, ressalta que com a entrega desses títulos, surgem mais oportunidades para o desenvolvimento da área rural. “Abre-se um leque de opções, principalmente em relação as instituições financeiras como, o Banco do Nordeste, que oferece uma maior facilidade de financiamento para esses pequenos produtores com juros muito baixos. Dessa forma, essas famílias podem ter o incentivo de plantar na sua terra, colher e vender os seus produtos”, reitera.

Atendimento A produtora rural Edilene Mota foi uma das assentadas que recebeu a titularidade de sua propriedade. “Todas as vezes que nós fomos ao INCRA, tivemos nossas necessidades ouvidas e atendidas. Hoje nós só temos a agradecer por ter tornado nosso sonho de ter uma casa uma realidade. E agradecer também os recursos enviados pelo deputado Fábio Reis ao nosso município”, disse a produtora.

Assentamento é referência De acordo com o superintendente do INCRA, Victor Sande, esse momento para o município de Indiaroba, é essencial. “O Nicácio Rodrigues, embora seja um assentamento pequeno, é referência no estado, altamente produtivo, uma vez que todos os lotes são bem explorados, além de produzir uma variedade muito grande de hortaliças e frutas. Hoje eles são proprietários com direitos mais abrangentes, tem acesso a linhas de créditos mais amplas. É um direito deles, e é por isso que a reforma agrária existe, para fomentar a economia do país, regularizar as terras que eram improdutivas e trazer dignidade para as famílias que carecem delas”, infere.

Prefeitura de Capela divulga programação do São Pedro 2022 Após dois anos sem a realização, em virtude da pandemia de Covid-19, o maior São Pedro do Brasil está de volta. Em evento festivo, realizado nesta sexta-feira, 06, a Prefeitura Municipal de Capela, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Comunicação Social e Eventos, divulgou a programação oficial do São Pedro de Capela 2022. São 83 anos de cultura e tradição da Festa do Mastro e a edição deste ano promete ser histórica.

Folguedo e Mastro Em Capela, tradicionalmente, os festejos têm início na noite do dia 31 de maio, com o folguedo da Sarandaia. O ápice da festa é o Cortejo do Mastro do São Pedro, que neste ano ocorre no dia 03 de julho. Atrações locais e nacionais fazem parte da programação artística do São Pedro de Capela 2022. Dentre as atrações nacionais, pode-se destacar: Xand Avião e Eric Land (que se apresentam no dia 30/06); Unha Pintada e Zé Vaqueiro (no dia 01 de julho); Matheus e Kauan, Mari Fernandez e Samyra Show (no dia 02 de julho). O cantor Nattan irá se apresentar no grande cortejo do Mastro, no dia 03 de julho.

 

 

Laercio Oliveira reúne produtores de queijo em Nossa Senhora da Glória Com o objetivo de ouvir as demandas dos produtores de queijos do Estado de Sergipe, o pré-candidato ao Senado, Laércio Oliveira (PP) participou, juntamente com o pré-candidato a deputado estadual, Major Toledo (PP), de uma reunião no sábado, 7, em Nossa Senhora da Glória, com representantes das queijarias. A reunião contou com a presença da prefeita Luana Oliveira; do prefeito de Feira Nova, Jean de Gerino; e do vereador Ronivan Francisco Damaceno.

Demandas “Esse encontro teve como objetivo ouvir os produtores, que vieram apresentar suas necessidades e as demandas que o poder público, através da representação política, pode resolver em benefício desse setor. Eu tenho ações voltadas para a agricultura familiar, tenho uma relação direta com os pequenos produtores e quero dizer que estamos prontos para ajudar naquilo que for possível”, afirmou Laércio.

Financiamento O deputado convidou Haroldo Araújo, superintendente do Ministério da Agricultura, para tirar dúvidas e orientar os participantes sobre acesso a financiamento, regularização de estabelecimentos, entre outros temas. “Nossa missão é estar perto de quem produz. Reuniões como essa nos deixa antenados com as verdadeiras necessidades dos pequenos produtores e é uma oportunidade para a gente apresentar os projetos e programas do Ministério. Foi muito produtivo”, disse.

Atenção maior Um dos organizadores do encontro, o pré-candidato a deputado estadual, Major Toledo, informou que o objetivo foi aproximar os produtores dessas comunidades distantes que carecem de uma atenção maior do poder público. “Tivemos representantes do povoado Lagoa dos Porcos, de Feira Nova, do Mocambo, Cachoeira e Aningas, de Nossa senhora da Glória. Foram apresentadas as necessidades deles para o deputado federal Laércio Oliveira e para o superintendente do Mapa. A ideia foi mostrar os problemas enfrentados por essas comunidades, para que, dentro das suas possibilidades, eles pudessem trazer benefícios e melhorias para todos”, comentou Toledo.

Visita à Natulac Na oportunidade, o deputado Laércio Oliveira aproveitou para visitar a Indústria Natulact, localizada em Nossa Senhora da Glória. Laércio foi recebido pelo empresário Carlos Oberto Aragão e sua equipe. Foi apresentado toda a cadeia de produção do queijo coalho e mussarela. Hoje, a indústria produz 180 mil litros de leite por dia. A Natulact surgiu no início dos anos 90 com Laticínio Estrelas. Entre 2014 e 2015, em busca da certificação de inspeção federal, mudou o nome pra Natulact. Inicialmente, vendia sua produção para Aracaju, depois descobriu o mercado de João Pessoa/PB. Hoje, conta com 185 funcionários e produz mussarela, queijo coalho, queijo prato, requeijão e manteiga, e distribui para todo o Nordeste, algumas cidades do Distrito Federal e Paraná.

Socorro: repercussão positiva as verbas que serão liberadas para o município E os socorrenses receberam positivamente a notícia das tratativas de planejamento para liberação de obras no município. O anúncio foi feito na quinta-feira passada durante uma visita do governador Belivaldo Chagas ao prefeito Padre Inaldo. A solicitação de verbas foi feita pelo prefeito no final de 2021 e entre as obras liberadas estão o recapeamento asfáltico completo do Conjunto Albano Franco e dos anéis viários da Taiçoca de Fora e do Complexo Taiçoca.

110 ruas Durante a conversa, o governador deu uma resposta definitiva e positiva para o início do recapeamento no Albano Franco, que beneficiará cerca de 30 mil pessoas. A fase inicial da obra – que compreende algumas ruas do conjunto – foi liberada, já a segunda fase que compreende o restante do conjunto, totalizando 110 ruas, está em processo de licitação junto ao Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), com um investimento de cerca de R$ 20 milhões.

Outros projetos Também ficaram definidos os projetos para o recapeamento dos anéis viários do Complexo Taiçoca e da Taiçoca de Fora, portanto, todas as estradas que ligam as principais vias dos conjuntos Fernando Collor, Marcos Freire 1, 2 e 3, João Alves, Albano Franco e Novo Horizonte serão recapeadas, assim como a estrada que liga as duas entradas para a Taiçoca de Fora. As duas obras, que têm um orçamento de aproximadamente R$ 40 milhões, beneficiarão os moradores com mais mobilidade e facilidade para o deslocamento e o fluxo de veículos.


Campeonato Nacional de Artes Marciais. Evento será seletiva para dois campeonatos internacionais A Confederação de Artes Educativas do Brasil (CONFAME) realizará em Aracaju da próxima sexta-feira, 13, até o domingo, 15, o Campeonato Nacional de Artes Marciais. O evento será realizado no Aracaju Parque Shopping e tem o objetivo de não só de uma competição esportiva, mas também de confraternização e agregamento famíliar um dos objetivos da entidade desportiva.

Cerca de 300 atletas Na parte esportiva o evento servirá para seletiva de dois campeonatos internacionais: Argentina e o do México de Artes Marciais, dando assim duas oportunidades para os atletas participarem de eventos de referências mundiais. O evento reunirá cerca de 300 atletas de mais de 10 Estados do país. Sergipe foi escolhido porque o território está bem localizado e agrega também belezas naturais. Além da parceria com o Aracaju Parque Shopping conta com as seguintes parcerias: UPHOUSE; ÓTICAS CAROL; SESI; ESPETINHO AJU; MIDIA AJU; MAAC; HOTEL DA COSTA e ACORDA SAÚDE.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Governo de Itabaiana lança nas redes sociais vídeo em homenagem as mães “Dia das Mães’ em Itabaiana tem sempre um motivo a mais para celebrar. Desde o pré-natal, as gestantes são assistidas pela gestão municipal recebendo toda a atenção possível. Ao dar a luz, cada fase tem uma atenção diferenciada. A equipe de saúde da família acompanha o desenvolvimento; a educação, ao se fazer presente no acolhimento na creche, que é de muita qualidade. E para alicerçar ainda mais nosso compromisso com as mamães itabaianenses, vem a oportunidade da estabilidade com o concurso público. Fica nossa homenagem a todas as mães itabaianenses, guerreiras por natureza.”

 

Festa do Mastro Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe Audiência com a Chefe do Executivo Capelense, Prefeita Silvany Mamlak, o Comandante do 9° BPM, Ten-Coronel Joaldo, e o Delegado da Capela, Wanderson Bastos, objetivando mapear as diretrizes de segurança em face dos festejos juninos que se avizinham, dando especial atenção à Festa do Mastro, comemorada há mais de 80 anos no Município, e reconhecida por Lei como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe (Lei Estadual n° 8.843/2021).



 

 

RANÇO DA DITADURA AINDA NOS PERSEGUE Por Clarkson Moura

QUE NEM A ESPADA DE DÂMOCLES

— FF.AA. TÊM FUNÇÃO APOLÍTICA —

PASSADOS 37 ANOS DO FIM DO REGIME MILITAR, O BRASIL AINDA NÃO CONSEGUIU VIRAR A PÁGINA NEM ESTÁ 100% LIVRE DA SOMBRA DO AUTORITATISMO.



 

 

The Maupi Lançamento do novo SINGLE LETRA & CANÇÃO do cantor The Maupi no dia 27 de maio em todas as plataformas digitais. “as uma nova música feita com muito amor para todos os meus fãs e seguidores . Letra & Canção é autoria minha e do poeta e grande músico @walberdamatta , com a produção dos músicos maravilhosos , @bigpaulinhoalmeida e @walberdamatta”, escreveu o cantor nas redes sociais. Mais aqui: https://www.instagram.com/tv/CdOHt61M0_c/?igshid=MDJmNzVkMjY=

 



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Gente Sergipana – José Augusto Melo (82 anos) Por Antônio Samarone

Natural de Itabaiana, nascido em 23 de Janeiro de 1940. Filho de Seu Zezé da Lagoa e Dona Dulce (tia de Zé Bezerra, do Famoso Circo).

José Augusto Melo é um ceboleiro raiz, de uma família de artistas.

O pai de José Augusto, Zezé da Lagoa, foi o dono do primeiro cinema de Itabaiana (1913). O tio, Antonio Melo, foi o maestro da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (a mais antiga do Brasil).

José Augusto Melo foi o “center four” do Cantagalo, num time imbatível na Região. Jogou ao lado de Jairton de Mestre Dé, que depois foi titular do Grêmio porto-alegrense.

O avó de José Augusto Melo, Seu Joãozinho de Totonhinho era um consagrado cantor sacro. Foi Intendente de Itabaiana por dois mandatos.

Seu Zezé da Lagoa foi dono do famoso Bar Simpatia, que depois passou para Bobó, seu filho. Era no Bar Simpatia que se chupava o melhor picolé de coco do Nordeste.

José Augusto Melo é casado com Dona Zezé, uma fidalga, filha de Seu Etelvino Mendonça (que levou o futebol para Itabaiana).

José Augusto foi gerente do BANESE por muitos anos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto

ENERGIA EM D

Desarmar o espírito,
Desamarrar o abraço,
Desabrochar o sorriso,
Desentocar o amor,
Democratizar o poder, Distribuir a riqueza,
Desmontar o preconceito,
Deletar o ódio,
Desmagoar-se,
Tudo urgente,
Tudo urgente,
Que para isso nascemos gente.

www.twitter.com/hilde_angel Não estamos numa democracia consolidada. Estamos na iminência de um golpe. A mesma história brasileira sempre, do Brasil vivendo entre espaços de soluços. País sequelado desde sempre pela conciliação. De conciliação em conciliação,andamos em círculos sem sair do lugar, congelados.

www.twitter.com/MarceloLins68 Pirão é uma mistura da alma da comida que acompanha com o processo físico que amalgama a farinha e o caldo. Pirão é vida.

www.twitter.com/pedalmario “Também hoje, na Igreja, existem pessoas que usam a rigidez para encobrir os próprios pecados.” (Papa Francisco)

www.twitter.com/helsonpacheco “Quando damos aos pobres as coisas indispensáveis, não praticamos com eles grande generosidade pessoal, mas lhes devolvemos o que é deles. Mais que cumprir uma obra de misericórdia, saldamos um débito de justiça.” – São Gregório Magno


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 




Frase do Dia
“Eu sempre pensei que o objetivo da educação era aprender a pensar por si mesmo” Filme Sociedade dos Poetas Mortos, professor John Keating (Robin Williams).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-05/papa-francisco-regina-caeli-8-de-maio.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais