Os católicos de SE querem saber! Perguntas para arcebispo de Aracaju

0

                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

Como católico e porta-voz de inúmeros católicos descontentes e indignados que escrevem diariamente para o titular deste espaço, o blog faz as seguintes perguntas ao arcebispo de Aracaju, d. João Costa:

  1. Quantos e quais foram os imóveis vendidos desde quando assumiu o comando da arquidiocese de Aracaju em 2017?
  1. Quanto foi arrecado e onde está o dinheiro da venda de tais imóveis?
  1. Para que foi utilizado o dinheiro arrecadado?
  1. Em quanto estava avaliado o prédio e o terreno do colégio arquidiocesano na Farolândia?
  1. Por quanto foi vendido o prédio e terreno do colégio arquidiocesano da Farolândia?
  1. Houve um forte deságio no valor da venda do prédio e do terreno do colégio arquidiocesano da Farolândia?
  1. Quanto foi o valor da comissão da venda e quem recebeu?
  1. Especificamente, em que foi utilizado o dinheiro da venda do colégio arquidiocesano da Farolândia?
  1. Por que apenas tem o costume de demitir pessoas honradas e honestas, a exemplo do sr. Menezes, que foi o diretor da Rádio Cultura, e Luca, o ecônomo da arquidiocese?
  1. Qual o saldo bancário disponível em todas as contas da arquidiocese?  

Por falta de transparência nos negócios da arquidiocese de Aracaju, o blog pretende prestar um serviço à comunidade católica. Em tempos de Papa Francisco, cuja bandeira é a da transparência, a arquidiocese de Aracaju é, hoje, uma das instituições menos transparente em solo sergipano. O blog e a comunidade católica de Sergipe aguardam, pacientemente, as respostas.

 

Prêmio picolé de graviola Com um calor infernal tomando conta de Aracaju, foi necessária a produção de uma sorveteria inteira para entregar o prêmio de picolé de graviola para o ganhador da pergunta feita na última sexta-feira, 4, sobre quem escreve as pregações do arcebispo. O blog recebeu inúmeras mensagens de e-mail e WhatsApp respondendo a enquete, porém a resposta correta é contada pela boca do próprio autor das pregações nos 4 cantos da terra do cacique Serigy. Como o 1º ministro faz questão de mostrar que tem prestígio e que manda e desmanda na arquidiocese, além de ter a língua solta, é motivo de chacota nas rodas de conversas da elite intelectual sergipana a notícia de que ele quem escreve as pregações. “Falam que o homem é intelectualmente limitado, por isso conta com a ajuda do 1º ministro para escrever as pregações”, disse um imortal. Misericórdia. 

Há uma vaga em aberto no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe para o cargo de desembargador São nove inscritos para promoção por merecimento que pleiteiam a vaga deixada pela desembargadora Maria Angélica França e Souza, que se aposentou em novembro passado. Os magistrados José Anselmo de Oliveira, Sérgio Menezes Lucas, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, Simone de Oliveira Fraga, João Hora Neto, Fernando Clemente da Rocha, Maria da Conceição da Silva Santos, Manoel da Costa Neto e Edivaldo dos Santos estão no páreo, agora depende do Pleno do Tribunal de Justiça.  

Valmir de Francisquinho diz que em política não tem besta. Deu no Destaque Notícias: Embora em lados opostos, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), e o pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) têm conversado com frequência sobre o quadro político em Sergipe. Entrevistado pelo portal de 93 Notícias, o ex-gestor disse que não ver qualquer problema em se encontrar com o senador petista: “Ele me liga quase todos os dias. Ainda hoje (4) telefonou para o prefeito Adailton Souza perguntando se poderia vir a Itabaiana conversar com a gente. Claro que pode”, frisou Valmir. 

Quadro confuso O ex-prefeito, que esteve em Brasília para discutir sobre as próximas eleições com a direção do PL, garante que o quadro ainda está muito confuso. Segundo ele, o partido só vai definir as candidaturas majoritárias nos estados após fechar a coligação que apoiará o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL): “Enquanto isso, vamos continuar conversando com todo mundo”, frisou. Valmir fez questão de alertar que “em política não existe ninguém besta, nem criança. Todo mundo que está se apresentando como pré-candidato quer se eleger e só existem 35 vagas a serem disputadas em outubro”, revelou.

Cheia do rio São Francisco O prefeito de Telha, Flávio Dias, reuniu-se na sexta-feira, 4, com os comerciantes afetados pela cheia do Rio São Francisco. Além de discutir estratégias para amenizar os impactos causados pela inundação, o prefeito prometeu que irá enviar à Câmara Municipal do Município, um Projeto de Lei que visa beneficiar às famílias prejudicadas, com um auxílio, até que os comerciantes consigam voltar à rotina de trabalho. O fato é que a administração municipal vem se preocupando com os proprietários e funcionários da localidade.

Câmara dos Deputados: sindicalista Igor Baima lança pré-candidatura Ontem, 06, ocorreu a plenária estadual do partido Socialismo e Liberdade – PSOL/SE com a participação de mais de 70 pessoas, filiados e filiadas que discutiram os caminhos do partido para as eleições de 2022. Na plenária, o presidente do diretório municipal de Aracaju, Demétrio Varjão, apresentou a pré-candidatura do sindicalista Igor Baima para deputado federal e da professora Sônia Meire pré-candidata a deputada estadual para as eleições de 2022. Ambos são membros da corrente interna Resistência do PSOL. Leia o discurso do pré-candidato aqui.

Dia Nacional da Mamografia é destacado pela Rede Primavera E no último sábado, 05, foi comemorado o Dia Nacional da Mamografia com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença. Atualmente, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Os exames preventivos identificam o problema antes mesmo do aparecimento de sintomas. A Rede Primavera fez uma divulgação nas redes sociais destacando a importância dos exames com um vídeo do Dr. Maurício Resende, mastologista. Vale à pena conferir: https://www.instagram.com/p/CZmB2XJlyq6/

 

Assista a uma aula experimental e comece o curso imediatamente! Você, que deseja estudar francês, inscreva-se gratuitamente nas aulas experimentais de francês, que acontecerão nos dias 8, 11 e 12 de fevereiro e são direcionadas a alunos totalmente iniciantes. Francês para iniciantes A1.1 (Módulo 1):

– Online, terça, dia 8 de fevereiro, às 18h30;

– Online, sexta, dia 11 de fevereiro, às 14h30.

Presencial, sábado, dia 12 de fevereiro, às 8h30. Escolha um horário e se inscreva gratuitamente pelo WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5579988777904&text=   Para mais informações, acesse www.afaju.com.br/matriculas       ou entre em contato pelos números 79 98877-7904 / 98877-7905 / 98877-7906.

Aliança Francesa de Aracaju – Desde 1955 / O melhor custo-benefício.

Lançamento AceleraSE Ventures: de Sergipe para o mundo Nesta quarta-feira, 09, às 19 horas, haverá o lançamento oficial da AceleraSE Ventures, em sociedade à FCJ Corporate, maior empresa de Venture Builder do mundo. O público poderá acompanhar o evento presencialmente no Vidam Hotel ou pela transmissão online no YouTube. O pré-lançamento foi um sucesso na última quarta-feira, 02 e, agora, a mais nova venture builder de agro, mineração e energia estará aberta para o mercado mundial. Grace Franco e os idealizadores da AceleraSE esperam celebrar essa conquista com todos vocês!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO

Por Antônio Samarone, médico sanitarista

 

REGRAS DO FUTEBOL DE RUA DE ANTIGAMENTE:

 

(1) Os dois melhores não podem estar no mesmo time. Logo, eles tiram par-impar e escolhem os times.  

(2) Ser escolhido por último era uma grande humilhação.  

(3) Um time jogava sem camisa e o outro com camisa.  

(4) O pior de cada time era o goleiro, a não ser que tivesse alguém que gostasse de agarrar.  

(5) Se ninguém aceitava  ser goleiro, adotava-se um rodízio: cada um agarrava até sofrer um gol.  

(6) Quando tinha um pênalti, saia o goleiro ruim e entrava um bom só para tentar pegar a cobrança.  

(7) Os piores de cada lado ficavam na zaga.  

(8) O dono da bola jogava sempre no mesmo time do melhor jogador.  

(9) Não tinha juiz.  

(10) As faltas eram marcadas no grito: se você fosse atingido, gritava  como se tivesse quebrado uma perna e conseguir  a falta.  

(11) Se você estava no lance e a bola saia pela lateral, gritava ” é nossa” e pegava a bola o mais rápido possível para fazer a cobrança (essa regra também se aplicava ao “escanteio”).

(12) Lesões como arrancar a tampa do dedão do pé, ralar o joelho, sangrar o nariz e outras eram normais. Pra isso existia o Merthiolate ( que ardia igual inferno).

(13) Quem chutava a bola para longe tinha que ir buscar. 

(14) Lances polêmicos eram resolvidos no grito ou, se fosse o caso, na pancada.

(15) A partida acabava quando todos estavam cansados,  quando anoitecia, ou quando a mãe do dono da bola mandava ele ir pra casa; ou aquela vizinha prendia a bola que caia na casa dela ou cortava bola.  

(16) Mesmo que estivesse 15 x 0, a partida acabava com o “quem faz, ganha”.  

(17) Rua de baixo contra rua de cima valendo garrafa de Coca-Cola….  

(18) Mesmo que chova forte, certamente haveria futebol.  

(19) O famoso grito “paroooou” quando vinha carro ou uma mulher grávida, ou com criança, passando perto da pelada.  

(20) Não existia tênis, se jogava descalço.  

Lembrou tua infância!!??

Então fostes uma criança normal…

Velhos tempos que não voltam mais.   

SÓ SABE O QUANTO FOI BOM QUEM VIVEU ESSA EXPERIÊNCIA.

 O Beco Novo e a Praça da Feira eram os nossos campos prediletos, em Itabaiana!

 Virei Samarone nesses arranca toco!

 

OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“ACTIO EST REACTIO”

A CADA AÇÃO, CORRESPONDE UMA REAÇÃO

DECLARO-ME, COM ALTIVEZ:

“NEGRO, NORDESTINO, ‘PARAÍBA’, SERGIPANO, ‘BAIANO’, CABEÇA-CHATA, ALAGOANO, PERNAMBUCANO, PIAUIENSE, MARANHENSE, POTIGUAR, PAU DE ARARA, BOIA-FRIA, MATUTO, RETIRANTE, SERTANEJO, REGIONALISTA, CIENTIFICISTA, ANTI-IMPERIALISTA, ANTINEOLIBERALISTA, ANTIENTREGUISTA, ANTIGENOCIDA, ANTIRRACISTA, ANTIVACINISTA ANTIFUNDAMENTALISTA, ANTIEUGENISTA, ANTISSUPREMACISTA, ATIVISTA DE DIREITOS HUMANOS, PRÓ-TRANSEXUAL, PRÓ-AMBIENTALISTA, PRÓ-SOBERANIA POPULAR, PRÓ-CIDADANIA, PRÓ-LIBERDADE CONFESSIONAL, PRÓ-LIBERDADE DE INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA, DE OPINIÃO E DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, PRÓ-SUPREMACIA POLÍTICO-JURÍDICA, PRÓ-ESTABILIDADE DE FUNÇÕES ESTATAIS INDEPENDENTES (PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO) PRÓ-CONSTITUCIONALISMO, PRÓ-TRANSGÊNERO, PRÓ-NÃO BINÁRIO, PRÓ-LGBTQIA+ ANTIFASCISTA E ANTINAZISTA ETC.”

Por Clarkson Ramos Moura

DE OPORTUNO, EIS UMA PEQUENA MOSTRA DA

— PUJANTE NORDESTINIDADE —

EM IMEDIATA E CONDIZENTE RESPOSTA À ACINTOSA, AFRONTOSA E RECORRENTE IRREVERÊNCIA DO DESEDUCADO, PRECONCEITUOSO, MALEDICENTE, DESAFORADO E INCONSEQUENTE INQUILINO DO PALÁCIO DO PLANALTO, A TÍTULO DE ELUCIDAÇÃO, EM APERTADA SÍNTESE EXEMPLIFICATIVA, ADNUMERO, DENTRE TANTOS OUTROS, OS SEGUINTES CORREGIONAIS (PARAÍBAS, PAUS DE ARARA) ILUSTRES — POR RAZÕES ÓBVIAS, EM MAIORIA, DE SERGIPANOS — DE QUE MUITO ME ORGULHO, CONSAGRADOS NACIONAL E/OU MUNDIALMENTE, NOS MAIS DIVERSOS SETORES E ÁREAS ECONÔMICOS, SOCIAIS, CIENTÍFICOS E CULTURAIS:

ARIANO SUASSUNA, GRACILIANO RAMOS, ASSIS CHATEAUBRIAND, PAULO FREIRE, MILTON SANTOS, JOAQUIM NABUCO, APOLÔNIO SALES, DELMIRO GOUVEIA, JOÃO PESSOA, FAUSTO CARDOSO, PATATIVA DO ASSARÉ, CATULO DA PAIXÃO CEARENSE, PADRE CÍCERO ROMÃO, LUIZ VIEIRA, JORGE AMADO, JOSÉ DE ALENCAR, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, JOSÉ LINS DO REGO, JOSUÉ MONTELLO, CARLOS CASTELO BRANCO, MIGUEL ARRAES, JOSAFÁ MARINHO, WALDIR PIRES, LUIZ INÁCIO DA SILVA, MARCELO DÉDA CHAGAS JOSÉ AUGUSTO BARRETO, AUGUSTO LEITE, GILVAN ROCHA, JOSÉ MACHADO, JOÃO ANDRADE GARCEZ, GILVAN ROCHA, ZULMIRA FREIRE RESENDE, NESTOR PIVA, EDUARDO CABRAL MENEZES, CARLOS ALBERTO BARRETO DE MENDONÇA, MARCOS RAMOS CARVALHO, FÁBIO DE JESUS MACHADO, JILVAN PINTO MONTEIRO, JOSÉ HAMILTON MACIEL SILVA, ANTÔNIO SAMARONE, JOSÉ ADERVAL ARAGÃO, JOÃO MARCOS ALVES, JOSÉ DOS SANTOS MENEZES, LUIZ MITIDIERI, CÉSAR AUGUSTO PASSOS NASCIMENTO, RINALDO PRADO, COSTA PINTO, LEITE NETO, AUGUSTO DO PRADO FRANCO, MAMEDE PAES MENDONÇA, JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA, OVIÊDO TEIXEIRA, MESSIAS PEIXOTO, LUIZ GARCIA, JOÃO DE SEIXAS DÓREA, LEANDRO MAYNARD MACIEL, ALBANO DO PRADO PIMENTEL FRANCO, WALTER FRANCO, ANTÔNIO CARLOS VALADARES, JOSÉ MATOS VALADARES, ULICES ANDRADE FILHO, JOSÉ ANDRADE, JOÃO ALVES FILHO, PAULO BARRETO DE MENEZES, MANUEL CABRAL MACHADO, REINALDO MOURA, TERTULIANO AZEVEDO, ANTÔNIO CARLOS FRANCO, FRANCISCO MODESTO PASSOS, FRANCISCO TELES DE MENDONÇA, CONSTÂNCIO VIEIRA, JOSÉ AUGUSTO VIEIRA, LUCIANO BARRETO, PAULO ROBERTO NUNES, CARLOS WAGNER BRAVO DE OLIVEIRA, JOSÉ CARLOS SILVA, VALTENO MENEZES, NAIRSON MENEZES, MANUEL AGUIAR MENEZES, HENRIQUE BRANDÃO MENEZES JUNIOR, ALBERTO CARVALHO, SÉRGIO GAMA, MANUEL NUNES DE CARVALHO, JOSÉ NUNES DE CARVALHO, EDUARDO GAMA DA SILVA, ALOÍSIO CAMPOS LIMA, RAIMUNDO JULIANO, JOSÉ BARRETO FONTES, HORÁCIO HORA, ANTÔNIO CARLOS VIANA, LUIZ ANTÔNIO BARRETO, LUCIANO ALVES, LUIZ EDUARDO COSTA, JOSÉ CARLOS MENDONÇA, CÉLIO NUNES, SANTOS MENDONÇA, FLORÊNCIO, JOÃO OLIVA, ANCELMO GOIS, MARCOS MELO, LINDALVA CARDOSO DANTAS, JOSÉ AUGUSTO DA ROCHA LIMA, JOSÉ CARVALHO, SANTOS SOUZA, DJENAL TAVARES QUEIROZ, JOSÉ ROLLEMBERG LEITE, ANA LÚCIA VIEIRA, MARIA TÉTIS NUNES, JOSÉ ALOÍSIO DE CAMPOS, NÚBIA MARQUES, PROF. FRANKLIN, AGLAÉ D’ÁVILA FONTES, JOSÉ CARLOS TEIXEIRA, OFENÍSIA FREIRE, CLEOVANSÓSTENES PEREIRA DE AGUIAR, JOTA INÁCIO, PADRE PEDRO, TEREZINHA OLIVA, HUMBERTO COSTA, RENAN CALHEIROS, ZENAIDE MAIA, FÁTIMA BEZERRA, FLÁVIO DINO, ELIZIANE GAMA, ALCIONE, DANIELA MERCURY, IVETE SANGALO, FERREIRA GULLAR, LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, JOSÉ ARNOR SILVA, CHIQUINHA GONZAGA, RAQUEL DE QUEIROZ, GAL COSTA, MARIA BETHÂNIA, MARGARETH MENEZES, DODÔ, OSMAR, MORAES MOREIRA, NISE DA SILVEIRA, ZÉLIA GATAI, ANA NÉRI, CASTRO ALVES, JOEL SILVEIRA, NELSON RODRIGUES, AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE, CELSO FURTADO, CLÓVIS BEVILÁQUA, RUI BARBOSA, CASTRO ALVES, MARTA ROCHA, MARTA VASCONCELOS, JOSÉ DE CASTRO MEIRA, CAPIBA, JUNINHO PERNAMBUCANO, RAINHA MARTA, FAUSTO NILO, ZAGALO, ELBA RAMALHO, CAETANO VELOSO, GERALDO AZEVEDO, LENINE, FLÁVIO JOSÉ, BEZERRA DA SILVA, ALCEU VALENÇA, BELCHIOR, MARCOS FREIRE, MARCOS MACIEL, ZÉ RAMALHO, RAIMUNDO FAGNER, BRÁULIO TAVARES, IVANILDO VILA NOVA, BRÁULIO BESSA, PONTES DE MIRANDA, RUI BARBOSA, TOBIAS BARRETO, LUIZ BISPO, LUIZ CARLOS FONTES DE ALENCAR, VLADIMIR SOUZA CARVALHO, CARLOS AYRES BRITTO, JOUBERTO UCHÔA DE MENDONÇA, GILBERTO GIL, DORIVAL CAYMMI, RAUL SEIXAS, ALCEU VALENÇA, SIVUCA, JOÃO GILBERTO, GLAUBER ROCHA, VLADIMIR CARVALHO (cineasta), WAGNER MOURA, CHICO ANÍSIO, CHICO CÉSAR, JACKSON DO PANDEIRO, ROSIL CAVALCANTI, ONILDO ALMEIDA, MARINÊS, SANTANA, TARGINO GONDIM, ALMIRA CASTILHO DE ALBUQUERQUE, DOMINGUINHOS, MESTRINHO, JOSA, ISMAR BARRETO, GORDURINHA, LINDU, NELSON FERREIRA, LUIZ GONZAGA, ZÉ DANTAS, VASCONCELOS SOBRINHO, JOSUÉ DE CASTRO, HUMBERTO TEIXEIRA, DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE, DOM HÉLDER CÂMARA, DOM JOSÉ VICENTE TÁVORA, DOM ANTÔNIO CABRAL, IRMÃ DULCE, TEOTÔNIO VILELLA ETC.

ÍCONES ESSES, QUE BROTARAM DESTA TERRA FÉRTIL DE HEROÍSMO, ALTRUÍSMO, EMPATIA, GENIALIDADE, BRAVURA E ALTIVEZ, CUJAS EXUBERANTES MAGNITUDE E AMPLITUDE HUMANO-SOCIAIS, TRADUZIDAS EM EXPRESSÕES LITERÁRIA, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA, MUSICAL, POLÍTICA, ECONÔMICA, ENFIM, CULTURAL, SE ESPARRAMARAM VERTIGINOSA E DILUVIANAMENTE, DE TAL MODO A CRUZAR LIMITES INTERMUNICIPAIS, A TRANSPOR DIVISAS INTERESTADUAIS E ULTRAPASSAR FRONTEIRAS INTERNACIONAIS.

PORTANTO, OS ESTADOS-MEMBROS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, LOCALIZADOS NA RICA E DEMOCRÁTICA REGIÃO FISIOGRÁFICO-ADMINISTRATIVO “NORDESTE” — VULGO “PARAÍBA” — SÃO CELEIROS DE PRÓCERES DE PROJEÇÃO PLANETÁRIA E ATEMPORAL.

SALVE! ORGULHOS DA NORDESTINIDADE! 
PARABÉNS! “PARAÍBAS”! 
PARABÉNS! “PAUS DE ARARA”! 
“EITA! POVO ARRETADO E PAI D’ÉGUA!” 
“VALEI-NOS, PADIM PADE CIÇO ROMÃO”!  

PELO TWITTER  

www.twitter.com/Pontifex_pt   A graça de Deus é oferecida a todos; e muitos que nesta terra são os últimos, no céu serão os primeiros (cf. Mc 10:31). Papa Francisco.  

www.twitter.com/profanselmo  Vidas negras importam! Menos para os racistas, para os neonazistas e neofascistas. Moise, Durval, João, José e tantas e tantos outros não podem morrer em vão.   

www.twitter.com/frednavarro  A famosa frase de Sócrates (“A única coisa que sei é que nada sei”) mereceu esse comentário de Nietszche: “Ele sabia demais. Eu nem sei que nada sei.”  

www.twitter.com/fotomariosousa   Pra quem fala topando dá vontade de dizer: PARE, PORRA!  

www.twitter.com/dimasroque As usinas hidrelétricas já se pagaram. Agora querem vender a preço de banana. Com a privatização os preços da conta de luz vão subir feito foguete e quem vai pagar, mais uma vez a conta, é a população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Siga Blog Cláudio Nunes: 

 Instragram

 Facebook

 Twitter

  Frase do Dia

“São três coisas, três degraus que nos distanciam de Jesus: as riquezas, vaidade e o orgulho.” Papa Francisco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus deste domingo (06/02), com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. A liturgia deste domingo nos leva às margens do Lago da Galileia. “A multidão se aglomerou ao redor de Jesus enquanto alguns pescadores desiludidos, incluindo Simão Pedro, lavam suas redes depois de uma noite ruim de pesca. Eis que Jesus entra no barco de Simão; depois, o convida a ir e a lançar de novo as redes”, disse o Pontífice, convidando-nos refletir sobre estas duas ações de Jesus: primeiro ele entra no barco e depois convida a avançar para o lago. Aqui:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-02/papa-francisco-angelus-acolher-jesus-barco-mar-vida.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais