Brasil: reagir antes que seja tarde e o silêncio dos bons

                      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A maioria da população brasileira está preocupada. A preocupação foge de ideologias, foge de concepções e defesas de ideias seja de direita, de esquerda, centro ou qualquer outra denominação. Apenas um percentual insignificante que prega contra a liberdade de imprensa e em defesa de um golpe militar, da tortura e das perseguições aplaudiu a decisão do comando do Exército em não puniro general Eduardo Pazuello.

No sábado, 05, o editorial do Estadão, “É preciso reagir antes que seja tarde”, foi direto e objetivo. Alguns pontos:

“A lamentável decisão do Comando do Exército de não punir o general intendente Eduardo Pazuello, que desafiou a hierarquia e a disciplina ao participar de ato político do presidente Jair Bolsonaro, não tem nenhuma relação com os valores e regramentos militares. Foi exclusivamente política.

O intendente Pazuello deveria ter sido punido de modo exemplar pelo Exército no mesmo dia em que subiu em um palanque ao lado de Bolsonaro durante comício no Rio de Janeiro, contrariando as normas das Forças Armadas e a Constituição. Não havia razão, a não ser política, para a hesitação do Comando do Exército na deliberação sobre o caso, pois as imagens eram claras…

Ao escolher o apaziguamento com aqueles que insultam a história e os valores militares, o Exército facilitou o florescimento da insubordinação nos quartéis. Como comentou, alarmado, o ex-ministro da Defesa Raul Jungmann, o Exército “capitulou”. E Jungmann acrescentou: “É hora de reagir e de unidade, antes que seja tarde”…

Ao se calar, o Exército se torna um partido para Bolsonaro, e ninguém garante que os militares doravante não se dividirão em facções incontroláveis. Se o Exército não se manifestar pela manutenção da ordem constitucional e, afinal, pela manutenção da paz civil, como espera a maioria da Nação e dos cidadãos responsáveis, as Forças Armadas deixarão de ser o Grande Mudo…

Bolsonaro criou uma crise praticamente insolúvel, qualquer que seja o resultado. Rompe-se o preceito lembrado pelo marechal Castello Branco às vésperas da eclosão do movimento de 31 de março de 1964: se a alguns oficiais é dado apoiar o presidente da República na pugna política, a outra facção terá o mesmo direito de criticar e repudiar o mesmo presidente. Isso significa a quebra da ordem civil, o fim das instituições tal como as conhecemos desde 1988 (a rigor, desde 1985) e a ruptura do sentimento de irmandade dentro do País…

A hora é esta. Cada qual escolha seu papel na história pátria. É o momento de apoiar as instituições, lastreadas nos valores indisputáveis da democracia, da República e da liberdade. Que os bons brasileiros façam o silêncio cair sobre os anarquistas golpistas que querem destruir a Nação e instalar aqui uma ditadura baseada na desordem e estruturada na milícia.”

Já o senador por Sergipe, Alessandro Vieira, em duas tuitadas escreveu o que a maioria dos cidadãos pensa:

“Politização das FA e das polícias, negacionismo homicida, boçalidade e mentira como método de governo, pandemia descontrolada e fome. Os problemas do Brasil seguem aumentando, mas vamos manter o foco: SALVAR VIDAS e evitar que o desastre se repita. E ele tem nome: Jair Bolsonaro…

Conhecer a história ajuda a evitar erros. Martin Luther King já alertava, “o que preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. Apesar das ameaças e ofensas que sofrem hoje os que se levantam pela verdade, não é hora de calar. É hora de defender a vida e a democracia.”

É preciso reagir já, antes que seja tarde demais…

ORLA DE ARACAJU CONTINUA SENDO PRIVATIZADA 

Aracaju já tem alguns food park todos em espaços privados, inclusive na região da Orla de Atalaia. Agora, com a omissão da Prefeitura de Aracaju, foi criado um novo food park utilizando o espaço público ao lado do estacionamento da Passarela do Caranguejo, já que o mesmo está fechando por conta da pandemia. Tomaram conta das vagas de estacionamento, colocaram mesas e cadeiras e até cones. Tudo com a omissão da Prefeitura, através da Emsurb e da SMTT, conforme a foto acima. Já a foto abaixo mostra que a Pandemia acabou na Passarela do Caranguejo. Está parecendo os domingos antes da pandemia, que até assassinato tinha. É porque a equipe de fiscalização da Prefeitura só trabalha quando tem equipe de televisão para filmar….

 

ASSALTO EM ITAPORANGA D`AJUDA

No sábado,05, no início da tarde, marginais entraram cavalgando na Loja Minas Calçados realizando um assalto, no município de Itaporanga D`Ajuda. Além da ousadia de entrarem na loja cavalgando, um dos marginais bradou: “Aqui é Lampião”, quem quer ser minha Maria Bonita? Na saída ainda assaltarem um taxista que estava com o veículo parado.

Audiência pública virtual Amanhã, 8, estará sendo realizada uma audiência pública virtual com o objetivo de colher contribuições da sociedade para a proposta de concessão e exploração do Terminal Pesqueiro Público de Aracaju. “Esse é mais um passo importante para a reabertura do terminal que vai melhorar a vida de tantos. O nosso Estado tem vocação para pesca como pilar econômico de desenvolvimento. A gente não vai só conseguir trazer aquilo que o mar nos oferece, mas a inauguração desse terminal pesqueiro tem ações muito mais amplas”, disse o deputado federal Laércio Oliveira, que sempre esteve na linha de frente para concretizar o sonho do terminal. O terminal irá atender 12 mil pescadores e está na carteira de parcerias e investimentos do governo federal. É o que está mais avançado em termos de infraestrutura para garantir as condições logísticas de trabalho.

Agradecimento Prestes a completar 75 anos de idade e, com isso, se aposentar do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) de forma compulsória, o conselheiro Carlos Alberto Sobral visitou na sexta-feira, 4, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o presidente da Câmara Municipal (CMA), vereador Josenito Vitale, o Nitinho. Os encontros fazem parte de uma série que o conselheiro tem feito a instituições públicas como forma de agradecimento pela relação institucional que manteve ao longo dos 36 anos em que integra o colegiado do TCE. “sabemos que este homem de bem, que fez um trabalho no Tribunal de Contas e colecionou muito amigos pelo seu coração grandioso, tenho certeza que vai deixar saudade; desejo boa sorte nesta nova etapa da vida”, reforçou o presidente da CMA.

Nova lei das licitações debatida em reunião online da ASEOPP Continuando a agenda de reuniões online com o objetivo de debater e propor soluções para a construção civil no país, a Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, realizou uma reunião online com a participação do advogado Herbert Pimenta, sobre a Nova Lei de Licitações cujos vetos presidenciais foram votados (a maioria derrubados) na última terça-feira, 01, pela Câmara dos Deputados e encaminhada para promulgação. O advogado Herbert Pimenta é também professor universitário, com diversas especializações em contratos e licitações realizando um debate elogiado por todos os associados que tiraram diversas dúvidas sobre a nova lei comparando com a que se encontra em vigência e os diversos acórdãos do TCU.

Pontos Herbert Pimenta fez uma abordagem em vários pontos que entende como positivos da nova lei, como também avaliando os negativos. Ele lembrou que a nova lei era necessária já que a vigente, a lei 8.666, está defasada em vários pontos, principalmente na área tecnológica. Ele explicou também que o prazo para de adaptar a nova lei será de dois anos após a promulgação e neste período de transição a atual e a nova poderão ser usadas pelos gestores. “Porém quanto antes melhor para os empresários se familiarizarem com a nova lei”, disse. Em seguida ele pontoou diversos artigos da nova lei, como o regime diferenciado de contratação; a possibilidade de manifestação de interesses; a inversão de fases com a análise das propostas e depois da habilitação do licitante, otimizando o tempo da licitação; a matriz de risco e o fim da carta convite e também da tomada de preços que geravam restrições, entre outros artigos.

Lei extensa Uma das desvantagens apontada pelo advogado é que a nova lei é extensa demais, engessando a administração pública, burocratizando e judicializando vários atos. Para ele, os pequenos municípios terão dificuldades a se adequarem a nova lei por falta de estrutura. Ao final do debate, o presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, elogiou a clareza como o advogado esclareceu os pontos e as mudanças da nova lei. “Foi um debate proveitoso e que esclareceu muitas dúvidas. Herbert Pimenta é um advogado novo que, com certeza, com seu trabalho vai contribuir muito para Sergipe e o Brasil”, disse.

TCU e Congresso Luciano Barreto afirmou ainda que a nova lei de licitações foi elaborada pelo TCU, juntamente com o Congresso. A ASEOPP participou de várias reuniões em Brasília levando uma pauta para levar em conta as necessidades das pequenas e médias empresas. “Ficou apenas na promessa”, lamentou, afirmando que a nova lei foi feita por pessoas que não conhecem a realidade das obras públicas, não têm assessoria técnica de engenheiros e só pensam em preço e punição. “É preciso um equilíbrio na relação do poder público com o contratado. Não se analisa o custo benefício, só interessa o preço. A fiscalização é importante, mas o foco deve ser concluir a obra com qualidade, porque muitas vezes por conta de alguns mil reais é paralisada uma obra e custa milhões a mais para retomar e conclui-la “Preço JUSTO, OBRA CONCLUÍDA E SOCIEDADE ATENDIDA”, deixando de atender as necessidades da sociedade”, concluiu.

Ribeirópolis: equipe da Secretaria Estadual da Saúde faz visita para aumentar atendimentos hospitalares Na última sexta-feira, 04, o prefeito do município de Ribeirópolis, Rogério Sobral (PL) recebeu a visita da Superintendente Executiva de Estado da Saúde, Adriana Menezes Souza, e toda equipe técnica da Secretaria nas instalações da Clínica de Saúde Dr. Dijaume Francisco de Lima (principal unidade de saúde da cidade). O intuito da ação foi buscar investimentos para a saúde para aumentar os atendimentos em Ribeirópolis.

Reunião visita é resultado da reunião que o prefeito teve com o Secretário de Estado Geral do Governo, José Carlos Felizola, que na oportunidade solicitou recursos para melhorar a estrutura hospitalar para dar suporte às cidades vizinhas. Para o prefeito, este é momento delicado ao qual estamos inseridos diante da tragédia da pandemia da covid-19 e todo o suporte do estado é necessário. “Nosso intuito é prestar ajuda ao Hospital Regional de Itabaiana, que passa por um momento delicado no combate à pandemia e prestar um melhor atendimento aos municípios vizinhos que necessitam dos cuidados na área da saúde”, pontuou Rogério Sobral.

Lideranças Na oportunidade estiveram também presentes lideranças políticas como o deputado estadual Talysson de Valmir (PL), o prefeito de Itabaiana, Adailton Souza, o de Malhador, Assisinho, o do Aleixo, Gilton Meneses, e de Pinhão, Dr. Charles, os secretários de Moita Bonita, Vanda Costa e Thalles Costa, o secretário de saúde de N. S. Aparecida, além de vereadores do município e servidores de Ribeirópolis.

Projeto Empatia Criado com o objetivo de unir a rede hoteleira e os guias de turismo, o projeto Empatia é uma das grandes apostas do setor hoteleiro em Aracaju. A ação, que foi idealizada pela empresária Raquel Gurgel, do Hotel Recanto da Orla, transforma os guias em turistas, contemplando-os com pacotes de hospedagem para que tenham momentos de lazer, formem um novo olhar sobre a capital sergipana e discutam ações para a retomada do turismo em Sergipe. O projeto conta com apoio do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), que ficará responsável pela expansão da iniciativa.

Propriá: limpeza das margens do Rio São Francisco No último sábado, 5, quando foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Propriá, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, realizou uma ação de limpeza às margens do Rio São Francisco, que teve como objetivo conscientizar a população para a importância de preservar o meio ambiente. Durante a ação, foi recolhido o lixo, feita a retirada das baronesas (espécie de planta aquática) e a distribuição de panfletos e sacos de lixo para os motoristas que passavam pelo local. O momento de conscientização e limpeza contou com a presença do prefeito Valberto Lima e o vice-prefeito, Rafael Sandes, que participaram ativamente das ações desenvolvidas.

Ação importante “Não poderíamos deixar o dia do Meio Ambiente passar em branco, e nada melhor que realizar uma ação de grande importância, como é a de cuidar do nosso rio. Esperamos que essa ação venha a ser exemplo para todos sobre a forma correta de descarte do lixo e nossa responsabilidade enquanto população”, destacou Valberto. Com a participação de diversas secretarias, foram utilizados barcos de voluntários e pescadores, para realizar um trabalho de roçagem e retirada de lixo das margens do rio, melhorando a ambientação e estética desta parte do município. O objetivo da ação, que contou com o apoio da Marinha, foi alertar para a consciência ambiental.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Culinária sergipana: veja que torta linda de Mangaba preparada no povoado Ribuleirinha no Abaís, município de Estância. “Sergipe tem muita coisa boa. Vamos tirar mais proveito deste fruto da nossa terra”, escreveu Roger Barros, que enviou a foto.

Vida Silvestre – São José dos Náufragos (Aracaju). Por Antônio Samarone.

Flores Silvestres – São José dos Náufragos (Aracaju). Por Antônio Samarone.


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


Externato São Francisco de Assis divulga atrações do Arraiá do Chico que será realizado em 19 de junho

O tradicional ‘Arraiá do Chico’ do Externato São Francisco de Assis, vai ser realizado mais uma vez em formato de Live, mas com a mesma energia junina, alto astral e muita solidariedade. As atrações deste ano são: Nineia Oliveira, Maraísa, A Dama do Forró e a cantora Joanna que é madrinha da instituição. A Live solidária será realizada a partir das 16h, do dia 19 de junho, no canal do Youtube do Externato.

A Live que tem o tema ‘A diversidade nos une’ vai ser apresentada pelos jornalistas Fredson Navarro e Marcele Machado, a partir das 16h do dia 19 de junho no canal do Externato São Francisco de Assis no Youtube e ninguém pode perder.

“Será uma festa linda e solidária. Vamos comemorar o São João em casa e continuar nos cuidando. Cada um deve fazer a sua parte para combater a Covid-19. Mas todos podem curtir o Arraiá do Chico em casa, sem aglomeração. Será um momento muito divertido para manter vida esta tradição do Nordeste, ao mesmo tempo, é um momento que a gente leve um pouco do trabalho que realizamos durante todo o ano para o público de todo o mundo que acompanha através da interne. A instituição passa por dificuldades e para a obra ser mantida precisa da ajuda de todos. Convido para a live e faço o apelo por doações também”, disse a diretora do Externato, Irmã Mabel Melo.

A festa online vai contar ainda com sorteio de brindes e os internautas podem colaborar com o trabalho realizado pela instituição que acolhe crianças carentes através do QR Code.

“Estou preparando um show bem alto astral pra animar quem estiver do outro lado da telinha. E o repertório será bem eclético trazendo minhas músicas de trabalho, sertanejo atual e antigo, e forró das antigas. Estou morrendo de saudade de cantar pra meu público e a live do ‘Arraiá do Chico’ será a oportunidade que eu estava esperando e estou muito feliz pelo convite e carinho de todos do Externato São Francisco. Ninguém pode perder”, vibra Maraísa que vai participar do evento pelo terceiro ano consecutivo.

A novidade deste ano é o show de Nineia Oliveira.

A madrinha do Externato São Francisco de Assis, Joanna, que comemora 40 anos de carreira, também já confirmou presença e promete um show emocionante e alto astral com seus maiores sucessos e músicas inéditas também.


Siga Blog Cláudio Nunes:       

Instragram

 Facebook

 Twitter




Frase do Dia
Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor.” Desmond Tutu.
Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-06/papa-francisco-missa-corpus-christi-eucaristia-sede-deus-altar.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais