Brincando com saúde

Diferente do que tenta mostrar a Prefeitura, a saúde pública em Aracaju vai de pior a pior. A situação se agravou com a suspensão do atendimento aos pacientes do SUS pelo Hospital de Cirurgia, que reclama uma dívida negada pela municipalidade. O tão propalado horário estendido nos postos de saúde é mais uma pirotecnia pra inglês ver, pois na prática as unidades seguem funcionando de forma capenga. Diante da falta de profissionais, a Prefeitura está obrigando aqueles com função gratificada a trabalhar dobrado para preencher os tais horários estendidos. Como a maioria não comparece aos plantões forçados, o doente vai ao posto e retorna sem atendimento ou é encaminhado para outra unidade, que também carece de médicos e enfermeiros. Sem novos argumentos para encobrir o desgoverno, o prefeito João Alves Filho (DEM) elegeu um culpado pela fracassada política de saúde municipal: o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho. Chega a ser uma brincadeira de mau gosto alguém tentar justificar os próprios equívocos culpando outra pessoa, principalmente quando está em jogo a vida do aracajuano menos afortunado.

Posse de arromba

Como dizem os colunistas sociais, autoridades de A a Z prestigiaram ontem a posse de Angélica Guimarães como conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Velhos desafetos, como o governador Jackson Barreto (PMDB), posaram para a foto ao lado da empossada, enquanto amigos das antigas, como o senador Eduardo Amorim (PSC), fizeram questão de beijar a mão da conselheira, que tomou posse respondendo uma série de processos no próprio TCE. Êita, seo menino, quanta hipocrisia!

Enquanto isso…

A Associação Nacional do Ministério Público de Contas promete recorrer à Justiça para anular os atos administrativos que culminaram na posse da conselheira Angélica Guimarães. Diogo Ringenberg, presidente da entidade, disse ao Portal Infonet que ela não atende os requisitos necessários para integrar o Tribunal de Contas, pois responde vários processos na Justiça Eleitoral: “É como uma raposa tomando conta do galinheiro”, acusou. Afe, Maria!

Homenagem

A próxima turma de formandos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) foi batizada de professora Neuzice Barreto Lima, mãe do governador Jackson Barreto. A formatura dos 1,2 mil alunos do ILBJ será na próxima terça-feira no Espaço Emes, em Aracaju. A homenagem coincide com o ano do centenário da professora Neuzice, comemorado no dia 4 de abril próximo. Nem precisa dizer que o governador agradeceu penhoradamente a Luciano Barreto, empresário fundador do ILBJ.

Continua líder

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) continuará como líder do governo na próxima legislatura. Ele aceitou o convite do governador Jackson Barreto (PMDB) para defender na Assembleia os projetos e idéias do Executivo. Chiquinho terá menos trabalho que no governo passado, pois agora a bancada governista é majoritária e o gabaritado deputado Venâncio Fonseca (PP) passou o bastão de líder da oposição ao deputado capitão Samuel (PSL), um estreante em missão tão espinhosa.

Prisões ilegais

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias “Sukita”, foi preso ilegalmente duas vezes no ano passado. A constatação é da 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Pior é que, foi por causa destas prisões que “Sukita” renunciou a candidatura a  deputado estadual, brigou com o PSB, se elegeu, mas ficou sem o mandato por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Rifado

Embora não tenha se definido ainda por um nome para presidir a Assembleia, o governador Jackson Barreto (PMDB) praticamente já rifou a candidatura do deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD). Reunido ontem com o peemedebista Garibalde Mendonça, JB disse que seu candidato será do PMDB. Do partido, além de “Gariba”, concorre ao cargo o deputado eleito Luciano Bispo. Jackson se reúne na semana que vem com a executiva do PMDB para definir quem será o candidato a presidente do Legislativo. Diante desta decisão do governador, só resta a Gustinho compor a chapa, que deverá ser única.

Agressão policial

O perfil da agressão a profissionais da imprensa mudou nos últimos anos. O Relatório da Violência contra Jornalistas 2014, divulgado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), mostra que os crimes deixaram de ter motivação política e passaram a ser cometidos por policiais, sendo a maioria em manifestações. 48,06% dos  129 jornalistas agredidos no país no ano passado foram vítimas da violência policial. Uma lástima!

Quem indica

A colega Rita Oliveira publica hoje no Jornal do Dia a seguinte nota: Na reunião de ontem a noite da Executiva Estadual do PT, para definir cargos nos 1º e 2º escalões do governo, ficou definido que os deputados Francisco Gualberto, Ana Lúcia e João Daniel indicam os nomes para cargos na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, enquanto o deputado federal Márcio Macedo fará indicações para a Adema.

Últimos dias

A Feira de Sergipe prossegue até domingo, na Orla de Atalaia. O evento destaca os pequenos negócios, o artesanato, quadrilhas juninas, folclore e música. Promovida pelo Sebrae Sergipe, a Feira tem entrada gratuita e está aberta ao público das 17h às 23h. A expectativa da organização é que o público deste ano seja maior do que os mais de 159 mil visitantes que passaram pelo evento em 2014. Prestigie!

Em Brasília

A ainda deputada estadual Conceição Vieira (PT) deverá assumir o Escritório de Sergipe em Brasília. Ela foi convidada pelo governador Jackson Barreto e pediu um tempo para pensar na proposta. Diante do convite, fica afastada a hipótese de JB convidar o deputado estadual eleito Robson Viana (PMDB) para uma Secretaria, visando abrir espaço na Assembléia para Conceição. Jackson também convidou ontem o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), para presidir a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe.

Recorte de jornal

Publicado no Diário de Sergipe em 3 de junho de 1958

Resumo dos jornais 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais