Buscas avançadas no Google (parte 2)

0

Na última semana, elencamos 7 maneiras de fazer buscas avançadas no Google, para que os leitores da nossa coluna possam tirar ainda mais proveito do maior buscador do mundo. Atendendo aos e-mails que recebemos, então, separamos mais algumas dicas de como otimizar os resultados das pesquisas.

Mais uma vez, espero que gostem e façam bom proveito do material. Como sempre dizemos: bom conhecimento… E resultados digitais ainda melhores! 😉

8) Definições de palavras
Sabe quando a gente precisa consultar, rapidamente, a definição ou a grafia de uma determinada palavra? Pois saiba que o Google também funciona como um dicionário on-line! É só usar o comando “define:” e pronto! Para tirar a dúvida se “Aracaju” é escrita com ou sem acento, basta utilizar o exemplo abaixo. E só lembrando: palavras oxítonas terminadas em “u” não são acentuadas.

Exemplo: define:aracaju

9) Notícias de um local específico
Esta forma de pesquisa é muito útil para assessores de comunicação, por exemplo. Para quem tem a intenção de buscar um determinado conteúdo, em notícias relacionadas a um local específico, o comando “location:” é uma verdadeira mão na roda! Ele faz a pesquisa na base do Google Notícias e traz os resultados que têm a ver com o termo informado. Para ver as notícias sobre o filme “Star Wars”, em Boston, então, basta utilizar o formato a seguir.

Exemplo: star wars location:boston

10) Pesquisar arquivos
Não bastasse toda a praticidade que já nos oferece nas buscas mais tradicionais, o Google ainda nos permite procurar por tipos específicos de arquivo. Gostaria de encontrar uma apresentação em Power Point (.ppt) que fale sobre Inbound Marketing? O comando “filetype:” fará isto por você.

Exemplo: "inbound marketing" filetype:ppt

11) Uma página com link para outra
Escreve artigos para a internet e gostaria de saber quais sites fazem referência (linkam) para os seus conteúdos, por exemplo? Para fazer isto, utilize o comando “link:”, imediatamente seguido do nome de uma página. Desta forma, o Google listará todas as páginas que apontam para esse website. Quanto mais específica for a URL, menos resultados você terá, mas eles serão bem mais precisos. Se desejar saber quais páginas contam com links para o site da CreativeBizz, por exemplo, basta utilizar o molde abaixo.

Exemplo: link:CreativeBizz

12) Palavras similares e sinônimos
Pense na seguinte situação: você quer incluir uma palavra na sua busca, mas também deseja contemplar resultados que contenham palavras semelhantes ou sinônimos desse termo. Como fazê-lo? Basta usar o “~” na frente da palavra a ser adicionada na busca. Encontrar uma agência de Inbound Marketing que seja profissional, então, ficou bem mais fácil.

Exemplo: "inbound marketing" ~profissional

13) Palavras faltando
Quem nunca esqueceu uma ou mais palavras de uma frase específica, um poema, citações de um filme, ou algo do gênero? Você pode usar um asterisco (*) como “curinga”, para lhe ajudar a encontrar a palavra faltante. Para encontrar a letra da famosa “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, bastaria utilizar o exemplo desta dica.

Exemplo: olha que coisa * cheia de graça

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais