Cadê o TCE e o MPE?

Em alguns municípios, os prefeitos, num misto de desobediência à exigência da Lei Complementar 131/2009 e esperteza, aproveitaram o momento eleitoral para desativarem os portais eletrônicos (sites), escondendo da população informações e serviços que permitiam um maior controle sobre as ações administrativas dos municípios.

O momento eleitoral passou, e principalmente os prefeitos derrotados, mantiveram os “portais” desativados, prejudicando o acesso fácil, a importantes informações. Com o advento da internet, esses “portais”, se transformaram em ferramentas de significativa contribuição para o avanço da cidadania, permitindo o acompanhamento em tempo real, do detalhamento das despesas, receitas e processos licitatórios dos municípios.

Inicialmente houve uma resistência absurda por parte de gestores acostumados a não permitir publicidade de todos os atos da administração, liberando para a sociedade apenas informações administrativas que produzissem positividade para a imagem pública.

A luta incansável para combater a corrupção, produziu dois grandes instrumentos, a obrigatoriedade dos “Portais de Transparência” e a “Lei de acesso à informação”. Mesmo diante da obrigatoriedade legal, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, e demais órgãos fiscalizadores, enfrentam a resistência de prefeitos corruptos, que se apresentam como desentendidos, para não permitir o funcionamento de tais mecanismos.

Os Portais oficiais dos órgãos públicos, em qualquer das esferas, tem a função de permitir que o cidadão ou cidadã, tenham acesso a informações essenciais, sem que precisem enfrentar os entraves burocráticos, propositalmente colocados por servidores e gestores.

Para que se tenha ideia do grau de resistência enfrentado, o blog ressalta que todos os portais dos órgãos federais, possuem o link “Licitações, que  remete aos “Avisos de Editais”, os quais disponibilizam também um link, que abre o conteúdo completo dos Editais, planilhas e anexos.

Nos portais de muitos municípios, eles não disponibilizam o link “Licitações”, outros disponibilizam, mas criam cadastros e outros protocolos, dificultando o acesso ao conteúdo dos editais. Em alguns municípios o link existe, mas os prefeitos alegam dificuldade tecnológica para disponibilizar o conteúdo completo dos Editais.

Uma dificuldade inexistente, um argumento imoral, mas que é facilmente aceito pelos órgãos fiscalizadores, e por alguns agentes que seguindo uma mentalidade ultrapassada, também se fazem de desentendidos, para permitir esse descaso administrativo.

Muito mais grave, são as prefeituras que disponibilizavam informações completas sobre as licitações, porém, sob o argumento de que não desejavam infringir a legislação eleitoral, aproveitaram o momento político para desativar as páginas eletrônicas, impedindo o acesso a informações que já estavam disponibilizadas antes mesmo do período eleitoral.

A legislação eleitoral tem suas regras, mas nada que justifique essa atitude. Cabe ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, exigir que as páginas eletrônicas sejam reativadas, e que as informações retiradas, principalmente relacionadas aos processos licitatórios, sejam restituídas, visto que o acesso à informação é hoje uma conquista de toda a sociedade.
A cidadania agradece.

Missa de 7º Dia – Ricardo Sobral Rollemberg
A família de Teresa e Armando Rollemberg, Maria Altiva Lemos e Paulo Henrique comunica o falecimento de seu filho, irmão, esposo e pai – Ricardo Sobral Rollemberg, ao tempo em que convidam para a sua missa de 7º Dia, a ser realizada no dia 1º de Novembro, hoje, no Santuário de Nossa Senhora Menina, Rua Itabaiana, às 19 horas. Desde já agradecem a atenção.

Missa em Ação de Graças – Vitória Lucas Aribé
O Vereador recém eleito Lucas Aribé (PSB), estará reunindo neste sábado, 3, na Igreja Santa Lúcia, em Aracaju,  a partir das 17 horas, parentes e amigos em torno de uma Missa em ação de Graças, a ser celebrada pelo Padre Peixoto, em agradecimento pela vitória nas últimas eleições.

Prefeita em férias
A prefeita de Carmópolis Esmeralda Cruz (PT), reeleita com expressiva votação, viajou ontem ao exterior com a família para descansar da campanha eleitoral. O vice-prefeito João Gilberto-Gil (PSB) assumiu o cargo de prefeito e estará no comando do município pelos próximos 10 dias

Só na segunda, 05
Devido ao feriado de Finados o blog só retorna a ser atualizado na próxima segunda-feira, 05. Bom final de semana para todos.

Irrigação
O ex-deputado e ex-secretário da Agricultura, Jorge Araújo destacou a importância do Proinveste para os perímetros irrigados e os produtores. Pelo projeto, cerca de R$ 11 milhões serão investidos na área através da Cohidro.

Convite
A secretária Especial de Políticas para Mulheres, Maria Teles, foi recebida pela ministra Eleonora Menicucci, na tarde da quarta-feira, 31. Maria Teles convidará a ministra para participar da programação dos 16 dias de Ativismo que ocorrerá entre os meses de novembro e dezembro. Na ocasião, também discutirá sobre as políticas públicas para as mulheres sergipanas, com proposição de recursos para 2013.

Valadares Filho recebe prefeitos 
Esta semana, o deputado Valadares Filho (PSB) recebeu, em seu gabinete em Brasília, vários prefeitos eleitos e  reeleitos de diversos municípios do Estado de Sergipe. “Para melhor atender as demandas dos municípios, é importante ouvir os prefeitos”, ressaltou o parlamentar. O deputado do PSB sergipano, destaca que, após analisar as necessidades de cada município, irá trabalhar para incluir emendas ao orçamento visando atendê-las.

Emendas
“Vou me empenhar para ajudar os municípios, principalmente para viabilizar a execução de obras estruturantes, como calçamentos, praças públicas, construção e reforma de escolas e postos de saúde, entre outras”, disse. A agenda do deputado Valadares Filho continua aberta para receber os prefeitos. “Meu gabinete está à disposição dos prefeitos para apoiá-los e ajudá-los no que for necessário”. 

Obras em Aracaju
Convidado pelos representantes da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP), o presidente da Emurb, Osvaldo Nascimento, esteve presente no almoço-reunião da última segunda-feira (29), para esclarecer o atraso no pagamento de algumas faturas e a demora na liberação de alguns aditivos.

Administração
Osvaldo Nascimento iniciou falando da atual administração  da prefeitura de Aracaju. “A administração do prefeito Edvaldo Nogueira foi uma boa administração e deixará marcas”, elogiou.  Ele também reconheceu o papel importante que as pequenas e médias empresas desempenham neste processo.O presidente explicou que nos últimos 45 dias a Emurb não fez contratações a fim de evitar correr o risco de deixar as obras sem recursos financeiros e as licitações em aberto. Segundo ele, estas pendências serão solucionadas no processo de transição da administração da prefeitura.

Faturas serão pagas
Ele tranquilizou os presentes explicando que há recursos para pagar as obras que já foram faturadas, entretanto, solicitou análise por parte da Secretaria de Finanças por precaução e definição de prioridades.  Ainda segundo ele, provavelmente, a partir da próxima segunda-feira (05), as faturas emitidas serão pagas e os aditivos, regularizados.

Museus no feriado
Os museus de Sergipe terão horário diferenciado durante este feriadão. Na sexta-feira, 2, apenas o Museu da Gente Sergipana estará aberto, no horário das 10h às 14h. Já o Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC), em Aracaju, o Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, e o Museu de Afro-brasileiro, em Laranjeiras, estarão fechados. No sábado e domingo as unidades reabrem das 10h às 16h, com exceção do Palácio Museu, que funciona das 9h às 13h.

Arbitragem e mediação
O Congresso realizado pela OAB na semana passada trouxe à baia a possibilidade de inclusão de clausulas de arbitragem também para disputas entre entes particulares. A importância destas ferramentas legais foi definida com primazia pelo empresário Luciano Barreto: “A partir da arbitragem e da mediação é possível resolver os litígios com grande agilidade e de efeito duplo: na medida em que você cumpre uma etapa – que é a do conhecimento do processo que envolve a discussão dos direitos -, deixa-se para a justiça somente a execução. Isso, além de acelerar, desafoga os processos, pois mesmo os processos que não possuem cláusulas de arbitragem acabam sendo julgados com mais celeridade”.

Zé Franco quer reforma de escola
O deputado estadual Zé Franco (PDT) encaminhou à mesa diretora da Assembleia Legislativa duas indicações que beneficiam a classe estudantil do município de Areia Branca. A indicação de número 163/2012 pede a reforma e ampliação da Escola Estadual Pedro Diniz Gonçalves, e a indicação de número 164/2012 solicita a reforma da quadra poliesportiva. Caso sejam autorizadas, as obras beneficiarão cerca de 400 estudantes.

Workshop internacional
Aracaju estará sediando entre os dias 01, 02 e 03 de novembro, treinamento para animais da raça Pastor Alemão de trabalho. O evento é uma realização do Clube AJUTEAM, sob a presidência de Fausto Aguiar. Entre os colaboradores, estará também o adestrador Walter Góis.  O Workshop será administrado pelo Finlandês Marco Koskensalo. É a primeira vez que ele vem ao Brasil. E vem especialmente para Aracaju. Além do tradutor que vem de Campina Grande na Paraíba, estão inscritos amantes da raça dos estados da Bahia, Alagoas e do Ceará. Contatos: 81330010

Criança e Adolescente – Seminário do MP apresentará SUAS
Nos dias 05 e 06 de novembro, o Ministério Público de Sergipe será palco do Seminário sobre Políticas Públicas no Atendimento de Crianças e Adolescentes no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O evento, promovido pela Promotoria da Infância e Adolescência e Secretaria de Inclusão e Assistência Social do Estado de Sergipe, acontecerá, das 8 às 17h, no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, localizado na nova sede do MP.

Diálogo
De acordo com a Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional – CAOP da Infância e Adolescência, Dra. Míriam Teresa Cardoso Machado, durante o encontro, será apresentado o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, enquanto realidade positivada. "Pretendemos fomentar o diálogo entre os integrantes da Rede de Proteção, ou seja, Membros do MP e do Poder Judiciário. Além disso, poderemos expor as experiências e dificuldades de cada município sergipano, na implementação de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes",informou.

Representantes
O evento contará com a participação de representantes dos órgãos componentes da Rede de Atendimento Infanto Juvenil, tais quais: Promotores de Justiça, Juízes de Direito, representantes dosCentro de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS e CRAS e dos Conselhos de Assistência, Conselheiros Tutelares e de Direito, equipes de atendimento aos grupos vulneráveis e representantes das Secretarias de Estado da Saúde, Educação e da Fundação Renascer.

Programação
A programação do Seminário inicia-se com a exposição da Política Nacional de Assistência Social no âmbito do SUAS, sua organização, gestão e financiamento, seguida dos planos de promoção, proteção e defesa da criança e do adolescente, bem como de fatos relacionados à convivência familiar e comunitária nos Estado e Municípios sergipanos.Além disso, serão expostos serviços de atendimento à criança e adolescente, a exemplo do acolhimento institucional, medidas socioeducativas para crianças e adolescentes em situação de rua e/ou vítimas de violência sexual. Ao final do encontro, será apresentado o Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack.

Prêmio Setransp – Inscrições encerram-se na sexta, 02
Encerram-se nessa sexta-feira, 02, as inscrições para o Prêmio Setransp de Jornalismo Ano IV. A data vale para o preenchimento da ficha, no hotsite do evento (www.setransp-aju.com.br/premiojornalismo), e para a publicação das matérias. Já a entrega do material pode ser feita até segunda-feira, dia 05, na sede do Setransp.

Inscrições
O 4° Prêmio Setransp de Jornalismo contemplará produções jornalísticas que abordem o tema 'Gratuidade: quem paga essa conta'. Serão premiados profissionais de cinco categorias – mídia impressa, radiofônica, televisiva, on-line e fotografia, com primeiro, segundo e terceiro lugares. Os prêmios são R$ 3 mil, R$ 1.500 e R$ 1.000, respectivamente.Poderão concorrer trabalhos jornalísticos veiculados por empresas de televisão, rádio, jornal, site jornalístico ou revista, localizadas no Estado de Sergipe. Para participar, os jornalistas devem se inscrever através do hotsite do prêmio no setransp-aju.com.br/premiojornalismo . Os vencedores serão anunciados no dia 03 de dezembro, no Sobre as Ondas.

Flagrantes esportivos
Clubes profissionais de Sergipe, reunidos ontem, na FSF, aprovam fórmula de disputa do campeonato sergipano de 2013. /// A reunião do chamado “arbitral” foi um sucesso, com seu resultado agradando a todos. /// O presidente Carivaldo de Souza ficou satisfeito com o êxito da reunião e ressaltou o papel da imprensa esportiva. /// O meia Alex, já contratado pelo Coritiba, só vai fazer sua estréia em 2013. /// CBF suspende pontuação do Internacional obtida na vitória contra o Palmeiras. Verdão entrou com pedido de anulação da partida. /// Competições esportivas são prejudicadas pelo furacão/tempestade Sandy, em Nova Iorque. Maratona da cidade, NBA e pugilismo foram afetados. /// Recife está praticamente excluída da Copa das Confederações. O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, fortalecido nas eleições municipais, está na bronca com a FIFA. /// Seleção brasileira faz último amistoso de 2012 no dia 14 de novembro, contra a Colômbia, nos Estados Unidos. /// Mano Menezes comandou dois jogadores do Santos e dois do Corinthians. Os demais clubes, principalmente os que têm chance de conquistar o campeonato brasileiro, cederam apenas um jogador à seleção. /// Ronaldinho Gaúcho, Fred e Diego Cavalieri deverão ter chance na próxima convocação. /// Será no dia 8, no Museu do Futebol, em São Paulo, o sorteio das chaves da Copa das Confederações. Também serão anunciados os preços dos ingressos e como acontecerá sua comercialização.

Curtas
Novos exames confirmam regressão do câncer de Lula. /// Câmara Federal aprova MP que renegocia dívidas dos estados e municípios. /// Governo confirma falha humana no apagão do Norte e do Nordeste. /// Mortos na Síria passam de 36 mil. Mais de 25 mil são civis. /// OBAMA promete ajuda a longo prazo para as vítimas de Sandy. /// Justiça determina afastamento imediato da prefeita de Natal. /// Presa quadrilha acusada de criar igreja para sonegar 400 mil reais. /// CPI de Cachoeira esvaziada. O cheiro de pizza está no ar. /// Haddad diz quecobrará verba que Maluf teria em paraíso fiscal. /// Prefeito reeleito do Rio de Janeiro pede ao governo federal que amplie teto de endividamento. /// Senador Mário Couto (PSDB-PA) afirma que no Congresso só tem ladrão. E arrematou: “Se quiserem me cassar, cassem.”

PELO TWITTER

www.twitter.com/Gilbertotv Enquanto a pessoa que está acima mostrar para quem está abaixo que ela está acima, a alma está mais abaixo ainda.

www.twitter.com/FranciscoPippio "Livrai-nos do malvado, Senhor." Sempre rogo à Deus essa providência, afinal são muitas as armadilhas colocadas em nosso caminho!

www.twitter.com/betocego Tem gente que passa o dia todo em frente ao computador só escrevendo bobagem. Vá pra rua que e primavera e as flores alem das cores têm cheiro

www.twitter.com/SidinhoCavalcan O povo nordestino se acabando com a seca, e os governantes preocupados com a eleição em 2014. Esquecem que o poder supremo pertence à Ele!

www.twitter.com/Adalberto_Prof  "Para preservar um amigo 3 coisas são necessárias: honrar quando está presente, valorizar quando está ausente e ajudar quando ele precisar."

www.twitter.com/GracceMelo  Incrível. Quando vc começa seu dia agradecendo por tudo de bom, as coisas só tendem a dar certo.

www.twitter.com/ORodrigoMachado  Os aeroportos brasileiros precisam se adequar para atender classes C e D. São brasileiros que começam a viajar de avião com habitualidade.

DO LEITOR

Caçamba de entulho atrapalhando o trânsito
Do leitor Luiz Brandi: “Na Rua Zaqueu Brandão, exatamente em frente à casa de número 403, no trecho imediatamente anterior ao cruzamento com a sinaleira da Rua Edésio Vieira de Melo, onde tem uma placa de estacionamento proibido do lado esquerda da via, tem uma caçamba de entulho de construção “estacionada” irregularmente, atrapalhando o trânsito”.

Infraestrutura gera riquezas
Do leitor Virgílio Cardozo: “Atrelar o Proinveste à atual capacidade de endividamento do Estado é esquecer daquela regra de que investimentos em infra traz desenvolvimento que geram riquezas e consequentemente cresce a arrecadação, uma vez que se existe infra, novas empresas se instalam. É uma coisa natural e decorre do desenvolvimento que toda uma gama de investimentos em infra traz para a economia, especialmente Sergipe onde se duplica a carnalita e ocorre um incremento na produção de petróleo atual. O desenvolvimento que chegará é quem vai pagar o Proinvest, isso chama-se crescimento econômico”.

Juventude e sexualidade
Professora Dennia Dantas: "A juventude de hoje está transviada. É comum ouvirmos falar por parte dos jovens que os tempos mudaram, que somos caretas quando recriminamos algumas atitudes deles. Mas o certo é que eles não estão preparados para assumir o mundo moderno. Hoje em dia vemos pré-adolescentes aos amassos , apaixonados, donos da situação. Muitas vezes ingressam na sexualidade prematuramente, e o pior de tudo, sem orientação dos pais. Ainda existe um tabu muito grande com relação ao sexo. A educação sexual é imprescindível e deve ser iniciada em casa. Tanto a escola quanto os pais devem instruir nossos adolescentes sobre a idade certa para a iniciação sexual, as consequência duma relação prematura, a importância do uso da camisinha. O certo é que o assunto é delicado e difícil, mas quando se conquista confiança, se ganha espaço, é fácil de ser trabalhado. Isso evita frustrações e possibilita o momento certo e a escolha certa do parceiro. As famílias de baixa renda, desprovidas de cultura, muitas vezes aumentam sua prole a fim de receber a verba do BOLSA-FAMÍLIA. Com isso a prostituição aumenta, a disseminação das doenças sexualmente transmissíveis avança. Além dessa questão da sexualidade entra em pauta o uso indiscriminado das drogas. As drogas que eram consumidas somente em periferias, passam a ser uma ameaça para nossa juventude. Quantos pais de classe média -alta têm abdicado de quase tudo para salvar seus filhos das drogas? É lamentável ouvir um pai dizer que fez tudo que estava ao seu alcance. Nesse mundo selvagem o homem acaba sendo o lobo do homem. Temos que cuidar dos nossos adolescentes para que o pior dos piores não venha acontecer. Prevenir sempre porque o que não tem remédio, remediado está".

Nota de Apoio ao Proinveste – Fórum Empresarial de Sergipe

O Fórum Empresarial de Sergipe é uma instituição que congrega diversas entidades empresariais do setor produtivo de nosso Estado, conforme relacionadas abaixo, que tem como objetivo – além de congregar aquelas entidades e promover o debate das questões dos seus cotidianos – discutir grandes temas de interesse do empresariado e do conjunto da sociedade, especialmente os caminhos para a promoção do desenvolvimento econômico e social de Sergipe.
Diante do exposto, o Fórum vem tornar público seu incentivo ao Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste) ao Estado de Sergipe, atualmente em tramitação na Assembléia Legislativa, que trata de autorização para contratação de empréstimo no valor de R$ 727 milhões para obras de infraestrutura. Nós sabemos dos baixos níveis de investimentos realizados pelos governos, visto que a elevada carga tributária é quase totalmente consumida em custeio. Essa situação vem criando gargalos nas atividades produtivas e elevando os custos empresariais.
Assim, ao ser concedido pelo Governo Federal, autorização para o endividamento dos Estados em boas condições técnicas para tal, como é o caso de Sergipe, entendemos que não podemos prescindir desses investimentos que serão gerados pelo Proinveste. Retomar os investimentos é o principal desafio que o país tem para enfrentar as turbulências da economia mundial, que vem provocando desemprego em massa e perda de direitos da população.
Segundo dados apresentados, o Estado de Sergipe possui uma capacidade de endividamento de até R$ 1,4 bilhão e os recursos arrecadados através desse empréstimo, serão utilizados em investimentos estruturantes, em construção de rodovias, urbanização, nos perímetros irrigados e distritos industriais em vários municípios, ampliando a infraestrutura produtiva necessária ao aumento da competitividade da economia sergipana.
Parcela dos recursos será destinada à infraestrutura social, nas áreas de educação, saúde e segurança pública e outra parcela permitirá substituir uma dívida anterior que fora contratada a juros mais altos, reduzindo o ônus para Sergipe. Os Estados que ficarem de fora da operação atrasarão a modernização de suas infraestruturas e perderão atratividade em relação aos seus vizinhos.
O Proinveste com certeza trará excelente impacto na economia sergipana, gerando desenvolvimento, renda, e empregos, além de proporcionar ao Estado de Sergipe uma luta igualitária em relação às demais unidades da federação.
O Fórum Empresarial de Sergipe, que congrega as entidades abaixo relacionadas da classe empresarial sergipana  é favorável e apoia a contratação do empréstimo. A decisão consolidou-se com a palestra do Sr. Jackson Barreto de Lima – Governador em Exercício, João Andrade, Secretário de Estado da Fazenda – SEFAZ e Sr. José de Oliveira Júnior, Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão ? SEPLAG, no dia 30.10.2012 (terça-feira), durante reunião almoço do Fórum, na qual foram apresentadas, planilhas especificando os projetos e a aplicação dos recursos citados. Assim, o Fórum Empresarial de Sergipe espera do governo que, ao utilizar os recursos oriundos do empréstimo, faça uma completa prestação de contas à sociedade.

ARTIGO

Dinheiro como problema familiar   por Robson Carvalho de Menezes*

Um dos grandes, desagradáveis e desconfortável problema entre casais inicia-se pela falta de dinheiro. Ou até mesmo pelo excesso dele.
Quando o casal possui uma renda que não suporta as despesas deles, o cotidiano tende a virar uma grande e desagradável monotonia entre os cônjuges. Que na grande maioria não percebe que o problema é financeiro, e por isso acarretam em brigas frequentes tornando o relacionamento desgastante.
Se não há dinheiro para coisas simples como ir ao parque, cinema ou um jantar, o problema é percebido pelo outro como falta de carinho ou desleixo.  O erro está em não perceber a inabilidade em lidar com o dinheiro ou em torna-lo suficiente. Em outras palavras “administrar quanto você ganha, adequando a quanto você gasta”. Simples assim.
Por outro lado, quando a renda do casal é maior, raramente entram em um acordo sobre seus hábitos, hobbies e manias de consumo. Com isso gerando instabilidade financeira em longo prazo e gerando também brigas e discussões entre o casal sobre o porquê de quem gasta mais o nosso dinheiro.
E as discussões vão se acumulando e desgastando sem que o casal perceba a relação de amizade, amor, respeito e equilíbrio emocional e financeiro que ambos temos que ter.
Quando digo “nosso dinheiro” enfatizo e defendo a tese de que, a parti do ato matrimonial deve-se se estabelecer o consenso entre o casal de que não existe mais “o meu dinheiro ou o seu dinheiro”, independentemente de quem ganha mais ou menos, a renda deve ser unida em uma só.
Eu e minha noiva Roberta, estamos a 68 dias do nosso casamento, e já estamos unindo nosso orçamento nas despesas do casamento e mantendo nossos diálogos sobre dinheiro e nosso planejamento financeiro após o casório. Com isso manteremos a rotina do planejamento financeiro depois de casados e evitaremos pequenas discussões sobre dinheiro e despesas da família.
O problema é que não existe a conversa e o diálogo sobre dinheiro de forma preventiva entre o casal, mas sim a brigas quando as dividas e os gastos excessivos estouram o orçamento familiar. Às vezes pode ser tarde demais para salvar o relacionamento.
Em geral os homens discordam das decisões de compras das mulheres, por sua vez as mulheres discordam das decisões dos homens. Falta um consenso entre o casal sobre administrar as finanças familiares e distribuir o orçamento por partes onde seja levado em conta o sonho e desejo de compra ou aquisição de cada um, o de realização dos dois e o de crescimento financeiro da família.
Afinal, a mulher de hoje conquistou uma posição social igual a do homem, onde deve e tem o total direito de discutir sobre as finanças e os negócios da família.
Administrar dinheiro e amor é um verdadeiro desafio. Proponho que as finanças do casal devem ser administradas inicialmente por aquele que tem mais afinidade com economia, finanças e investimentos, porém com a participação do parceiro (a), sempre repassando toda a contabilidade para outro, com isso gerando familiaridade com as despesas da casa, com o dinheiro que sobra e com os investimentos feitos.
Aconselho também o casal sempre participar de cursos e palestras sobre educação financeira, se familiarizar com planilhas de orçamento familiar e tendo consciência de saber onde está gastando o dinheiro da família.
“Não é errado o casal gastar a renda, o errado é não saber para onde a renda está sendo gasta”.
Outro fator importante é ter a convicção de que: “não importar quanto o casal ganhe, mas sim o quanto o casal gasta”.
Nas aulas de Educação Financeira que ministro, digo que podemos ser felizes com pouco dinheiro ou com muito dinheiro, pois a felicidade é uma escolha sua. Uma pessoa ou um casal pode ser feliz ganhando uma renda pequena, média ou grande, pois a escolha do padrão de vida é que vai estabelecer se seu orçamento irá caber no padrão de vida escolhido e com isso sobrara ou não reservas para poupança.
Um grande problema das pessoas, principalmente de casais recém-casados é de escolher uma vida a qual ainda não lhes pertence.
Examine os aspectos financeiros do casal, observe se não estão gastando a mais em coisas que poderiam ser evitadas, vise sempre atingir metas e objetivos do casal, lembre-se que este artigo trabalha o dinheiro na família, então não mais só “você” e sim “nós”. Adeque o orçamento familiar dentro da renda do casal, nada a mais, cuidado com as prestações e tentações do comércio, não hesitem em fazer uma reservar de poupança, pois é o fator primordial para a aposentadoria financeira e uma vida tranquila do casal no futuro.
Equilibrem as finanças para a reflexão do casal e aplicação ao longo da vida a dois. Sejam felizes e sucesso no amor e no dinheiro a dois.

* Esp. Finanças/Esp. Gestão Empresarial.
Sites: http://robsongestor.blogspot.com/
Twitter: gestor_robson
Facebook: robsonmenezes_gestor@hotmail.com

ARTIGO

Uma falsa maioria – Messias Gonçalves

O estado de Sergipe vive momentos assustadores, quanto às disputas políticas entre a base do governo e os partidos liderados pelos irmãos Amorins. É inegável neste momento que na assembleia legislativa, eles têm um número maior de deputados do que os aliados do governo.  Porém na questão da escolha do novo conselheiro para o TCE, essa maioria não foi suficiente, para no jogo limpo, dentro das normas e das leis e da Constituição estadual eles vencerem limpo.
Recorreram a ações que caso a justiça dê ganho de causa ao secretário Belivaldo Chagas, a sociedade entenderá como uma desmoralização para com aquele poder. Ficará demonstrada a subserviência para com os dois líderes. Sergipe testemunhará o que não são capazes para tomar o estado administrativamente em 2014. 
Mudar um regulamento sem alterar a carta maior do nosso estado, é querer subestimar os seus colegas.  E correr o risco de perderem na justiça. Se não tinham votos suficientes, que aguardassem as conversações e possíveis entendimentos. Não agirem como agiram.  São casos específicos que determinam serem secretas as votações em plenário.
Quanto ao voto de Gilmar Carvalho é a mesma coisa. Se ele não poderia votar, por que não se absteve como rege a casa? Uma coisa é assumir. Legitimamente assim ocorreu. Agora votar é outra situação. Só para demonstrarem força, que não tinham? Agora ameaçam escancaradamente, quando a parte que se sentiu prejudicada, diz que vai buscar o caminho dos homens de bem, que é a justiça, colocando a votação do empréstimo como barganha.
Isso só vem mostrar aos sergipanos que realmente se esse empréstimo não for aprovado, pela história da própria assembleia, que jamais votou contra em todos os governos, o critério é tão somente desgastar o governo de Marcelo Déda e travar o estado, privando de um grande estimulo ao desenvolvimento.
Infelizmente mais uma eleição de conselheiro que poderá manchar o cargo de quem fora escolhido. E mais uma vez, o mesmo grupo é responsável por isso. É preciso que a sociedade reflita as atitudes que estão sendo praticadas com um único objetivo. Resgatar os investimentos através de uma eleição.
Belivaldo tem o direito de reparar junto a justiça. E não se intimidar com o que poderá acontecer com o projeto do empréstimo. São coisas distintas e a sociedade saberá dar a resposta aos verdadeiros culpados. Sociedade, entidades representativas, os empresários que ficarão com esse montante através das obras elencadas nos pedidos junto aos bancos.  

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
"Um tolo encontra sempre outro ainda mais tolo que o admira."
Nicolas Boileau, crítico literário e poeta francês, nasceu em 01 de Novembro de 1636 e morreu em 1711.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais