Caia na gandaia

O Brasil respira carnaval, festa que começa hoje e só deve terminar na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas. Capitais como Rio de Janeiro, Salvador e Recife já vivem o clima carnavalesco há dias, mas Aracaju se fantasia a partir desta sexta, 13, para reverenciar o Rei Momo. Blocos organizados e de lambe-sujos vão garantir a animação do período, naturalmente à base de muita ‘birita’ para aquecer os foliões. Portanto, a ordem é cair na gandaia, mas vale a pena ter alguns cuidados para não precisar se explicar em casa na Quarta-Feira de Cinzas. Desarme o espírito, não aceite provocações e evite dirigir após encher a caveira. No mais, é se esbaldar pra valer, porque ninguém é de ferro. Então, alô, alô pessoal do alô, cachaça não é água não, mas não se perca de mim, pois o índio quer apito e o arlequim está chorando pelo amor da colombina. Segundo o pierrô apaixonado, quando a estrela d'alva no céu desponta e as pastorinhas, pra consolo da lua, vão cantando na rua lindos versos de amor, é porque já é Carnaval cidade!

Mostra da folia

Será aberta hoje no Centro Cultural de Aracaju a exposição "Os Carnavais de Aracaju do Século XX". Na mostra, que segue até o dia 13 de março, os visitantes encontrarão peças clássicas usadas nos carnavais aracajuanos, como a "Chave da Cidade" entregue ao Rei Momo no inicio do século XX. O Centro Cultural está localizado na Praça General Valadão e funciona das 9h ás 17h. Visite-o!

Siri e Aratu

A mariscada vai cair na folia nesta sexta-feira, 13. Daqui a pouco, o bloco carnavalesco “Siri na Lata” desfila pelas ruas do centro de Aracaju brincando e protestando contra o pacote de  maldade concebido pelo governo de Dilma Rousseff (PT) para infernizar ainda mais a vida dos trabalhadores. À tarde, o bloco Aratu Vermelho arrasta o público desde o calçadão da rua João Pessoa até a praça Tobias Barreto. Taí duas boas opções para cair na folia!

Pernas pro ar

Depois de hoje, o servidor público estadual só voltará ao batente na quinta-feira da outra semana. Ontem, o governador Jackson Barreto (PMDB) decretou ponto facultativo nas próximas segunda e quarta em todas as repartições estaduais. A ordem é brincar pra valer, mas sem arranjar confusão!

Grana pública

A Prefeitura de Aracaju ajudou financeiramente 90 blocos carnavalescos com recursos que variaram entre R$ 2,5 mil a R$ 7,5mil. Entre eles estão Mamãe Quero Beber, Os Atrasadinhos, Nega Maluca, Pior é Nada, Vigaristas, Agarradinhos, Mela os Melados, Rasga Tanga, e Segura o Bicho. Todos já receberam metade da grana, só devendo receber o restante depois do desfile.

Rasgadinho

O Rasgadinho, principal bloco carnavalesco de Aracaju, abre nesta sexta-feira sua vasta programação, que só termina na madrugada da Quarta-feira de Cinzas. A festa será aberta com o show da banda sergipana Naurêa. A Folia se concentra na Avenida Pedro Calazans, mas envolve todo o bairro Cirurgia e adjacências. É festa pra ninguém botar defeito!

Portas fechadas

Depois de hoje, as agências bancárias só voltarão a abrir a partir do meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas. A Febraban recomenda que, nos dias em que os bancos fecham, a população use os canais eletrônicos para realizar operações bancárias. No caso de contas a pagar, as que têm vencimento durante o feriado podem ser quitadas no primeiro dia útil subseqüente, claro, se sobrar dinheiro depois de tanta folia, né?

Os Quebradinhos

Leia aqui no blog, segunda-feira próxima, Nota Oficial do Bloco Os Quebradinhos, explicando o motivo pelo qual não desfilará esse ano. Quebradeira, claro!

Vaca resfriada

O bloco alternativo "Nem que a vaca tussa" vai estrear no Carnaval de rua de Aracaju – no Rasgadinho 2015 -, levando com humor a luta em defesa de direitos da classe trabalhadora que estão ameaçados. Nesta sexta pela manhã, o bloco desfila no Calçadão da rua João Pessoa e amanhã faz concentração, a partir das 14h, na Praça da Bandeira. "Nem que a vaca tussa" é uma criação do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

Volta ao batente

E os deputados estaduais voltam ao batente na próxima quinta-feira. O governador Jackson Barreto (PMDB) não vai comparecer à sessão solene, conforme ofício encaminhado à presidência da Assembléia.  Leitura da Mensagem do Executivo pela abertura dos trabalhos legislativos ficou para segunda-feira após o Carnaval. Depois de quinta, os parlamentares retomam o merecido descanso, só voltando à labuta diária na semana posterior à Folia. Ufa!

Saia dessa

Com o slogan “Trabalho infantil não é legal”, o Ministério Público do Trabalho faz campanha agora no Carnaval para combater o trabalho infantil. As peças de propaganda mostram crianças em atividades do dia a dia, como engraxate, limpador de para-brisas ou vendedor de doces e terão como destaque a expressão “Não Compro”. A Constituição proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

Se ligue!

Como bem canta Nana Caymmi, “onde você estiver, não se esqueça de mim!

Recorte dos jornais

Publicado no Diário de Aracaju em 21 de fevereiro de 1911

Resumo de Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais