Calorias dos alimentos? O Google conta para você

Um anúncio feito pelo Google, no fim do mês de maio, ainda tem reverberado e despertado interesse na internet. A promessa é conseguir acertar até 80% do total de calorias presentes em um determinado alimento. E isso só  ‘no olho’. Qual a mágica? Uma nova tecnologia desenvolvida pelo buscador e que apresenta os resultados a partir de fotos das guloseimas.

A invenção já teve patente devidamente registrada e ganhou nome: Im2Calories. Foi apresentada, publicamente, durante o Rework Deep Learning Summit, evento com foco em tecnologia realizado em Boston (EUA). Nas palavras do pesquisador Kevin P. Murphy, que integra a equipe do Google, os resultados são obtidos através de “algoritmos sofisticados de sistema de aprendizagem profunda”. Na prática, avalia os pixels em profundidade, a fim de determinar o formato e o tamanho de cada comida.

Durante o evento de apresentação, o software foi utilizado para reconhecer alguns pratos rotineiros: três fatias de bacon, dois ovos e duas panquecas. Até mesmo os condimentos exibidos numa imagem específica não passaram desapercebidos. E detalhe: a proposta do algorítimo é ‘aprender com o tempo’, tornando-se ainda mais sofisticado. Ovo cozinho, frito ou pochê, por exemplo, serão igualmente diferenciados.

O bacana é que a identificação pode ser feita a partir de imagens com resolução mais simples, como as utilizadas no Instagram. Resta saber como os restaurantes vão receber a novidade, com suas tantas fotos de dar água na boca e postadas à exaustão, nesta mídia social. Que o Google não veja!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais