Calote oficial

0

O governador Jackson Barreto (PMDB) oficializa hoje o maior colote oficial já dado nos servidores estaduais. Em solenidade marcada para daqui a pouco, ele anuncia o reajuste linear de um dígito e a implantação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCV), que beneficiará cerca de 15 mil funcionários. E onde está o calote? Está no fato de o governo ter colocado no esquecimento os reajustes salariais de 2012 e 2013, se negar corrigir em 22,22% o piso salarial dos professores relativo a 2012 e, principalmente, não retroagir a janeiro deste ano o minguado reajuste linear que está anunciando hoje. Muitos vão dizer que o governo não dispõe de dinheiro para tanto, porém é sempre bom lembrar que este não é um problema dos servidores. Ademais, ao não conseguir recursos nem mesmo para reajustar os salários dos que mantém a máquina funcionando, o governo atesta toda sua incompetência em arrecadar mais e, principalmente, em gastar menos.

Puxadinho

Fizeram um puxadinho no puxadão da Treze de Julho. Pessoas ditas pescadoras construíram um cômodo de alvenaria no lado do restaurante New Hakata, alí onde a Prefeitura aterrou o leito do rio Sergipe. Aliás, se tivesse fiscalização no canteiro de obras, a construção irregular não teria progredido. O risco agora é que outras pessoas aproveitem o desleixo oficial para invadir o próprio aterro.

Aperreados

Aliados dos irmãos Amorim estão sem dormir com a hipótese de o DEM apoiar a reeleição do governador Jackson Barreto (PMDB). A preocupação aumentou após alguns comunicadores anunciarem como certo que a senadora Maria do Carmo Alves será candidata à vice na chapa encabeçada pelo peemedebista. E olhe que os amorinistas já estavam nervosos porque o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, e o deputado estadual Zé Franco aderiram a Jackson. Calma, gente!

Forró do bom

E quem está com um excelente CD na praça é o amigo Sílvio Rocha. Intitulado “Cantando as melhores músicas de forró pé de serra”, o trabalho do músico sergipano traz, entre outras, canções como ‘Procurando tu’, ‘Sala de reboco’, ‘Respeite Januário’, ‘Último pau de arara’, ‘Riacho do navio’, ‘Xote das meninas’ e ‘Tareco e mariola’. Portanto, compre o CD e caia no forró!

Cortando prego

Muita gente está à base de Lexotan porque a Polícia Federal começou a intimar pessoas que fizeram transações comerciais com o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Santos, vulgo ‘Sukita' (PSB). Também estão sendo chamados para depor servidores da prefeitura capelense, mas destes a PF quer apenas colher informações sobre as possíveis irregularidades administrativas. Já os parceiros de negócios de ‘Sukita’ podem entrar em camisas de onze varas.

Nem aí

Cerca de 26% da população não estão interessados nas eleições de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados. Conforme a pesquisa do Ibope, 16% dos entrevistados disseram estar “muito interessados” nas eleições deste ano, 29% responderam “interesse médio" e 29% avaliaram ter “pouco interesse”. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos jovens e das pessoas com 45 anos a 54 anos não está nem aí para as eleições.

PSB reunido

Com a aproximação do prazo fatal para a realização de convenções, o PSB sergipano promove nesta sexta-feira seu Congresso Estadual. Marcado para começar às 11h na sede do partido, o evento servirá para os filiados conhecerem o esboço do programa de governo do presidenciável Eduardo Campos. Segundo o presidente estadual do PSB, deputado federal Valadares Filho, as decisões aprovadas no Congresso serão homologadas na convenção, que ainda não tem data para acontecer.

Na telinha

O barco de fogo de Estância será destaque hoje no programa global ‘Encontro com Fátima Bernardes’. As tradições juninas estancianas foram filmadas por uma equipe da TV Globo para serem exibidas a partir das 10h30 desta sexta-feira na telinha da Globo. Feito em papel colorido e recheado com pólvora, o barco de fogo percorre um cabo de aço em alta velocidade, enquanto fogos de artifício iluminam o céu para encantamento das pessoas.

Quem avisa…

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe está recomendando aos partidos que evitem fazer propaganda política durante os festejos de São João, São Pedro e nas comemorações dos jogos da Copa do Mundo. Segundo o procurador regional eleitoral, Rômulo Almeida, todos os promotores eleitorais foram orientados a comunicar as eventuais irregularidades à Procuradoria.

Feriadão

Muita gente vai imprensar esta sexta-feira e, certamente, não aparecerá no trabalho segunda-feira, quando o expediente é só até às 12h por causa do jogo do Brasil. Portanto, quem já imprensou o expediente da última quarta, vai curtir um feriadão de sete dias, pois terça próxima é feriado estadual em homenagem a São João. Aí, só ‘queimado’ a quarta-feira da semana que vem para descansar de tanta folia e cachaça. Afinal, ninguém é de ferro!

Recorte de jornal

Publicado no jornal laranjeirense O Horizonte em 10 de janeiro de 1886

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais