Câmara vota amanhã autorização de Processo contra Temer

Amanhã, 1º. de agosto, é a data prevista para o retorno das atividades dos Legislativos em todas as esferas: No Congresso Nacional, retomam os trabalhos o Senado Federal e a Câmara doso Deputados. Nos Estados, os deputados marcam ponto nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. Vão marcar presença em todos os legislativos até o próximo dia 15 de dezembro, quando voltam a um novo período de recesso de sessenta dias.

A atenção de todos os brasileiros volta-se amanhã, dia 2 de agosto, para a sessão da Câmara dos Deputados quando será votado o pedido de autorização do Procurador Geral da República, para processar o Presidente da República, fato inédito na história do país. O Sr. Michel Temer fez de tudo para se safar da degola, inclusive reabrindo o balcão de negócios do Governo Federal, apesar de ele próprio ter imposto um limite de gastos. Calcula-se que tenha gasto na liberação de emendas parlamentares algo em torno de dois bilhões de reais. Para recuperar as contas novamente fragilizadas recorreu ao velho costume republicano, de aumentar a carga de impostos. A gasolina, com o reajuste do Cofins, ficou mais cara. O Sr. Michel Temer, porém, não perdeu a dose de cinismo: ”O povo saberá compreender que o aumento da gasolina foi necessário”.

         ***

É bem possível quase certo que o Presidente saia vitorioso desta batalha parlamentar mas será uma vitória de Pirro. Ele continuará sendo o  primeiro presidente da República a ser acusado pela PGR de “corrupção passiva”. E ouvirá, das ruas, para sempre, gritos de protesto pelas atitudes que tomou neste caso. A sua inocência foi obtida mediante a compra dos votos dos parlamentares. Uma sem-vergonhice do mais alto desdouro… De Sergipe pelo menos seis deputados federais, numa bancada de oito, votam com o presidente.  A Oposição na Câmara dos Deputados está fazendo de tudo para conseguir barrar essa votação amanhã, transferindo-a para o dia 10 ou 12 do presente mês de agosto… Como o Presidente da República e seus asseclas – no caso, os Ministros – vão enfrentar a opinião pública nos próximos dias é o que se verá nos próximos dias.

Gleisi e as opiniões conflitantes

Agora presidente do PT, a Senadora paranaense Gleisi Hoffman tem caprichado em opiniões revoltantes. A última delas: a Venezuela é uma república mais democrata do que o Brasil. Endoidou… Já Maria do Rosário, aquela que foi Ministra dos Direitos Humanos, diz que a Policia Militar só deve reagir depois que receber o primeiro tiro. Aí um militar paulista propôs colocá-la na linha de frente…

Albano em audiência com o presidente Temer

Embora afastado da vida política nacional – ele hoje não exerce nenhum cargo público em Sergipe – o ex-governador Albano Franco interessa-se mais pelo futuro do Estado do que todos os outros políticos reunidos. Esta semana que passou ele manteve audiência com o Presidente Michel Temer, que durou 20 minutos. Aproveitou para falar de política e fazer uma reivindicação: a instalação de um campus universitário no município ode Propriá. Se é para já é outro departamento, mas o dr. Albano cumpriu o dever de reivindicá-lo.

Vendas de combustível em abril

As vendas totais de combustíveis, no quarto mês do ano, abril, portanto revela o boletim Sergipe Econômico, ficaram em 71,4 milhões de litros, assinalando queda de 3,1% em relação ao mesmo mês de 2016. Na comparação com o mesmo mês anterior, março último, as vendas totais registraram queda de 8,6%. De janeiro a abril deste ano, as vendas superaram os 294,5 milhões de litros, assinalando recuo de 1,2%%  em relação ao mesmo período de 2016. Agora é ficar de olho  nas vendas do mês de  julho, para se observar o quanto o aumento no preço dos combustíveis significou de dados para a economia do Estado.

Vendas de veículos novos e usados

Os financiamentos de veículos novos e usados em Sergipe somaram 16.701 unidades no primeiro semestre do ano, aumento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2016. Os dados incluem automóveis leves, motos e pesados, considerando unidades novas e usadas. Nos seis primeiros meses do ano, as vendas financiadas de automóveis leves totalizaram 12.294 unidades, alta de 4,4% na comparação anual. No período também foram financiados 3.761 motos. O Nordeste totalizou 409.356 veículos financiados no primeiro semestre do ano, aumento de 2,4% em relação ao mesmo período de 2016. Ao somar 111.163 motos vendidas a crédito, a região atingiu a vice-liderança no ranking de financiamentos da categoria em todo o Brasil, atrás do Sudeste.

        …e para encerrar…

Temperatura – Nenhum repórter novato recebeu pauta dos seus chefes para informar sobre o clima neste mês de julho que está chegando ao fim. De fato, há muito tempo não se viam temperaturas tão baixas como neste mês de julho. Frio e chuva, duas coisas que o aracajuano não estão acostumados.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais